QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

L

Saúde

Multivacinação não oferece risco e aumenta imunidade coletiva

Mutirão é estratégia adotada pelo Ministério da Saúde

Por BRUNO DE FREITAS MOURA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Multivacinação não oferece risco e aumenta imunidade coletiva
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

As campanhas de multivacinação, que funcionam como mutirão de aplicação de imunizantes para atualização da caderneta de vacinação, não oferecem risco à população e são, efetivamente, uma forma de aumentar a cobertura vacinal no país e fortalecer a imunidade coletiva, evitando o risco de surtos de doenças que podem levar à morte e a sequelas graves.

Mas, em um cenário de proliferação de fake news e desinformação, algumas pessoas demonstram receio em relação à aplicação de mais de um imunizante no mesmo dia.

Neste Dia Nacional da Vacinação, celebrado em 17 de outubro, especialistas ouvidos pela Agência Brasil reforçam a importância da estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e ajudam a descartar mitos e receios que envolvem a multivacinação, direcionada principalmente às crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Em campanhas recentes, o ministério disponibilizou 17 vacinas que protegem contra doenças como poliomielite, sarampo, rubéola e caxumba, entre outras.

Sem riscos

A pesquisadora Patricia Boccolini, coordenadora do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), explica que não há limite para a quantidade de vacinas que uma criança pode receber no mesmo dia. Ela defende que “é importante não desperdiçar aquela oportunidade de deixar as vacinas daquela criança em dia”.

“Segundo o Ministério da Saúde, em princípio, todas as vacinas de rotina da criança podem ser aplicadas no mesmo dia”, afirma.

Boccolini acrescenta que sempre há um profissional da saúde no local do mutirão para avaliar quais vacinas são necessárias e administrar as doses.

O Observa Infância é uma iniciativa de divulgação científica para levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças.

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, conta que algumas vacinas precisam respeitar um intervalo de aplicação. “Intervalo mínimo entre duas doses da mesma vacina e o intervalo mínimo entre uma vacina e outra, e isso vai variar de acordo com o imunizante”.

“O profissional da saúde, quando avaliar essas vacinas atrasadas, vai buscar aproveitar melhor aquela visita”.

A diretora da Sbim derruba o mito de que a multivacinação sobrecarrega o sistema imunológico de crianças e adolescentes.

“A gente se expõe a vírus, bactérias e fungos 24 horas por dia, e isso não sobrecarrega. Não vai ser a quantidade mínima de antígenos que tem nas vacinas que vai sobrecarregar o sistema imunológico. Ao contrário, as vacinas ajudam o sistema imunológico, apresentando esses antígenos das doenças consideradas mais graves, de forma que ele possa criar esses anticorpos sem adoecer”, detalha.

Boccolini completa: “O que pode acontecer são reações leves, como febre, dor no lugar da aplicação, algumas reações pequenas”.

“A gente tem que pensar que os benefícios da vacinação em proteger contra doenças graves que podem levar à morte das crianças superam esses pequenos desconfortos temporários que possam surgir”, acrescenta a pesquisadora.

Vacinas específicas

A coordenadora do Observa Infância faz o adendo de que os profissionais de saúde que acompanham a vacinação orientam sobre casos específicos de vacinas que não devem ser tomadas no mesmo dia.

“A gente tem algumas exceções, por exemplo, a vacina da tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – ou a tetra viral – que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e também varicela [popularmente conhecida como catapora] – em crianças menores de 2 anos não devem ser aplicadas com outras vacinas, como a de febre amarela”, alerta.

“A vacina da febre amarela pode ter alguma interferência na resposta imunológica quando combinada com componente, por exemplo, da caxumba e da rubéola presentes na tríplice viral”.

Para esses casos, é preciso um intervalo de 30 dias entre as vacinas, explica. Já para maiores de 2 anos, as vacinas podem ser aplicadas simultaneamente, de acordo com Boccolini.

Ela cita também a Qdenga, vacina contra a dengue produzida pelo laboratório japonês Takeda. Por enquanto o Sistema Único de Saúde (SUS) só a disponibiliza para adolescentes. Mas, tecnicamente, pode ser aplicada em crianças menores.

“É uma vacina de vírus atenuado, ela também segue esse mesmo esquema de ser tomada sozinha e não junto com outras vacinas”.

A pesquisadora enfatiza que qualquer tipo de questionamento, inclusive sobre vacinas que gestantes podem tomar, é elucidado por profissionais de saúde presentes nos mutirões. “Todas essas dúvidas vão ser tiradas lá, no momento da vacinação”.

Cobertura vacinal

Além de serem benéficas para a criança e o adolescente que se protege de doenças evitáveis, as campanhas de multivacinação são importantes para o país, pois são uma forma de ampliar a cobertura vacinal.

“Todo esse esforço conjunto facilita o acesso a vacinas”, avalia Boccolini. “Quando se atualiza a caderneta, você faz com que as doses atrasadas sejam aplicadas em um único momento”.

A consequência, completa, é que o país “se protege contra surtos, fortalecendo a imunidade coletiva”.

Por isso, há o interesse de a cobertura vacinal se manter sempre elevada. A coordenadora cita o exemplo do sarampo. “Uma doença que a gente conseguiu controlar, mas, vira e mexe, ela volta porque não foi erradicada no mundo”.

Outro caso é a poliomielite, que pode causar paralisia infantil. O Brasil erradicou a doença, que ainda é endêmica em muitos lugares do mundo, ou seja, está presente com recorrência em determinada região, mas sem um aumento significativo no número de casos.

“A gente precisa ter uma cobertura vacinal alta, imunidade coletiva, para que, caso tenhamos alguma pessoa vinda de fora com a doença, estejamos preparados para que não tenha uma questão aqui no território nacional”, explica a especialista, que aponta a necessidade de a nossa cobertura vacinal atingir em torno de 90% a 95% do público-alvo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal em 2024 é de cerca de 85%. O país não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.

No entanto, em 2023, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC), ligada à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas.

Em junho de 2024, o Ministério da Saúde lançou a campanha de vacinação contra a poliomielite, com o objetivo de imunizar 95% do público-alvo de 13 milhões de crianças menores de 5 anos.

Percepção de doenças

A pediatra Isabella Ballalai, da Sbim, destaca que, ao longo da história, campanhas de multivacinação foram muito importantes para a eliminação de doenças evitáveis, como sarampo, poliomielite e varíola. “Foi a forma de a gente conseguir vacinar quase a totalidade da população-alvo”.

Ela lembra que antes da erradicação, a vacinação tinha grande apelo entre a população, pois as pessoas vivenciavam exemplos de efeitos causados pelas doenças.

“Naquela época, as campanhas eram atrativas para a população que conhecia as doenças, que via a criança morrendo, via criança com sequela. Essas doenças eram as maiores causas de mortalidade infantil”.

Ela explica que a vacinação é uma questão comportamental. “Quando a pessoa se vê naquele risco, ela procura a vacina”.

Isabella aponta, no entanto, que com menor percepção de risco causada pela eliminação de doenças, o interesse por vacinação fica mais baixo, ainda mais se conjugado com obstáculos como rotina atribulada, que atrapalhe a levar ao posto de vacinação, e dúvidas causadas por desinformação.

“Este momento que a gente vive mais intensamente agora e depois da covid-19 por conta, inclusive, de muita desinformação, deixa a população em dúvida e uma população que não está vendo risco nenhum de pegar pólio, sarampo, mesmo a gente dizendo que [a doença] vai voltar”.

A médica insiste que a multivacinação é um caminho para garantir a melhor cobertura vacinal no país. “Serve para chamar a população e tentar aumentar a cobertura vacinal para aqueles que, porventura, não foram na rotina”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Quase 840 milhões de mulheres sofreram violência doméstica ou sexual, diz OMS

Quase 840 milhões de mulheres sofreram violência doméstica ou sexual, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o número de mulheres que foram alvo de violência física ou sexual ao longo da vida se mantém estável em 840 milhões, ou uma em cada três. A violência contra mulheres praticada pelo parceiro afetou 316 milhões apenas no último ano.
L
Atividades marcam mês de conscientização sobre prematuridade em Rondônia

Atividades marcam mês de conscientização sobre prematuridade em Rondônia

Caminhada e palestra reforçam cuidados e desafios enfrentados por bebês prematuros.
L
Ultraprocessados já representam 23% da dieta no Brasil e consumo cresceu em 91 de 93 países

Ultraprocessados já representam 23% da dieta no Brasil e consumo cresceu em 91 de 93 países

Estudo global liderado por pesquisadores da USP mostra que o consumo dobrou entre brasileiros desde os anos 80, impulsionado por grandes corporações e estratégias agressivas de marketing.
L
Ação de saúde reforça prevenção no Novembro Azul para militares da PM

Ação de saúde reforça prevenção no Novembro Azul para militares da PM

Iniciativa leva testes rápidos e avaliações básicas ao quartel para incentivar diagnóstico precoce.
L
Tecnologia no SUS terá 14 UTIs inteligentes e hospital em SP

Tecnologia no SUS terá 14 UTIs inteligentes e hospital em SP

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (18/11), em Brasília, uma rede de serviços de alta precisão que integra inteligência artificial e tecnologia no SUS. A iniciativa abrange as cinco regiões e prevê a modernização do atendimento.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nova 364 participa de Encontro de Secretários, Técnicos e Viveiristas e destaca ações para uma BR-364 mais sustentável

Concessionária apresentou iniciativas ambientais que integram conservação, segurança viária e desenvolvimento regional
L

Giro News: Mariana Belandi fala sobre Fecomércio, Pró Hunter e estreia do podcast Bora Alí

O programa vai trazer um papo leve, dinâmico e direto sobre empreendedorismo, comportamento, inovação e os bastidores da nova fase de Mariana no mundo dos podcasts.
L
Facções criminosas ampliam presença em 32% dos municípios da Amazônia

Facções criminosas ampliam presença em 32% dos municípios da Amazônia

Um estudo lançado na COP30 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelou o avanço do crime organizado na Amazônia, que já atinge 45% dos municípios da Amazônia Legal.
L

In Foco Podcast: Maurício Carvalho é o entrevistado desta quarta-feira

Maurício se consolida como uma voz ativa no desenvolvimento de Rondônia e uma das principais lideranças jovens do país.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

STF mantém suspensão de lei do Rio sobre transporte gratuito de animais de apoio emocional

STF mantém suspensão de lei do Rio sobre transporte gratuito de animais de apoio emocional

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a liminar que suspendeu a legislação do Rio de Janeiro que regulamentava e garantia a gratuidade do transporte aéreo de animais de apoio emocional. A decisão valida o entendimento de que apenas o Congresso Nacional pode legislar sobre o tema.
L
Juíza Tânia Mara Guirro recebe homenagem na Alero

Juíza Tânia Mara Guirro recebe homenagem na Alero

Magistrada é reconhecida por atuação ética e contribuição à Justiça em Rondônia.
L
Cristiane Lopes apoia projeto contra o crime organizado

Cristiane Lopes apoia projeto contra o crime organizado

Deputada vota a favor do PL Antifacção que reforça o combate ao crime organizado.
L
Haddad critica versão de PL Antifacção por asfixiar PF e Receita

Haddad critica versão de PL Antifacção por asfixiar PF e Receita

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o substitutivo do Projeto de Lei (PL) Antifacção aprovado na Câmara asfixia financeiramente a Polícia Federal (PF) e fragiliza a Receita Federal, alegando que a mudança na destinação de bens apreendidos beneficia o crime organizado.
L
Rua Montserrat começa a receber asfalto na zona Sul

Rua Montserrat começa a receber asfalto na zona Sul

Obra atende pedido da vereadora Sofia Andrade e melhora acesso da comunidade.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM apreende mais de 1,4 kg de drogas em Espigão do Oeste

PM apreende mais de 1,4 kg de drogas em Espigão do Oeste

Operação no Bairro São José também recolheu materiais usados no tráfico e um adolescente foi identificado.
14
Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

VÍDEO: Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando a moto ocupada por duas mulheres e uma caminhonete seguiam na Pinheiro Machado, e um carro modelo Mobi invadiu a preferencial.
18
PF não perderá recursos com o PL Antifacção, garante relator no Senado

PF não perderá recursos com o PL Antifacção, garante relator no Senado

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator do Projeto de Lei (PL) Antifacção na Casa, assegurou que seu relatório impedirá a perda de recursos para a Polícia Federal (PF). Embora considere o texto da Câmara “adequado no mérito”, ele fará ajustes para proteger o financiamento da corporação.
L
Passageira de moto morreu em grave acidente na Pinheiro Machado

Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

Acidente na Pinheiro Machado ocorreu após colisão entre carro e motocicleta no cruzamento com a Rua Manoel Laurentino de Souza.
18
Motorista fica preso às ferragens em acidente na BR-364

Motorista fica preso às ferragens em acidente na BR-364

Acidente na BR-364 deixou condutor ferido após capotamento de veículo no cruzamento com a Rua da Beira, em Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Golpes buscam investidores do Banco Master à espera de ressarcimento do FGC

Golpes buscam investidores do Banco Master à espera de ressarcimento do FGC

Especialistas alertam que investidores do Banco Master estão sendo alvo de uma onda de golpes que prometem liquidez imediata ou antecipação dos pagamentos do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
L
Eduardo Custódio, empresário e produtor, se destaca no entretenimento e turismo

Eduardo Custódio, empresário e produtor, se destaca no entretenimento e turismo

Eduardo Custódio é um nome influente do meio artístico e cristão, com mais de 6 mil eventos realizados, cuja trajetória de superação após a tetraplegia inspira o setor de eventos e o turismo brasileiro.
L
Vila Olímpica inaugura estúdio de Pilates para atender pessoas idosas em Porto Velho

Vila Olímpica inaugura estúdio de Pilates para atender pessoas idosas em Porto Velho

Novo espaço do Programa Qualidade de Vida inicia atividades com 50 alunos e integra parceria entre Prefeitura e Unir
L
Black Friday deve injetar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

Black Friday deve injetar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

A Black Friday de 2025 deve gerar um volume recorde de R$ 5,4 bilhões em vendas ao longo de novembro, segundo a CNC. Hiper e supermercados devem concentrar a maior fatia das compras, com a estimativa de crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior.
L
Aulão sobre IA no Mineirão vira pancadaria entre estudantes

VÍDEO: Aulão sobre IA no Mineirão vira pancadaria entre estudantes

Evento do governo de Minas Gerais com 20 mil estudantes da rede estadual, no Mineirão, terminou em briga generalizada, levando à suspensão das atividades e ao acionamento de socorro para atender aos alunos envolvidos.
L
Caixa lança fundo garantidor para PPPs sustentáveis

Caixa lança fundo garantidor para PPPs sustentáveis

FGC3P facilita financiamento de projetos públicos e privados com foco em sustentabilidade.
L
VÍDEO: Deputado e homem trocam socos no meio da rua após desentendimento

VÍDEO: Deputado e homem trocam socos no meio da rua após desentendimento

O parlamentar se envolveu em uma troca de socos com um manobrista na manhã desta quarta-feira (19) no Centro de Curitiba. Vídeos da confusão circulam nas redes sociais, e o deputado foi encaminhado para atendimento médico com o nariz quebrado.
L
BRB contrata auditoria externa para apurar fraudes da Operação Compliance Zero

BRB contrata auditoria externa para apurar fraudes da Operação Compliance Zero

O Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) informou ao mercado que contratará uma auditoria externa para investigar as operações de aquisição de carteiras de crédito junto ao Banco Master, foco da Operação Compliance Zero da Polícia Federal (PF).
L
Ecoparque completa dois anos com avanços ambientais

Ecoparque completa dois anos com avanços ambientais

Unidade trata média de 13 mil toneladas de resíduos por mês.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.