O Sebrae em Rondônia promove uma agenda intensa para fortalecer o setor turístico durante a Expo Turismo 2025, realizada entre os dias 22 e 26 de outubro. As ações fazem parte do projeto Turismo Rondônia 2025, que chega à fase final com foco na promoção e comercialização da oferta turística do estado.
A programação teve início em 21 de outubro com a Reunião Estratégica do Plano Brasis, conduzida pela gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, Ana Paula Jaques, e mediada pelo Sebrae RO, representado pelo diretor-superintendente José Alberto Anísio e pela coordenadora estadual de Turismo, Tatiana Sadeck. Participaram ainda representantes da Setur-RO, Semtel, Fecomércio-RO, Abav-RO, Sedec, Unir, ICMBio, ABAHRON, SEAS, Sedam, Proaves Birding, AGTUR, Complexo Madeira-Mamoré e líderes indígenas da Aldeia Yabnaby.
Abertura da Expo Turismo 2025
No dia 22/10, a abertura ocorreu no Sesi, com apresentação do Plano Brasis da Embratur ao público e participação de Ana Paula Jaques e Alexandre Nakagawa, gerente de negócios internacionais. À tarde, houve ativação do estande institucional do Sebrae RO e da Associação Resex Lago do Cuniã. À noite, o CEO da Agência Internacional Rio Del Cristo, José Perié, palestrou sobre turismo internacional na Amazônia.
Segundo Tatiana Sadeck, a Expo Turismo 2025 consolida-se como ação estratégica para o estado:
“A feira cria um ambiente propício para geração de negócios, favorece a troca de experiências entre diferentes segmentos do trade e projeta Rondônia como um destino turístico mais competitivo.”
Rodadas de Negócios e Painéis Temáticos
- 23/10: Rodadas de Negócios Sebrae RO (15h às 17h) e painel Planejando o sucesso do Ecoturismo, com Télcio Pietro Barboza, analista do Polo Sebrae de Ecoturismo (MS), além do lançamento oficial da Rota Resex Lago do Cuniã.
- 24/10: Painel sobre Capacitação e Qualificação no Turismo e Hospitalidade, seguido do painel Turismo Seguro em Ambientes Naturais, com Jaime Prado, Diretor da ABETA.
- 25 e 26/10: Famtour Resex Lago do Cuniã, com participação de agências de turismo receptivo, guias especializados, birdwatching e convidados especiais, como o DMC da Rio Del Cristo e o Diretor da ABETA.
Projeto Turismo Rondônia 2025
O projeto já passou por experiências piloto, como o Agente de Roteiro Turístico na Resex Lago do Cuniã, focando em governança e roteirização da região. Agora, avança para a fase comercial, fortalecendo o acesso ao mercado e a promoção do ecoturismo local.
O diretor-superintendente do Sebrae RO, José Alberto Anísio, destacou a importância econômica do turismo:
“O turismo movimenta a economia em diversas atividades associadas, gera emprego e renda, e o esforço de todos os parceiros é essencial para impulsionarmos essa atividade cada vez mais.”