SEGUNDA-FEIRA, 02/02/2026

Em destaque

L

Saúde

Mutirões de catarata: Conselho lança guia para orientar procedimentos

E alerta que casos como o do RN podem voltar a ocorrer

Por PAULA LABOISSIÈRE - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Mutirões de catarata: Conselho lança guia para orientar procedimentos
TONY WINSTON/AGÊNCIA SAÚDE-DF

Uma falha nos procedimentos de higienização e esterilização de equipamentos cirúrgicos causou a contaminação de 15 de um total de 48 pacientes após um mutirão de cirurgias de catarata em Parelhas (RN), no fim de setembro. Do total de infectados, nove perderam o globo ocular devido à ação da bactéria Enterobacter cloacae, normalmente encontrada no trato intestinal. Para o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), episódios semelhantes podem voltar a ocorrer no Brasil.

Em nota, a entidade alerta que, ao não observarem critérios mínimos definidos por autoridades médicas e sanitárias, responsáveis por mutirões como o do Rio Grande do Norte “privam os pacientes da necessária eficácia e segurança nesses procedimentos”. Em 2022, um mutirão em Rondônia realizou 140 cirurgias de catarata, com a ocorrência de 40 casos de infecção. Em 2023, no Amapá, foram 141 procedimentos em iniciativa semelhante, sendo que 104 apresentaram intercorrências.

Com a proposta de reforçar a proteção de pacientes e a manutenção da qualidade do trabalho de oftalmologistas, o CBO disponibilizou a gestores públicos e privados, profissionais de saúde e população em geral o Guia de Mutirões de Cirurgia Oftalmológica. A publicação traz uma série de orientações, desde a organização do mutirão até os cuidados pós-operatórios. O texto foi elaborado com base em protocolos clínicos e normas aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Recomendações

Para evitar novos casos de eventos adversos graves em tratamentos cirúrgicos, o conselho recomenda que o atendimento oftalmológico em regime de mutirão seja realizado, prioritariamente, em estabelecimentos com histórico de prestação desse tipo de serviço na região de saúde em questão. A entidade lembra ainda que, durante os mutirões, cabe às vigilâncias sanitárias locais o monitoramento das atividades realizadas, “a fim de assegurar que todas as exigências técnicas e operacionais sejam cumpridas”.

“Em relação à execução dos procedimentos clínicos e/ou cirúrgicos, é imprescindível que seja realizada por médicos com registro de qualificação de especialista (RQE) em oftalmologia”, destaca o CBO. “Após a realização dos procedimentos cirúrgicos, os pacientes devem ser acompanhados por até 30 dias pela equipe responsável, sendo obrigatória a comunicação imediata à vigilância sanitária de eventos adversos e, em caso de infecção, que o mutirão seja interrompido até que haja apuração das causas e tomadas as providências cabíveis.”

Unidades móveis

O conselho classifica como “contraindicado” atender pacientes oftalmológicos em unidades móveis, estruturas temporárias ou estabelecimentos não médico hospitalares adaptados. Ainda segundo a entidade, gestores, ao optarem pela realização de mutirões oftalmológicos, só devem contratar equipes e empresas de outros estados após comprovação documentada da incapacidade ou dos serviços locais em atender à demanda nas mesmas condições contratuais.

Médicos

O guia também traz orientações específicas para médicos que participam de mutirões. “O profissional deve estar atento ao cumprimento, por parte dos organizadores da ação, das normas sanitárias. Também é sua responsabilidade informar os pacientes sobre os procedimentos que serão realizados durante o mutirão, bem como sobre seus direitos, cuidados e esclarecer suas dúvidas”.

“O médico tem papel chave na orientação dos pacientes sobre medicamentos prescritos (dosagens, finalidade, periodicidade, possíveis interações e efeitos colaterais), na identificação correta do local a ser operado e na verificação das condições do serviço onde serão realizados os procedimentos, incluindo as condições para higienização das mãos dos profissionais, pacientes e acompanhantes. Outro ponto de responsabilidade do médico é informar ao paciente sobre o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e recebê-lo assinado.”

Assistência

O documento destaca que pacientes, familiares e acompanhantes podem contribuir para uma assistência mais segura e para a redução de casos de eventos adversos durante mutirões oftalmológicos. “Para isso, o público atendido deve agir de forma proativa e perguntar à equipe de saúde se tiver dúvidas ou preocupações sobre qualquer procedimento que será realizado”.

“Pontos, como o preparo para a cirurgia, a correta identificação do olho a ser operado e busca de informações sobre medicamentos prescritos, também devem ser observados por pacientes e familiares. Da mesma forma, eles podem ajudar no controle do ambiente, apontando se os locais onde os procedimentos são realizados possuem infraestrutura para os atendimentos.”

O conselho ressalta que o envolvimento do paciente no processo reduz riscos de danos e não termina com o fim do ato cirúrgico. Entre os cuidados listados estão:

– evitar tocar olhos, nariz e boca enquanto estiver no serviço de saúde;

– nunca tocar em outros pacientes ou em pertences de outros pacientes;

– informar-se sobre o que deve evitar após a cirurgia, sobre a retirada de pontos e curativos e sobre quando e onde será o retorno para reavaliação do procedimento.

Eventos adversos

Por fim, o CBO orienta que pacientes que se sentirem mal após a cirurgia comuniquem o fato imediatamente a um profissional de saúde ou retornem ao serviço de saúde onde foi realizado o procedimento, sobretudo se estiverem apresentando sintomas como febre, vermelhidão e secreção no local da cirurgia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estudo aponta diferenças entre sintomas da febre do Oropouche e da dengue

Estudo aponta diferenças entre sintomas da febre do Oropouche e da dengue

Pesquisa brasileira indica sinais clínicos distintos e defende protocolo único de cuidado
L
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Subtítulo: Governo brasileiro e OMS avaliam que risco de pandemia é baixo; casos recentes na Índia foram isolados e contatos monitorados tiveram resultado negativo.
L
Campanha “Prevenção também entra no Bloco” promove Carnaval seguro em Porto Velho

Campanha “Prevenção também entra no Bloco” promove Carnaval seguro em Porto Velho

Iniciativa da Prefeitura integra ações de saúde, trânsito e fiscalização para conscientizar foliões durante o Carnaval 2026
L
Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Unidade móvel do Governo Federal inicia atendimentos para prevenção do câncer de mama e do colo do útero, com exames e consultas especializadas agendadas pela rede pública.
L
Sesau orienta população a atualizar vacinas antes do Carnaval

Sesau orienta população a atualizar vacinas antes do Carnaval

Imunizantes estão disponíveis gratuitamente nas UBS de todo o estado
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF abre ano judiciário com presença de chefes dos poderes

STF abre ano judiciário com presença de chefes dos poderes

Cerimônia nesta segunda-feira em Brasília reúne Lula e presidentes do Congresso em meio a questionamentos sobre investigações envolvendo o Banco Master.
L
Horóscopo de sábado (31/1): introspecção e decisões pessoais ganham destaque

Horóscopo de segunda-feira (02/02): foco, ajustes e retomada de ritmo

Previsões para segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026, indicam reorganização da rotina, decisões práticas e retomada de compromissos.
L

RondônCAP: Sorteio já aconteceu e divulga ganhadores da 287ª edição

Resultado do sorteio realizado em 01 de fevereiro de 2026 premia moradores de Porto Velho, Guajará, Vilhena, Cacoal, Jaru e outros municípios de Rondônia.
L

Fevereiro começa sob alerta de chuvas intensas em Rondônia

Temperaturas elevadas, com mormaços e temporais, marcam o mês que encerra o trimestre meteorológico. O principal alerta é para Porto Velho, que pode ser atingida por chuvas de nível 3, com tempestades severas organizadas e potencial significativo.
L
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Corinthians conquista a Supercopa 2026 com vitória segura sobre o Flamengo

Vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo no Mané Garrincha garante ao Timão o título da Supercopa do Brasil 2026, em duelo entre os campeões nacionais da última temporada.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula e Trump devem discutir crime organizado, tarifas e América Latina em encontro previsto para março

Lula e Trump devem discutir crime organizado, tarifas e América Latina em encontro previsto para março

Diplomacias de Brasil e Estados Unidos articulam reunião em Washington após conversa telefônica entre os presidentes
L
Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Presidente tem evolução clínica dentro do esperado e deve retomar a agenda oficial na próxima semana
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

Decisões judiciais sobre a BR-364, mudanças partidárias, violência urbana, economia, eleições e carnaval expõem um Estado em ebulição e com impactos diretos na vida da população.
L
Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Decreto institui o programa Carnaval Seguro com ações integradas de proteção, inclusão e garantia de direitos durante a festa na capital.
L
Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Recursos de emendas parlamentares vão reforçar o SUS no município e atender demandas da rede pública de saúde
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre moto e bicicleta deixa feridos na zona sul

Colisão entre moto e bicicleta deixa feridos na zona sul

Acidente registrado na avenida Jatuarana envolve motociclista, ciclista e uma criança de sete anos durante o início da chuva na noite deste domingo na capital.
14
Homem é preso após ameaçar familiares de morte na zona leste

Homem é preso após ameaçar familiares de morte na zona leste

Após chegar em casa embriagado, suspeito de 24 anos aterroriza companheira e familiares com ameaças de morte e violência psicológica no bairro Socialista.
16
Homem dorme durante furto e acaba preso em Porto Velho

Homem dorme durante furto e acaba preso em Porto Velho

Ao retornar para casa após jogo de futebol, morador encontra suspeito dormindo em seu quarto com o ar-condicionado ligado e vestindo suas roupas no domingo.
12

Criança de 2 anos desaparece em área de mata e mobiliza bombeiros em Porto Velho

Criança de 2 anos sumiu após sair de casa no bairro Teixeirão, em Porto Velho, e equipes do Corpo de Bombeiros fazem buscas na área de mata próxima.
10

VÍDEO: Homem morre e filha fica gravemente ferida em acidente na zona Leste de Porto Velho

Acidente ocorreu no bairro JK, na zona Leste de Porto Velho, após motociclista avançar a preferencial e colidir com uma caminhonete; vítima morreu no local e filha foi socorrida em estado grave.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA SPINOLA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Chappell Roan rouba a cena com look transparente e protesto de Bad Bunny marca o Grammy 2026

Chappell Roan rouba a cena com look transparente e protesto de Bad Bunny marca o Grammy 2026

A cantora utilizou um vestido exclusivo da Mugler inspirado em coleção histórica de 1998.
L

Recebimento da Licença Ambiental: DROGARIA MENOR PRECO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO Nº 151 SOL/DLA
L
Infraestrutura elétrica adequada é determinante para carregamento veicular

Infraestrutura elétrica adequada é determinante para carregamento veicular

Capacitação contínua apoia instaladores diante das novas demandas do setor
L
Índice de Progresso Social: dados já estão no Observatório Municipal

Índice de Progresso Social: dados já estão no Observatório Municipal

A população de Porto Velho já pode consultar gratuitamente o Índice de Progresso Social no Observatório Municipal, plataforma da Prefeitura que reúne indicadores sociais e ambientais.
L

Momento Agro: ProAqua mostra despesca e tecnologia no tambaqui

Momento Agro acompanha a despesca em propriedade rural, detalha o ProAqua, o manejo que reduz estresse do peixe e a força da tecnologia na piscicultura de Rondônia.
L

Bora Ali: Ana Clara Uchôa revela os desafios de morar no Celtinha e cruzar o Brasil com a Isis

Criadora de conteúdo, Ana Clara Uchôa relembra a vida na estrada com a golden retriever Isis, fala do “CEP do carro”, dos desafios e das descobertas na Amazônia.
L
Blocos da saúde mental quebram preconceitos e reforçam inclusão no carnaval do Rio

Blocos da saúde mental quebram preconceitos e reforçam inclusão no carnaval do Rio

Agremiações ocupam diferentes regiões da cidade e reúnem usuários, profissionais e comunidades
L
Exército inicia no Rio a incorporação da primeira turma de mulheres recrutas

Exército inicia no Rio a incorporação da primeira turma de mulheres recrutas

Ao todo, 159 mulheres passam a integrar o serviço militar como soldados
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.