O Governo de Rondônia participou, na quinta-feira (22), de uma reunião tripartite com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o objetivo de avaliar os resultados do projeto de cooperação internacional voltado ao aprimoramento da infraestrutura hospitalar no estado.
Durante o encontro, o Unops apresentou os principais avanços alcançados desde a assinatura do projeto, em 2021. A cooperação envolveu desde o planejamento técnico até a execução de obras hospitalares, além de ações voltadas ao fortalecimento institucional da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Entre as entregas estratégicas discutidas, destacaram-se a conclusão da nova ala do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e do Hospital Regional de Guajará-Mirim (HRGM), consideradas obras de grande relevância para o atendimento em saúde na região.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto de cooperação internacional teve papel fundamental no fortalecimento da saúde pública estadual. “Através da parceria, o governo do estado finalizou as obras de forma ágil e eficiente”, salientou.
O representante do Unops no Brasil, Fernando Barbieri, destacou o pioneirismo de Rondônia na adoção do modelo de cooperação. “O governo de Rondônia abraçou a cooperação internacional quando a instituição começou a fazer obras no Brasil, e ficamos muito felizes em ter o estado como o primeiro parceiro para a execução de projetos de infraestrutura, ainda mais com a execução de dois hospitais que hoje beneficiam milhares de pessoas em toda a Região Norte do país”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou o interesse da gestão em manter e ampliar as parcerias internacionais. “Essa parceria rendeu frutos muito importantes para o estado, e queremos continuar trabalhando junto ao Unops e com a ABC para fortalecer ainda mais a saúde em Rondônia”, disse.
Desenvolvimento sustentável e cooperação
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão vinculado ao governo federal, atua na coordenação da cooperação internacional e no alinhamento entre os parceiros, monitorando a execução de projetos como o desenvolvido em Rondônia com o apoio do Unops.
A Agência é responsável por articular iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável e geram ganhos concretos para o país em áreas estratégicas, como saúde e governança pública.











































