TERÇA-FEIRA, 23/12/2025
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Cidades Inteligentes: para especialista do IEEE, novas tecnologias devem transformar o trânsito brasileiro

A solução utiliza a plataforma Dojot, desenvolvida no Brasil, que permite o controle em tempo real de dispositivos conectados, como semáforos inteligentes.

Por Gabriel Gomes de Oliveira

Publicado em 

Com o crescimento exponencial das áreas urbanas e os desafios crescentes de mobilidade, especialistas do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), maior organização mundial que reúne cientistas que tratam da tecnologia em benefício da humanidade, revelam estudos que envolvem soluções tecnológicas inovadoras para modernizar o trânsito em grandes cidades. Um dos estudos recentes usa dispositivos IoT (Internet das Coisas) e Lógica Fuzzy, técnica matemática da área de inteligência computacional, para o gerenciamento dinâmico de semáforos, priorizando a passagem de ambulâncias e outros veículos de emergência em momentos críticos.

A projeção realizada a partir da imagem de satélite do Google mostra a ligação entre os pontos A e B, representando a rodovia e o hospital, respectivamente. A análise dessa conexão foi feita com o objetivo de estudar a interferência dos faróis no contexto da pesquisa sobre transporte.

“Nosso objetivo foi aliar tecnologias acessíveis a conceitos mais avançados de inteligência artificial, para trazer soluções reais e aplicáveis à mobilidade urbana no Brasil. Acreditamos que este projeto possa impactar diretamente a qualidade de vida em grandes centros urbanos”, explica Gabriel Gomes de Oliveira, membro do IEEE, professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um dos principais autores do estudo.

Destaques do Estudo:

Projeto aplicado na cidade de Campinas (SP), onde a rota para o Hospital PUC-Campinas foi analisada devido à presença de treze semáforos em um trecho de alta densidade de tráfego. A solução utiliza a plataforma Dojot, desenvolvida no Brasil, que permite o controle em tempo real de dispositivos conectados, como semáforos inteligentes.

Nesta imagem, os pontos A e B da rodovia até o hospital são destacados, com a indicação dos faróis e intersecções entre eles, representados pelo ponto verde. Esses elementos são essenciais para entender o fluxo de tráfego e o impacto na pesquisa de transporte.

A tecnologia foi projetada para não apenas acelerar o deslocamento de ambulâncias durante a pandemia de COVID-19, mas também para ser utilizada futuramente em situações que envolvam outros veículos prioritários, como viaturas policiais e caminhões dos bombeiros.

A imagem mostra a intersecção entre o hospital e a ambulância, destacando as câmeras de segurança e os faróis, utilizando IoT para monitoramento em tempo real.

O uso da Lógica Fuzzy no projeto é um diferencial importante. Diferente de sistemas binários tradicionais, a tecnologia analisa variáveis dinâmicas e imprecisas, como intensidade de tráfego e urgência, ajustando automaticamente os tempos dos sinais com maior precisão.

“Campinas foi escolhida como cenário piloto porque reflete muito bem os desafios de trânsito enfrentados por outras cidades brasileiras. O sistema que desenvolvemos pode ser adaptado a diferentes contextos urbanos, tornando-se uma solução escalável e eficiente”, complementa o pesquisador.

Benefícios Esperados:

Redução de até 30% no tempo de deslocamento de veículos de emergência
Melhor utilização de recursos urbanos, contribuindo para o conceito de cidades mais sustentáveis
Integração de tecnologias acessíveis que podem ser replicadas em outras cidades brasileiras

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade. Através de suas publicações, conferências, padrões tecnológicos e atividades profissionais e educacionais altamente reconhecidas, o IEEE se estabelece como a voz confiável em diversas áreas, incluindo sistemas aeroespaciais, computadores, telecomunicações, engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônicos de consumo. Saiba mais em https://www.ieee.org

Gabriel Gomes de Oliveira – Professor Colaborador da UNICAMP e Pesquisador do CTI – Centro de Pesquisas Renato Archer, membro do IEEE

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