SEXTA-FEIRA, 19/09/2025

L

Saúde

Quase 10 milhões de exames para diagnóstico de glaucoma são feitos pelo SUS entre 2019 e 2024, mas acesso varia entre regiões

Número de exames saltou de 1.377.397 em 2019 para 2.251.284 em 2024

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Quase 10 milhões de exames para diagnóstico de glaucoma são feitos pelo SUS entre 2019 e 2024, mas acesso varia entre regiões
Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil

De 2019 a 2024, quase 10 milhões de exames específicos para o diagnóstico de glaucoma foram realizados via Sistema Único de Saúde (SUS). O número de exames saltou de 1.377.397 em 2019 para 2.251.284 em 2024, representando um crescimento de 63%. Apesar do aumento, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta que a expansão não ocorreu de forma homogênea.

Dados apresentados pela entidade mostram que o Sudeste lidera, com um aumento de 116% na realização de exames, enquanto o Nordeste registra o menor crescimento: 24%.

“Essa diferença no ritmo de crescimento entre as regiões reforça a necessidade de estratégias para garantir que todos os brasileiros, independentemente do lugar onde moram, tenham igualdade de acesso à detecção precoce do glaucoma”, avaliou o CBO em nota.

O levantamento, realizado a partir da base de dados oficial do SUS, mostra que, em volume total de exames acumulados entre 2019 e 2024, três estados se destacam com os maiores números absolutos. São Paulo lidera com um total de 2.689.770 exames realizados. Em seguida estão Rio Grande do Sul, com um volume considerável de 1.822.862 exames; e Pernambuco, com 1.155.862 exames de glaucoma realizados.

Já os estados com os menores volumes totais no mesmo período incluem Amapá, com apenas 45 exames registrados de 2019 a 2024; Acre, com um total de 4.072; e Rondônia, com 12.595 exames registrados no banco de dados do SUS no mesmo período.

“Mesmo considerando fatores como menor população, infraestrutura de saúde menos extensa ou particularidades regionais no acesso aos serviços, o apanhado também evidencia as diferenças na distribuição e no acesso aos serviços de diagnóstico de glaucoma dentro do território nacional”, destacou o CBO.

Analisando as variações percentuais entre 2019 e 2024 e considerando evidências de subnotificação em estados do Norte, o melhor desempenho, segundo a entidade, foi observado no Rio de Janeiro, onde houve crescimento de 160%. São Paulo também se destacou, com um salto de 124%, seguido pelo Distrito Federal, com alta de 119% na comparação entre o início e o fim da série histórica.

Em um confronto de produtividade por regiões, o Nordeste mostra o pior desempenho, com quatro dos seus nove estados apresentando regressão entre 2019 e 2024. Com exceção de Pernambuco (alta de 70%), a variação na produção ambulatorial nos demais estados no mesmo período foi inferior a 9%. O Sudeste, por sua vez, mais que dobrou a produção de exames específicos para glaucoma nos últimos anos, com crescimentos expressivos em todos os seus estados.

“A dificuldade de acesso a consultas com especialistas, especialmente em regiões mais remotas ou com menor infraestrutura de saúde, também contribui para o diagnóstico tardio. Essa demora não apenas prejudica a qualidade de vida do paciente, mas também pode gerar custos mais elevados para o sistema de saúde a longo prazo”, avaliou o CBO.

Apesar dos entraves, a entidade reforça que o paciente com suspeita ou diagnóstico de glaucoma possui direitos dentro do SUS, incluindo acesso a medicamentos utilizados no tratamento da doença, bem como a procedimentos cirúrgicos quando necessários.

“A instituição da Política de Combate à Cegueira causada pelo glaucoma, que garante tratamento gratuito da doença, e a criação do Programa de Atenção ao Paciente Portador de Glaucoma são esforços voltados ao cuidado e o acompanhamento desses pacientes.”

“No entanto, a efetividade desses direitos está intrinsecamente ligada à facilidade com que o paciente consegue acessar os serviços de diagnóstico em tempo hábil, aumentando a necessidade de medidas que ampliem e descentralizem a oferta de cuidados oftalmológicos”, concluiu o CBO.

Campanha

Ao longo de todo o mês de maio, o CBO e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) promovem uma nova edição da campanha de conscientização e mobilização sobre a doença. A proposta é fortalecer políticas públicas e engajar pacientes no tratamento. No próximo sábado (24), está prevista uma maratona online de informações, a partir das 9h, transmitida pelo site oficial da campanha.

Durante a transmissão, especialistas esclarecerão as dúvidas mais comuns dos pacientes, além de combater informações falsas que circulam sobre a doença. Os profissionais ainda abordarão temas para o entendimento e o enfrentamento do glaucoma – entre os tópicos em destaque estão o uso da inteligência artificial na reabilitação visual, os perigos da automedicação e os direitos do paciente com glaucoma no SUS.

Já na próxima quarta-feira (28), a campanha 24 Horas pelo Glaucoma levará o debate à Comissão de Saúde, no Congresso Nacional. A ação contará com um estande de atendimento acessível ao público que circular pelo local entre os dias 27 e 28 de maio, com a oportunidade de rastreamento da doença por meio de exames de retinografia.

Entenda

O glaucoma é uma doença que afeta os olhos e pode causar perda de visão de forma gradual – muitas vezes sem ser notado. Isso acontece quando a pressão dentro do olho aumenta e começa a danificar o nervo óptico, responsável por levar as imagens que vemos até o cérebro.

O mais preocupante, de acordo com o CBO, é que o glaucoma geralmente não apresenta sinais no início. Por esse motivo, muitas pessoas só percebem o problema quando a visão já está comprometida. “Infelizmente, o que foi perdido não pode ser recuperado”, alertou a entidade.

Com exames oftalmológicos regulares, o glaucoma pode ser identificado ainda cedo e tratado adequadamente. O diagnóstico precoce é considerado fundamental para controlar a doença e preservar a visão.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

SUS 35 anos: a maior conquista social do Brasil, diz ministro

SUS 35 anos: a maior conquista social do Brasil, diz ministro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, celebrou os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando-o como o maior sistema público do mundo. Ele ressaltou as conquistas do sistema, como a universalização da saúde, mas também reconheceu o histórico desafio do tempo de espera por atendimentos especializados.
L
SUS completa 35 anos e atende 76% da população brasileira

SUS completa 35 anos e atende 76% da população brasileira

O Sistema Único de Saúde (SUS) celebra seu 35º aniversário nesta sexta-feira. O sistema, considerado o maior do mundo, é o responsável por 2,8 bilhões de atendimentos anuais e tem um corpo de 3,5 milhões de profissionais de saúde.
L
Decisão do STF sobre planos de saúde gera críticas

Decisão do STF sobre planos de saúde gera críticas

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) afirmou que a decisão do STF que validou a cobertura de tratamentos fora do rol da ANS, mas estabeleceu novos critérios, vai prejudicar os usuários.
L
Porto Velho entrega seis novas voadeiras para reforçar atendimentos no baixo Madeira

Porto Velho entrega seis novas voadeiras para reforçar atendimentos no baixo Madeira

Investimento de R$ 825,5 mil garante transporte para equipes de saúde e apoio às comunidades ribeirinhas da região
L

Protocolos de Vigilância Sanitária de Rondônia serão fortalecidos em encontro nacional com a Anvisa em São Paulo

Oficina de Lições Aprendidas do Projeto IntegraVisa reúne gestores de todo o Brasil para alinhar protocolos de Vigilância Sanitária e aprimorar a proteção à saúde.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governo de Rondônia realiza ações estratégicas em diversas áreas entre 15 e 19 de setembro

Governo de Rondônia realiza ações estratégicas em diversas áreas entre 15 e 19 de setembro

Obras de infraestrutura, regularização fundiária, saúde, assistência social e agricultura destacam avanços do governo de Rondônia na melhoria da qualidade de vida.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L

Em Cima da Hora: Entrevista com Khrystma Siberth

Nesta edição do programa Em Cima da Hora, vamos receber Khrystma Siberth, a brasileira que conquistou, de forma inédita, o título de Miss Progress International 2025. O concurso, realizado no sul da Itália, valoriza não apenas a beleza, mas também projetos sociais em Saúde, Direitos Humanos e Meio Ambiente.
L
PEC da blindagem pode favorecer a corrupção em emendas

PEC da blindagem pode favorecer a corrupção em emendas

Especialistas e organizações de combate à corrupção, como o MCCE, alertam que a PEC da blindagem fragiliza a transparência e pode criar um “ralo” de dinheiro público. A proposta prevê que ações criminais contra parlamentares dependam de autorização do Congresso, o que pode inviabilizar investigações.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L

POLÍTICA

Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifestou preocupação com a PEC da Blindagem, que, segundo eles, enfraquece a democracia e o combate à impunidade, ao dificultar a abertura de ações criminais contra parlamentares.
L
Projeto de lei do senador Bagattoli combate embargos gerais do Ibama na Amazônia

Projeto de lei do senador Bagattoli combate embargos gerais do Ibama na Amazônia

Proposta determina que embargo se limite à área da infração ambiental e prevê prazo de defesa para produtores rurais.
L
Camilo Santana pede que a população cobre a PEC da blindagem

Camilo Santana pede que a população cobre a PEC da blindagem

O ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu que a sociedade exerça pressão sobre a Câmara dos Deputados em relação à aprovação da PEC da blindagem. A proposta restringe investigações contra parlamentares, e Santana argumentou que os congressistas, assim como qualquer cidadão, devem responder por seus atos.
L
Decisão de Barroso valida regra da aposentadoria por invalidez

Decisão de Barroso valida regra da aposentadoria por invalidez

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, votou para validar uma regra da Reforma da Previdência que reduziu o cálculo das aposentadorias por invalidez. A decisão, que terá repercussão geral, impacta todos os processos semelhantes na Justiça.
L
Dia Mundial do Doador de Medula: Alero reforça importância da solidariedade

Dia Mundial do Doador de Medula: Alero reforça importância da solidariedade

Assembleia intensifica campanhas e apoia famílias na luta por transplantes
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é preso após tentar furtar calabresa de supermercado em Porto Velho

Jovem é preso após tentar furtar calabresa de supermercado em Porto Velho

O suspeito, de 20 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança do supermercado IG no bairro Tiradentes enquanto tentava sair da loja com os produtos sem pagar.
12
FICCO deflagra Operação Cerberus contra facção em Porto Velho

FICCO deflagra Operação Cerberus contra facção em Porto Velho

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia deflagrou a Operação Cerberus para desarticular uma organização criminosa que atua em Porto Velho. A ação resultou no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.
10
Polícia Civil deflagra 3ª fase da operação “Fecha Boca” em RO

Polícia Civil deflagra 3ª fase da operação “Fecha Boca” em RO

A Polícia Civil de Rondônia, em ação conjunta com a Polícia Militar, deflagrou a 3ª fase da Operação “Fecha Boca”, visando combater o tráfico de drogas e desarticular facções criminosas em municípios do interior do estado.
14
Polícia Civil de Rondônia prende dupla envolvida em chacina no Mato Grosso

Polícia Civil de Rondônia prende dupla envolvida em chacina no Mato Grosso

A Polícia Civil de Rondônia, em ação conjunta com a Polícia Civil do Mato Grosso, prendeu um pai e um filho acusados de uma chacina que vitimou quatro pessoas da mesma família em Colniza, há cinco anos.
12
Polícia Civil deflagra operação Regula Fraus em Ariquemes

Polícia Civil deflagra operação Regula Fraus em Ariquemes

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou nesta quinta-feira a Operação Regula Fraus, que cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. A ação visa combater um grupo criminoso familiar especializado em fraudes imobiliárias.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Creci Rondônia doa mais de 70 kg de alimentos para o Aconchego da Vó Maria

Creci Rondônia doa mais de 70 kg de alimentos para o Aconchego da Vó Maria

A doação de alimentos, arrecadada durante o evento Atualize+, beneficiará a instituição que há mais de duas décadas acolhe e cuida de crianças em situação de vulnerabilidade em Rondônia.
L
Conab abre cadastramento para aquisição de alimentos destinados à Cúpula dos Povos em Belém

Conab abre cadastramento para aquisição de alimentos destinados à Cúpula dos Povos em Belém

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) permite que associações e cooperativas da agricultura familiar participem do fornecimento de alimentos para o evento
L
MPRO inicia 2º Concurso de Júri Simulado em Ji-Paraná

MPRO inicia 2º Concurso de Júri Simulado em Ji-Paraná

Concurso “Valdecir Ramos de Souza” permite a acadêmicos de Direito vivenciar julgamentos reais e desenvolver habilidades jurídicas práticas
L

Vídeo: Quadrilha é flagrada agindo em furtos de veículos na capital

Um grupo criminoso especializado em furtos de veículos foi flagrado em ação na região central de Porto Velho, desta vez registrado por câmeras de segurança.
14
BPTAR prende dono de conveniência de fachada e apreende drogas no Aponiã

BPTAR prende dono de conveniência de fachada e apreende drogas no Aponiã

A equipe policial recebeu denúncias que o local era usado de fachada, e funcionada como boca de fumo.
12
Agenda News: Fim de semana com rock e feijoada no Grego Original Pub

Agenda News: Fim de semana com rock e feijoada no Grego Original Pub

Happy Friday e Feijuka com Rock agitam Porto Velho com música ao vivo, promoções especiais e ambiente para toda a família.
L
Oficina promove saúde e bem-estar para idosos em Porto Velho

Oficina promove saúde e bem-estar para idosos em Porto Velho

Mais de 70 participantes vão integrar atividade gratuita com dança e circuito funcional no Quintal do Madeira.
L
Lula conversa com líderes da Espanha e do Catar sobre acordos

Lula conversa com líderes da Espanha e do Catar sobre acordos

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, teve conversas telefônicas com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, e com o emir do Catar, Xeique Tamim Bin Hamad Al Thani, para debater acordos diplomáticos, além da paz no Oriente Médio.
L
Marina Silva é destaque em lista de sustentabilidade da Forbes

Marina Silva é destaque em lista de sustentabilidade da Forbes

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi a única brasileira a ser incluída no ranking de Líderes de Sustentabilidade 2025, da revista Forbes. A lista reconhece líderes globais que atuam no combate à crise climática, como ativistas e cientistas.
L
União Brasil exige que filiados em cargos federais saiam do governo

União Brasil exige que filiados em cargos federais saiam do governo

O partido União Brasil deu um prazo de 24 horas para que seus membros que ocupam funções comissionadas no governo federal peçam exoneração. A medida reforça o afastamento da legenda da base de apoio de Luiz Inácio Lula da Silva.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.