SEGUNDA-FEIRA, 25/08/2025
Publicidade
Publicidade

PRIMEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY RONDÔNIA ATRAI MAIS DE 40 MIL PESSOAS E TRANSFORMA PORTO VELHO NA CAPITAL DIGITAL DA AMAZÔNIA

Passagem da Campus pela capital rondoniense deixa legados para o Estado, como a criação de um Centro de reciclagem de computadores e lixo eletrônico, dez laboratórios Include e um manifesto com várias propostas resultantes das discussões e debates do primeiro Fórum Internacional da Amazônia Sustentável

Publicado em 

PRIMEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY RONDÔNIA ATRAI MAIS DE 40 MIL PESSOAS E TRANSFORMA PORTO VELHO NA CAPITAL DIGITAL DA AMAZÔNIA - News Rondônia

Porto Velho, 06 de Agosto de 2018 – Chegou ao fim a maratona de IoT, Blockchain, cultura maker, educação e empreendedorismo, que juntou mais de 40 mil pessoas na Open Campus e 3,9 mil campuseiros em quatro dias no SESI, em Porto Velho. A Campus Party Rondônia atingiu o dobro de presença de público em relação à expectativa inicial da organização, superando inclusive o de edições como Singapura e Itália. Várias caravanas do interior e de outros Estados da região, como Amazonas e Acre, marcaram presença.

PRIMEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY RONDÔNIA ATRAI MAIS DE 40 MIL PESSOAS E TRANSFORMA PORTO VELHO NA CAPITAL DIGITAL DA AMAZÔNIA - News Rondônia

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de mostrar seus projetos, ter contato com investidores, fazer muito networking e participar de palestras com referências como Sharron McPherson, diretora fundadora do consórcio Women in Infrastructure Development & Energy (WINDE), o maior grupo de mulheres em investimentos em infraestrutura da África; o engenheiro da NASA Gabe Gabrielle; o pesquisador e designer 3D brasileiro, Cícero Moraes; o especialista em games, Gordox; e Marcos Palhares, um brasileiro com vaga reservada para uma viagem suborbital.

Foram ao todo 174 palestras, 22 workshops em mais de 250 horas de conteúdo, com uma arena funcionando 24 horas por dia e uma internet de 20 GBps por segundo à disposição dos campuseiros. Para relaxarem e se refrescarem, os campuseiros puderam contar pela primeira vez na história do evento no Brasil com uma piscina atlética à disposição. “Quero agradecer a todos os rondonianos e rondonienses por terem abraçado a Campus Party. Foi uma edição marcante, com muito calor humano e a apresentação de projetos incríveis dos empreendedores que trouxeram seus negócios para o espaço Startup&Makers, dos estudantes que participaram do programa Campus Future, de quem esteve espalhado pelas bancadas instaladas na arena, dos jovens que marcaram presença na oficina de robótica e dos participantes dos hackathons voltados para áreas estratégicas como educação, segurança e justiça. Definitivamente, Porto Velho se tornou a capital digital da Amazônia”, afirma Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Legados – Mais uma vez a Campus cumpriu seu papel, deixando uma série de legados para a sociedade, mas principalmente aos jovens de Rondônia. “Essa é a nossa principal missão por onde passamos com a Campus Party. No caso de Rondônia, destaco três importantes legados: a criação do primeiro Centro de Reciclagem de Computadores e lixo eletrônico (CRC) do Estado, que será importantíssimo para o descarte correto desse tipo de produto para que não traga impactos negativos ao meio ambiente; a criação de dez laboratórios do programa Include, iniciativa de inclusão digital do Instituto Campus Party em conjunto com as instituições privadas, tanto na capital Porto Velho como por cidades do interior de Rondônia; bem como a elaboração de um manifesto gerado no 1º Fórum Internacional da Amazônia Sustentável, que conta com propostas para proteção e desenvolvimento da Amazônia e que será entregue à autoridades do governo federal”, conta Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Hackathons – A Campus Party Rondônia recebeu a quarta edição do Data4Good – Use dados para resolver problemas sociais. Esse hackathon, feito em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com o laboratório Cappra do renomado cientista brasileiro Ricardo Cappra, teve como desafio o desenvolvimento de soluções para melhorar a educação pública do país a partir de dados abertos. Cappra é um cientista de dados que ajuda a resolver problemas complexos por meio de inteligência analítica. Dedica-se a encontrar formas de hackear negócios e o comportamento humano por meio da Ciência de Dados e, quando possível, transforma esses estudos em produtos e negócios, tendo participado de importantes projetos para Barack Obama, Microsoft, Petrobras, Coca-Cola, Americanas, entre outras.

O evento também abrigou o Hackathon da Justiça Federal de Rondônia (HackaJus), cujo objetivo foi viabilizar soluções para uma Justiça com mais acesso à informação e agilidade nos processos.

Open Campus – As famílias, estudantes e milhares de pessoas que passaram pela área Open, entre 02 e 05 de agosto, encontraram uma intensa programação para se divertir e conhecer mais de perto o que são e como funcionam novas tecnologias. Para isso não faltaram atrações como as corridas e batalhas de drones, área freeplay com uma série de games para os visitantes jogarem, simuladores de realidade virtual, lutas de sumô e corridas disputadas por robôs, espaço do Governo do Estado dedicado ao cadastro de potenciais doadores de medula óssea, entre outras opções como os curiosos e inovadores projetos acadêmicos da Campus Future e as dezenas de startups da Startup&Makers. O espaço também foi palco de discussões e palestras, que trouxeram o que há de mais recente em educação, no espaço Educação do Futuro.

Empreendedorismo – Quarenta startups participaram do programa Startup & Makers, cuja proposta é impulsionar e capacitar jovens talentos e empreendedores. Novos negócios de áreas distintas como agronegócio, comunicação, educação, entretenimento, finanças, tecnologia, saúde e varejo tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, testar mercados, aprender e ensinar para um público qualificado e ávido por curiosidades. Além disso, receberam mentorias, coaching e puderam interagir com investidores e diretores de grandes empresas que estiveram presentes no evento.

1º Fórum Internacional Amazônia Sustentável

Ao longo de dois dias, especialistas de órgãos como WWI, Organização dos Estados Ibero-americanos, União Europeia, Sebrae Rondônia e Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas se reuniram no palco principal para debater e trazer soluções para a Amazônia, relacionadas a temas como uso da água, recuperação e preservação de nascentes; questões ambientais que trazem impacto direto e indireto à região.

Ao fim do Fórum, foi gerado um manifesto que será entregue a autoridades do governo, em esfera federal, com uma série de propostas para que a discussão e andamento dos projetos apresentados tenham continuidade pós CPRO. Entre as propostas apresentadas estão: disponibilizar todos os sistemas de monitoramento do bioma amazônico, rios e florestas, desmatamento, queimadas e degradações, de forma livre para todos os cidadãos brasileiros; implantação de forma imediata de um programa de regularização fundiária para eliminar conflitos agrários, bem como uso ilegal das terras; criação de um programa Desmatamento Zero na Amazônia; implementação de políticas de educação e saúde para as comunidades ribeirinhas e para as que vivem isolados na floresta; sugerir o reconhecimento da cultura dos povos indígenas da Amazônia como Patrimônio Cultural da Humanidade.

“O objetivo principal desse manifesto é produzir a conscientização de nossos dirigentes e o estímulo à implantação de políticas públicas que possam inserir a região amazônica no modelo de desenvolvimento econômico e social sustentável, sob os aspectos ambientais, econômicos, socioculturais e políticos. A Amazônia deve se integrar à economia mundial por meio das redes de mercados, tecnologias, empresas, consumidores, negócios e investidores”, afirma Valdemar Camata Júnior, diretor superintendente do Sebrae Rondônia, que esteve à frente do Fórum, ao lado de Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Campus Party Sustentável – Falar em Amazônia sem focar em sustentabilidade não é possível. Por isso, uma das principais novidades trazidas para a Campus Party, em Rondônia, foi a criação de um posto de coleta seletiva de resíduos para reciclagem. Todos os resíduos separados nesta coleta seletiva, que funcionou ao longo dos cinco dias de evento, foram encaminhados para a cooperativa Catanorte, responsável por viabilizar um maior reaproveitamento dos resíduos recicláveis e, em contrapartida, gerar renda para as famílias que receberão esse material. Ao todo, foi coletada mais de meia tonelada de resíduos. Todo esse montante passará pelo processo de reciclagem.

Include – Projeto fruto de parceria entre o Instituto Campus Party e o Governo de Rondônia, o Include consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia e que tem como objetivos, identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas do país, criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepara-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa. O Include nasceu na primeira edição da Campus Party Bahia, em 2017. Em outubro do ano passado teve sua primeira unidade inaugurada, em Canudos (BA).

Confira abaixo os principais números da Campus Party Rondônia:

– Total de campuseiros: 4.000

– Barracas: 2 mil, sendo 1500 simples e 500 duplas

– Número de palestras: 174

– Número de horas de conteúdo: 250 horas

– Internet

-Velocidade – 20 GBps

– Programa Campus Future

– 20 projetos universitários selecionados para participar do programa

– Programa Startup&Makers

– 40 startups selecionadas (20 Growth Stage, 20 Early Stage)

– Mais de 45 horas de atividades

– Outros Números

Patrocinadores, Apoiadores e Media Partners – 27 empresas

24 horas de programação non-stop

Jornalistas, blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura – Mais de 100

Sobre a Campus Party:

A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Buscas com DNA é fortalecida pelo governo de RO; mobilização nacional amplia chances de reencontros

Buscas com DNA é fortalecida pelo governo de RO; mobilização nacional amplia chances de reencontros

Estado integra campanha nacional e mantém atendimento gratuito durante todo o ano nas unidades da Politec, com tecnologia e suporte às famílias.
L
Campanha em Rondônia amplia coleta de DNA entre 5 e 15 de agosto para identificar pessoas desaparecidas

Campanha em Rondônia amplia coleta de DNA entre 5 e 15 de agosto para identificar pessoas desaparecidas

Governo de Rondônia intensifica mobilização para coleta de DNA em várias cidades, fortalecendo o Banco Nacional de Perfis Genéticos.
L
Inscrições abertas para capacitação do Centelha III em Rondônia; programa deve lançar edital em fevereiro de 2026

Inscrições abertas para capacitação do Centelha III em Rondônia; programa deve lançar edital em fevereiro de 2026

A Trilha Pré-Centelha oferece formação gratuita e online para quem deseja transformar ideias inovadoras em negócios viáveis e concorrer no Centelha III
L
Rondônia avança no ranking de serviços digitais e conquista nível máximo em inclusão e modernização

Rondônia avança no ranking de serviços digitais e conquista nível máximo em inclusão e modernização

Estado sobe cinco posições no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais 2025, se destacando nacionalmente pela excelência em transformação digital
L

Adobe Express vs. Illustrator: qual é o melhor para conversão vetorial?

Esta publicação explica tudo de forma simples e interessante para que você possa fazer a melhor escolha.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista com Dulia do Nascimento e Gil Andrade

Na próxima segunda-feira, dia 25, às 17h, o Programa Jovem News recebe Dulia do Nascimento Passos, presidente do Cristal da Calama. A entrevista vai abordar as atividades desenvolvidas pelo grupo e sua importância para a comunidade.
L
Situação de rios na Amazônia é crítica por escassez de água, diz ANA

Situação de rios na Amazônia é crítica por escassez de água, diz ANA

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico declara situação de escassez em rios da Amazônia, impactando os estados do Acre e Amazonas.
L

Giro News | Entrevista Anna Carla

Nesta segunda-feira, dia 25, às 15h, o Programa Giro News recebe a médica veterinária Anna Carla, especialista em clínica geral e oncologia. O tema da entrevista será o uso de anti-cio em fêmeas de cães e gatas e os efeitos desse método na saúde dos animais.
L
Ancelotti define convocados para a Seleção e inclui novos nomes

Ancelotti define convocados para a Seleção e inclui novos nomes

O técnico Carlo Ancelotti divulgou sua segunda lista de convocados para a seleção brasileira. A equipe se prepara para os jogos contra o Chile e a Bolívia, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Sílvia Cristina destina R$ 100 mil para Centro Social Madre Mazzarello em Porto Velho

Sílvia Cristina destina R$ 100 mil para Centro Social Madre Mazzarello em Porto Velho

Recurso garante continuidade do projeto “Valorizando a Cultura”, atendendo 230 crianças e adolescentes na zona Leste da capital.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo destina R$ 5,4 milhões para fortalecer Forças Armadas em Rondônia

Deputado Coronel Chrisóstomo destina R$ 5,4 milhões para fortalecer Forças Armadas em Rondônia

Investimentos beneficiam Exército, Aeronáutica e Marinha com obras, equipamentos de saúde e programas de apoio a militares e reservistas.
L
Pedido atendido: Pedro Geovar garante revitalização de faixa de pedestres a estudantes na zona sul

Pedido atendido: Pedro Geovar garante revitalização de faixa de pedestres a estudantes na zona sul

Intervenção em frente à escola reforça segurança de alunos, pais, funcionários e toda população..
L

Temer diz que Eduardo Bolsonaro age por emoção ao tentar “salvar o pai” nos EUA

Ex-presidente participou de evento em São Paulo, comentou sobre o tarifaço e saiu em defesa de Alexandre de Moraes
L
Alex Redano participa de ação social em Ariquemes e leva saúde à população

Alex Redano participa de ação social em Ariquemes e leva saúde à população

Deputado estadual apoia iniciativa que ofereceu consultas médicas, exames e serviços gratuitos a centenas de moradores do bairro Marechal Rondon.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 24 anos morre em terminal rodoviário em Cacoal

Jovem de 24 anos morre em terminal rodoviário em Cacoal

A jovem Bruna Dambreina, de 24 anos, passou mal e desmaiou no terminal rodoviário da cidade, levando a sua morte em Cacoal.
18
Homem em surto ataca bombeiros e polícia em Ouro Preto

VÍDEO: Homem em surto ataca bombeiros e polícia em Ouro Preto

A ação violenta, na qual um homem ateou fogo na própria residência e atacou autoridades, gerou grande movimentação e medo em Ouro Preto.
16
Moradores de Porto Velho relatam medo após tiros na Rua Clóvis Machado

VÍDEO: Moradores de Porto Velho relatam medo após tiros na Rua Clóvis Machado

Um indivíduo em um veículo fez disparos na manhã desta segunda-feira em Porto Velho, felizmente ninguém ficou ferido.
12
Médica agredida por fisiculturista perde parte da visão e tem rosto desfigurado na zona Sul

Médica agredida por fisiculturista perde parte da visão e tem rosto desfigurado na zona Sul

A médica de 27 anos foi agredida pelo ex-namorado fisiculturista e ficou 12 dias na UTI, em um caso de tentativa de feminicídio que gerou indignação.
16

Ritual de iniciação com circuncisão em massa deixa 39 mortos na África do Sul

O Ulwaluko, tradição que marca a passagem para a vida adulta, segue provocando mortes em escolas clandestinas sem supervisão médica
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

UNIR divulga datas das próximas sessões públicas de seus Conselhos Superiores

Consun, Consea e Consad terão reuniões online com transmissão pelo canal oficial da universidade no YouTube
L
NASA Space Apps Challenge 2025 é lançado oficialmente em Vilhena durante CoopMind

NASA Space Apps Challenge 2025 é lançado oficialmente em Vilhena durante CoopMind

Cidade do Cone Sul de Rondônia recebe edição local da maior maratona de inovação aberta do mundo, conectando talentos locais a desafios globais.
L
Estiagem força decreto de situação crítica de escassez em rios do Acre

Estiagem força decreto de situação crítica de escassez em rios do Acre

ANA declara situação crítica nos rios Juruá, Purus, Acre e Iaco até outubro, alertando ribeirinhos, produtores e autoridades sobre risco de agravamento da seca
L

“Vale Tudo”: Raquel retorna às origens e volta a vender sanduíches na praia

Após golpe de Odete Roitman, personagem de Taís Araújo decide recomeçar do zero e surpreende amigos com determinação
L
Decisão sobre dados do Coaf é restrita a casos que anulam provas

Decisão sobre dados do Coaf é restrita a casos que anulam provas

A deliberação do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu processos sobre dados do Coaf agora vale somente para casos que não seguiram o entendimento do STF.
L

Terceira Guerra Mundial: O que revelaram as profecias de Nossa Senhora de Fátima

As aparições em Portugal em 1917 marcaram a história da Igreja Católica e trouxeram mensagens sobre fé, sacrifícios e visões apocalípticas
L
Estudo da Fiocruz aponta que juventude negra é a maior vítima da violência no Brasil

Estudo da Fiocruz aponta que juventude negra é a maior vítima da violência no Brasil

O levantamento da Fiocruz, baseado em dados do SUS e do IBGE, mostra que a violência no Brasil é a causa de 65% das mortes de jovens.
L
Acidente entre carros deixa quatro feridos na BR-319 em Porto Velho

Acidente entre carros deixa quatro feridos na BR-319 em Porto Velho

De acordo com testemunhas, os veículos seguiam em sentidos opostos quando houve a batida frontal, deixando ocupantes de ambos feridos.
14
Marcos Rocha e Luana Rocha assinam Pacto pela Primeira Infância e reforçam proteção a crianças em Rondônia

Marcos Rocha e Luana Rocha assinam Pacto pela Primeira Infância e reforçam proteção a crianças em Rondônia

Cerimônia em Porto Velho marcou adesão ao Pacto pela Primeira Infância, que orienta políticas públicas para crianças de até seis anos no estado.
L

Recebimento da Licença de Operação (LOT): NORTE AMBIENTAL TRATAMENTO DE RESÍDUOS

LOT (Licença de Operação para Teste) nº 159221
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.