O governo de Rondônia assegurou o encaminhamento do bebê Mathias André, de Ariquemes, diagnosticado com cardiopatia congênita complexa, para cirurgia no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. O suporte é realizado pelo programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
A mãe, Helen Kassia Pires de Souza, de 23 anos, está na 34ª semana de gestação. Até a 31ª semana, o pré-natal seguia normal, mas um ecocardiograma fetal revelou alterações cardíacas graves, classificadas como cardiopatia canal-dependente. A condição exige que o parto ocorra em um centro terciário com equipe de cirurgia cardíaca neonatal e suporte hemodinâmico especializado.
Helen e o marido, Kevin Daniel, foram acolhidos em uma casa de apoio vinculada ao hospital, onde recebem acompanhamento diário. O parto está marcado para o dia 7 de outubro, com internação da gestante um dia antes. Logo após o nascimento, Mathias passará por exames complementares e deverá ser submetido à cirurgia cardíaca neonatal.
O governador Marcos Rocha destacou a importância do programa: “O governo do estado tem trabalhado para que as famílias possam ter esperança de dias melhores. Neste caso, Mathias, ainda na barriga da mãe, tem grandes chances de ter uma vida normal”.
A coordenadora do TFD, médica Celma Calixto, ressaltou que o programa tem mudado histórias. “Mais uma vez, o TFD proporciona esperança a uma família, oportunizando tratamento em centros de referência”, afirmou.
Para o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, a atuação do TFD representa acesso à saúde de qualidade. “Nosso compromisso é garantir que as famílias tenham atendimento adequado, com resultados positivos”, disse.
A família de Ariquemes aguarda agora, com fé e esperança, a chegada de Mathias e o procedimento que poderá garantir sua qualidade de vida.