O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (29) a conclusão da formação de 109 mil profissionais da 2ª turma do Mais Saúde com Agente, programa que qualifica Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Eles já atuam em 5,2 mil municípios nas 27 unidades federativas.
Segundo a pasta, o Mais Saúde com Agente fortalece a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde ao oferecer capacitação técnica e atendimento mais próximo das comunidades. A estrutura do programa é considerada a maior formação técnica da área no país, com mais de 1,2 mil horas e duração média de dez meses.
Do total de formados, 81 mil são agentes comunitários, responsáveis pelo atendimento direto às famílias nas comunidades, e 28 mil são agentes de combate às endemias, que atuam na prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya. Eles visitam residências e terrenos para localizar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Mais de 12 mil tutores, preceptores e assistentes participaram da estrutura formativa. O itinerário teve formato semipresencial e incluiu novas disciplinas relacionadas à equidade e ao combate às desigualdades sociais, com foco no acolhimento da população em diferentes territórios.
O Mais Saúde com Agente é conduzido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e as Escolas de Saúde do SUS.











































