O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (2) uma versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa. O documento passa a incluir informações sobre saúde mental, prevenção de violência, cuidados paliativos e seguridade social.
O material está disponível em versão digital no site do ministério e, ainda este ano, será incluído no aplicativo Meu SUS Digital. Uma versão física da caderneta também será distribuída em todo o país.
Em nota, a pasta informou que o documento foi reestruturado para se tornar mais acessível, acolhedor e robusto, funcionando como elo entre a pessoa idosa, seus familiares e as equipes de saúde. Segundo o ministério, a atualização leva em consideração a diversidade e realidade social dos mais de 32 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais.
Entre as novidades está o Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional, que permite avaliar a fragilidade e necessidades específicas de cada pessoa. O documento também traz fontes maiores, ilustrações e QR codes que direcionam a conteúdos complementares de educação em saúde.
A Caderneta da Pessoa Idosa organiza registros de consultas, vacinas, medicamentos e resultados de exames. Também disponibiliza informações sobre direitos da pessoa idosa, alimentação saudável, serviços e contatos úteis.








































