A maior obra da história do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) está próxima de ser concluída e objetiva transformar o atendimento em saúde pública no estado. A unidade se prepara para a inauguração de novos leitos e uma moderna estrutura de trabalho, que representa um marco para a saúde rondoniense.
Com 99% da execução finalizada, a expansão contempla a adição de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais 5 leitos de enfermaria clínica, ambos voltados à infectologia. Também fazem parte da ampliação um almoxarifado amplo, um novo auditório, uma moderna Central de Material Esterilizado (CME), com 175 m² de área construída, além de um prédio administrativo de dois andares.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos em saúde são essenciais para o bem-estar da população. “A ampliação do Cemetron é um passo significativo para melhorar a eficiência do atendimento e proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores, garantindo serviços de saúde eficientes e acessíveis a todos os cidadãos”, ressaltou.
A assistente social Francisca Moreira, servidora na unidade desde 1990, relembra quando o acesso à unidade era precário, sem ônibus ou vias asfaltadas. “E de pouquinho, nós fomos crescendo, evoluindo, e hoje só agradeço por tudo que estamos vivendo. Nossa unidade está bonita e confortável”, contou.
Rosa Maria das Neves Alves, há 25 anos atuando na instituição, expressou a realização de um sonho ao ver a estrutura renovada. “Quando eu chego de manhã e vejo essa obra, quase nem acredito que é realidade. Estamos muito felizes, nós gostamos de trabalhar aqui e cuidar dos nossos pacientes. Eu faço o que amo, que é trabalhar com o público.”
REFORMA E AMPLIAÇÃO
Nos últimos anos, a unidade já passou por reformas em enfermarias, corredores e setores administrativos, mudanças que já impactaram positivamente a rotina dos profissionais. As obras de reforma e ampliação são coordenadas pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
A diretora da unidade, Caroline Kohara, explicou que a expansão permitirá o acolhimento de pacientes vindos de regiões mais distantes da Capital. “Teremos mais leitos e conseguiremos atender mais pessoas com doenças infectocontagiosas, a exemplo de tuberculose, HIV, entre outras”, afirma.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, o momento é de comemoração, com expectativa de melhorias significativas nas condições de trabalho e atendimento. “Além dos nossos profissionais capacitados, os pacientes terão mais conforto no atendimento médico”, destacou.
REFERÊNCIA EM DOENÇAS TROPICAIS
Fundado em 15 de junho de 1989, o Cemetron, localizado na Avenida Guaporé, nº 215, Bairro Lagoa, em Porto Velho, é referência no atendimento a doenças infectocontagiosas e tropicais, oferecendo serviços tanto ambulatoriais quanto de internação.
Serviços oferecidos pela unidade:
✅ Consulta ambulatorial
✅ Consulta de emergência
✅ Internação
✅ Apoio a diagnóstico
✅ Dispensação de medicamentos
Doenças tratadas na unidade:
✅ Tuberculose
✅ Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV)
✅ Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)
✅ Blastomicoses
✅ Leishmaniose
✅ Malária
✅ Leptospirose
✅ Acidente com animais peçonhentos
✅ Dengue
✅ Covid-19