O novo boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra uma tendência de queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em grande parte do país. A diminuição se observa principalmente nos casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR) e à Influenza A. Os casos graves de covid-19 também continuam em baixa.
No entanto, o estudo alerta para o aumento de casos de SRAG em crianças pequenas associados ao VSR nos estados do Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte. O Rio Grande do Sul também registrou uma retomada de crescimento. A pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGRipe, reforça que, apesar da queda nacional, o número de casos em crianças e idosos ainda é alto.
Capitais em Alerta e Prevenção
Nesta atualização, apenas duas capitais estão em estado de alerta para SRAG nas últimas duas semanas: Campo Grande (MS) e Vitória (ES). A prevalência entre os casos positivos nas últimas quatro semanas epidemiológicas foi de 47,7% de vírus sincicial respiratório, 31% de rinovírus, 17,4% de Influenza A e 4% de Sars-CoV-2 (covid-19).
Para prevenir a propagação e o agravamento das doenças, a Fiocruz recomenda que todas as pessoas estejam com a vacinação em dia contra a covid-19 e a influenza, pois é a principal forma de proteção contra casos graves.