Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do autocuidado corporal e, principalmente, da saúde mental, a campanha Janeiro Branco chama atenção para os primeiros sinais de estresse e esgotamento emocional. Em Rondônia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta a população a reconhecer esses sinais e a buscar ajuda profissional.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a campanha representa um convite à reflexão e ao cuidado consigo mesmo. “O governo do estado tem trabalhado para fortalecer políticas públicas que assegurem mais dignidade e bem-estar ao cidadão”, destacou.
De acordo com a psicóloga do Serviço de Atendimento Multidisciplinar Domiciliar (Samd), Golda Paiva, muitas pessoas têm dificuldade em reconhecer os próprios sinais de esgotamento emocional. “Buscar ajuda se tornou um ato de vulnerabilidade. Hoje em dia, muitos preferem se medicar do que falar sobre o que estão sentindo”, alertou.
Apesar do aumento das campanhas de conscientização, a procura por atendimento especializado ainda costuma ser a última opção, especialmente entre os homens. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, a saúde mental precisa ser tratada sem preconceitos. “Ela é parte essencial da vida e precisa ser tratada com a mesma seriedade que damos às doenças físicas. Uma sociedade saudável é aquela que valoriza o equilíbrio emocional de seus cidadãos”, afirmou.
Como identificar e ajudar em casos de sofrimento emocional
A psicóloga Golda Paiva explica que pessoas próximas geralmente são as primeiras a perceber mudanças de comportamento. Abandonar hobbies, reduzir o convívio social, trabalhar em excesso, não praticar atividades físicas, manter uma alimentação inadequada e deixar de reservar momentos de lazer são sinais que podem indicar esgotamento emocional.
Para ajudar alguém em sofrimento emocional, a orientação é praticar a escuta ativa, oferecer apoio sem julgamentos, estimular hábitos saudáveis e sugerir a busca por acompanhamento profissional. Apoiar essa decisão é um gesto de cuidado e empatia.
Hábitos saudáveis para a saúde mental
Entre as principais recomendações estão a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada, acompanhamento psicológico, sono regulado, momentos de pausa e descanso, além da limitação do uso excessivo de telas e redes sociais.
Onde buscar ajuda em Rondônia
A população pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. A partir do atendimento inicial, os pacientes são encaminhados para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), conforme o quadro clínico. Nessas unidades, é possível realizar acompanhamento especializado, participar de oficinas terapêuticas e receber medicamentos, de forma totalmente gratuita.








































