DOMINGO, 13/04/2025

L

Saúde

Entidades médicas pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio

Elas defendem exame para todas as mulheres entre 40 e 74 anos

Por TÂMARA FREIRE – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Entidades médicas pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio
RODRIGO NUNES/MS

Entidades médicas apresentaram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um parecer defendendo a mamografia de rastreio para todas as mulheres entre 40 e 74 anos. O documento tenta mudar o critério a ser usado pela ANS para certificar planos de saúde em seu novo programa de valorização às boas práticas no tratamento do câncer.

Em dezembro do ano passado, a Agência lançou uma consulta pública para receber contribuições sobre o programa, e divulgou a cartilha preliminar com orientações e critérios para os planos de saúde que desejarem obter a certificação. Mas acabou sendo alvo de protestos.

Um dos principais critérios é a realização de rastreamento organizado, ou seja, a convocação das usuárias para realizarem exames regularmente, mesmo sem sintomas. No caso do câncer de mama, a cartilha seguiu o protocolo do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca): mamografias a cada dois anos para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

Mas para as entidades médicas, essa faixa etária exclui uma parcela importante da população. Após os protestos, a ANS concedeu um prazo de um mês para que as organizações apresentassem um parecer com evidências científicas, o que foi feito na semana passada.

Aumento de casos

Elaborado em conjunto pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Sociedade Brasileira de Mastologia e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, o parecer argumenta que em 2024, 22% das mulheres que morreram por câncer de mama no Brasil tinham menos de 50 anos, e 34% tinham mais de 70.

Os estudos reunidos no documento também apontam que houve crescimento de casos de câncer em mulheres mais jovens, e que esses tumores geralmente são mais agressivos e tem mais risco de metástase.

Para as entidades médicas, a mamografia deve incluir essas pessoas, porque o diagnóstico de câncer em pessoas assintomáticas, a partir de exames de imagem, demanda tratamentos que impactam menos a qualidade de vida da paciente, e tem menos risco de recidivas, metástases e mortalidade.

“No grupo do rastreamento, o tumor é detectado no estágio inicial e apresenta características biológicas menos agressivas, permitindo maior número de cirurgias conservadoras da mama. Essas pacientes também possuem menos indicação de quimioterapia, consequentemente com menores efeitos colaterais do tratamento” diz o parecer.

E as entidades complementam: “o diagnóstico precoce também é custo-efetivo e se associa a benefícios econômicos, porque reduz os custos do tratamento, ao evitar terapias caras para cânceres em estágios avançados”.

Efetividade

Mas de acordo com o diretor-geral do Inca, Roberto Gil, não há discussão sobre os benefícios do diagnóstico precoce, mas sim sobre a efetividade de aumentar a idade dos exames de rastreamento, que devem ser feitos por todas as mulheres, quando não há sintomas ou suspeita.

“Nossa questão não está baseada na incidência da doença abaixo dos 50 anos, mas nas fortes evidências de que o rastreamento abaixo de 50 anos não tem sensibilidade, aumentando o risco de sobrediagnóstico e de maior número de intervenções, sobrecarregando todo o sistema de Saúde”, afirmou Gil na quinta-feira (27).

Em entrevista anterior à Agência Brasil, Gil enfatizou: “A informação científica que temos hoje não é da opinião de um especialista, é da literatura médica, avaliada com o nível de evidência 1, meta-análise e estudo randomizado, que é o maior nível de evidência que se tem. Grande parte dos trabalhos não conseguiu mostrar nenhum aumento de sobrevida na faixa dos 40 aos 50 anos. Só houve aumento de sobrevida na faixa de 50 a 69 anos.”

De acordo com ele, isso se explica pela maior densidade da mama de mulheres mais jovens, o que aumenta as chances de um resultado falso positivo, que precisará ser descartado por exames adicionais, ou até por cirurgias desnecessárias.

Mas tanto o Inca quanto as entidades médicas defendem o rastreamento organizado, apontado como um dos principais responsáveis pela queda nos casos de câncer em alguns países desenvolvidos.

No Brasil, a cobertura da mamografia ainda é um desafio. A última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, mostrou que menos de 60% das mulheres de 50 a 69 anos tinham feito mamografia há menos de dois anos da data da entrevista.

Para Roberto Gil, esse é mais um argumento contra o aumento da faixa etária, porque a inclusão de mais pacientes pode dificultar o acesso das mulheres que já estão cobertas pelo protocolo: “Se eu estivesse fazendo um salto em altura, eu botei o meu sarrafo em 2 metros e não estou conseguindo pular. A minha próxima medida vai ser tentar melhorar e treinar muito para pular os 2 metros, ou elevar o sarrafo para 2,50?”

Mas as sociedades médicas temem que, se o protocolo do Inca for mantido como critério pelo programa de acreditação da ANS, os planos de saúde passem a negar exames de rotina em pacientes fora da faixa etária, ainda que eles estejam cobertos pelo rol obrigatório.

O parecer ressalta que o cenário do rastreamento é melhor na rede privada, onde “53% dos tumores são detectados pela mamografia, em pacientes assintomáticas, e 40,6% são diagnosticados no estágio I (menos agressivo)”, logo não há risco de prejuízo para as usuárias que já têm indicação, caso mais mulheres sejam incluídas.

A ANS informou que recebeu o documento no dia 26 de fevereiro. “Neste momento, a proposta do Manual de Certificação de Boas Práticas em Atenção Oncológica passa pela análise das mais de 60 mil contribuições recebidas durante a Consulta Pública 144, sem previsão de conclusão”, disse a ANS em nota.

A agência complementou que as análises vão embasar a proposta final de Certificação Oncológica, que será objeto de nova audiência pública.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 39 mil atendimentos são realizados por farmácia especializada no primeiro trimestre de 2025

Mais de 39 mil atendimentos são realizados por farmácia especializada no primeiro trimestre de 2025

Os medicamentos são fornecidos gratuitamente aos pacientes que se enquadram nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).
L
Fhemeron apresenta unidade móvel de coleta de sangue no interior de Rondônia

Fhemeron apresenta unidade móvel de coleta de sangue no interior de Rondônia

A Fundação destaca que Rondônia enfrenta uma demanda crescente por transfusões, e que a unidade móvel vai ampliar a capacidade de resposta do sistema de saúde.
L
Brasil inicia campanha de vacinação contra a gripe com meta de imunizar 90% do público-alvo

Brasil inicia campanha de vacinação contra a gripe com meta de imunizar 90% do público-alvo

Idosos, crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas e puérperas devem tomar
L
Governo Federal lança campanha de vacinação em escolas para imunizar 30 milhões de estudantes até 15 anos

Governo Federal lança campanha de vacinação em escolas para imunizar 30 milhões de estudantes até 15 anos

Ministros lançaram campanha nacional de vacinação nas escolas
L

NOTA OFICIAL: Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau)

A Sesau reforça seu compromisso com a saúde pública, pautando todas as suas ações nos princípios da legalidade, eficiência e transparência, sempre priorizando o bem-estar da população rondoniense.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Casos de amor e descontrole: churrasco voador, mordida e colisão no centro de Vilhena

Briga de casal digna de novela mexicana envolve grelha como arma, tentativa de atropelamento e final com carreta no caminho
10

Renault Kardian Evolution MT é mais que uma versão de entrada

Modelo atende quem valoriza o envolvimento com a condução e procura uma experiência direta ao volante
L

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Vem muita coisa boa por aí. Agora, é questão de andar a burocracia.
L

Feriado prolongado movimenta viagens com pets

Tutores precisam ficar atentos com a segurança veicular, o bem-estar animal e a prevenção de doenças
L

COM ESCOPETA: Bandido rouba moto de entregador de delivery na zona leste

Após o crime, o assaltante fugiu em alta velocidade com a moto da vítima, desaparecendo pelas ruas do bairro.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Márcio Pacele celebra, ao lado da população, evento que entregou mais de 1.000 títulos definitivos

O evento marcou um avanço significativo na regularização fundiária do município, promovendo dignidade, tranquilidade e novas oportunidades para quem há anos aguardava pelo tão sonhado documento.
L
Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Texto autoriza governo a adotar medidas contra tarifas comerciais
L

Deputado Cássio Gois promove curso de oratória “Comunicação de Alto Impacto” em Cacoal

Entre os aprendizados estão técnicas de persuasão, argumentação e desenvolvimento da presença em público.
L

Ieda Chaves mantém agenda de visitas e assegura recursos para Alta Floresta e Santa Luzia

Emendas parlamentares foram destinadas às áreas da agricultura, esportes e saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem pede socorro no IG após ser espancado a pauladas

Segundo a Polícia Militar, o segurança de uma empresa viu o homem todo ensanguentado e ligou para o 190.
10

ATUALIZADA: Jovem é esfaqueado durante briga em frente a residência na zona leste

Após o atendimento inicial, o jovem precisou ser transferido pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
12

Homem é atacado com tesourada durante briga com a esposa na zona Sul

De acordo com informações apuradas pelo site, o casal estava ingerindo bebida alcoólica quando iniciou uma discussão.
10

Equipe do Sgt. Machado prende condenado a 9 anos por roubo na zona Leste

Durante patrulhamento, a equipe avistou o suspeito e realizou a abordagem.
10

Bebê sofre morte cerebral após suspeita de intoxicação por drogas em Mato Grosso

Pais são detidos por suspeita de maus-tratos enquanto autoridades investigam o caso
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeiro dia do Páscoa no Parque supera expectativas e lota o Parque da Cidade

Abertura oficial aconteceu às 18 horas dando início à semana de festividades
L

Marketing político na era digital: o que realmente importa?

No episódio #0029 do podcast @debatepdc, Fernando Fontes fala sobre estratégia, autenticidade e os bastidores das campanhas eleitorais modernas
L

Segurança nas estradas: o que você precisa saber para proteger quem você ama

Entenda como medidas simples podem prolongar a vida útil dos pneus e proporcionar segurança em suas viagens
L

ZF atinge produção de 700 mil eixos no Brasil e fortalece liderança no mercado

Com crescimento acelerado, empresa amplia estrutura e consolida inovação no setor agrícola e de construção
L
Início da colheita do cacau em Buritis é celebrado por produtores familiares e pelo governo de RO

Início da colheita do cacau em Buritis é celebrado por produtores familiares e pelo governo de RO

O evento de lançamento do período inicial da colheita do cacau acontece a partir das 9h, na propriedade do agricultor Mauro Celso Tauffer, na linha um; quilômetro dois da gleba quatro em Buritis.
L

Bruno Senna conduz Lotus 97T para celebrar o tio Ayrton Senna

A volta do icônico modelo ao circuito de Estoril marca os 40 anos da primeira vitória do piloto brasileiro na Fórmula 1
L
Mais de 100 atletas participam de etapa do Meeting Paralímpico com apoio do Governo de RO em Porto Velho

Mais de 100 atletas participam de etapa do Meeting Paralímpico com apoio do Governo de RO em Porto Velho

Dos atletas participantes em Porto Velho, 71 competirão no atletismo, 11 na bocha e 20 na natação.
L

Evento Páscoa no Parque tem início nesta sexta-feira

Exclusivamente na abertura, acontece a distribuição gratuita de pipoca, algodão-doce, sorvete e refrigerante
L

A Bailarina e o poeta – Por Augusto Branco

Confira!
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.