QUARTA-FEIRA, 18/03/2026

Em destaque

L

Saúde

Entenda o que são sorotipos da dengue e por que o tipo 3 preocupa

Ministério da Saúde reforça importância de medidas preventivas

Por PAULA LABOISSIÈRE – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Entenda o que são sorotipos da dengue e por que o tipo 3 preocupa
FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que afeta milhões de pessoas no mundo – sobretudo em países tropicais como o Brasil. O vírus pertence à família dos flavivírus e possui quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Cada um deles, segundo o Ministério da Saúde, pode causar desde infecções assintomáticas até quadros graves da doença.

“Os quatro sorotipos são suficientemente distintos para que uma infecção por um deles não ofereça imunidade contra os outros”, destacou o ministério. “Isso significa que uma pessoa pode ser infectada até quatro vezes.” A pasta alerta que, enquanto a infecção por um sorotipo tem efeito protetor permanente contra ele e efeito protetor temporário contra os outros, infecções consecutivas aumentam o risco de formas mais graves da doença.

Sorotipo 3

O DENV-3 vem sendo detectado recentemente em meio a testes positivos para dengue – sobretudo em São Paulo, Minas Gerais, no Amapá e no Paraná. A ampliação, segundo o ministério, foi registrada sobretudo nas últimas semanas de dezembro. O cenário preocupa autoridades sanitárias, já que o sorotipo não circula de forma predominante no país desde 2008, e grande parte da população está suscetível a ele.

“O DENV-3 é considerado um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, ou seja, tem maior potencial de causar formas graves da doença. Estudos indicam que, após a segunda infecção por qualquer sorotipo, há uma predisposição para quadros mais graves, independentemente da sequência dos sorotipos envolvidos. No entanto, os sorotipos 2 e 3 são frequentemente associados a manifestações mais severas.”

Ainda de acordo com a pasta, a introdução de um novo sorotipo em uma população previamente exposta a outros sorotipos de dengue pode levar a um cenário de “epidemias significativas”. O aumento da incidência de dengue registrado entre 2000 e 2002, por exemplo, foi associado à introdução do DENV-3. Ao longo de 2024, o sorotipo predominante no Brasil foi o 1, identificado em 73,4% das amostras.

Prevenção e cuidados

“Diante da circulação dos quatro sorotipos no país, é fundamental intensificar as medidas de prevenção, especialmente no controle ao mosquito transmissor. Eliminar focos de água parada, utilizar repelentes e instalar telas de proteção são algumas das ações recomendadas”, destaca o ministério.

Outro alerta da pasta diz respeito aos sintomas. “É importante estar atento aos sintomas da dengue e procurar assistência médica imediata em caso de suspeita, especialmente se houver sinais de alarme, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramentos. A vigilância constante e a adoção de medidas preventivas são essenciais para controlar a disseminação da dengue e minimizar os riscos associados aos seus diferentes sorotipos, especialmente o DENV-3.”

Campanha

Com mais de 93 mil casos prováveis de dengue, além de 11 mortes causadas pela doença confirmadas e 104 em investigação apenas nas primeiras semanas de 2025, o ministério intensificou a campanha de conscientização e combate às arboviroses – sobretudo em estados com tendência de aumento de casos não apenas de dengue, mas também de zika e chikungunya.

O foco da campanha está nos sintomas das doenças, incentivando a busca por unidades básicas de saúde (UBS) diante de sinais como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores atrás dos olhos. A iniciativa, segundo a pasta, é direcionada às seguintes unidades federativas: Acre, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

O ministério reforça ainda a importância da vacinação contra a dengue como estratégia preventiva, “embora a disponibilidade de doses ainda dependa do fornecimento pelos fabricantes”. Atualmente, o imunizante Qdenga está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) apenas para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.

Centro de Operações de Emergência

No início do ano, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, instalou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue). A ideia é coordenar o planejamento e a reposta por meio do diálogo constante com estados, municípios, pesquisadores e instituições científicas, além de outras pastas.

Entre as ações previstas estão se antecipar ao período sazonal da dengue para adequar as redes de saúde; mitigar riscos para evitar casos e óbitos; ampliar medidas preventivas para melhor preparar estados e municípios, além de uma articulação nacional para resposta a eventuais situações classificadas como críticas.

Dados da pasta indicam que, para 2025, há previsão de aumento na incidência de casos de dengue em pelo menos seis estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. Todos eles, segundo o ministério, estão sendo monitorados “ainda mais de perto”.

Reunião

Nesta quarta-feira (22), a ministra Nísia Trindade se reúne com representantes de conselhos, sociedade civil, sindicatos, federações, instituições de saúde, associações e especialistas no intuito de alinhar estratégias e ações de controle da dengue e outras arboviroses. “A reunião é mais uma medida do Ministério da Saúde – por meio do COE Dengue – para articulação conjunta de ações estratégicas e monitoramento do cenário epidemiológico em todo o país”, informou o ministério. Estão previstas as seguintes participações:

* Conselho Federal de Medicina;
* Conselho Federal de Enfermagem;
* Conselho Federal de Farmácia;
* Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional;
* Conselho Federal de Medicina Veterinária;
* Conselho Federal de Psicologia;
* Central Única dos Trabalhadores;
* Central Única das Favelas;
* Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior;
* Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil;
* União Nacional dos Estudantes;
* Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia;
* Instituto Todos Pela Saúde;
* Associação Brasileira de Municípios;
* Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos;
* Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos;
* Serviço Social do Comércio;
* Serviço Social da Indústria;
* Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial;
* Federação Nacional de Jornalistas;
* Central Nacional Unimed;
* Central Geral dos Trabalhadores do Brasil;
* União Brasileira dos Estudantes Secundaristas;
* Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica;
* Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;
* ⁠Confederação Nacional de Municípios.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia abre vagas para especialização em enfermagem neonatal

Rondônia abre vagas para especialização em enfermagem neonatal

Seleção do Ministério da Saúde e Fiocruz oferece oportunidades pelo SUS; inscrições seguem até 6 de abril.
L
Palestras reforçam prevenção às drogas em escolas de Porto Velho

Palestras reforçam prevenção às drogas em escolas de Porto Velho

Ação do Conepod e Sesdec reúne estudantes nesta quarta (18) e prevê novas atividades para ampliar a conscientização nas escolas
L
Vírus respiratórios: ação reforça vigilância em RO

Vírus respiratórios: ação reforça vigilância em RO

Ação integrada em Rondônia reúne especialistas para ampliar vigilância de vírus respiratórios, melhorar diagnóstico e fortalecer imunização na rede pública de saúde.
L
Porto Velho passa a oferecer teste de DNA do HPV pelo SUS na rede municipal

Porto Velho passa a oferecer teste de DNA do HPV pelo SUS na rede municipal

Novo exame, mais moderno e eficaz, será disponibilizado gratuitamente a partir de 28 de março para mulheres entre 25 e 64 anos.
L
Servidores destacam avanços na saúde com nova UPA na zona Leste de Porto Velho

Servidores destacam avanços na saúde com nova UPA na zona Leste de Porto Velho

Inauguração da UPA José Adelino reforça atendimento e melhora condições de trabalho para profissionais da rede municipal.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo propõe zerar ICMS sobre diesel importado com compensação parcial aos estados

Governo propõe zerar ICMS sobre diesel importado com compensação parcial aos estados

União oferece cobrir 50% da perda de arrecadação para conter alta nos preços; medida temporária visa garantir abastecimento em meio ao conflito no Oriente Médio.
L

In Foco Podcast: Nilce Casara conta sua trajetória na política e educação de Rondônia

O In Foco Podcast segue reforçando seu compromisso de valorizar histórias reais, experiências marcantes e personagens que contribuíram para o desenvolvimento de Rondônia.
L
Governo anuncia medidas para punir empresas que descumprirem tabela de frete mínimo

Governo anuncia medidas para punir empresas que descumprirem tabela de frete mínimo

Ministro dos Transportes propõe barrar contratações de transportadoras reincidentes; ação visa conter insatisfação de caminhoneiros e ameaça de greve.
L

Tempestades intensas até sexta-feira colocam capital e regiões norte, noroeste e nordeste de Rondônia em alerta para alagamentos e raios

Condições atmosféricas favorecem tempestades frequentes e acumulados elevados de chuva nos próximos dias.
L
Haddad propõe mudança no ICMS aos estados para conter preço dos combustíveis

Haddad propõe mudança no ICMS aos estados para conter preço dos combustíveis

Medida busca frear impactos do conflito no Oriente Médio e evitar greve de caminhoneiros; governadores resistem e alegam risco à arrecadação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

Comissão busca identificar donos reais de fundos de investimento; requerimentos de quebra de sigilo de Paulo Guedes e convocação de Valdemar da Costa Neto são rejeitados.
L
Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Secretaria de Radiodifusão apura conduta após ofensas contra a deputada Erika Hilton; Ministério Público Federal pede multa de R$ 10 milhões.
L
Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Polícia Federal terá mais 60 dias para concluir investigações da Operação Compliance Zero; suspeitas de rombo financeiro chegam a R$ 17 bilhões.
L
Governar: reunião fortalece rede de governança em RO

Governar: reunião fortalece rede de governança em RO

Encontro no Tribunal de Contas reúne líderes do sistema de Justiça para alinhar ações e ampliar a eficácia de políticas públicas em Rondônia.
L
TJRO: presidente participa de debates em Brasília

TJRO: presidente participa de debates em Brasília

Eventos no STJ e STF reuniram magistrados para discutir os 10 anos do Código de Processo Civil e os impactos da emergência climática nos direitos humanos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista e motociclista ficam feridos em grave acidente na zona leste

Ciclista e motociclista ficam feridos em grave acidente na zona leste

Colisão ocorreu no cruzamento das ruas Benedito Inocêncio e Daniela no bairro Três Marias
14
Polícia Militar desarticula ponto de venda de drogas no bairro Nova Esperança

Polícia Militar desarticula ponto de venda de drogas no bairro Nova Esperança

Equipe do 5º Batalhão apreende diversos tipos de entorpecentes e prende suspeito após denúncias de tráfico em Porto Velho.
10
Carro é destruído por incêndio durante a madrugada em RO

Carro é destruído por incêndio durante a madrugada em RO

Incêndio começou no motor enquanto o veículo trafegava pela Avenida Transcontinental; proprietário perdeu documentos e pertences.
12
Motorista de carro foge após atingir motociclista em RO

Motorista de carro foge após atingir motociclista em RO

Vítima sofreu fratura na clavícula ao ser derrubada por veículo em marcha à ré na Avenida Padre Adolfo Rohl; passageira teve escoriações leves.
14
Garimpeiro é encontrado morto após desmoronamento no garimpo Bom Futuro

Garimpeiro é encontrado morto após desmoronamento no garimpo Bom Futuro

Equipes de resgate localizaram o corpo da vítima após buscas intensas com máquinas pesadas; outros três trabalhadores ficaram feridos no acidente em Ariquemes.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guerra no Líbano vitima o equivalente a uma sala de aula de crianças por dia, alerta Unicef

Guerra no Líbano vitima o equivalente a uma sala de aula de crianças por dia, alerta Unicef

Dados das Nações Unidas apontam 111 mortes e centenas de feridos em duas semanas de conflito; deslocamento forçado atinge 350 mil menores.
L
Bolsa Família atende 125 mil famílias em Rondônia

Bolsa Família atende 125 mil famílias em Rondônia

Pagamentos começam nesta quarta (18) e somam mais de R$ 85,9 milhões em repasses para todos os municípios do estado.
L
Irã ameaça infraestruturas de energia no Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes

Irã ameaça infraestruturas de energia no Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes

Teerã emite alerta de evacuação em complexos petrolíferos e gasíferos em retaliação a ataques de EUA e Israel; barril de petróleo atinge US$ 108.
L
Glodner Pauletto recebe corregedor da DPE-RO em Porto Velho

Glodner Pauletto recebe corregedor da DPE-RO em Porto Velho

Encontro institucional reforça cooperação entre Judiciário e Defensoria para ampliar o acesso à Justiça em Rondônia.
L
Transpetro expande atuação e passa a realizar transporte marítimo para empresas privadas

Transpetro expande atuação e passa a realizar transporte marítimo para empresas privadas

Subsidiária da Petrobras fecha contratos inéditos com Ipiranga e Trafigura; estratégia visa ampliar faturamento diante da alta na produção de petróleo.
L