SÁBADO, 23/08/2025
Publicidade
Publicidade

L

Saúde

Rondônia reduz casos de malária em 47% e realiza segundo dia de capacitação sobre uso da tafenoquina

Capacitação para implementação da tafenoquina e uso do teste de G6PD no tratamento da Malária Vivax chega em Machadinho.

Por Aurimar Lima / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Rondônia reduz casos de malária em 47% e realiza segundo dia de capacitação sobre uso da tafenoquina - News Rondônia
Foto - Cristian Alves

O estado de Rondônia registrou uma redução de 47% nos casos de malária no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados, apresentados pela Coordenação Estadual da malária da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), foram divulgados no Malariômetro, ferramenta de monitoramento da Agência Estadual. Foram 1.474 casos notificados entre janeiro e abril de 2025, contra 2.786 no ano anterior. A tendência de queda já havia sido observada também na comparação anual, com uma redução de 34% entre 2023 e 2024.

Além disso, Rondônia realizou 24.449 exames para diagnóstico de malária, incluindo 2.700 em gestantes, com 16 casos positivos para Plasmodium vivax. Nos municípios onde o protocolo da tafenoquina já foi implantado, o teste da enzima G6PD tem sido aplicado de forma intensiva. Em Porto Velho, por exemplo, foram realizados 760 testes, resultando em 430 tratamentos com tafenoquina, e em Candeias do Jamari, 133 testes com 98 tratamentos iniciados.

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, afirmou que o avanço nas ações de combate à malária é reflexo direto do compromisso do governo de Rondônia, que tem garantido vigilância ativa, diagnóstico oportuno e a adoção de estratégias terapêuticas inovadoras. “A introdução da tafenoquina — que permite concluir o tratamento da malária vivax em apenas três dias — representa um marco importante, ao reduzir significativamente o tempo em relação ao regime tradicional de sete dias com primaquina”, afirmou.

CAPACITAÇÃO

Após o primeiro dia da capacitação para implementação da tafenoquina e uso do teste de G6PD no tratamento da Malária Vivax em Itapuã do Oeste, a equipe da Agevisa/RO seguiu para Machadinho d’Oeste, que sediou na terça-feira (20), o segundo dia da capacitação estadual, reunindo cerca de 130 profissionais da saúde no auditório da Associação Comercial e Empresarial do município. Participaram médicos, enfermeiros, bioquímicos, agentes comunitários de saúde e demais profissionais da rede municipal. Também estiveram presentes representantes dos municípios de Cujubim e Vale do Anari, que integram esta fase de expansão do novo protocolo de tratamento da malária.

O coordenador estadual da malária da Agevisa/RO, Valdir França Soares, reforçou que a capacitação é reflexo do empenho técnico da Agência, em articulação com o Ministério da Saúde, para garantir o uso responsável e eficaz da nova ferramenta terapêutica. “Estamos atuando desde 2024 para ampliar o acesso ao tratamento com tafenoquina. Esta ação representa nosso compromisso com a eliminação da malária em Rondônia, especialmente nas áreas com maior incidência da doença”, afirmou.

Rondônia reduz casos de malária em 47% e realiza segundo dia de capacitação sobre uso da tafenoquina - News Rondônia
Técnicos do Ministério da Saúde ministraram aulas praticas | Foto – Cristian Alves

A médica do Cepem, Mariana Vasconcelos, conduziu uma palestra técnica por videoconferência destacando que a tafenoquina é uma medicação com eficácia comprovada em estudos conduzidos nos últimos três anos em Porto Velho e Manaus. A aplicação do medicamento só é indicada após a realização do teste de G6PD, que possui resultado rápido e é considerado essencial para a segurança do paciente.

A efetividade do novo tratamento está condicionada à aplicação prévia do teste de G6PD, que identifica pacientes com deficiência da enzima, impedidos de utilizar a tafenoquina devido ao risco de hemólise. O técnico da Agevisa, Willis Almeida Damasceno, explicou que o Ministério da Saúde fornece ao estado o biossensor, as fitas para o teste e o próprio medicamento, enquanto a equipe da Agevisa realiza a distribuição para as unidades notificantes de malária nos municípios.

OFICINA G6PD

Durante as oficinas práticas, a técnica da Agevisa/RO, Tarjana Bezerra Pinto, integrante da Coordenação Estadual da Malária, prestou apoio direto aos participantes, auxiliando no manuseio do equipamento G6PD e orientando os profissionais quanto ao fluxo adequado de testagem e tratamento, em colaboração com a equipe técnica do Ministério da Saúde (MS).

Rondônia reduz casos de malária em 47% e realiza segundo dia de capacitação sobre uso da tafenoquina - News Rondônia
O medicamento e o biosensor são distribuidos pela Agevisa aos municipios | Foto – Cristian Alves

As ações de capacitação continuam nesta quarta-feira (21), no município de Ariquemes, com participação de profissionais de Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Cacaulândia, Buritis e Rio Crespo.

A capacitação estadual conta com apoio do Ministério da Saúde, representado por Daniela Pires (SVSA) e Ana Liane (SETICS), e com a presença de autoridades locais como o secretário adjunto de saúde, Lourival José Pereira, e o coordenador de Endemias, Jorge Rosa. Também participou do evento Pedro Magalhães, gerente da Gerência Técnica em Saúde Ambiental (GTVAM) da Agevisa.

Estiveram ainda presentes Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACE) e as apoiadoras municipais do projeto da Fiotec/Fiocruz/MS, dos municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari, que atuam diretamente na mobilização e fortalecimento da rede de atenção local.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Medicamentos para emagrecer são negados no SUS

Medicamentos para emagrecer são negados no SUS

A Conitec, comissão ligada ao Ministério da Saúde, recomendou que as chamadas “canetas emagrecedoras” não sejam incluídas no Sistema Único de Saúde.
L
Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Unidade oferece hemodiálise, acompanhamento multiprofissional e assistência gratuita a moradores de nove municípios da região.
L
Casos de síndrome respiratória grave diminuem no país

Casos de síndrome respiratória grave diminuem no país

Amazonas é o único estado com aumento de registros em crianças pequenas
L
Médicos do trabalho lançam guia para prevenir adoecimento

Médicos do trabalho lançam guia para prevenir adoecimento

Documento digital com orientações sobre cuidados no ambiente laboral foi distribuído para empresas, sindicatos e órgãos públicos.
L
USF Pedacinho de Chão retoma atendimentos em novo endereço temporário em Porto Velho

USF Pedacinho de Chão retoma atendimentos em novo endereço temporário em Porto Velho

Unidade provisória mantém serviços de atenção primária enquanto sede original passa por reforma
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Com apoio do deputado Cássio Gois, curso de Libras forma mais de 150 pessoas em Espigão do Oeste

Com apoio do deputado Cássio Gois, curso de Libras forma mais de 150 pessoas em Espigão do Oeste

A ação, promovida pela Escola do Legislativo de Rondônia, com apoio do deputado Cássio Gois e de vereadores, reforça a importância da comunicação acessível para todos.
L

Marcos Rocha e Luana Rocha entregam EPIs a catadores em Pimenta Bueno pelo projeto Rondônia Recicla

Ação da Seas já distribuiu 106 kits de proteção em Rondônia e prevê entrega de 2 mil até 2025, com investimento de R$ 775 mil
L

Estrada dos Periquitos volta a ser iluminada após pedido do vereador Márcio Pacele

Reposição da iluminação pública realizada pela EMDUR devolve segurança e tranquilidade aos moradores da região
L

Momento Agro | Entrevista Cleucione Alves de Souza

Você já fez a sua declaração do ITR? No nosso programa, Dione Berto entrevista Cleucione Alves de Souza, especialista em gestão tributária, que vai explicar prazos, documentos e cuidados essenciais para não cair na malha fina. Fique ligado e não perca essa oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Imposto Territorial Rural!
L

IV Encontro do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia debateu o tema: “A resposta somos nós”

Entre as temáticas abordadas, também se discutiu o que levar como proposta para a COP 30.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Sofia Andrade fiscaliza acúmulo de lixo na Av. Chiquilito Erse e cobra providências da Prefeitura

Sofia Andrade fiscaliza acúmulo de lixo na Av. Chiquilito Erse e cobra providências da Prefeitura

Vereadora recebeu denúncias de moradores sobre descarte irregular e falta de coleta de resíduos no trecho próximo ao Parque Natural.
L
Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Senador destinou três máquinas à Prefeitura e mais de R$ 800 mil para manutenção de UBS e compra de equipamentos de saúde.
L
Jair Bolsonaro pede a revogação da prisão domiciliar ao STF

Jair Bolsonaro pede a revogação da prisão domiciliar ao STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro negou que ele pretenda fugir do país e solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que revogue a prisão domiciliar imposta.
L
Aprovado PL da Adultização que aumenta a responsabilidade das big techs

Aprovado PL da Adultização que aumenta a responsabilidade das big techs

O secretário de Políticas Digitais da Presidência, João Brant, celebrou a aprovação do PL da Adultização na Câmara, destacando o avanço na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Projeto prioriza crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente com capotamento deixa mãe e filha feridas no centro

Acidente com capotamento deixa mãe e filha feridas no centro

Colisão entre Jeep e HB20 no cruzamento das ruas Joaquim Nabuco e Dom Pedro II resultou em ferimentos leves nas vítimas.
12
Exame de perícia leva à prisão de marido acusado de feminicídio em RO

Exame de perícia leva à prisão de marido acusado de feminicídio em RO

O trabalho conjunto da Polícia Científica e de um médico legista foi crucial para prender o principal suspeito de ter assassinado Rosineide Saraiva Lourenço, de 33 anos, em Santa Luzia D’Oeste, em Rondônia.
12
Homem é preso em RO por matar esposa e ocultar corpo em lago

Homem é preso em RO por matar esposa e ocultar corpo em lago

A Polícia Civil de Candeias do Jamari, Rondônia, prendeu um homem que confessou ter assassinado a esposa, Ana Cleia Vieira, de 29 anos, e jogado o corpo no lago da residência do casal.
14
Grave acidente de moto deixa adolescente com fraturas em Rolim de Moura

Grave acidente de moto deixa adolescente com fraturas em Rolim de Moura

Uma colisão entre uma motocicleta e um carro deixou uma jovem de 17 anos gravemente ferida no bairro Industrial, em Rolim de Moura.
16
Segundo acidente do dia deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Segundo acidente do dia deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Uma colisão entre uma motoneta e um carro deixou uma pessoa ferida no centro de Rolim de Moura. O acidente é o segundo do tipo registrado na cidade neste sábado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Agente Mirim aborda sentimentos e trânsito em penúltima aula na Escola Luiz Soares de Cássia

Projeto Agente Mirim aborda sentimentos e trânsito em penúltima aula na Escola Luiz Soares de Cássia

Atividade mobilizou alunos do 5º ano em Porto Velho sobre emoções e cidadania no trânsito, integrando bem-estar e segurança viária.
L
Mutirão de novas ligações de água beneficia mais de 200 famílias em Ji-Paraná

Mutirão de novas ligações de água beneficia mais de 200 famílias em Ji-Paraná

Em 21 dias, Caerd realizou 270 novas ligações domiciliares no município, atendendo 1.080 pessoas e zerando a fila de solicitações pendentes.
L
Grave acidente na BR-222 causa a morte de cinco jovens no Pará

Grave acidente na BR-222 causa a morte de cinco jovens no Pará

Uma colisão entre um carro de passeio e uma carreta resultou na morte de cinco jovens na BR-222. O acidente ocorreu entre as cidades de Rondon do Pará e Dom Eliseu.
18
Advogada de 21 anos morre durante exame com contraste em Santa Catarina

Advogada de 21 anos morre durante exame com contraste em Santa Catarina

A jovem Letícia Paul veio a óbito no Hospital Regional de Rio do Sul durante uma tomografia. A família da advogada, que sofria de infecção urinária e pedra nos rins, suspeita de uma reação alérgica ao contraste.
18
Jovem de 18 anos é encontrada morta em Alta Floresta D’Oeste

Jovem de 18 anos é encontrada morta em Alta Floresta D’Oeste

A jovem Kauany Almeida Braga, de 18 anos, foi encontrada sem vida dentro de sua casa em Alta Floresta D’Oeste. A Polícia Civil investiga a causa da morte, embora as circunstâncias sugiram causas naturais.
18
Menina abusada pelo tio-avô produz provas e leva caso à Justiça, em Vilhena

Menina abusada pelo tio-avô produz provas e leva caso à Justiça, em Vilhena

Uma criança de 9 anos revelou na escola que vinha sendo abusada pelo tio-avô, um idoso de aparência respeitável. A mãe, para comprovar o crime, instalou câmeras que filmaram as agressões, e agora o caso tramita na Justiça de Vilhena.
16
Jovem indígena é preso no Mato Grosso por assassinar e decapitar idoso

Jovem indígena é preso no Mato Grosso por assassinar e decapitar idoso

Um indígena de 23 anos foi detido em flagrante pela Polícia Civil de Rondonópolis, Mato Grosso. Ele é suspeito de ter matado e decapitado um homem de sua etnia, de 51 anos, em uma aldeia.
12

Sabor de Rondônia: Galinha Picante e artesanato regional brilham no 9º Salão do Turismo

Prato típico e peças artesanais destacam a identidade cultural e gastronômica rondoniense em São Paulo
L
Assaltantes de banco que foram presos em Vilhena cometeram o crime para pagar dívidas com agiotas

Assaltantes de banco que foram presos em Vilhena cometeram o crime para pagar dívidas com agiotas

A Polícia Civil de Mato Grosso revelou que o grupo de assaltantes de banco, presos em Vilhena, cometeu o crime para quitar dívidas. O assalto resultou no roubo de cerca de R$ 500 mil.
14
Homem é preso em flagrante furtando fios de cobre da prefeitura em Vilhena

Homem é preso em flagrante furtando fios de cobre da prefeitura em Vilhena

Um homem de 34 anos foi detido após uma denúncia e confessou ter furtado cerca de 15 kg de fios de cobre do almoxarifado da prefeitura de Vilhena, onde foi pego queimando o material para vender.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.