QUINTA-FEIRA, 28/08/2025
Publicidade
Publicidade

L

Saúde

Entidades médicas pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio

Elas defendem exame para todas as mulheres entre 40 e 74 anos

Por TÂMARA FREIRE – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Entidades médicas pedem faixa etária maior para mamografia de rastreio
RODRIGO NUNES/MS

Entidades médicas apresentaram à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um parecer defendendo a mamografia de rastreio para todas as mulheres entre 40 e 74 anos. O documento tenta mudar o critério a ser usado pela ANS para certificar planos de saúde em seu novo programa de valorização às boas práticas no tratamento do câncer.

Em dezembro do ano passado, a Agência lançou uma consulta pública para receber contribuições sobre o programa, e divulgou a cartilha preliminar com orientações e critérios para os planos de saúde que desejarem obter a certificação. Mas acabou sendo alvo de protestos.

Um dos principais critérios é a realização de rastreamento organizado, ou seja, a convocação das usuárias para realizarem exames regularmente, mesmo sem sintomas. No caso do câncer de mama, a cartilha seguiu o protocolo do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca): mamografias a cada dois anos para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

Mas para as entidades médicas, essa faixa etária exclui uma parcela importante da população. Após os protestos, a ANS concedeu um prazo de um mês para que as organizações apresentassem um parecer com evidências científicas, o que foi feito na semana passada.

Aumento de casos

Elaborado em conjunto pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Sociedade Brasileira de Mastologia e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, o parecer argumenta que em 2024, 22% das mulheres que morreram por câncer de mama no Brasil tinham menos de 50 anos, e 34% tinham mais de 70.

Os estudos reunidos no documento também apontam que houve crescimento de casos de câncer em mulheres mais jovens, e que esses tumores geralmente são mais agressivos e tem mais risco de metástase.

Para as entidades médicas, a mamografia deve incluir essas pessoas, porque o diagnóstico de câncer em pessoas assintomáticas, a partir de exames de imagem, demanda tratamentos que impactam menos a qualidade de vida da paciente, e tem menos risco de recidivas, metástases e mortalidade.

“No grupo do rastreamento, o tumor é detectado no estágio inicial e apresenta características biológicas menos agressivas, permitindo maior número de cirurgias conservadoras da mama. Essas pacientes também possuem menos indicação de quimioterapia, consequentemente com menores efeitos colaterais do tratamento” diz o parecer.

E as entidades complementam: “o diagnóstico precoce também é custo-efetivo e se associa a benefícios econômicos, porque reduz os custos do tratamento, ao evitar terapias caras para cânceres em estágios avançados”.

Efetividade

Mas de acordo com o diretor-geral do Inca, Roberto Gil, não há discussão sobre os benefícios do diagnóstico precoce, mas sim sobre a efetividade de aumentar a idade dos exames de rastreamento, que devem ser feitos por todas as mulheres, quando não há sintomas ou suspeita.

“Nossa questão não está baseada na incidência da doença abaixo dos 50 anos, mas nas fortes evidências de que o rastreamento abaixo de 50 anos não tem sensibilidade, aumentando o risco de sobrediagnóstico e de maior número de intervenções, sobrecarregando todo o sistema de Saúde”, afirmou Gil na quinta-feira (27).

Em entrevista anterior à Agência Brasil, Gil enfatizou: “A informação científica que temos hoje não é da opinião de um especialista, é da literatura médica, avaliada com o nível de evidência 1, meta-análise e estudo randomizado, que é o maior nível de evidência que se tem. Grande parte dos trabalhos não conseguiu mostrar nenhum aumento de sobrevida na faixa dos 40 aos 50 anos. Só houve aumento de sobrevida na faixa de 50 a 69 anos.”

De acordo com ele, isso se explica pela maior densidade da mama de mulheres mais jovens, o que aumenta as chances de um resultado falso positivo, que precisará ser descartado por exames adicionais, ou até por cirurgias desnecessárias.

Mas tanto o Inca quanto as entidades médicas defendem o rastreamento organizado, apontado como um dos principais responsáveis pela queda nos casos de câncer em alguns países desenvolvidos.

No Brasil, a cobertura da mamografia ainda é um desafio. A última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, mostrou que menos de 60% das mulheres de 50 a 69 anos tinham feito mamografia há menos de dois anos da data da entrevista.

Para Roberto Gil, esse é mais um argumento contra o aumento da faixa etária, porque a inclusão de mais pacientes pode dificultar o acesso das mulheres que já estão cobertas pelo protocolo: “Se eu estivesse fazendo um salto em altura, eu botei o meu sarrafo em 2 metros e não estou conseguindo pular. A minha próxima medida vai ser tentar melhorar e treinar muito para pular os 2 metros, ou elevar o sarrafo para 2,50?”

Mas as sociedades médicas temem que, se o protocolo do Inca for mantido como critério pelo programa de acreditação da ANS, os planos de saúde passem a negar exames de rotina em pacientes fora da faixa etária, ainda que eles estejam cobertos pelo rol obrigatório.

O parecer ressalta que o cenário do rastreamento é melhor na rede privada, onde “53% dos tumores são detectados pela mamografia, em pacientes assintomáticas, e 40,6% são diagnosticados no estágio I (menos agressivo)”, logo não há risco de prejuízo para as usuárias que já têm indicação, caso mais mulheres sejam incluídas.

A ANS informou que recebeu o documento no dia 26 de fevereiro. “Neste momento, a proposta do Manual de Certificação de Boas Práticas em Atenção Oncológica passa pela análise das mais de 60 mil contribuições recebidas durante a Consulta Pública 144, sem previsão de conclusão”, disse a ANS em nota.

A agência complementou que as análises vão embasar a proposta final de Certificação Oncológica, que será objeto de nova audiência pública.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vacina contra herpes-zóster pode reduzir infarto e AVC

Vacina contra herpes-zóster pode reduzir infarto e AVC

Um estudo global sugere que a vacinação contra o herpes-zóster pode estar associada a uma queda de até 18% nos eventos cardiovasculares, como infarto e AVC, reforçando a importância da imunização para a saúde do coração.
L
Obra do novo Centro Obstétrico do Hospital de Base é concluída pelo governo de RO

Obra do novo Centro Obstétrico do Hospital de Base é concluída pelo governo de RO

Governo de Rondônia entrega o novo Centro Obstétrico do HBAP com salas cirúrgicas modernizadas e estrutura para gestantes de alto risco.
L
Inteligência artificial pode ser aliada no combate ao glaucoma

Inteligência artificial pode ser aliada no combate ao glaucoma

Pesquisa mostra o potencial da inteligência artificial no diagnóstico e controle do glaucoma, doença que afeta a visão e pode levar à cegueira.
L
Vacina contra o HPV avança no Brasil, mas precisa resgatar adolescentes

Vacina contra o HPV avança no Brasil, mas precisa resgatar adolescentes

Cobertura vacinal entre meninas de 9 a 14 anos superou a média mundial, porém, desafio é alcançar faixa etária dos 15 aos 19 anos.
L

Governo de RO investe R$ 1,6 milhão em materiais para manutenção de unidades hospitalares

O governador Marcos Rocha destacou que o investimento vai além das obras físicas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News | Dra. Maria Tereza – Cardiologista

No Agenda News, o coração será o foco. A Dra. Maria Tereza, cardiologista e ecocardiografista com 18 anos de experiência, vai compartilhar orientações sobre como identificar sinais de risco, a importância do check-up e o valor da consulta preventiva para evitar complicações.
L

O fim da “antena velha”: emissoras de Rondônia agora só no digital

Fim do sinal analógico em 20 cidades de Rondônia marca nova fase da TV digital, com mais qualidade de imagem e som para os telespectadores.
L

Giro News | Entrevista com o jornalista Carlos Caldeira

O Giro News desta quinta-feira, dia 28, recebe o jornalista Carlos Caldeira para uma conversa especial.
L

Gabriê vence “Melhor Artista Pop” no Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 | Voz feminina de Rondônia ganha destaque

Artista rondoniense recebeu duas indicações e reforça a representatividade das mulheres amazônidas no cenário musical regional
L

Comunidade News | Entrevista com Tiagão 9, presidente do Bairro Floresta

O Comunidade News desta quinta-feira, dia 28, às 15h, recebe Tiagão 9, presidente do Bairro Floresta.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

“Homem com dignidade não rasteja”, diz Lula sobre recusa em ligar para Trump

Declaração de Lula ocorre em meio à crise comercial entre Brasil e Estados Unidos após tarifaço de 50% imposto pelo governo Trump
L
Dra. Taíssa participa da 7ª Festa do Leite com Gabinete Itinerante

Dra. Taíssa participa da 7ª Festa do Leite com Gabinete Itinerante

Deputada estadual aproxima trabalho parlamentar da população, recebendo demandas e reforçando diálogo durante o evento em Rondônia
L
Dra. Taíssa propõe lei que garante folga remunerada a servidores doadores de medula óssea

Dra. Taíssa propõe lei que garante folga remunerada a servidores doadores de medula óssea

Projeto de lei prevê dispensa do ponto e folga remunerada para servidores estaduais que se cadastrarem ou doarem medula óssea, incentivando solidariedade
L
Dra. Taíssa solicita revitalização da RO-257 no acesso ao Ifro em Ariquemes

Dra. Taíssa solicita revitalização da RO-257 no acesso ao Ifro em Ariquemes

Deputada estadual destaca importância da via para segurança, educação e desenvolvimento regional e pede intervenção do DER
L

‘The Economist’ vê julgamento de Bolsonaro como lição de democracia para os EUA

Revista britânica destaca processo contra o ex-presidente, critica populismo e afirma que Brasil mostra maturidade política diante da crise democrática
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

R$ 52 bilhões, 2,5 mil postos, 350 alvos: os números da operação contra o PCC

R$ 52 bilhões, 2,5 mil postos, 350 alvos: os números da operação contra o PCC

A Operação Carbono Oculto, que investiga um esquema do Primeiro Comando da Capital, revela que a organização criminosa utilizou fundos de investimento e fintechs para lavar dinheiro, movimentando R$ 52 bilhões e fraudando mais de 2,5 mil postos de combustíveis em São Paulo.
10

Advogado é preso em Pernambuco acusado de enviar vídeo pornográfico para a filha

Polícia Civil investiga o caso como estupro de vulnerável; adolescente de 16 anos recebe acompanhamento da rede de proteção social
16
Postos usavam 90% de metanol em combustíveis, diz investigação

Postos usavam 90% de metanol em combustíveis, diz investigação

Uma megaoperação contra o PCC revelou que postos de gasolina adulteravam combustíveis com até 90% de metanol, substância tóxica e inflamável, em uma fraude que movimenta bilhões e impacta cerca de 30% dos estabelecimentos em São Paulo.
10
Vítima de agressão em elevador conta que recebeu novas ameaças em redes sociais

Vítima de agressão em elevador conta que recebeu novas ameaças em redes sociais

Juliana Soares, de 35 anos, espancada pelo ex-namorado em um elevador, contou ter sido ameaçada nas redes sociais de levar 121 socos. O agressor, Igor E., está preso e virou réu por tentativa de feminicídio.
12
Metanol no combustível pode corroer peças e causar falhas no motor

Metanol no combustível pode corroer peças e causar falhas no motor

Ataques recentes em postos de gasolina revelaram a adulteração de combustíveis com metanol. A substância, mesmo em pouca quantidade, é corrosiva, tóxica e pode danificar permanentemente o motor de veículos.
L
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Emissões de metano no Brasil crescem 6% entre 2020 e 2023

Emissões de metano no Brasil crescem 6% entre 2020 e 2023

Pesquisa do Observatório do Clima indica que as emissões de metano no Brasil atingiram 20,8 milhões de toneladas em 2023, um aumento em relação a 2020, com a agropecuária sendo a principal responsável pela emissão do gás.
L
Bolsonaro recebe autorização para visita de funcionário de cartório

Bolsonaro recebe autorização para visita de funcionário de cartório

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu permissão para que o ex-presidente Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar, receba um funcionário de cartório para a realização de trâmites legais.
L
Energisa apresenta plano de contingência para enfrentar tempestades em Rondônia

Energisa apresenta plano de contingência para enfrentar tempestades em Rondônia

Seminário em Porto Velho detalhou investimentos, estratégias de prevenção e orientações de segurança para reduzir os impactos climáticos na rede elétrica.
L

Vini Jr. pode sair de graça do Real Madrid em 2027, aponta jornal espanhol

Brasileiro ainda não renovou contrato e pede salário próximo ao de Mbappé, o maior do elenco merengue
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAO): CECILIA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO DE MÉDIO PORTE
L

Messi anuncia que fará seu último jogo de Eliminatórias pela Argentina

Craque argentino revelou que duelo contra a Venezuela, em Buenos Aires, será sua despedida das Eliminatórias Sul-Americanas
L
Condenada por atos de 8 de janeiro é presa ao ser deportada dos EUA

Condenada por atos de 8 de janeiro é presa ao ser deportada dos EUA

Rosana Maciel Gomes, que fugiu do Brasil e foi condenada a 13 anos de prisão, foi detida pela Polícia Federal em Belo Horizonte após desembarcar em um voo de deportados dos Estados Unidos.
L
Precatórios disparam déficit público para R$ 59,1 bilhões em julho

Precatórios disparam déficit público para R$ 59,1 bilhões em julho

O desembolso de R$ 62,78 bilhões em precatórios elevou o déficit primário do Governo Central em julho, com um resultado negativo de R$ 59,124 bilhões. O montante é o segundo pior para o mês, superando as projeções do mercado financeiro.
L
Robô capaz de gestar bebê humano é anunciado por cientistas chineses

Robô capaz de gestar bebê humano é anunciado por cientistas chineses

Cientistas chineses da Kaiwa Technology afirmam ter criado um útero artificial que permitirá que robôs gestem bebês humanos, com a tecnologia prevista para ser lançada até 2026.
L
Wanessa Camargo nega agressão e fala em reconciliação com Dado

Wanessa Camargo nega agressão e fala em reconciliação com Dado

A cantora Wanessa Camargo se pronunciou sobre a recente confusão envolvendo Dado Dolabella em uma festa no Rio de Janeiro e negou qualquer agressão, confirmando que os dois estavam tentando reatar o relacionamento.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.