SÁBADO, 23/08/2025
Publicidade
Publicidade

L

Saúde

Gripe aviária leva à suspensão de exportações, mas governo descarta impacto significativo no preço do frango

Até o momento, exportações estão suspensas para 17 mercados

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Gripe aviária leva à suspensão de exportações, mas governo descarta impacto significativo no preço do frango
Lula Marques/ Agência Brasil/ARQUIVO

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19) que os focos detectados de gripe aviária no Rio Grande do Sul não trarão impacto significativo no preço da carne de frango, apesar da suspensão de vendas para mais de uma dezena de países.

“Acredito muito mais em pequenas variações, pode ter um excesso de oferta, [por] 10 e 15 dias, e aí vai direcionando para outro lugar, retomando para algum país que flexibilizará seu protocolo. Portanto, eu acredito muito mais na estabilidade”, disse em entrevista coletiva para atualizar informações sobre o caso.

Maior exportador de carne de frango do mundo, o Brasil vendeu 5,2 milhões de toneladas do produto, em diferentes formatos, para 151 países, auferindo receitas de US$ 9,9 bilhões, segundo dados de 2024 apurados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Mais de 35,3% de toda a carne de frango produzida no Brasil é destinada ao mercado externo.

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul concentram 78% dessas exportações. Os principais destinos internacionais dos produtos da cadeia brasileira do frango são China, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Filipinas, União Europeia, México, Iraque e Coreia do Sul, com mais de 60% dos volumes embarcados.

“A experiência adquirida, no caso da [doença] Newscasttle, no ano passado, os preços não abaixaram tanto. Segundo, não vai ficar tão grande a restrição, porque é possível que, durante o período dos 28 dias, e a gente está confiante de que vai conseguir segurar dentro do raio [do foco], do caso específico, há a volta gradativa à normalidade. E outro fator que dará estabilidade de preços, que imagino, é que 70% da produção já fica no mercado interno. Então, estamos falando de 30%, se fechasse para todo mundo”, explicou Fávaro.

Mais cedo, em outra entrevista, Fávaro havia dito que é preciso aguardar um ciclo de 28 dias sem novos casos confirmados para que o país faça uma autodeclaração à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e consiga reverter as suspensões.

Não há prazo para que organismo internacional responda à autodeclaração, quando ela for feita, mas a expectativa é que os países levantem as barreiras de forma gradativa.

Até o momento, o país investiga ainda sete casos. Ao menos três deles já foram descartados, em atualizações antecipadas pelo próprio Ministério da Agricultura. Tratam-se de suspeitas no Mato Grosso, no Sergipe e no Ceará.

Seguem em análise laboratorial suspeitas no Tocantins, em Santa Catarina e uma outra o Rio Grande do Sul. Os dois únicos focos confirmados estão em uma granja comercial de Montenegro e em um zoológico de Sapucaia do Sul, ambos municípios gaúchos localizados na região metropolitana de Porto Alegre.

Os dados constam no painel de monitoramento de síndromes respiratórias e nervosas em aves, gerido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e foram atualizados às 19h desta segunda.

Exportações afetadas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou o número de mercados que estão com exportações suspensas para o frango brasileiro oriundo de qualquer parte do território nacional. Sete deles comunicaram a suspensão diretamente ao governo: México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina. Outros 10 tiveram, por força dos acordos sanitários bilaterais, a interrupção automática dos embarques: China, União Europeia (27 países), África do Sul, Rússia, Republica Dominicana, Bolívia, Peru, Marrocos, Paquistão e Sri Lanka.

Já para outros mercados, a suspensão das exportações, também por força de acordos bilaterais, devem abranger apenas o estado do Rio Grande do Sul ou o município de Montenegro. São eles: Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein, Japão, Singapura, Reino Unido, Cuba, Filipinas, Jordânia, Hong Kog, Argélia, Timor Leste, Índia, Lesoto, Paraguai, Suriname, Vanatu e Vietnã.

No caso dos Estados Unidos, o maior importador de ovos do Brasil, o comércio desse produto mantida em todo o território nacional, mas as vendas de material genético foi suspensa temporariamente.

“A grande maioria dos protocolos dos países que a gente tem, prevê o raio [de restrição local]. E não tem nenhum SIF [certificado] de produção comercial em um raio 10 quilômetros, então o impacto é zero”, afirmou Marcel Moreira, secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta.

Sistema eficiente

Carlos Fávaro ressaltou que o Brasil possui um dos melhores sistemas de defesa agropecuária do planeta, e lembrou o fato de ter levado cerca de 19 anos para o vírus, que circula no mundo desde 2006, ter aparecido em planteis comerciais do país. Desde maio de 2023, mais de 2 mil investigações de casos de gripe aviária foram feitas de forma recorrente.

“Era inevitável que um dia iria acontecer. O sistema é robusto também graças à transparência e à força do sistema nos bloqueios. Isso vai ser mais uma contraprova da robustez do sistema brasileiro. Não é desejo, não é sonho, não é vontade, é saber como o sistema funciona”, afirmou.

Para o secretário de Defesa Agropecuária da pasta, Carlos Goulart, o país está preparado para responder de forma adequada o foco.

“O Brasil é o único país do mundo que disponibilizado painel, em tempo real, com duas atualizações ao dia. Assim que o laboratório dá o diagnóstico, ele coloca no site. Isso é o nível de transparência que a gente teve que adotar por ser o líder global de produção e exportação de aves e ovos. Foi uma maneira de responder a essa incredulidade que algumas autoridades sanitárias tinham de a gente produzir sem influenza”, afirmou.

Segundo ele, das 538 propriedades rurais da região de Montenegro, mais da metade (310) já foi visitada, incluindo todas em um raio de três quilômetros (km) do foco, além da instalação de barreiras de controle de circulação. Cerca de 17 mil aves foram mortas pela doença ou sacrificadas nas granjas.

O número de ovos destruídos foi de 70 mil. Um dos aviários já foi esterilizado e desinfectado, e outro está com o trabalho em andamento. A pasta também está mapeando todos os 30 milhões ovos férteis que saíram dessa propriedade em direção a outras regiões, dos últimos 28 dias a contar da data da detecção. Eles também estão em processo de destruição.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Medicamentos para emagrecer são negados no SUS

Medicamentos para emagrecer são negados no SUS

A Conitec, comissão ligada ao Ministério da Saúde, recomendou que as chamadas “canetas emagrecedoras” não sejam incluídas no Sistema Único de Saúde.
L
Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Centro de Diálise de Ariquemes garante mais de 2 mil atendimentos mensais a pacientes renais crônicos

Unidade oferece hemodiálise, acompanhamento multiprofissional e assistência gratuita a moradores de nove municípios da região.
L
Casos de síndrome respiratória grave diminuem no país

Casos de síndrome respiratória grave diminuem no país

Amazonas é o único estado com aumento de registros em crianças pequenas
L
Médicos do trabalho lançam guia para prevenir adoecimento

Médicos do trabalho lançam guia para prevenir adoecimento

Documento digital com orientações sobre cuidados no ambiente laboral foi distribuído para empresas, sindicatos e órgãos públicos.
L
USF Pedacinho de Chão retoma atendimentos em novo endereço temporário em Porto Velho

USF Pedacinho de Chão retoma atendimentos em novo endereço temporário em Porto Velho

Unidade provisória mantém serviços de atenção primária enquanto sede original passa por reforma
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Com apoio do deputado Cássio Gois, curso de Libras forma mais de 150 pessoas em Espigão do Oeste

Com apoio do deputado Cássio Gois, curso de Libras forma mais de 150 pessoas em Espigão do Oeste

A ação, promovida pela Escola do Legislativo de Rondônia, com apoio do deputado Cássio Gois e de vereadores, reforça a importância da comunicação acessível para todos.
L

Marcos Rocha e Luana Rocha entregam EPIs a catadores em Pimenta Bueno pelo projeto Rondônia Recicla

Ação da Seas já distribuiu 106 kits de proteção em Rondônia e prevê entrega de 2 mil até 2025, com investimento de R$ 775 mil
L

Estrada dos Periquitos volta a ser iluminada após pedido do vereador Márcio Pacele

Reposição da iluminação pública realizada pela EMDUR devolve segurança e tranquilidade aos moradores da região
L

Momento Agro | Entrevista Cleucione Alves de Souza

Você já fez a sua declaração do ITR? No nosso programa, Dione Berto entrevista Cleucione Alves de Souza, especialista em gestão tributária, que vai explicar prazos, documentos e cuidados essenciais para não cair na malha fina. Fique ligado e não perca essa oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Imposto Territorial Rural!
L

IV Encontro do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia debateu o tema: “A resposta somos nós”

Entre as temáticas abordadas, também se discutiu o que levar como proposta para a COP 30.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Sofia Andrade fiscaliza acúmulo de lixo na Av. Chiquilito Erse e cobra providências da Prefeitura

Sofia Andrade fiscaliza acúmulo de lixo na Av. Chiquilito Erse e cobra providências da Prefeitura

Vereadora recebeu denúncias de moradores sobre descarte irregular e falta de coleta de resíduos no trecho próximo ao Parque Natural.
L
Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Senador destinou três máquinas à Prefeitura e mais de R$ 800 mil para manutenção de UBS e compra de equipamentos de saúde.
L
Jair Bolsonaro pede a revogação da prisão domiciliar ao STF

Jair Bolsonaro pede a revogação da prisão domiciliar ao STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro negou que ele pretenda fugir do país e solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que revogue a prisão domiciliar imposta.
L
Aprovado PL da Adultização que aumenta a responsabilidade das big techs

Aprovado PL da Adultização que aumenta a responsabilidade das big techs

O secretário de Políticas Digitais da Presidência, João Brant, celebrou a aprovação do PL da Adultização na Câmara, destacando o avanço na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Projeto prioriza crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente com capotamento deixa mãe e filha feridas no centro

Acidente com capotamento deixa mãe e filha feridas no centro

Colisão entre Jeep e HB20 no cruzamento das ruas Joaquim Nabuco e Dom Pedro II resultou em ferimentos leves nas vítimas.
12
Exame de perícia leva à prisão de marido acusado de feminicídio em RO

Exame de perícia leva à prisão de marido acusado de feminicídio em RO

O trabalho conjunto da Polícia Científica e de um médico legista foi crucial para prender o principal suspeito de ter assassinado Rosineide Saraiva Lourenço, de 33 anos, em Santa Luzia D’Oeste, em Rondônia.
12
Homem é preso em RO por matar esposa e ocultar corpo em lago

Homem é preso em RO por matar esposa e ocultar corpo em lago

A Polícia Civil de Candeias do Jamari, Rondônia, prendeu um homem que confessou ter assassinado a esposa, Ana Cleia Vieira, de 29 anos, e jogado o corpo no lago da residência do casal.
14
Grave acidente de moto deixa adolescente com fraturas em Rolim de Moura

Grave acidente de moto deixa adolescente com fraturas em Rolim de Moura

Uma colisão entre uma motocicleta e um carro deixou uma jovem de 17 anos gravemente ferida no bairro Industrial, em Rolim de Moura.
16
Segundo acidente do dia deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Segundo acidente do dia deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Uma colisão entre uma motoneta e um carro deixou uma pessoa ferida no centro de Rolim de Moura. O acidente é o segundo do tipo registrado na cidade neste sábado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Agente Mirim aborda sentimentos e trânsito em penúltima aula na Escola Luiz Soares de Cássia

Projeto Agente Mirim aborda sentimentos e trânsito em penúltima aula na Escola Luiz Soares de Cássia

Atividade mobilizou alunos do 5º ano em Porto Velho sobre emoções e cidadania no trânsito, integrando bem-estar e segurança viária.
L
Mutirão de novas ligações de água beneficia mais de 200 famílias em Ji-Paraná

Mutirão de novas ligações de água beneficia mais de 200 famílias em Ji-Paraná

Em 21 dias, Caerd realizou 270 novas ligações domiciliares no município, atendendo 1.080 pessoas e zerando a fila de solicitações pendentes.
L
Grave acidente na BR-222 causa a morte de cinco jovens no Pará

Grave acidente na BR-222 causa a morte de cinco jovens no Pará

Uma colisão entre um carro de passeio e uma carreta resultou na morte de cinco jovens na BR-222. O acidente ocorreu entre as cidades de Rondon do Pará e Dom Eliseu.
18
Advogada de 21 anos morre durante exame com contraste em Santa Catarina

Advogada de 21 anos morre durante exame com contraste em Santa Catarina

A jovem Letícia Paul veio a óbito no Hospital Regional de Rio do Sul durante uma tomografia. A família da advogada, que sofria de infecção urinária e pedra nos rins, suspeita de uma reação alérgica ao contraste.
18
Jovem de 18 anos é encontrada morta em Alta Floresta D’Oeste

Jovem de 18 anos é encontrada morta em Alta Floresta D’Oeste

A jovem Kauany Almeida Braga, de 18 anos, foi encontrada sem vida dentro de sua casa em Alta Floresta D’Oeste. A Polícia Civil investiga a causa da morte, embora as circunstâncias sugiram causas naturais.
18
Menina abusada pelo tio-avô produz provas e leva caso à Justiça, em Vilhena

Menina abusada pelo tio-avô produz provas e leva caso à Justiça, em Vilhena

Uma criança de 9 anos revelou na escola que vinha sendo abusada pelo tio-avô, um idoso de aparência respeitável. A mãe, para comprovar o crime, instalou câmeras que filmaram as agressões, e agora o caso tramita na Justiça de Vilhena.
16
Jovem indígena é preso no Mato Grosso por assassinar e decapitar idoso

Jovem indígena é preso no Mato Grosso por assassinar e decapitar idoso

Um indígena de 23 anos foi detido em flagrante pela Polícia Civil de Rondonópolis, Mato Grosso. Ele é suspeito de ter matado e decapitado um homem de sua etnia, de 51 anos, em uma aldeia.
12

Sabor de Rondônia: Galinha Picante e artesanato regional brilham no 9º Salão do Turismo

Prato típico e peças artesanais destacam a identidade cultural e gastronômica rondoniense em São Paulo
L
Assaltantes de banco que foram presos em Vilhena cometeram o crime para pagar dívidas com agiotas

Assaltantes de banco que foram presos em Vilhena cometeram o crime para pagar dívidas com agiotas

A Polícia Civil de Mato Grosso revelou que o grupo de assaltantes de banco, presos em Vilhena, cometeu o crime para quitar dívidas. O assalto resultou no roubo de cerca de R$ 500 mil.
14
Homem é preso em flagrante furtando fios de cobre da prefeitura em Vilhena

Homem é preso em flagrante furtando fios de cobre da prefeitura em Vilhena

Um homem de 34 anos foi detido após uma denúncia e confessou ter furtado cerca de 15 kg de fios de cobre do almoxarifado da prefeitura de Vilhena, onde foi pego queimando o material para vender.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.