QUINTA-FEIRA, 11/12/2025

Em destaque

L

Saúde

OMS: investimento em vacinas pode reduzir uso de antibióticos em 22%

Imunização retarda propagação de patógenos resistentes a medicamentos

Por PAULA LABOISSIÈRE – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

OMS: investimento em vacinas pode reduzir uso de antibióticos em 22%
PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

O melhor uso de vacinas para combater um total de 24 patógenos, incluindo vírus, bactérias e parasitas, poderia reduzir o uso de antibióticos em 22% ao ano em todo o mundo. O índice representa cerca de 2,5 bilhões de doses diárias de antibióticos a menos, contribuindo com os esforços globais de combate à resistência antimicrobiana. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Enquanto algumas dessas vacinas já estão disponíveis, mas são subutilizadas, outras teriam que ser desenvolvidas e colocadas no mercado o mais rápido possível”, avaliou a entidade, em comunicado. “Vacinas são uma parte essencial da resposta para reduzir a resistência antimicrobiana, uma vez que previnem infecções, reduzem o uso excessivo de antimicrobianos e retardam o aparecimento e a propagação de patógenos resistentes a medicamentos.”

A estimativa da OMS é que apenas vacinas já disponíveis, incluindo as doses contra a pneumonia pneumocócica; contra a bactéria Haemophilus influenzae tipo B, que causa pneumonia e meningite; e contra a febre tifoide poderiam evitar até 106 mil mortes associadas à resistência antimicrobiana todos os anos.

Outras 543 mil mortes associadas à resistência antimicrobiana, segundo a entidade, poderiam ser evitadas anualmente caso novas vacinas contra a tuberculose e contra a superbactéria Klebsiella pneumoniae fossem desenvolvidas e implementadas a nível global. Atualmente, novas doses contra a tuberculose estão em fase de ensaio clínico, enquanto uma dose contra a Klebsiella pneumoniae está em fase inicial de desenvolvimento.

“O combate à resistência antimicrobiana começa pela prevenção de infecções e as vacinas estão entre as ferramentas mais poderosas para fazer isso”, avaliou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “É melhor prevenir do que remediar. Aumentar o acesso a vacinas existentes e desenvolver novas vacinas para doenças críticas, como a tuberculose, é fundamental para salvar vidas e virar a maré contra a resistência antimicrobiana.”

Entenda

De acordo com a entidade, pessoas vacinadas contraem menos infecções e estão protegidas contra potenciais complicações provocadas por infecções secundárias, que podem exigir o uso de medicamentos antimicrobianos e mesmo de internação hospitalar, sobrecarregando sistemas de saúde.

A OMS estima que, globalmente, os custos hospitalares com o tratamento de patógenos resistentes somam US$ 730 bilhões por ano. “Se as vacinas pudessem ser implementadas contra todos os agentes patogênicos avaliados, poderiam poupar um terço desses custos”.

“Se faz necessária uma abordagem abrangente e centrada nas pessoas, aplicada em todos os sistemas de saúde, para prevenir, diagnosticar e tratar infecções. Essa abordagem reconhece a vacinação como fundamental para a prevenção da resistência antimicrobiana e especialmente impactante quando combinada com outras intervenções.”

Impactos

Dados da OMS indicam que a vacina contra o Streptococcus pneumoniae poderia poupar 33 milhões de doses de antibióticos ao ano, caso a meta de imunizar 90% das crianças em todo o mundo até 2030 seja cumprida. Adultos com mais idade também precisariam receber a dose para que o cenário se torne possível.

Já a vacina contra a febre tifoide poderia poupar cerca de 45 milhões de doses de antibióticos todos os anos se a introdução do imunizante em países com elevada incidência da doença fosse acelerada.

A dose contra a malária, doença causada pelo Plasmodium falciparum, poderia poupar até 25 milhões de doses de antibióticos. A medicação, segundo a entidade, muitas vezes é mal utilizada na tentativa de tratar quadros de malária, quando o paciente deveria ser submetido a tratamento com antimaláricos.

Por fim, uma nova vacina contra a tuberculose, quando desenvolvida, poderia poupar entre 1,2 a 1,9 bilhões de doses de antibióticos – parte significativa do total de 11,3 bilhões de doses desse tipo de medicação utilizadas todos os anos contra uma série de doenças.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

A (SBEM), a Febrasgo e a (SBC) emitiram uma nota conjunta restringindo o uso de testosterona para mulher apenas à indicação formalmente reconhecida e alertando para os riscos potenciais do uso sem indicação terapêutica.
L
Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro a uma nova tecnologia que permite o diagnóstico rápido de hantavirose em apenas 20 minutos, o que pode reduzir a alta letalidade da doença, que atualmente atinge 40% das pessoas infectadas.
L
Prefeitura de Jaru realiza segunda etapa da vacinação antirrábica neste sábado

Prefeitura de Jaru realiza segunda etapa da vacinação antirrábica neste sábado

Campanha imuniza cães e gatos nas UBS Carlos Chagas e Rute de Souza.
L
Estudo confirma que vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV

Estudo confirma que vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV

Pesquisa mostra o impacto da imunização no SUS, com queda de até 77% nas hospitalizações por verrugas anogenitais e 66% em lesões pré-cancerosas decorrentes do Papilomavírus Humano (HPV).
L
Dezembro Vermelho reforça ações de prevenção ao HIV/Aids em Porto Velho

Dezembro Vermelho reforça ações de prevenção ao HIV/Aids em Porto Velho

Campanha Dezembro Vermelho promove conscientização sobre HIV/Aids e incentiva testagem rápida ao longo de todo o mês
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova PL Antifacção com penas de até 120 anos para líderes de crime organizado

Senado aprova PL Antifacção com penas de até 120 anos para líderes de crime organizado

Projeto Antifacção foi aprovado por unanimidade no Senado, que aumenta penas para grupos criminosos e endurece progressão de regime; texto retorna à Câmara para análise.
L

“Um ataque direto à vida dos povos indígenas”. É assim que Neide Cardozo, da Kanindé, define a PEC 48/2023, cuja aprovação gerou sua revolta

“Isso é gravíssimo. É inconstitucional. É um ataque direto aos povos originários e aos seus territórios”, afirma.
L

Itens essenciais ficam mais baratos, mas óleo e banana seguem em alta em Porto Velho

Levantamento da Conab e Dieese aponta queda de 0,76% na cesta básica de Porto Velho em novembro, com recuo acumulado de 7,78% em sete meses e impacto direto no orçamento das famílias.
L

Luis Arce, ex-presidente da Bolívia, foi formalmente preso

Ex-presidente boliviano Luis Arce é detido em La Paz e levado à unidade anticrime da FELCC, acusado de irregularidades no uso de recursos do fundo indígena durante seu período como ministro da Economia.
L
Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira após rejeitar proposta da Petrobras

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira após rejeitar proposta da Petrobras

Trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a deflagração de uma greve nacional a partir da próxima segunda-feira (15), após considerarem insuficiente a segunda contraproposta da estatal para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara suspende mandato de Glauber Braga por seis meses e rejeita cassação

Câmara suspende mandato de Glauber Braga por seis meses e rejeita cassação

Suspensão de Glauber Braga (PSOL-RJ) foi aprovada por 318 votos a favor, evitando que o deputado perdesse o mandato e ficasse inelegível; punição se deve à agressão a integrante do MBL.
L
Rodrigo Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj após ser solto pelo STF

Rodrigo Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj após ser solto pelo STF

Afastado da presidência da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar solicitou licença por 10 dias, um dia após ministro Alexandre de Moraes autorizar sua soltura com restrições.
L
Câmara rejeita cassação de Carla Zambelli mesmo com condenação e prisão

Câmara rejeita cassação de Carla Zambelli mesmo com condenação e prisão

Rejeição de cassação de Carla Zambelli (PL-SP) pela Câmara necessitava de 257 votos; resultado de 227 a favor do fim do mandato arquivará a representação da Mesa Diretora.
L
Futebol profissional em Rondônia ganha reforço com reunião entre Alex Redano e dirigente do Pimentense

Futebol profissional em Rondônia ganha reforço com reunião entre Alex Redano e dirigente do Pimentense

Futebol profissional foi tema de encontro entre Alex Redano e Éder Palmonari, que discutiram demandas do clube e propostas para ampliar o apoio ao esporte.
L
Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

A deputada reforça necessidade de ampliar investimentos na saúde e alerta para impactos da falta de estrutura no atendimento à população
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandados em investigação de tentativa de homicídio em Ariquemes

Polícia Civil cumpre mandados em investigação de tentativa de homicídio em Ariquemes

Delegacia de Homicídios de Ariquemes realizou buscas nesta terça-feira (10) para coletar provas sobre tentativa de homicídio ocorrida na Prainha do Mutirão.
10
Grávida de 13 anos é baleada após arma de fogo cair e disparar em Porto Velho

Grávida de 13 anos é baleada após arma de fogo cair e disparar em Porto Velho

Adolescente grávida foi ferida acidentalmente enquanto o marido fumava narguilé com amigos no distrito de União Bandeirantes; PM busca suspeitos e revólver.
16
Colisão entre carro e moto deixa casal ferido na zona leste de Porto Velho

Colisão entre carro e moto deixa casal ferido na zona leste de Porto Velho

Casal ferido em acidente de trânsito ocorreu na noite de quarta-feira (10) no cruzamento da Rua dos Andrades com a Petrolina, bairro Mariana.
14
Homem é encontrado caído após ataque a pauladas na zona leste

Homem é encontrado caído após ataque a pauladas na zona leste

A vítima foi socorrida consciente, mas bastante debilitada devido ao sangramento.
12
Jovem é presa e três comparsas fogem após furto de roupas

Jovem é presa e três comparsas fogem após furto de roupas

O prejuízo estimado foi de R$ 2.600, além de itens levados por outras suspeitas.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás no valor de R$ 110 nesta quinta

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás no valor de R$ 110 nesta quinta

Auxílio Gás é pago a beneficiários com NIS final 2 e segue o calendário do Bolsa Família; programa beneficia 4,4 milhões de famílias neste mês de dezembro.
L
Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 38 milhões em São Paulo

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 38 milhões em São Paulo

Sorteio da Mega-Sena nesta quinta-feira (11) vale R$ 38 milhões, valor acumulado por ser um concurso com final zero; apostas podem ser feitas até as 20h30.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 2

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 2

Pagamento do Bolsa Família para NIS final 2 ocorre nesta quinta-feira (11); com adicionais, valor médio do benefício sobe para R$ 691,37 em dezembro.
L
EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

Apreensão de petroleiro na costa da Venezuela foi confirmada pelo presidente Donald Trump; embarcação estava sob sanções e ação causou alta no preço do petróleo.
L

Bolsa Família beneficia mais de 127 mil famílias em Rondônia a partir desta quarta (10)

Valor médio do Bolsa Família em Rondônia é de R$ 721,67; investimento federal para os 52 municípios supera R$ 86,8 milhões neste mês.
L
CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% para 2026

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% para 2026

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que a economia brasileira deve desacelerar para 1,8% em 2026, com juros altos (Selic em 12% ao ano) e o enfraquecimento da demanda interna atuando como freios para o crescimento após alta de 2,5% em 2025.
L
Inflação que reajusta salário mínimo fecha em 4,18%

Inflação que reajusta salário mínimo fecha em 4,18%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulou 4,18% em 12 meses até novembro de 2025, indicando que o salário mínimo de 2026 pode ser reajustado para R$ 1.621.
L
Bacharelado em Matemática do Impa Tech abre inscrições para 2026

Bacharelado em Matemática do Impa Tech abre inscrições para 2026

Estudantes que concluíram o ensino médio podem se candidatar até as 12h do dia 23 de dezembro para as 100 vagas do bacharelado gratuito do IMPA Tech, com prioridade para medalhistas de olimpíadas e notas do Enem.
L
Mortes no país crescem 4,6% em 2024, maior alta fora anos de pandemia

Mortes no país crescem 4,6% em 2024, maior alta fora anos de pandemia

O Brasil registrou cerca de 1,5 milhão de óbitos em 2024, um crescimento de 4,6% em relação a 2023, sendo o maior aumento em 20 anos, excetuando-se o período da pandemia de covid-19.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.