Nos dias 24 e 25 de outubro, Urupá sediou mais uma Coleta Itinerante, realizada pelo governo de Rondônia por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). A ação, realizada em uma instituição religiosa do município, contou com a participação de dezenas de voluntários que contribuíram para salvar vidas em todo o estado. Ao todo, 147 pessoas se apresentaram para doar sangue, resultando em 133 bolsas coletadas e 2 novos cadastros de medula óssea (HLA).
A iniciativa faz parte do programa Fhemeron em Movimento, que leva a solidariedade a diferentes municípios, ampliando o alcance das coletas e fortalecendo o estoque de hemocomponentes utilizados nas unidades hospitalares.
Para o governador Marcos Rocha, ações como esta fortalecem a saúde pública e promovem a valorização da vida. “Cada gota de sangue coletada representa um ato de amor ao próximo e reforça o espírito solidário da população”, afirmou.
A presidente da Fhemeron, Gabriele Gaspar, ressaltou o engajamento da comunidade: “Cada bolsa de sangue representa esperança para várias famílias. Ver a participação da população de Urupá mostra que o trabalho de conscientização está alcançando o objetivo de transformar solidariedade em atitude.”
Abastecimento de sangue
A Fhemeron mantém hemocentros em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena, além de 26 agências transfusionais em hospitais do estado. As coletas itinerantes garantem o abastecimento de sangue em regiões distantes e ampliam as oportunidades para novos doadores.
Próxima coleta
A próxima ação está marcada para 1º de novembro, no distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré, com expectativa de grande participação popular.
Como doar
Para participar, é necessário estar saudável, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Os interessados podem procurar o hemocentro mais próximo ou acompanhar o calendário de coletas itinerantes nas redes sociais oficiais da Fhemeron.






































