TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Gripe aviária: tire suas dúvidas sobre doença que afeta aves

Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Gripe aviária: tire suas dúvidas sobre doença que afeta aves
Arquivo/Agência Brasil

O Brasil confirmou esta semana o primeiro caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, trata-se do primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial do país.

Em nota, a pasta destacou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne nem de ovos.

“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”.

Desde o anúncio do primeiro caso de IAAP no país, China, União Europeia e Argentina suspenderam as importações de carne de frango brasileira, inicialmente por um prazo de 60 dias. Apesar do foco ser regional, as restrições comerciais, no caso da China e do bloco europeu, abrangem todo o território nacional, por exigências previstas em acordos comerciais com o Brasil.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, desde 2006, casos de IAAP vêm sendo registrados em diversas partes do mundo, sobretudo na Ásia, na África e no norte da Europa.

Confira, a seguir, as principais perguntas e respostas sobre a infecção, conforme avaliação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O que é a influenza aviária?

A influenza aviária, comumente conhecida como gripe aviária, é uma doença causada por vírus influenza originários de aves. Esses vírus pertencem à família Orthomyxoviridae e incluem o A(H5N1). Eles afetam principalmente aves, mas também foram detectados em mamíferos, incluindo bovinos. A gripe aviária raramente afeta humanos, mas a orientação é que as pessoas se mantenham informadas e tomem as medidas preventivas recomendadas.

Como acontece a transmissão?

A forma mais comum de entrada do vírus em um território é por meio de aves selvagens migratórias. O principal fator de risco para a transmissão do vírus de aves para humanos é o contato direto ou indireto com animais infectados ou com ambientes e superfícies contaminados por fezes ou outros fluidos animais. Depenar, manusear carcaças de aves infectadas e preparar aves para consumo, especialmente em ambientes domésticos, também podem ser fatores de risco.

Quais são os sintomas em humanos?

Os sintomas variam de leves – com alguns pacientes até mesmo assintomáticos – a graves. As principais manifestações relatadas incluem febre, tosse, resfriado, conjuntivite, sintomas gastrointestinais e problemas respiratórios.

Qual é o tratamento para a gripe aviária?

Medicamentos antivirais são recomendados para pessoas com quadros graves ou em risco de desenvolver quadros graves devido a condições pré-existentes ou subjacentes, como no caso de idosos ou indivíduos com problemas de saúde crônicos. A orientação é que pessoas que apresentarem sintomas de gripe aviária entrem em contato com um profissional de saúde para receber o tratamento adequado.

Pessoas podem morrer de gripe aviária?

Os seres humanos não têm imunidade prévia à gripe aviária, portanto, o vírus pode causar quadros graves da doença. Entretanto, a OMS diz ser difícil generalizar a análise com base em dados históricos, já que o vírus tem evoluído. Desde 2003, cerca de 900 casos humanos de infecção por A(H5N1) foram relatados, com uma taxa de mortalidade superior a 50%.

Existe uma vacina para gripe aviária?

A OMS atualiza regularmente vacinas em potencial no intuito de se preparar para eventuais pandemias, o que ajuda a garantir que as doses possam ser produzidas rapidamente, se necessário. No caso do vírus H5N1 encontrado em vacas leiteiras, a entidade já tem vacinas em potencial prontas por meio de seu Sistema Global de Vigilância e Resposta à Influenza. Em relação a vacinas para humanos, a OMS tem acordos com 15 fabricantes de imunizantes para acessar cerca de 10% da produção em tempo real de uma futura dose contra a influenza em caso de pandemia. Essas vacinas, segundo a entidade, serão distribuídas aos países com base no risco e na necessidade para a saúde pública.

A vacina contra a gripe sazonal protege contra a gripe aviária?

As vacinas atuais contra a influenza sazonal ou gripe comum não protegem contra a infecção humana pelo vírus da gripe animal, incluindo os vírus H5N1.

Quem corre risco de contrair a gripe aviária?

De acordo com a Opas, sempre que houver qualquer tipo de exposição a animais infectados (como aves domésticas, aves selvagens ou mamíferos) ou a ambientes contaminados, onde circulam os vírus da gripe aviária, existe risco de infecção humana esporádica. Casos humanos de gripe aviária associada ao vírus A(H5N1), segundo a entidade, são isolados. Ao longo dos últimos anos, cerca de 70 infecções humanas foram relatadas na região das Américas, sendo 67 nos Estados Unidos (até abril de 2022), uma no Equador (janeiro de 2023), uma no Chile (março de 2023) e uma no Canadá (novembro de 2024), com uma morte associada à infecção nos Estados Unidos. A maioria dos casos está ligada ao contato com a criação de gado (40 casos, todos nos Estados Unidos) ou aves. A transmissão entre humanos não foi identificada em nenhum desses cenários.

É seguro consumir ovos e frango originários de áreas com surto em animais?

Carnes e ovos podem ser consumidos com segurança, desde que preparados adequadamente. O consumo de carne e ovos crus ou mal cozidos de áreas com surtos de gripe aviária é de alto risco e deve ser evitado. Da mesma forma, animais doentes ou que morreram inesperadamente não devem ser consumidos.

Como preparar carne e ovos com segurança?

A OMS recomenda seguir cinco orientações específicas:

mantenha o ambiente limpo;
separe alimentos crus dos cozidos;
longo tempo de cozimento;
manter alimentos em temperaturas seguras;
utilizar água e matérias-primas seguras.

É seguro beber leite de vacas infectadas?

Altas quantidades do vírus A(H5N1) foram encontradas no leite cru de rebanhos infectados. O consumo e manuseio do leite em meio à transmissão da doença está sendo investigado pela OMS. Produtos lácteos produzidos com leite seguindo rigorosos padrões de higiene devem ser considerados seguros para consumo. A OMS e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) recomendam fortemente o consumo de leite pasteurizado, já que a pasteurização é um sistema eficaz contra o vírus e outros patógenos. Estudos da Food and Drug Administration (FDA) sobre pasteurização também mostraram resultados promissores. A OMS alerta, entretanto, que algumas amostras comerciais de leite pasteurizado nos Estados Unidos continham fragmentos de vírus. Desde que o leite contenha apenas fragmentos de vírus e não o vírus vivo ou em sua forma infecciosa, ele é considerado seguro para consumo. Para trabalhadores da indústria leiteira, atividades que envolvem o manuseio do leite de rebanhos infectados, como ordenhar vacas ou limpar a sala de ordenha, podem aumentar a chance de infecção. Portanto, esses profissionais devem seguir medidas preventivas recomendadas.

E quanto ao queijo e outros laticínios?

Laticínios feitos com leite pasteurizado e que seguem rigorosos padrões de higiene são considerados seguros para consumo. No caso do queijo de leite cru, a sobrevivência do vírus durante a produção está sendo investigada. Como precaução, a produção de queijo de leite cru em áreas com surtos não é recomendada.

A carne bovina foi afetada? É seguro consumir carne de animais afetados?

Não foram relatados casos de detecção em rebanhos de gado de corte. A OMS recomenda o cozimento completo da carne para reduzir a exposição a patógenos.

O que tem sido recomendado para prevenir ou controlar surtos de gripe aviária em animais?

Os países precisam ter um plano de contingência completo e atualizado para surtos. Recomendações específicas para esses planos podem ser obtidas de organizações como a Food and Drug Administration (FAO) e a Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH). Equipes envolvidas na vigilância e na resposta à gripe animal devem ser treinadas para implementar esses planos em caso de emergência, além de receber recursos necessários para isso. Também é considerado fundamental que produtores de aves reforcem a biossegurança em suas instalações, evitando o contato entre aves domésticas e aves selvagens, inclusive por meio de água e ração. Ainda segundo a OMS, os produtores desempenham papel fundamental na detecção precoce da doença e precisam ser capazes de reconhecê-la e notificá-la às autoridades veterinárias, para que a gripe aviária possa ser descartada ou confirmada e medidas apropriadas sejam tomadas. A detecção precoce facilita uma resposta oportuna, ajudando assim a reduzir a propagação do vírus. Indivíduos ou famílias que criam aves para consumo pessoal também devem estar bem informados sobre como reconhecer uma ave infectada, quais medidas tomar e como se proteger adequadamente.

Gatos são afetados pela gripe aviária? Existe risco para humanos que criam gatos?

Os gatos são suscetíveis ao H5N1, incluindo os de estimação e também felinos selvagens, como tigres, leões e leopardos. Os fatores de risco para gatos incluem exposição a aves doentes ou mortas, o consumo de aves cruas infectadas ou a ingestão de leite cru. Gatos infectados podem desenvolver sintomas graves e morrer em razão da doença. Estudos sugerem que as pessoas podem transmitir o vírus da gripe sazonal aos gatos, mas o risco da transmissão, para humanos, através de gatos infectados é classificado como baixo. A OMS, entretanto, recomenda evitar o contato com animais doentes ou mortos e a prática de hábitos de higiene ao manusear animais de estimação.

Por que a vigilância animal e a detecção precoce de casos são importantes?

A vigilância adequada da presença de influenza aviária em animais, incluindo aves e mamíferos, fornece informações sobre quais subtipos de influenza estão em circulação. O processo também permite detectar a presença do vírus com caráter zoonótico mais acentuado, ou seja, possivelmente apresentando alterações genéticas que podem resultar em maior adaptabilidade à transmissão de humano para humano, o que é importante para a saúde pública. A detecção precoce torna possível ainda que os países implementem ações de resposta rápida para mitigar o risco de transmissão do vírus para humanos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Agência registra 145 suspeitas de eventos adversos no país e reforça que medicamentos só devem ser usados com prescrição e acompanhamento médico.
L
Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Dados apontam que idosos foram os mais afetados; vírus lidera mortes por síndromes respiratórias e cobertura vacinal segue abaixo do ideal.
L
SUS bate recorde com 14,7 milhões de cirurgias em 2025

SUS bate recorde com 14,7 milhões de cirurgias em 2025

Governo atribui resultado a políticas públicas e parcerias com estados e hospitais; número supera marca histórica registrada no ano anterior.
L
SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

Ministério da Saúde começa transição da insulina humana para glargina em quatro estados, beneficiando crianças, adolescentes e idosos com diabetes, com previsão de expansão nacional.
L
Mestrado rondoniense em vigilância em saúde recebe prêmio nacional do Ministério da Saúde

Mestrado rondoniense em vigilância em saúde recebe prêmio nacional do Ministério da Saúde

Programa desenvolvido pela Agevisa/RO conquista 3º lugar nacional em premiação voltada à formação em epidemiologia no SUS.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval em Porto Velho ocorre com tranquilidade e segurança reforçada em Rondônia, afirma Polícia Militar

Carnaval em Porto Velho ocorre com tranquilidade e segurança reforçada em Rondônia, afirma Polícia Militar

Apenas uma ocorrência relevante foi registrada na Capital; PM intensificou policiamento em todo o Estado durante o Carnaval 2026
L

Caso Juliana de Matos: estudantes pedem justiça em vídeo

Líderes de turma de Direito da FIMCA e da Metropolitana se manifestam com respeito e responsabilidade, pedem justiça pela morte de Juliana e defendem medidas de segurança, protocolos claros e ambulatório no campus.
L

Ponto & Contraponto: Luiz Carlos Freire e a música como arte a favor da vida

desenvolvimento humano e fortalecimento da cidadania, mostrando que a arte vai muito além do palco e da técnica, ela também salva, educa e transforma vidas.
L
Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Recursos do Novo PAC fortalecem infraestrutura, ampliam a produção de vacinas e buscam garantir autonomia do Brasil na fabricação de imunizantes e soros.
L

Caso Juliana de Matos: Polícia detalha investigação sobre morte da professora e escrivã em Porto Velho

Delegada Leisaloma Carvalho explicou o andamento do inquérito, descartou boatos sobre notas e relacionamento amoroso e afirmou que a principal linha aponta para crime motivado por frustração e não aceitação da rejeição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Pedro Fernandes celebra aprovação de lei que garante permanência de famílias no Soldado da Borracha

Deputado defende Programa Estadual de Regularização Transitória, assegurando segurança jurídica e continuidade das atividades produtivas na região.
L
Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Deputado Pedro Fernandes garante segurança jurídica para famílias do Assentamento Elcio Machado

Parlamentar articula regularização fundiária em Monte Negro e Buritis, protegendo produtores locais e garantindo posse definitiva da terra.
L
Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Ministro do STF solicita parecer do Comando Militar do Planalto sobre pedido feito por general condenado pela trama golpista e mantido sob custódia militar em Brasília.
L
Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Projeto aprovado por unanimidade busca ampliar visibilidade, inclusão e políticas públicas voltadas à comunicação como direito
L
Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Evento no Butantan marcou início da vacinação contra a dengue para profissionais do SUS.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

Uma mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por crime de receptação.
10
Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Na ocasião, o suspeito que foi preso em flagrante disse ter tido um relacionamento amoroso de três meses com Juliana, e decidiu cometer o crime após a vítima se distanciar e reatar o casamento com o ex-marido.
16
Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Durante coletiva a polícia detalhou andamento das investigações e descartou vínculo acadêmico ou relacionamento com o suspeito
L
Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Ocorrências quase simultâneas envolveram carro e moto em avenida urbana e colisão traseira na BR-364, sem registro de feridos graves.
14
Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Vítima tentou atravessar a rodovia fora da faixa de pedestres, foi atingida por um carro em alta velocidade e morreu ainda no local do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: V & R COMERCIO DE DERIVADOS DE PETROLEO LTDA

Licença Ambiental de Operação (L.A.O) Nº 159035
L

Requerimento da Outorga: Janilda Fiau Silva

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento de Renovação da Outorga da SED ENTRONCAMENTO:  ENERGISA RONDÔNIA – DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A.

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS DO POÇO TUBULAR PROFUNDO
L

Requerimento de Outorga: PAULO HENRIQUE DOS SANTOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Programa Move Brasil completa um mês com R$ 1,9 bilhão em créditos para caminhões

Iniciativa do MDIC oferece financiamento com juros baixos para autônomos, cooperativas e empresas de transporte em todo o país.
L
Cesta básica em janeiro: preços sobem na maioria das capitais brasileiras

Cesta básica em janeiro: preços sobem na maioria das capitais brasileiras

Pesquisa da Conab e DIEESE aponta aumento do custo da alimentação em 24 capitais e variações negativas em apenas três municípios.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.