QUINTA-FEIRA, 01/05/2025

PRIMEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY RONDÔNIA ATRAI MAIS DE 40 MIL PESSOAS E TRANSFORMA PORTO VELHO NA CAPITAL DIGITAL DA AMAZÔNIA

Passagem da Campus pela capital rondoniense deixa legados para o Estado, como a criação de um Centro de reciclagem de computadores e lixo eletrônico, dez laboratórios Include e um manifesto com várias propostas resultantes das discussões e debates do primeiro Fórum Internacional da Amazônia Sustentável

Publicado em 

PRIMEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY RONDÔNIA ATRAI MAIS DE 40 MIL PESSOAS E TRANSFORMA PORTO VELHO NA CAPITAL DIGITAL DA AMAZÔNIA - News Rondônia

Porto Velho, 06 de Agosto de 2018 – Chegou ao fim a maratona de IoT, Blockchain, cultura maker, educação e empreendedorismo, que juntou mais de 40 mil pessoas na Open Campus e 3,9 mil campuseiros em quatro dias no SESI, em Porto Velho. A Campus Party Rondônia atingiu o dobro de presença de público em relação à expectativa inicial da organização, superando inclusive o de edições como Singapura e Itália. Várias caravanas do interior e de outros Estados da região, como Amazonas e Acre, marcaram presença.

PRIMEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY RONDÔNIA ATRAI MAIS DE 40 MIL PESSOAS E TRANSFORMA PORTO VELHO NA CAPITAL DIGITAL DA AMAZÔNIA - News Rondônia

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de mostrar seus projetos, ter contato com investidores, fazer muito networking e participar de palestras com referências como Sharron McPherson, diretora fundadora do consórcio Women in Infrastructure Development & Energy (WINDE), o maior grupo de mulheres em investimentos em infraestrutura da África; o engenheiro da NASA Gabe Gabrielle; o pesquisador e designer 3D brasileiro, Cícero Moraes; o especialista em games, Gordox; e Marcos Palhares, um brasileiro com vaga reservada para uma viagem suborbital.

Foram ao todo 174 palestras, 22 workshops em mais de 250 horas de conteúdo, com uma arena funcionando 24 horas por dia e uma internet de 20 GBps por segundo à disposição dos campuseiros. Para relaxarem e se refrescarem, os campuseiros puderam contar pela primeira vez na história do evento no Brasil com uma piscina atlética à disposição. “Quero agradecer a todos os rondonianos e rondonienses por terem abraçado a Campus Party. Foi uma edição marcante, com muito calor humano e a apresentação de projetos incríveis dos empreendedores que trouxeram seus negócios para o espaço Startup&Makers, dos estudantes que participaram do programa Campus Future, de quem esteve espalhado pelas bancadas instaladas na arena, dos jovens que marcaram presença na oficina de robótica e dos participantes dos hackathons voltados para áreas estratégicas como educação, segurança e justiça. Definitivamente, Porto Velho se tornou a capital digital da Amazônia”, afirma Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Legados – Mais uma vez a Campus cumpriu seu papel, deixando uma série de legados para a sociedade, mas principalmente aos jovens de Rondônia. “Essa é a nossa principal missão por onde passamos com a Campus Party. No caso de Rondônia, destaco três importantes legados: a criação do primeiro Centro de Reciclagem de Computadores e lixo eletrônico (CRC) do Estado, que será importantíssimo para o descarte correto desse tipo de produto para que não traga impactos negativos ao meio ambiente; a criação de dez laboratórios do programa Include, iniciativa de inclusão digital do Instituto Campus Party em conjunto com as instituições privadas, tanto na capital Porto Velho como por cidades do interior de Rondônia; bem como a elaboração de um manifesto gerado no 1º Fórum Internacional da Amazônia Sustentável, que conta com propostas para proteção e desenvolvimento da Amazônia e que será entregue à autoridades do governo federal”, conta Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Hackathons – A Campus Party Rondônia recebeu a quarta edição do Data4Good – Use dados para resolver problemas sociais. Esse hackathon, feito em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com o laboratório Cappra do renomado cientista brasileiro Ricardo Cappra, teve como desafio o desenvolvimento de soluções para melhorar a educação pública do país a partir de dados abertos. Cappra é um cientista de dados que ajuda a resolver problemas complexos por meio de inteligência analítica. Dedica-se a encontrar formas de hackear negócios e o comportamento humano por meio da Ciência de Dados e, quando possível, transforma esses estudos em produtos e negócios, tendo participado de importantes projetos para Barack Obama, Microsoft, Petrobras, Coca-Cola, Americanas, entre outras.

O evento também abrigou o Hackathon da Justiça Federal de Rondônia (HackaJus), cujo objetivo foi viabilizar soluções para uma Justiça com mais acesso à informação e agilidade nos processos.

Open Campus – As famílias, estudantes e milhares de pessoas que passaram pela área Open, entre 02 e 05 de agosto, encontraram uma intensa programação para se divertir e conhecer mais de perto o que são e como funcionam novas tecnologias. Para isso não faltaram atrações como as corridas e batalhas de drones, área freeplay com uma série de games para os visitantes jogarem, simuladores de realidade virtual, lutas de sumô e corridas disputadas por robôs, espaço do Governo do Estado dedicado ao cadastro de potenciais doadores de medula óssea, entre outras opções como os curiosos e inovadores projetos acadêmicos da Campus Future e as dezenas de startups da Startup&Makers. O espaço também foi palco de discussões e palestras, que trouxeram o que há de mais recente em educação, no espaço Educação do Futuro.

Empreendedorismo – Quarenta startups participaram do programa Startup & Makers, cuja proposta é impulsionar e capacitar jovens talentos e empreendedores. Novos negócios de áreas distintas como agronegócio, comunicação, educação, entretenimento, finanças, tecnologia, saúde e varejo tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, testar mercados, aprender e ensinar para um público qualificado e ávido por curiosidades. Além disso, receberam mentorias, coaching e puderam interagir com investidores e diretores de grandes empresas que estiveram presentes no evento.

1º Fórum Internacional Amazônia Sustentável

Ao longo de dois dias, especialistas de órgãos como WWI, Organização dos Estados Ibero-americanos, União Europeia, Sebrae Rondônia e Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas se reuniram no palco principal para debater e trazer soluções para a Amazônia, relacionadas a temas como uso da água, recuperação e preservação de nascentes; questões ambientais que trazem impacto direto e indireto à região.

Ao fim do Fórum, foi gerado um manifesto que será entregue a autoridades do governo, em esfera federal, com uma série de propostas para que a discussão e andamento dos projetos apresentados tenham continuidade pós CPRO. Entre as propostas apresentadas estão: disponibilizar todos os sistemas de monitoramento do bioma amazônico, rios e florestas, desmatamento, queimadas e degradações, de forma livre para todos os cidadãos brasileiros; implantação de forma imediata de um programa de regularização fundiária para eliminar conflitos agrários, bem como uso ilegal das terras; criação de um programa Desmatamento Zero na Amazônia; implementação de políticas de educação e saúde para as comunidades ribeirinhas e para as que vivem isolados na floresta; sugerir o reconhecimento da cultura dos povos indígenas da Amazônia como Patrimônio Cultural da Humanidade.

“O objetivo principal desse manifesto é produzir a conscientização de nossos dirigentes e o estímulo à implantação de políticas públicas que possam inserir a região amazônica no modelo de desenvolvimento econômico e social sustentável, sob os aspectos ambientais, econômicos, socioculturais e políticos. A Amazônia deve se integrar à economia mundial por meio das redes de mercados, tecnologias, empresas, consumidores, negócios e investidores”, afirma Valdemar Camata Júnior, diretor superintendente do Sebrae Rondônia, que esteve à frente do Fórum, ao lado de Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Campus Party Sustentável – Falar em Amazônia sem focar em sustentabilidade não é possível. Por isso, uma das principais novidades trazidas para a Campus Party, em Rondônia, foi a criação de um posto de coleta seletiva de resíduos para reciclagem. Todos os resíduos separados nesta coleta seletiva, que funcionou ao longo dos cinco dias de evento, foram encaminhados para a cooperativa Catanorte, responsável por viabilizar um maior reaproveitamento dos resíduos recicláveis e, em contrapartida, gerar renda para as famílias que receberão esse material. Ao todo, foi coletada mais de meia tonelada de resíduos. Todo esse montante passará pelo processo de reciclagem.

Include – Projeto fruto de parceria entre o Instituto Campus Party e o Governo de Rondônia, o Include consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia e que tem como objetivos, identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas do país, criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepara-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa. O Include nasceu na primeira edição da Campus Party Bahia, em 2017. Em outubro do ano passado teve sua primeira unidade inaugurada, em Canudos (BA).

Confira abaixo os principais números da Campus Party Rondônia:

– Total de campuseiros: 4.000

– Barracas: 2 mil, sendo 1500 simples e 500 duplas

– Número de palestras: 174

– Número de horas de conteúdo: 250 horas

– Internet

-Velocidade – 20 GBps

– Programa Campus Future

– 20 projetos universitários selecionados para participar do programa

– Programa Startup&Makers

– 40 startups selecionadas (20 Growth Stage, 20 Early Stage)

– Mais de 45 horas de atividades

– Outros Números

Patrocinadores, Apoiadores e Media Partners – 27 empresas

24 horas de programação non-stop

Jornalistas, blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura – Mais de 100

Sobre a Campus Party:

A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rolim de Moura dá passos firmes para se tornar uma cidade inteligente

Rolim de Moura dá passos firmes para se tornar uma cidade inteligente

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), com recursos assegurados pelo senador Confúcio Moura.
L

Cinco melhores editores de vídeos grátis para PC

Conheça os 5 melhores editores de vídeos grátis para PC.
L

A segurança na utilização de cupons de desconto em plataformas online

A segurança na hora de aplicar cupons passa pela escolha de plataformas confiáveis e atenção aos detalhes no momento da compra.
L
Golpes no WhatsApp, falsas vendas e falsa central lideraram fraudes contra clientes bancários em 2024, aponta Febraban

WhatsApp lança recurso de “Privacidade avançada” para impedir exportação de conversas

A ferramenta, chamada “Privacidade Avançada da Conversa”, foi anunciada no dia 23 de abril e está sendo liberada gradualmente para os usuários.
L

Ariquemes assina carta de intenção com empresa americana para ser a primeira cidade Tokenizada do Brasil

O projeto brasileiro marca o primeiro piloto de terras tokenizadas no país.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna social Marisa Linhares: Tiago e Camila no Amigos & Viola

Na foto minha linda sobrinha e afilhada CAMILA AMANCIO e o esposo Cirurgião Dentista TIAGO RABELO Especialista em Implantodontia e Reabilitação Oral com moderna clínica em Ji-Paraná/RO.
L

Emoção, reconhecimento e novos rumos: PMRO celebra a passagem de comando da Comunicação Social

Entre homenagens e lágrimas, Tenente-Coronel Suffi encerra sua missão e entrega a liderança ao Tenente-Coronel R. Silva, reforçando o elo entre a Polícia Militar e a sociedade.
L

Inscrições para o CNH Social começam em 30 de maio

Serão ofertadas 1.500 vagas em todo o estado, destinadas entre ampla concorrência e Pessoas com Deficiência
L
Governo de Rondônia presta homenagem pelo Dia do Trabalhador

Governo de Rondônia presta homenagem pelo Dia do Trabalhador

Neste Dia do Trabalhador, também dirijo o mais sincero agradecimento a cada servidor e servidora pública do nosso estado.
L

Justiça é feita: MPRO garante 31 anos de prisão por feminicídio em Jaru

Crime brutal que chocou a cidade teve julgamento com plenário lotado; réu também foi condenado por ocultação de cadáver.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa apoia reajuste salarial para técnicos e analistas educacionais de Rondônia

Projeto de Lei Complementar 127/2025 foi aprovado com apoio da parlamentar, garantindo valorização dos profissionais da educação.
L

Deputada Cláudia de Jesus destina mais de R$ 700 mil à agricultura familiar em Alvorada do Oeste

As emendas parlamentares beneficiam duas associações de produtores rurais e a prefeitura.
L

Assembleia aprova investimento de R$ 20 milhões para fortalecer a segurança pública em Rondônia

Recursos serão destinados à Polícia Militar para ações estratégicas contra o crime organizado.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

A expectativa é de que as obras tenham início ainda neste ano, após os trâmites legais de licitação e execução do projeto.
L

Governador Rocha celebra ‘nova força política’ com criação da União Progressista

A aliança já nasce como a maior força política do país, com a maior bancada na Câmara e o maior número de prefeitos eleitos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado é baleado durante fuga no presídio 470, em Porto Velho

Outro foi recapturado.
12

Suspeito de furto em residência é amarrado e surrado pela população na zona leste

Testemunhas contaram que o suspeito teria sido flagrado dentro de uma casa.
10

Criminoso foragido tenta se disfarçar, mas acaba preso no Orgulho do Madeira

Uma equipe da PM fazia patrulhamento quando percebeu que o suspeito tentou esconder o rosto ao ver a viatura.
10

Homem é esfaqueado após briga por drogas no centro de Porto Velho

Vítima foi socorrida pelo Samu e levada à Policlínica Ana Adelaide; autor do ataque seria um conhecido usuário da região.
12

CERCO FECHADO: Delegacia de Furtos e Roubos prende traficante e apreende drogas no centro de Porto Velho

Mulher conhecida por “cabelo vermelho” é flagrada com entorpecentes após denúncias e ação integrada com a PM.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LUTO: Nana Caymmi, a voz que atravessou gerações e eternizou emoções

Filha de Dorival Caymmi, a cantora construiu uma carreira marcada por interpretações profundas e um legado inesquecível na música brasileira
L

Requerimento da Licença e Outorga: EICON – ENGENHARIA, INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO LTDA

Licenças: Prévia, Instalação e Operaçã e OUTORGA DE USO DE RECUSOS HÍDRICOS
L

Rondônia participa de oficina que fortalece políticas públicas voltadas aos povos indígenas da Amazônia Legal

Oficina reúne secretarias da Amazônia Legal para fortalecer políticas públicas indígenas
L

Rodovia-133 recebe obras de manutenção do governo de Rondônia na Região do Café

A obra está sendo executada em aproximadamente 50 quilômetros da rodovia, seguindo até a usina de calcário
L

Coleta de sangue em Guajará-Mirim e São Francisco do Guaporé reforça estoque da hemorrede estadual

As coletas resultaram no total de 363 bolsas de sangue coletadas
L

Governo de Rondônia firma acordo para garantir acesso de agricultores familiares à previdência social

A cooperação técnica vem formalizar e dar caráter oficial a um serviço que já era prestado de forma espontânea pela Emater-RO
L
Manutenção avança em toda a extensão da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Manutenção avança em toda a extensão da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Com serviços de conformação de plataforma e aplicação de revestimento primário, os trabalhos são contínuos ao longo de todo o ano, intensificando-se com a chegada do verão.
L
Formação profissional em Rondônia acompanha demandas do mercado de trabalho internacional

Formação profissional em Rondônia acompanha demandas do mercado de trabalho internacional

A capacitação do trabalhador para o novo cenário desenhado pela tecnologia, que está na pauta do evento paulista, é realidade nas salas de aula do Idep.
L
Produtores rurais devem atualizar dados agropecuários junto à Idaron a partir de hoje

Produtores rurais devem atualizar dados agropecuários junto à Idaron a partir de hoje

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta a importância do engajamento dos produtores em ações de defesa agropecuária.
L
Obras na RO-478, entre Costa Marques e o Real Forte Príncipe da Beira, impulsionam turismo e reforçam valor histórico de Rondônia

Obras na RO-478, entre Costa Marques e o Real Forte Príncipe da Beira, impulsionam turismo e reforçam valor histórico de Rondônia

Segundo o diretor-geral do DER-RO, Eder Fernandes, os serviços foram executados ao longo dos 26 quilômetros da rodovia.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.