SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Programa de Tratamento fora do domicílio contribui para recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é uma política pública que garante a pacientes de Rondônia o acesso aos procedimentos especializados em outros estados.

Por Camila Lima / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Foto - Arquivo pessoal

Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação e enfrentou quatro meses internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante esse período delicado, foi acometido por meningite, condição que deixou sequelas profundas: má formação das cócleas e uma surdez causada por neuropatia cerebral. Ainda assim, Arthur segue vencendo os desafios da vida com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), coordenado pela

Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), conforme a Portaria nº 55, de 24 de fevereiro de 1999.

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é uma política pública que garante a pacientes de Rondônia o acesso aos procedimentos especializados em outros estados, quando esgotadas as alternativas no seu estado de origem. Por meio deste programa, o Arthur tem realizado tratamento na Universidade de São Paulo (USP), onde tem alcançado o seu desenvolvimento auditivo e de fala.

Entre janeiro e março deste ano, o TFD registrou 693 solicitações de processos, com 677 deferimentos, o que corresponde a uma taxa de aprovação de 97,7%. Esse alto índice de resposta positiva reflete a eficiência e o comprometimento do governo de Rondônia com as necessidades da população. Durante esse período, foram emitidas 13.566 passagens (ida e volta), abrangendo transporte aéreo e terrestre: 8.255 passagens aéreas para pacientes, 7.824 passagens aéreas para acompanhantes, 312 passagens terrestres para pacientes e 175 terrestres para acompanhantes. O mês de fevereiro foi o que registrou o volume de passagens aéreas para pacientes, com 2.804 emissões, refletindo o aumento da demanda e a capacidade de resposta do programa.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, histórias como estas são, além de exemplos de superação, demonstrações de como o governo tem oportunizado avanços por meio de investimentos em saúde pública. “Nos sentimos honrados ao ver o estado proporcionar que uma família tenha não só seus direitos garantidos, mas também a oportunidade dessa criança conseguir conviver socialmente”, evidenciou.

Com apoio do TFD, Arthur avança na audição e emociona com a força de sua mãe, Laura Chíxaro

Mesmo com pouca idade, Arthur já foi submetido à cirurgia de implante coclear no ouvido esquerdo. Este procedimento favoreceu parte do desenvolvimento auditivo. Laura Chíxaro, mãe do Arthur, afirma que a expectativa é de que, com a futura cirurgia no lado direito, ele alcance até 93% da audição da voz humana, saindo de uma surdez profunda estimada em 107%. “Arthur é uma promessa. Eu acredito no potencial dele, me empenho e invisto muito no seu desenvolvimento. Eu sou estudante de enfermagem, trabalho como doula e sou apaixonada pela área da neonatologia por conta do amor ao meu filho.”

Laura, além disso, é mãe atípica, e comenta como o TFD oferece auxílio nos desafios de criar uma criança neurotípica e surda. “Nunca fomos desamparados pelo estado. Sempre que buscamos nosso direito, fomos acolhidos com dignidade, com suporte completo — do tratamento à hospedagem em outro estado”, afirma.

A médica Celma Calixto, coordenadora do TFD, ressalta o impacto do programa. “O TFD proporcionou esperança e oportunidade para essa família. Nosso objetivo é permitir que crianças como o Arthur cresçam e se desenvolvam em seu maior potencial, atingindo seus objetivos como cidadãos dentro de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destaca.

A próxima etapa do tratamento de Arthur será a realização de novos exames e consultas médicas, com o objetivo de agendar a cirurgia no ouvido direito, ainda no primeiro semestre deste ano.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressalta que, o Sistema Único de Saúde proporciona qualidade de vida aos pacientes que necessitam do programa, por meio da Sesau. “A gestão do estado tem acompanhado a história da família e de tantas outras, assistindo-as, além de investir na importância de políticas públicas efetivas no cuidado com a vida da população”, pontuou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Rondônia intensifica a vigilância contra a hanseníase, supera metas nacionais e lança webdocumentário inédito que resgata a história da doença e combate o estigma no estado.
L
Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

O Ministério da Saúde instituiu um grupo de trabalho para atualizar as normas e o custeio da assistência psicossocial pública, buscando adaptar o serviço às novas demandas do pós-pandemia.
L
Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

País registrou mais de 1,7 mil mortes pela doença em 2025 e especialistas alertam para a necessidade de manter a imunização em dia nos grupos prioritários.
L
Governo de Rondônia entrega reforma do Cemetron com implantação de UTI

Governo de Rondônia entrega reforma do Cemetron com implantação de UTI

Unidade de referência em doenças tropicais passa por ampliação estrutural e recebe 10 leitos de UTI
L
Prefeitura fortalece vigilância genômica para enfrentar doenças emergentes

Prefeitura fortalece vigilância genômica para enfrentar doenças emergentes

Parceria com a Fiocruz Rondônia moderniza o Laboratório Municipal de Saúde e amplia resposta a surtos até 2030
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Calendário segue o número final do cartão de benefício e os depósitos para quem recebe acima de um salário mínimo iniciam na próxima semana.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Inscrições para o Prouni 2026 começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Prouni 2026 começam nesta segunda-feira

O processo seletivo para o primeiro semestre oferece bolsas de estudo em instituições privadas e exige que os candidatos tenham participado das edições recentes do Enem.
L
Fifa apresenta marca oficial da Copa do Mundo Feminina 2027

Fifa apresenta marca oficial da Copa do Mundo Feminina 2027

A identidade visual do Mundial une referências à bandeira do Brasil e ao empoderamento feminino, com o slogan GO EPIC marcando o início da contagem regressiva no Rio.
L
Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 6

Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 6

O cronograma de pagamentos do programa atende beneficiários nesta segunda-feira com um valor médio de R$ 697,77 incluindo os adicionais para crianças, gestantes e nutrizes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Deputada estadual destacou diálogo com lideranças locais e conheceu projetos voltados à proteção de mulheres e à inclusão de crianças e adolescentes por meio do esporte.
L
Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Deputado promove pit stop de conscientização sobre saúde mental e reforça a importância do cuidado emocional, do diálogo e da prevenção junto à população.
L
Dra. Taissa reafirma compromisso com Vila Samuel: diálogo e escuta

Dra. Taissa reafirma compromisso com Vila Samuel: diálogo e escuta

Em visita ao distrito de Candeias do Jamari, deputada ouviu moradores e produtores rurais, reforçando a defesa por melhorias em infraestrutura, serviços básicos e fortalecimento da produção local.
L
Saúde pública: Cláudia de Jesus defende CDI em Cacoal

Saúde pública: Cláudia de Jesus defende CDI em Cacoal

Deputada estadual apresentou indicação ao Governo de Rondônia para implantação de um Centro de Diagnóstico de Imagem, ampliando exames do SUS e reduzindo filas no município.
L
Ieda Chaves: Corumbiara recebe R$ 2,4 milhões em investimentos

Ieda Chaves: Corumbiara recebe R$ 2,4 milhões em investimentos

Deputada estadual cumpriu agenda no município, acompanhou entrega de implementos agrícolas, dialogou com a comunidade e recebeu reconhecimento por ações no setor produtivo e no esporte.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

O MPRO requer indenização superior a R$ 1,9 bilhão por danos ambientais e morais causados por organização criminosa em Nova Mutum Paraná.
10
Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Gabriel S., de 19 anos, confessou ter matado Sidney, o “Canela”, em agosto de 2025; o jovem alegou legítima defesa por supostas ameaças da vítima.
14
Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

A suspeita, conhecida como “Mandraca”, foi flagrada com dezenas de papelotes de cocaína na rua T-15; ela alegou que vendia o entorpecente para pagar dívidas com uma facção criminosa.
12
Corpo com indícios de violência é encontrado em córrego no bairro Jotão

Corpo com indícios de violência é encontrado em córrego no bairro Jotão

O cadáver foi localizado no final da Rua Santos Dumont, em Ji-Paraná, em uma área de difícil acesso; a Polícia Civil investiga o caso como possível homicídio.
18
Polícia Militar impede tentativa de suicídio e apreende arma no bairro Urupá

Polícia Militar impede tentativa de suicídio e apreende arma no bairro Urupá

A intervenção rápida de uma guarnição em Ji-Paraná evitou que um homem disparasse contra a própria cabeça neste domingo; ele foi conduzido à delegacia por posse ilegal de arma.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RO-418 recebe melhorias em trecho entre Cacoal e Rondolândia para reforçar a segurança viária

RO-418 recebe melhorias em trecho entre Cacoal e Rondolândia para reforçar a segurança viária

DER-RO executa encascalhamento em 38 quilômetros da RO-418, melhorando a trafegabilidade especialmente no período chuvoso.
L
Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Sorteio define ambulantes credenciados para eventos que abrem o Carnaval 2026 em Porto Velho e será realizado nesta terça-feira (27), na Seinfra.
L
Governo de Rondônia institui Política de Segurança da Informação no Iperon

Governo de Rondônia institui Política de Segurança da Informação no Iperon

A nova política foi aprovada pelo Conselho do Iperon e estabelece diretrizes para proteção de dados e sistemas previdenciários.
L
Efetivação de direitos sociais melhora a qualidade de vida de famílias vulneráveis em Rondônia

Efetivação de direitos sociais melhora a qualidade de vida de famílias vulneráveis em Rondônia

Programas sociais do governo ampliaram atendimentos, fortaleceram a assistência social e impactaram positivamente famílias desde 2019.
L
Energisa realiza Ideathon para reduzir acidentes com rede elétrica

Energisa realiza Ideathon para reduzir acidentes com rede elétrica

Maratona online de ideias busca soluções inovadoras para aumentar a segurança da população e vai premiar os melhores projetos com R$ 10 mil.
L
Startup Day 2026: Sebrae RO mobiliza ecossistema de inovação no estado

Startup Day 2026: Sebrae RO mobiliza ecossistema de inovação no estado

Evento chega à 12ª edição com programação simultânea em todas as regionais de Rondônia e reforça a cultura empreendedora, a inovação e o fortalecimento das startups.
L
MPRO entrega mais de mil kits escolares à Prefeitura de Porto Velho

MPRO entrega mais de mil kits escolares à Prefeitura de Porto Velho

Materiais arrecadados na 6ª Corrida do MPRO serão destinados a escolas da região do Baixo Madeira, fortalecendo ações de educação e cidadania.
L
Contas externas do Brasil registram déficit de US$ 68,8 bilhões em 2025

Contas externas do Brasil registram déficit de US$ 68,8 bilhões em 2025

O resultado representa 3,02% do PIB nacional e foi financiado majoritariamente pelos investimentos diretos no país, que somaram US$ 77,7 bilhões no ano passado.
L
Pirelli lança terceira geração do Scorpion para SUVs

Pirelli lança terceira geração do Scorpion para SUVs

Projeto utiliza novos compostos, processos virtuais e foco em desempenho em diferentes condições
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.