QUINTA-FEIRA, 18/09/2025

PRIMEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY RONDÔNIA ATRAI MAIS DE 40 MIL PESSOAS E TRANSFORMA PORTO VELHO NA CAPITAL DIGITAL DA AMAZÔNIA

Passagem da Campus pela capital rondoniense deixa legados para o Estado, como a criação de um Centro de reciclagem de computadores e lixo eletrônico, dez laboratórios Include e um manifesto com várias propostas resultantes das discussões e debates do primeiro Fórum Internacional da Amazônia Sustentável

Publicado em 

Porto Velho, 06 de Agosto de 2018 – Chegou ao fim a maratona de IoT, Blockchain, cultura maker, educação e empreendedorismo, que juntou mais de 40 mil pessoas na Open Campus e 3,9 mil campuseiros em quatro dias no SESI, em Porto Velho. A Campus Party Rondônia atingiu o dobro de presença de público em relação à expectativa inicial da organização, superando inclusive o de edições como Singapura e Itália. Várias caravanas do interior e de outros Estados da região, como Amazonas e Acre, marcaram presença.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de mostrar seus projetos, ter contato com investidores, fazer muito networking e participar de palestras com referências como Sharron McPherson, diretora fundadora do consórcio Women in Infrastructure Development & Energy (WINDE), o maior grupo de mulheres em investimentos em infraestrutura da África; o engenheiro da NASA Gabe Gabrielle; o pesquisador e designer 3D brasileiro, Cícero Moraes; o especialista em games, Gordox; e Marcos Palhares, um brasileiro com vaga reservada para uma viagem suborbital.

Foram ao todo 174 palestras, 22 workshops em mais de 250 horas de conteúdo, com uma arena funcionando 24 horas por dia e uma internet de 20 GBps por segundo à disposição dos campuseiros. Para relaxarem e se refrescarem, os campuseiros puderam contar pela primeira vez na história do evento no Brasil com uma piscina atlética à disposição. “Quero agradecer a todos os rondonianos e rondonienses por terem abraçado a Campus Party. Foi uma edição marcante, com muito calor humano e a apresentação de projetos incríveis dos empreendedores que trouxeram seus negócios para o espaço Startup&Makers, dos estudantes que participaram do programa Campus Future, de quem esteve espalhado pelas bancadas instaladas na arena, dos jovens que marcaram presença na oficina de robótica e dos participantes dos hackathons voltados para áreas estratégicas como educação, segurança e justiça. Definitivamente, Porto Velho se tornou a capital digital da Amazônia”, afirma Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Legados – Mais uma vez a Campus cumpriu seu papel, deixando uma série de legados para a sociedade, mas principalmente aos jovens de Rondônia. “Essa é a nossa principal missão por onde passamos com a Campus Party. No caso de Rondônia, destaco três importantes legados: a criação do primeiro Centro de Reciclagem de Computadores e lixo eletrônico (CRC) do Estado, que será importantíssimo para o descarte correto desse tipo de produto para que não traga impactos negativos ao meio ambiente; a criação de dez laboratórios do programa Include, iniciativa de inclusão digital do Instituto Campus Party em conjunto com as instituições privadas, tanto na capital Porto Velho como por cidades do interior de Rondônia; bem como a elaboração de um manifesto gerado no 1º Fórum Internacional da Amazônia Sustentável, que conta com propostas para proteção e desenvolvimento da Amazônia e que será entregue à autoridades do governo federal”, conta Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Hackathons – A Campus Party Rondônia recebeu a quarta edição do Data4Good – Use dados para resolver problemas sociais. Esse hackathon, feito em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com o laboratório Cappra do renomado cientista brasileiro Ricardo Cappra, teve como desafio o desenvolvimento de soluções para melhorar a educação pública do país a partir de dados abertos. Cappra é um cientista de dados que ajuda a resolver problemas complexos por meio de inteligência analítica. Dedica-se a encontrar formas de hackear negócios e o comportamento humano por meio da Ciência de Dados e, quando possível, transforma esses estudos em produtos e negócios, tendo participado de importantes projetos para Barack Obama, Microsoft, Petrobras, Coca-Cola, Americanas, entre outras.

O evento também abrigou o Hackathon da Justiça Federal de Rondônia (HackaJus), cujo objetivo foi viabilizar soluções para uma Justiça com mais acesso à informação e agilidade nos processos.

Open Campus – As famílias, estudantes e milhares de pessoas que passaram pela área Open, entre 02 e 05 de agosto, encontraram uma intensa programação para se divertir e conhecer mais de perto o que são e como funcionam novas tecnologias. Para isso não faltaram atrações como as corridas e batalhas de drones, área freeplay com uma série de games para os visitantes jogarem, simuladores de realidade virtual, lutas de sumô e corridas disputadas por robôs, espaço do Governo do Estado dedicado ao cadastro de potenciais doadores de medula óssea, entre outras opções como os curiosos e inovadores projetos acadêmicos da Campus Future e as dezenas de startups da Startup&Makers. O espaço também foi palco de discussões e palestras, que trouxeram o que há de mais recente em educação, no espaço Educação do Futuro.

Empreendedorismo – Quarenta startups participaram do programa Startup & Makers, cuja proposta é impulsionar e capacitar jovens talentos e empreendedores. Novos negócios de áreas distintas como agronegócio, comunicação, educação, entretenimento, finanças, tecnologia, saúde e varejo tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, testar mercados, aprender e ensinar para um público qualificado e ávido por curiosidades. Além disso, receberam mentorias, coaching e puderam interagir com investidores e diretores de grandes empresas que estiveram presentes no evento.

1º Fórum Internacional Amazônia Sustentável

Ao longo de dois dias, especialistas de órgãos como WWI, Organização dos Estados Ibero-americanos, União Europeia, Sebrae Rondônia e Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas se reuniram no palco principal para debater e trazer soluções para a Amazônia, relacionadas a temas como uso da água, recuperação e preservação de nascentes; questões ambientais que trazem impacto direto e indireto à região.

Ao fim do Fórum, foi gerado um manifesto que será entregue a autoridades do governo, em esfera federal, com uma série de propostas para que a discussão e andamento dos projetos apresentados tenham continuidade pós CPRO. Entre as propostas apresentadas estão: disponibilizar todos os sistemas de monitoramento do bioma amazônico, rios e florestas, desmatamento, queimadas e degradações, de forma livre para todos os cidadãos brasileiros; implantação de forma imediata de um programa de regularização fundiária para eliminar conflitos agrários, bem como uso ilegal das terras; criação de um programa Desmatamento Zero na Amazônia; implementação de políticas de educação e saúde para as comunidades ribeirinhas e para as que vivem isolados na floresta; sugerir o reconhecimento da cultura dos povos indígenas da Amazônia como Patrimônio Cultural da Humanidade.

“O objetivo principal desse manifesto é produzir a conscientização de nossos dirigentes e o estímulo à implantação de políticas públicas que possam inserir a região amazônica no modelo de desenvolvimento econômico e social sustentável, sob os aspectos ambientais, econômicos, socioculturais e políticos. A Amazônia deve se integrar à economia mundial por meio das redes de mercados, tecnologias, empresas, consumidores, negócios e investidores”, afirma Valdemar Camata Júnior, diretor superintendente do Sebrae Rondônia, que esteve à frente do Fórum, ao lado de Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Campus Party Sustentável – Falar em Amazônia sem focar em sustentabilidade não é possível. Por isso, uma das principais novidades trazidas para a Campus Party, em Rondônia, foi a criação de um posto de coleta seletiva de resíduos para reciclagem. Todos os resíduos separados nesta coleta seletiva, que funcionou ao longo dos cinco dias de evento, foram encaminhados para a cooperativa Catanorte, responsável por viabilizar um maior reaproveitamento dos resíduos recicláveis e, em contrapartida, gerar renda para as famílias que receberão esse material. Ao todo, foi coletada mais de meia tonelada de resíduos. Todo esse montante passará pelo processo de reciclagem.

Include – Projeto fruto de parceria entre o Instituto Campus Party e o Governo de Rondônia, o Include consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia e que tem como objetivos, identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas do país, criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepara-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa. O Include nasceu na primeira edição da Campus Party Bahia, em 2017. Em outubro do ano passado teve sua primeira unidade inaugurada, em Canudos (BA).

Confira abaixo os principais números da Campus Party Rondônia:

– Total de campuseiros: 4.000

– Barracas: 2 mil, sendo 1500 simples e 500 duplas

– Número de palestras: 174

– Número de horas de conteúdo: 250 horas

– Internet

-Velocidade – 20 GBps

– Programa Campus Future

– 20 projetos universitários selecionados para participar do programa

– Programa Startup&Makers

– 40 startups selecionadas (20 Growth Stage, 20 Early Stage)

– Mais de 45 horas de atividades

– Outros Números

Patrocinadores, Apoiadores e Media Partners – 27 empresas

24 horas de programação non-stop

Jornalistas, blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura – Mais de 100

Sobre a Campus Party:

A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tecnologia na segurança pública reduz crimes em Rondônia com uso de totens interativos

Tecnologia na segurança pública reduz crimes em Rondônia com uso de totens interativos

Com monitoramento por câmeras e botão de emergência, totens instalados em cinco municípios já refletem queda nos índices criminais.
L

Como usar automação de mensagens no Instagram para escalar negócios

Descubra como a automação de mensagens no Instagram pode transformar seu negócio digital, aumentar vendas, engajamento e fidelizar clientes com estratégias inteligentes e práticas modernas.
L
Governo de Rondônia reforça segurança digital com palestra a servidores do Iperon

Governo de Rondônia reforça segurança digital com palestra a servidores do Iperon

Ação da Setic orientou servidores sobre golpes virtuais, phishing e medidas de prevenção para fortalecer a segurança no serviço público.
L
Portal do Cidadão amplia serviços digitais e fortalece transparência em Rondônia

Portal do Cidadão amplia serviços digitais e fortalece transparência em Rondônia

Novas funcionalidades permitem acesso a notícias, serviços da Idaron e do Procon, além de recursos que aproximam a população do governo estadual.
L
Prefeitura de Porto Velho inicia uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) para modernizar gestão

Prefeitura de Porto Velho inicia uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) para modernizar gestão

Ferramenta digital agiliza processos administrativos, promove transparência e reduz custos operacionais na gestão municipal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Lula sanciona lei para proteger crianças e adolescentes na internet

Lula sanciona lei para proteger crianças e adolescentes na internet

Nova lei, chamada de ECA Digital, obriga plataformas a prevenirem acesso a conteúdos impróprios e cria regras para supervisão parental e verificação de idade.
L
Câmara aprova urgência para anistia de golpistas

Câmara aprova urgência para anistia de golpistas

Deputados aprovam requerimento para acelerar votação de projeto que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
L
Horóscopo de Quinta-Feira 18/09/25: Alerta para decisões financeiras e relações pessoais

Horóscopo de Quinta-Feira 18/09/25: Alerta para decisões financeiras e relações pessoais

Previsões indicam que cada signo deve lidar com desafios diferentes nesta quinta-feira, entre foco no trabalho, equilíbrio emocional e oportunidades de aprendizado
L
De acordo com o Dr. Marcelo Almeida, a prótese glútea híbrida apresenta vantagens em relação aos procedimentos tradicionais:

Técnica da Prótese Glútea Híbrida garante resultado natural | Dr. Marcelo Almeida

Procedimento do Dr. Marcelo Almeida une prótese e enxerto de gordura, com harmonia e segurança.
L

Evo Morales diz que, na Bolívia, golpistas são colocados no poder; já no Brasil, eles pegam 27 anos de prisão

“Aqui na Bolívia libertam-se os golpistas, separatistas, ao passo que no Brasil a punição para quem tenta um golpe de Estado é de 27 anos de prisão”, Evo Morales.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L

POLÍTICA

STF debate cobertura de planos de saúde fora do rol da ANS

STF debate cobertura de planos de saúde fora do rol da ANS

Relator do caso, ministro Roberto Barroso, votou para que planos de saúde sejam obrigados a cobrir tratamentos não listados pela ANS, sob condições específicas.
L
Governo envia projeto para regular big techs na Câmara

Governo envia projeto para regular big techs na Câmara

Iniciativa do governo federal propõe medidas para combater a concentração de mercado e práticas anticoncorrenciais de grandes plataformas digitais.
L
Câmara pauta urgência para anistia a golpistas do 8 de janeiro

Câmara pauta urgência para anistia a golpistas do 8 de janeiro

Presidente da Câmara, Hugo Motta, anuncia que projeto que anistia envolvidos nos atos de 2023 será pautado para votação de urgência no plenário.
L
Governo lança incentivos para atrair datacenters

Governo lança incentivos para atrair datacenters

Medida Provisória assinada por Lula cria Regime Especial de Tributação para datacenters no Brasil, visando impulsionar a tecnologia nacional e a segurança de dados.
L
PEC da Blindagem se aplica a deputados estaduais e distritais

PEC da Blindagem se aplica a deputados estaduais e distritais

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta processos criminais contra parlamentares federais também se estenderá aos legisladores de estados e do Distrito Federal, seguindo o entendimento do STF.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é ferido na cabeça na rodoviária em Rondônia

Homem é ferido na cabeça em rodoviária de Rondônia

Vítima foi encontrada ferida no Terminal Rodoviário e levada ao hospital, mas preferiu não dar detalhes do ataque.
14
Criminoso acusado de agredir mulher de empresário durante assalto é preso com moto roubada

Criminoso acusado de agredir mulher de empresário durante assalto é preso com moto roubada

Segundo a Polícia, “Japa” estava com mandado de prisão expedido pela justiça, acusado de participar do roubo a um casal no dia 26 de julho no bairro Embratel.
16
Motociclista se fere em acidente na Rua Florianópolis

Motociclista se fere em acidente na Rua Florianópolis

Jovem sofreu escoriações leves após colidir com carro no cruzamento da Rua Florianópolis com a Avenida JK.
12
Professora é exonerada após suspeita de agredir criança em creche

Professora é exonerada após suspeita de agredir criança em creche

Servidora e três cuidadoras da rede municipal de Alto Alegre dos Parecis são investigadas por maus-tratos contra criança.
16
Autoridades resgatam venezuelanos de trabalho escravo em terra indígena

Autoridades resgatam venezuelanos de trabalho escravo em terra indígena

Dois homens foram encontrados em condições degradantes e sem salário em uma obra na Terra Indígena Rio Guaporé, em Rondônia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura reforça chamamento para o Família Acolhedora em Porto Velho

Prefeitura reforça chamamento para o Família Acolhedora em Porto Velho

Serviço Família Acolhedora busca novas famílias para acolher temporariamente crianças e adolescentes afastados do convívio familiar
L
Perspectivas da Conab aponta produção recorde de grãos na safra 2025/26

Perspectivas da Conab aponta produção recorde de grãos na safra 2025/26

Se confirmado, volume previsto é de 353,8 milhões de toneladas, alta de 1% em relação à safra anterior.
L
Confira a programação do 3º Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo em Pimenteiras do Oeste

Confira a programação do 3º Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo em Pimenteiras do Oeste

Evento gratuito acontece de 17 a 21 de setembro na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, com oficinas, cinema, rodas de conversa, música, dança e desfile afro-brasileiro.
L
Homem é baleado em via pública e fica em estado grave em RO

Homem é baleado em via pública e fica em estado grave em RO

Macklene Andrade dos Santos foi atingido por tiros no Setor 04 e foi levado às pressas para o hospital.
16
Acidente no centro deixa jovem ferida em Rondônia

Acidente no centro deixa jovem ferida em Rondônia

Colisão entre moto e bicicleta elétrica ocorreu em cruzamento das Avenidas Norte-Sul e João Pessoa.
10
Após acidente doméstico, morador de Rondônia é internado na UTI

Após acidente doméstico, morador de Rondônia é internado na UTI

Homem foi atingido por um galho de árvore em sua propriedade, sofrendo fraturas e esmagamento da medula.
16
Energisa promove mutirão de negociação na zona leste de Porto Velho neste sábado, dia 20

Energisa promove mutirão de negociação na zona leste de Porto Velho neste sábado, dia 20

Campanha “Regulariza Pendente” oferece descontos especiais para clientes quitarem débitos de energia em parceria com a Defensoria Pública.
L
Motociclista se fere em colisão com carro em Rondônia

Motociclista se fere em colisão com carro em Rondônia

Acidente aconteceu no bairro São Cristóvão de Moura, quando condutora de carro colidiu lateralmente com uma moto.
14
Polícia recupera bicicletas e prende suspeitos em Rondônia

Polícia recupera bicicletas e prende suspeitos em Rondônia

Militares recuperam três bicicletas furtadas em Rolim de Moura e prendem dois homens que não souberam explicar a origem dos objetos.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.