SÁBADO, 11/10/2025

PRIMEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY RONDÔNIA ATRAI MAIS DE 40 MIL PESSOAS E TRANSFORMA PORTO VELHO NA CAPITAL DIGITAL DA AMAZÔNIA

Passagem da Campus pela capital rondoniense deixa legados para o Estado, como a criação de um Centro de reciclagem de computadores e lixo eletrônico, dez laboratórios Include e um manifesto com várias propostas resultantes das discussões e debates do primeiro Fórum Internacional da Amazônia Sustentável

Publicado em 

Porto Velho, 06 de Agosto de 2018 – Chegou ao fim a maratona de IoT, Blockchain, cultura maker, educação e empreendedorismo, que juntou mais de 40 mil pessoas na Open Campus e 3,9 mil campuseiros em quatro dias no SESI, em Porto Velho. A Campus Party Rondônia atingiu o dobro de presença de público em relação à expectativa inicial da organização, superando inclusive o de edições como Singapura e Itália. Várias caravanas do interior e de outros Estados da região, como Amazonas e Acre, marcaram presença.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de mostrar seus projetos, ter contato com investidores, fazer muito networking e participar de palestras com referências como Sharron McPherson, diretora fundadora do consórcio Women in Infrastructure Development & Energy (WINDE), o maior grupo de mulheres em investimentos em infraestrutura da África; o engenheiro da NASA Gabe Gabrielle; o pesquisador e designer 3D brasileiro, Cícero Moraes; o especialista em games, Gordox; e Marcos Palhares, um brasileiro com vaga reservada para uma viagem suborbital.

Foram ao todo 174 palestras, 22 workshops em mais de 250 horas de conteúdo, com uma arena funcionando 24 horas por dia e uma internet de 20 GBps por segundo à disposição dos campuseiros. Para relaxarem e se refrescarem, os campuseiros puderam contar pela primeira vez na história do evento no Brasil com uma piscina atlética à disposição. “Quero agradecer a todos os rondonianos e rondonienses por terem abraçado a Campus Party. Foi uma edição marcante, com muito calor humano e a apresentação de projetos incríveis dos empreendedores que trouxeram seus negócios para o espaço Startup&Makers, dos estudantes que participaram do programa Campus Future, de quem esteve espalhado pelas bancadas instaladas na arena, dos jovens que marcaram presença na oficina de robótica e dos participantes dos hackathons voltados para áreas estratégicas como educação, segurança e justiça. Definitivamente, Porto Velho se tornou a capital digital da Amazônia”, afirma Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Legados – Mais uma vez a Campus cumpriu seu papel, deixando uma série de legados para a sociedade, mas principalmente aos jovens de Rondônia. “Essa é a nossa principal missão por onde passamos com a Campus Party. No caso de Rondônia, destaco três importantes legados: a criação do primeiro Centro de Reciclagem de Computadores e lixo eletrônico (CRC) do Estado, que será importantíssimo para o descarte correto desse tipo de produto para que não traga impactos negativos ao meio ambiente; a criação de dez laboratórios do programa Include, iniciativa de inclusão digital do Instituto Campus Party em conjunto com as instituições privadas, tanto na capital Porto Velho como por cidades do interior de Rondônia; bem como a elaboração de um manifesto gerado no 1º Fórum Internacional da Amazônia Sustentável, que conta com propostas para proteção e desenvolvimento da Amazônia e que será entregue à autoridades do governo federal”, conta Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Hackathons – A Campus Party Rondônia recebeu a quarta edição do Data4Good – Use dados para resolver problemas sociais. Esse hackathon, feito em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com o laboratório Cappra do renomado cientista brasileiro Ricardo Cappra, teve como desafio o desenvolvimento de soluções para melhorar a educação pública do país a partir de dados abertos. Cappra é um cientista de dados que ajuda a resolver problemas complexos por meio de inteligência analítica. Dedica-se a encontrar formas de hackear negócios e o comportamento humano por meio da Ciência de Dados e, quando possível, transforma esses estudos em produtos e negócios, tendo participado de importantes projetos para Barack Obama, Microsoft, Petrobras, Coca-Cola, Americanas, entre outras.

O evento também abrigou o Hackathon da Justiça Federal de Rondônia (HackaJus), cujo objetivo foi viabilizar soluções para uma Justiça com mais acesso à informação e agilidade nos processos.

Open Campus – As famílias, estudantes e milhares de pessoas que passaram pela área Open, entre 02 e 05 de agosto, encontraram uma intensa programação para se divertir e conhecer mais de perto o que são e como funcionam novas tecnologias. Para isso não faltaram atrações como as corridas e batalhas de drones, área freeplay com uma série de games para os visitantes jogarem, simuladores de realidade virtual, lutas de sumô e corridas disputadas por robôs, espaço do Governo do Estado dedicado ao cadastro de potenciais doadores de medula óssea, entre outras opções como os curiosos e inovadores projetos acadêmicos da Campus Future e as dezenas de startups da Startup&Makers. O espaço também foi palco de discussões e palestras, que trouxeram o que há de mais recente em educação, no espaço Educação do Futuro.

Empreendedorismo – Quarenta startups participaram do programa Startup & Makers, cuja proposta é impulsionar e capacitar jovens talentos e empreendedores. Novos negócios de áreas distintas como agronegócio, comunicação, educação, entretenimento, finanças, tecnologia, saúde e varejo tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, testar mercados, aprender e ensinar para um público qualificado e ávido por curiosidades. Além disso, receberam mentorias, coaching e puderam interagir com investidores e diretores de grandes empresas que estiveram presentes no evento.

1º Fórum Internacional Amazônia Sustentável

Ao longo de dois dias, especialistas de órgãos como WWI, Organização dos Estados Ibero-americanos, União Europeia, Sebrae Rondônia e Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas se reuniram no palco principal para debater e trazer soluções para a Amazônia, relacionadas a temas como uso da água, recuperação e preservação de nascentes; questões ambientais que trazem impacto direto e indireto à região.

Ao fim do Fórum, foi gerado um manifesto que será entregue a autoridades do governo, em esfera federal, com uma série de propostas para que a discussão e andamento dos projetos apresentados tenham continuidade pós CPRO. Entre as propostas apresentadas estão: disponibilizar todos os sistemas de monitoramento do bioma amazônico, rios e florestas, desmatamento, queimadas e degradações, de forma livre para todos os cidadãos brasileiros; implantação de forma imediata de um programa de regularização fundiária para eliminar conflitos agrários, bem como uso ilegal das terras; criação de um programa Desmatamento Zero na Amazônia; implementação de políticas de educação e saúde para as comunidades ribeirinhas e para as que vivem isolados na floresta; sugerir o reconhecimento da cultura dos povos indígenas da Amazônia como Patrimônio Cultural da Humanidade.

“O objetivo principal desse manifesto é produzir a conscientização de nossos dirigentes e o estímulo à implantação de políticas públicas que possam inserir a região amazônica no modelo de desenvolvimento econômico e social sustentável, sob os aspectos ambientais, econômicos, socioculturais e políticos. A Amazônia deve se integrar à economia mundial por meio das redes de mercados, tecnologias, empresas, consumidores, negócios e investidores”, afirma Valdemar Camata Júnior, diretor superintendente do Sebrae Rondônia, que esteve à frente do Fórum, ao lado de Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Campus Party Sustentável – Falar em Amazônia sem focar em sustentabilidade não é possível. Por isso, uma das principais novidades trazidas para a Campus Party, em Rondônia, foi a criação de um posto de coleta seletiva de resíduos para reciclagem. Todos os resíduos separados nesta coleta seletiva, que funcionou ao longo dos cinco dias de evento, foram encaminhados para a cooperativa Catanorte, responsável por viabilizar um maior reaproveitamento dos resíduos recicláveis e, em contrapartida, gerar renda para as famílias que receberão esse material. Ao todo, foi coletada mais de meia tonelada de resíduos. Todo esse montante passará pelo processo de reciclagem.

Include – Projeto fruto de parceria entre o Instituto Campus Party e o Governo de Rondônia, o Include consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia e que tem como objetivos, identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas do país, criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepara-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa. O Include nasceu na primeira edição da Campus Party Bahia, em 2017. Em outubro do ano passado teve sua primeira unidade inaugurada, em Canudos (BA).

Confira abaixo os principais números da Campus Party Rondônia:

– Total de campuseiros: 4.000

– Barracas: 2 mil, sendo 1500 simples e 500 duplas

– Número de palestras: 174

– Número de horas de conteúdo: 250 horas

– Internet

-Velocidade – 20 GBps

– Programa Campus Future

– 20 projetos universitários selecionados para participar do programa

– Programa Startup&Makers

– 40 startups selecionadas (20 Growth Stage, 20 Early Stage)

– Mais de 45 horas de atividades

– Outros Números

Patrocinadores, Apoiadores e Media Partners – 27 empresas

24 horas de programação non-stop

Jornalistas, blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura – Mais de 100

Sobre a Campus Party:

A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia adere ao ProPEN e reforça compromisso com a transformação digital na gestão pública

Governo de Rondônia adere ao ProPEN e reforça compromisso com a transformação digital na gestão pública

A adesão ao Programa Nacional de Processo Eletrônico amplia a digitalização administrativa, trazendo mais agilidade, transparência e economia de recursos no Estado.
L

Como criar um funil de vendas eficiente com WhatsApp automatizado?

Descubra como criar um funil de vendas eficiente com WhatsApp automatizado, usando automação de vendas, qualificação de leads e controle de jornada para aumentar conversões.
L

Smartphones, IA e moedas digitais: o futuro dos dispositivos e do dinheiro

Novos smartphones com chips avançados e câmeras robustas vão além do hardware, tornando-se centrais em pagamentos digitais e identidade eletrônica.
L

Linha Xiaomi 17 é lançada com tela secundária e Snapdragon 8 Elite Gen 5

Fortemente inspirados no iPhone 17, os novos celulares premium da Xiaomi se destacam pelo design, câmera potente e baterias de alta densidade, com destaque para a tela secundária nas versões Pro.
L
Praça Marise Castiel recebe dispositivo antichoque e garante mais segurança para famílias

Praça Marise Castiel recebe dispositivo antichoque e garante mais segurança para famílias

Bloq Amp, instalado nos postes, desliga automaticamente a energia em caso de fuga elétrica, prevenindo acidentes e protegendo frequentadores da praça.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: Carlos Mossoró

Nesta quinta-feira, dia 10, às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Carlos Mossoró, o RAPentista, artista potiguar radicado em Rondônia que une o rap e o repente em uma expressão única de identidade e resistência cultural.
L

POVOADO NERD: Diogo Sony

No Povoado Nerd desta sexta-feira, vamos conversar com Diogo Sony, empresário e idealizador de uma ação social que já faz parte do calendário solidário local.
L
Fábrica clandestina de bebidas usava etanol adulterado de postos

Fábrica clandestina de bebidas usava etanol adulterado de postos

Uso de combustível falsificado pode ter sido a origem de intoxicações.
L
CMN regulamenta Fundo de Investimento em Infraestrutura Social

CMN regulamenta Fundo de Investimento em Infraestrutura Social

Recursos de R$ 10 bilhões vão ampliar gastos em saúde, educação e segurança
L
Metanol: estados e municípios recebem orientações atualizadas do Ministério da Saúde

Metanol: estados e municípios recebem orientações atualizadas do Ministério da Saúde

Documento define fluxo de atendimento e critérios de confirmação de casos de intoxicação
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

Vaga de emprego para Ajudante em Porto Velho, Salário R$ 1.985,07

Empresa da construção civil está contratando ajudantes para atuar em diversas frentes de serviço em Porto Velho, com benefícios e plano de saúde.
L

Vaga de emprego para Rasteleiro em Porto Velho, Salário R$ 2.100,00

Empresa da construção civil está contratando profissionais para atuar como rasteleiro em Porto Velho, com benefícios e plano de saúde incluídos.
L

Vaga de emprego para Motorista Pesado em Porto Velho, Salário R$ 2.850,00

Empresa da construção civil está contratando motoristas com CNH D ou E para operar caminhões basculantes em Porto Velho. A vaga oferece salário fixo, cesta básica, refeições na obra e seguro de vida.
L

Farina’s Pães abre 2 vagas para Auxiliar de Produção em Porto Velho, Salário R$ 1.804,00

A empresa busca profissionais para atuar na linha de produção em tempo integral, com turno das 12h às 22h, no bairro Cuniã, em Porto Velho, RO.
L

POLÍTICA

Pedro Fernandes propõe programa permanente de videomonitoramento em Rondônia

Pedro Fernandes propõe programa permanente de videomonitoramento em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes defende ampliação do videomonitoramento e criação de um programa estruturado para modernizar a segurança pública e fortalecer as forças policiais em todo o Estado.
L
Coronel Chrisóstomo participa de rodada de negócios e encontro de pecuaristas em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de rodada de negócios e encontro de pecuaristas em União Bandeirantes

Deputado Coronel Chrisóstomo destaca apoio ao agronegócio durante a Primeira Rodada de Negócios e o Segundo Encontro Estadual de Pecuaristas da APRON, em Porto Velho.
L
Moraes suspende decisão que destituiu defesa de réus da trama golpista

Moraes suspende decisão que destituiu defesa de réus da trama golpista

Ministro do STF dá prazo de 24 horas para advogados protocolarem alegações finais
L
Lula anuncia programa habitacional para a classe média

Lula anuncia programa habitacional para a classe média

Novo modelo de crédito imobiliário amplia financiamento e permitirá à Caixa financiar 80 mil moradias até 2026, beneficiando famílias com renda acima de R$ 12 mil.
L
Lula critica Congresso por retirar MP que taxaria ricos, fintechs e apostas

Lula critica Congresso por retirar MP que taxaria ricos, fintechs e apostas

Presidente afirma que medida provisória caducou após oposição impedir votação; tributos poderiam gerar R$ 17 bilhões em 2026.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sargento Machado prende “vovó do tráfico” em boca de fumo no bairro Lagoinha

Equipe do sargento Machado prende “vovó do tráfico” em boca de fumo no bairro Lagoinha

Mulher de 67 anos foi flagrada com porções de cocaína e produtos de origem duvidosa em residência usada como ponto de venda no bairro Lagoinha.
10
Suspeito é preso após furto em loja e flagrado com drogas em Porto Velho

Suspeito é preso após furto em loja e flagrado com drogas em Porto Velho

Homem de 43 anos é detido pelos seguranças da Havan da Avenida Jorge Teixeira por furtar roupas e, durante a abordagem da PM, foi encontrado com entorpecentes.
16
Polícia fecha fábrica clandestina que adulterava bebidas com metanol em São Bernardo do Campo

Polícia fecha fábrica clandestina que adulterava bebidas com metanol em São Bernardo do Campo

Operação foi deflagrada nesta sexta-feira (10) após morte de homem por intoxicação; oito suspeitos foram levados à delegacia.
L
PF coopera com autoridades dos EUA para prisão de condenado por estupro em Rondônia

PF coopera com autoridades dos EUA para prisão de condenado por estupro em Rondônia

Brasileiro poderá ser deportado após inclusão na lista vermelha da Interpol
10
Assessor parlamentar é preso com arma sem registro em condomínio na zona sul

Assessor parlamentar é preso com arma sem registro em condomínio na zona sul

De acordo com o boletim de ocorrência, o assessor foi um dos alvos da operação “Face oculta” deflagrada pela Polícia Civil, que afastou um vereador do município de Porto Velho, suspeito de corrupção.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura define roteiro e logística dos passeios da Carreta Maria Furacão no Dia das Crianças

Prefeitura define roteiro e logística dos passeios da Carreta Maria Furacão no Dia das Crianças

Evento no Parque da Cidade terá passeios gratuitos, sorteios, apresentações musicais e atividades voltadas ao público infantil neste fim de semana em Porto Velho.
L

Requerimento de Alteração de Nome/Razão Social na Licença Ambiental: CERAMICA ASTECA LTDA

AVERBAÇÃO DE ALTERAÇÃO OU RETIFICAÇÃO DO NOME EMPRESARIAL DO TITULAR RAZÃO SOCIAL
L
Restauração ambiental pode ser rentável, diz secretário do MMA

Restauração ambiental pode ser rentável, diz secretário do MMA

BNDES vai disponibilizar R$ 24,9 milhões para florestas comerciais.
L
Enem: aplicativo do MEC traz simulados e correção da prova de redação

Enem: aplicativo do MEC traz simulados e correção da prova de redação

Ferramenta foi batizada como “MEC Enem – o Simuladão do Enem”.
L
EBC avança para 2ª etapa do Prêmio +Admirados Jornalistas de Economia

EBC avança para 2ª etapa do Prêmio +Admirados Jornalistas de Economia

Edgard Matsuki e Wellton Máximo concorrem com nomes de todo o país.
L
Porto Velho recebe projeto de capacitação audiovisual com protagonismo feminino e inclusão

Porto Velho recebe projeto de capacitação audiovisual com protagonismo feminino e inclusão

Realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto busca formar talentos, fortalecer o protagonismo feminino e promover diversidade e inclusão no cinema amazônico.
L
Pré-COP impulsiona mobilização climática antes da COP30 em Belém

Pré-COP impulsiona mobilização climática antes da COP30 em Belém

Delegados e observadores se reúnem nesta segunda e terça-feira em Brasília.
L
Vereador suspeito de rachadinha nega corrupção e acusa ex-aliado de “vingança”

Vereador suspeito de rachadinha nega corrupção e acusa ex-aliado de “vingança”

Thiago Tezzari está sob investigação na Operação Face Oculta da Polícia Civil em Porto Velho e afirma ser vítima de “assassinato de reputações” em razão de disputa pessoal.
L
Sebrae inicia ciclo de palestras para fortalecer captação de recursos em Rondônia

Sebrae inicia ciclo de palestras para fortalecer captação de recursos em Rondônia

Projeto Cidade Empreendedora oferecerá capacitação a gestores de 11 municípios para melhorar a gestão pública e gerar oportunidades.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.