QUARTA-FEIRA, 24/09/2025

L

Saúde

Entenda o que é a síndrome de Patau, condição genética rara e grave

Estimativa é que afete 1 em cada cada 4 mil nascimentos

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entenda o que é a síndrome de Patau, condição genética rara e grave
Imagens/TV Brasil

A trissomia do cromossomo 13, também conhecida como síndrome de Patau, é uma doença genética rara e grave, causada pela presença de uma cópia adicional do cromossomo 13 em algumas ou em todas as células do corpo. O filho do cantor Zé Vaqueiro e da empresária Ingra Soares, Arthur, morreu nesta terça-feira (9) aos 11 meses, após ser diagnosticado com a enfermidade.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), cada célula do corpo humano normalmente contém 23 pares de cromossomos, que carregam os genes herdados do pai e da mãe. Um bebê diagnosticado com síndrome de Patau, entretanto, apresenta três cópias do cromossomo 13 no lugar de apenas duas.

A condição compromete gravemente o desenvolvimento do feto e, em muitos casos, resulta em aborto espontâneo, morte fetal após as 20 semanas de gestação ou mesmo morte do bebê pouco depois do nascimento. A estimativa é que a trissomia do cromossomo 13 afete cerca de 1 em cada 4 mil nascimentos.

Bebês com síndrome de Patau se desenvolvem de forma mais lenta no útero e, normalmente, apresentam baixo peso ao nascer, além de uma série de problemas médicos classificados como graves. Os números mostram que mais de nove em cada dez crianças nascidas com a doença morrem ao longo do primeiro ano de vida.

Características

Em razão do crescimento limitado no útero, oito em cada dez bebês com a trissomia do cromossomo 13 nascem com defeitos cardíacos graves. Além disso, em muitos casos, o cérebro não chega a se dividir por completo, quadro conhecido como holoprosencefalia. Quando isso acontece, a condição pode afetar características faciais e causar:

– fenda labial e palatina;

– olhos de tamanho reduzido;

– ausência de um ou ambos os olhos;

– cabeça menor que o tamanho normal (microcefalia);

– malformações do ouvido e surdez.

A síndrome de Patau também pode causar:

– defeitos na parede abdominal (o abdômen não se desenvolve totalmente no útero, fazendo com que os intestinos fiquem expostos para fora do corpo, cobertos apenas por uma membrana);

– cistos nos rins;

– malformações nas mãos e nos pés, como dedos extras, ou pé talovertical congênito.

Causas

De acordo com o NHS, a síndrome de Patau acontece por acaso e não pode ser provocada por nada que os pais tenham feito antes da concepção ou mesmo durante a gestação. A maioria dos casos surge de forma aleatória no momento em que o espermatozoide e o óvulo se encontram e o feto começa a se formar.

Testagem

Entre a 10ª e a 14ª semana de gestação, é possível realizar uma espécie de teste de rastreamento para a síndrome de Patau e para outras trissomias, como a síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21 e a síndrome de Edwards ou trissomia do cromossomo 18. A testagem envolve uma análise combinada de exames de sangue e de imagem (ultrassonografia).

Se o teste de triagem indicar que há chance de o feto apresentar alguma das condições, um segundo teste, chamado NIPT (sigla em inglês para teste pré-natal não invasivo), avalia o risco de doenças cromossômicas. O exame é feito por meio de coleta de sangue intravenoso da própria gestante.

Tratamento

Atualmente, não há tratamento específico disponível para a síndrome de Patau. Como resultado dos graves problemas de saúde que o recém-nascido apresenta, os profissionais geralmente se concentram em minimizar o desconforto do bebê e garantir que ele seja capaz de se alimentar propriamente.

Para o pequeno número de crianças com trissomia do cromossomo 13 que sobrevivem após os primeiros dias de vida, os cuidados dependem dos sintomas apresentados e de necessidades específicas.

Klaus Patau

Foi na década de 1960, quando, pela primeira vez, a doença foi identificada pelo médico geneticista, alemão-americano, Klaus Patau. Ele, em um estudo pioneiro, classificou a síndrome como um acidente genético, no qual há um cromossomo a mais em um organismo.

A enfermidade também é conhecida como síndrome Bartholin-Patau, médico, matemático e teólogo dinamarquês Thomas Bartholin, que chegou a descrever a anomalia ao analisar o quadro clínico de algumas crianças com malformações.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Núcleo de Fissurados de Rondônia já realizou mais de 24 mil consultas e 317 cirurgias desde 2018

Núcleo de Fissurados de Rondônia já realizou mais de 24 mil consultas e 317 cirurgias desde 2018

Referência no tratamento da fissura labiopalatina, o Nufis garante atendimento multiprofissional em Porto Velho e amplia qualidade de vida dos pacientes.
L

Nova brinquedoteca do Hospital Infantil Cosme e Damião promove alegria e acolhimento durante a internação

Espaço lúdico reforça o cuidado integral à saúde das crianças internadas em Porto Velho.
L
Dez anos de chikungunya e preocupações persistem no Brasil

Dez anos de chikungunya e preocupações persistem no Brasil

A chikungunya completa uma década no país e, segundo especialistas, ainda apresenta desafios como a falta de controle do vetor e a necessidade de adequação dos serviços de saúde.
L
Obesidade e sobrepeso: nova diretriz foca no risco cardiovascular

Obesidade e sobrepeso: nova diretriz foca no risco cardiovascular

Uma nova diretriz, elaborada por associações de saúde do Brasil, orienta a avaliação obrigatória do risco cardiovascular em todos os pacientes com sobrepeso ou obesidade, com foco na prevenção.
L
por-que-o-governo-trump-quer-ligar-o-uso-de-tylenol-ao-autismo-em-criancas-e-por-que-especialistas-contestam

Por que o governo Trump quer ligar o uso de Tylenol ao autismo em crianças, e por que especialistas contestam

Comunicado da Casa Branca reacende debate científico sobre a segurança do paracetamol na gravidez, enquanto especialistas e entidades médicas reforçam que não há provas de que o medicamento cause autismo.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Empreendedorismo

Coluna do Simpi: Com uma década de atraso, atualização dos limites do Simples e do MEI volta à pauta no Congresso

Congelados há quase dez anos, os limites de faturamento do Simples Nacional e do MEI voltam a ser debatidos na Câmara para garantir justiça fiscal e preservar micro e pequenas empresas.
L

Agenda News: Emoções, identidade e a travessia da perimenopausa

No próximo Agenda News, a conversa é especialmente para você, mulher 40+.
L

17ª Brigada de Infantaria de Selva celebra 93 anos com homenagens a personalidades de Rondônia

Comandante destaca legado histórico e reforça missão de integração do Exército na Amazônia Ocidental durante cerimônia que reuniu autoridades civis, militares e representantes da imprensa
L
CCJ do Senado deve votar PEC da Blindagem nesta quarta (24)

CCJ do Senado deve votar PEC da Blindagem nesta quarta (24)

O presidente da comissão, Otto Alencar, e o relator, Alessandro Vieira, se posicionaram contra a proposta que exige autorização para processar parlamentares.
L
Barragem de Rondônia tem erosão identificada, mas risco de rompimento é descartado

Barragem de Rondônia tem erosão identificada, mas risco de rompimento é descartado

A Agência Nacional de Mineração esclareceu que a estrutura Jacaré Superior, mesmo com processos erosivos, não apresenta perigo à população, pois está desativada.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L

POLÍTICA

Presidente da Alero recebe secretária Albaniza Menandro para discutir desafios da educação em Rondônia

Presidente da Alero recebe secretária Albaniza Menandro para discutir desafios da educação em Rondônia

Encontro no gabinete de Alex Redano alinhou ações entre Legislativo e Executivo, reforçando parceria em prol da educação rondoniense.
L
Deputada Dra. Taíssa participa de reunião com a Associação Asdefig em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa de reunião com a Associação Asdefig em Guajará-Mirim

Encontro reforçou o diálogo com a comunidade e firmou compromissos para melhorias em prol das pessoas com deficiência física no município.
L
Vereador Dr. Santana solicita emenda de R$ 500 mil à deputada Silvia Cristina para fortalecer a AMA em Porto Velho

Vereador Dr. Santana solicita emenda de R$ 500 mil à deputada Silvia Cristina para fortalecer a AMA em Porto Velho

A proposta busca ampliar a estrutura da Associação de Mães de Autistas, garantindo atendimento especializado e apoio a famílias de pessoas com TEA em Rondônia.
L
Lebrinha destina R$ 405 mil para compra de motos em Colorado do Oeste

Lebrinha destina R$ 405 mil para compra de motos em Colorado do Oeste

Deputada garante 30 motocicletas para agentes comunitários de saúde, em parceria com a vereadora Tatiane Inácio.
L
Brasil investe US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

Brasil investe US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

Lula fez o anúncio em Nova York, reforçando que o país irá liderar pelo exemplo e convidando nações a participarem da iniciativa.
L
Publicidade

POLÍCIA

Militar que desapareceu na Praia do Acácio, em Guajará-Mirim, é encontrado sem vida

A vítima, de 19 anos, desapareceu na segunda-feira à tarde enquanto nadava no rio Mamoré.
10
Ataque a tiros deixa passageiro de aplicativo baleado no Triângulo

Ataque a tiros deixa passageiro de aplicativo baleado no Triângulo

Vítima foi socorrida pelo motorista ao Hospital João Paulo II.
14
Homem é preso com espingarda e drogas escondidas em freezer na zona su

Homem é preso com espingarda e drogas escondidas em freezer na zona sul

Polícia Militar encontrou crack, maconha, arma de fogo e munições durante ação da Força Tática do 9º BPM no bairro Caladinho.
12
Ex-presidiário é morto com facada no coração em apartamento

Ex-presidiário é morto com facada no coração em apartamento

Uma testemunha disse ter ouvido uma discussão dentro do apartamento, depois viu um indivíduo saindo do local guardando uma faca na cintura, em seguida, a vítima foi encontrada caída em meio a muito sangue.
18
Polícia Civil de Rondônia fiscaliza rodovia com apoio da PRF

Polícia Civil de Rondônia fiscaliza rodovia com apoio da PRF

Ação de prevenção e combate ao crime foi realizada na manhã desta terça-feira (23) em um ponto estratégico de trânsito.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conexão RH recebe Jorge Antônio, que detalha caminhos práticos para construir autoridade no marketing digital

Na edição desta terça-feira (23), o Conexão RH recebeu o especialista em marketing digital Jorge Antônio, que explicou como construir autoridade nas redes, apontou tendências como IA e automação e reforçou a importância de métricas reais de conversão.
L

Jovem News: Evangelista Kleivin fala do Jesus nas Ruas

O programa Jovem News desta segunda-feira, 22, recebeu o evangelista Kleivin, convidado por Luiz Henrique, para uma conversa franca sobre fé, juventude e serviço nas ruas de Porto Velho.
L
Rondônia conquista medalha de ouro e bronze no badminton nos Jogos da Juventude 2025

Rondônia conquista medalha de ouro e bronze no badminton nos Jogos da Juventude 2025

As atletas Lara Rita e Lara Michelato garantiram o ouro nas duplas femininas, enquanto Arthur Losse conquistou o bronze no individual masculino.
L
Lei Lucas: Profissionais da rede de educação de Jaru recebem capacitação em primeiros socorros

Lei Lucas: Profissionais da rede de educação de Jaru recebem capacitação em primeiros socorros

Formação reuniu professores e servidores municipais, com aulas teóricas e práticas sobre atendimentos emergenciais.
L
Mulheres que Plantam o Futuro: protagonismo feminino no campo ganha palco em Rondônia

Mulheres que Plantam o Futuro: protagonismo feminino no campo ganha palco em Rondônia

Encontro promovido por Sebrae, Emater e Sicoob Credip será realizado em Cacoal e reunirá 150 produtoras rurais da região com palestras e talk show.
L
Lula e Trump confirmam conversa na próxima semana

Lula e Trump confirmam conversa na próxima semana

O encontro breve e inesperado na ONU entre os presidentes Lula e Trump abriu a possibilidade de um novo diálogo para amenizar a crise diplomática entre Brasil e EUA.
L
3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo valoriza tradições afro-brasileiras em Pimenteiras do Oeste

3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo valoriza tradições afro-brasileiras em Pimenteiras do Oeste

Evento reuniu oficinas, exposições, rodas de conversa e shows para celebrar memória, resistência e diversidade cultural da comunidade quilombola de Santa Cruz.
L

3º Campeonato de Jiu-Jitsu da Família Marcio Frank celebra 22 anos de tradição

Evento une esporte, história e comunidade com torneio no dia 26 de outubro em Porto Velho
L
Arrecadação federal supera 2024, apesar da queda em agosto

Arrecadação federal supera 2024, apesar da queda em agosto

Apesar da retração em agosto, a arrecadação acumulada de 2025 atinge o melhor resultado em 25 anos, segundo a Receita Federal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.