SEXTA-FEIRA, 17/10/2025

Em destaque

L

Saúde

Saúde amplia vacinação contra o HPV para quem usa PrEP

Profilaxia é indicada para pessoas a partir de 15 anos

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Saúde amplia vacinação contra o HPV para quem usa PrEP
Vinicius Marinho/Fiocruz

Usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos, passaram a integrar o público-alvo para vacinação contra o HPV no Brasil. A orientação consta em nota técnica publicada nesta quarta-feira (3) pelo Ministério da Saúde.

Segundo o documento, o grupo deve receber a vacina quadrivalente (HPV4), que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. Nesse caso, o esquema indicado é de três doses, com intervalos de dois meses após a primeira e de quatro meses após a segunda.

Usuários de PrEP com esquema completo de vacinação contra o HPV não devem ser imunizados novamente. Já usuários de PrEP que já foram imunizados contra o HPV, mas estão com esquema incompleto, devem completar as três doses.

Para ser imunizado, basta procurar uma sala de vacina da rede pública e apresentar algum tipo de comprovação de que faz PrEP, incluindo formulário de prescrição do imunizante, prescrição de PrEP, cartão de seguimento ou mesmo o próprio medicamento.

Quem pode tomar

Até então, o público-alvo para vacinação contra o HPV incluía:

– crianças e adolescentes de 9 e 14 anos, com esquema de dose única;

– indivíduos imunocomprometidos de 9 a 45 anos, incluindo pessoas que vivem com HIV e Aids, pacientes oncológicos e transplantados, com esquema de três doses;

– pessoas de 15 a 45 anos vítimas de violência sexual, com esquema de duas doses para os de 9 a 14 anos (intervalo de seis meses entre elas) e de três doses para os de 15 a 45 anos (intervalos de dois meses após a primeira e de quatro meses após a segunda).

O Ministério da Saúde informou que “oportunizar o acesso à vacina HPV4 para usuários de profilaxia pré-exposição de risco à infecção pelo HIV pode ser considerada uma ação com impacto na prevenção das neoplasias relacionadas ao HPV, principalmente o câncer anal, nas populações que são desproporcionalmente afetadas por essas neoplasias”.

A nota técnica esclarece que estudos realizados na França, por exemplo, apontam alta prevalência de HPV em usuários de PrEP. “Destaca-se, ainda, que a oferta da vacina HPV aos usuários de PrEP amplia o acesso à prevenção e ao tratamento das IST [infecções sexualmente transmissíveis] aplicadas no âmbito individual e coletivo”.

“A ampliação do público-alvo para vacinação, aos usuários de PrEP, sem prejuízo à população inicialmente coberta pela indicação da vacina é fundamental para prevenção dos cânceres diversos causados pelo HPV”, conclui o documento.

PrEP

A profilaxia pré-exposição ao HIV consiste na tomada de medicamentos antirretrovirais de forma preventiva, com a finalidade de permitir ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. A estratégia começou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no fim de 2017.

No Brasil, a PrEP está indicada para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal maior ou igual a 35 quilos, sexualmente ativas e que apresentam risco aumentado para infecção por HIV.

O ministério cita como “populações-chave” para PrEP: gays e homens que fazem sexo com homens (HSH), trabalhadoras do sexo, pessoas privadas de liberdade, pessoas trans e pessoas que usam álcool e outras drogas. Menciona, ainda, como “população prioritária” para PrEP: negros, adolescentes e jovens, indígenas e pessoas em situação de rua.

No serviço público, a PrEP pode ser prescrita por enfermeiros, farmacêuticos e médicos da atenção primária à saúde ou de serviços especializados. Existem, atualmente, 939 unidades dispensadoras da profilaxia em 540 municípios brasileiros.

Dados do ministério indicam que, em março de 2024, cerca de 85 mil pessoas estavam em uso de PrEP no país, sendo 82% HSH; 3,2% mulheres trans/travestis; e 6,7% homens cisgêneros (termo usado para definir pessoas que se identificam com o gênero ao qual está associado o sexo biológico).

HPV

O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível associada a verrugas anogenitais e ao desenvolvimento de cânceres como de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. A transmissão também pode acontecer por meio do contato direto com pele ou mucosa infectada e, portanto, mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.

Majoritariamente, a infecção por HPV tem resolução espontânea no prazo de um a dois anos após a exposição. A infecção persistente, entretanto, pode evoluir para quadros de câncer.

Dentre os 12 tipos oncogênicos descritos de HPV, o 16 e o 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero e mais da metade dos demais cânceres relacionados ao vírus, enquanto os tipos 6 e 11 respondem por cerca de 90% dos casos de verrugas genitais.

O ministério alerta que a infecção por um determinado tipo viral não impede a infecção por outros tipos de HPV, quadro caracterizado como infecção múltipla.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Carretas de Saúde da Mulher são lançadas em Porto Velho com atendimentos e exames gratuitos

Carretas de Saúde da Mulher são lançadas em Porto Velho com atendimentos e exames gratuitos

Ação do programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal em parceria com o município, leva exames e consultas para ampliar o acesso à saúde feminina.
L
Rondônia aprova repasse do Piso Variável de Vigilância Sanitária para qualificação das equipes de vigilância sanitária

Rondônia aprova repasse do Piso Variável de Vigilância Sanitária para qualificação das equipes de vigilância sanitária

Agevisa aplicará recurso em capacitação técnica para fortalecer a atuação da vigilância sanitária nos 52 municípios do estado.
L
Prefeitura de Jaru promove Dia D de vacinação e atualização do Bolsa Família

Prefeitura de Jaru promove Dia D de vacinação e atualização do Bolsa Família

Ação acontece neste sábado, 18, nas unidades de saúde da cidade e no distrito de Tarilândia, com imunização e atualização cadastral obrigatória.
L
Vacina SpiN-TEC deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026

Vacina SpiN-TEC deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026

A primeira vacina totalmente nacional contra a covid-19 está em fase final de estudos e será submetida à validação da Anvisa.
L
Dia D da Multivacinação será realizado neste sábado em Porto Velho

Dia D da Multivacinação será realizado neste sábado em Porto Velho

Ação da Semusa oferece atualização da caderneta de vacinação para crianças e adolescentes em 11 pontos estratégicos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mulheres do campo mostram sua força no maior encontro feminino do agro em Rondônia

Ariquemes recebe o 5º Encontro Mulheres do Agro Rondônia com palestras, debates e networking, fortalecendo a presença feminina no agronegócio e promovendo discussões estratégicas para o setor.
L
Porto Velho lança a 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar

Porto Velho lança a 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar

Agrotec 2025 será realizada de 13 a 16 de novembro e promete impulsionar inovação, sustentabilidade e valorização dos produtores rurais da capital e de Rondônia.
L

Festa homenageia Nossa Senhora Aparecida na Linha 40 em Candeias do Jamari

Celebração comunitária reuniu cavalgada, comidas típicas, leilão de prêmios e show musical com Luan Maia em um dia inteiro de fé e confraternização
L

Lula decide indicar Jorge Messias para vaga no STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu que irá indicar o atual advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso.
L

Rondônia é destaque entre os 10 estados com menor diferença salarial entre homens e mulheres

Rondônia ocupa o 10º lugar nacional no indicador de equilíbrio de gênero na remuneração pública, com mulheres recebendo 71% do salário dos homens, refletindo avanços e desafios.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

3ª Corrida da Democracia da Assembleia Legislativa de Rondônia define percursos de 5 km e 10 km

3ª Corrida da Democracia da Assembleia Legislativa de Rondônia define percursos de 5 km e 10 km

A prova será realizada no domingo (19), a partir das 6h30, com largada em frente à Casa de Leis, em Porto Velho.
L
Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já beneficia mais de 8 mil pessoas em Rondônia

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já beneficia mais de 8 mil pessoas em Rondônia

Com investimento de R$ 5,7 milhões em emendas parlamentares, iniciativa leva consultas, exames e entrega gratuita de óculos para a população.
L
Corrida da Democracia impulsiona doações de mais de 2 mil cestas básicas em Porto Velho

Corrida da Democracia impulsiona doações de mais de 2 mil cestas básicas em Porto Velho

Entrega dos kits da Corrida da Democracia começa com grande arrecadação de alimentos, que serão destinados a famílias em vulnerabilidade social.
L
Coronel Chrisóstomo fará entrega de veículos para a saúde de Buritis

Coronel Chrisóstomo fará entrega de veículos para a saúde de Buritis

Investimento de R$ 845 mil vai reforçar atendimento da rede pública municipal.
L
Barroso recebe alta médica após internação em Brasília

Barroso recebe alta médica após internação em Brasília

Ministro do STF passou por exames no Hospital Sírio-Libanês e seguirá tratamento em casa.
L
Publicidade

POLÍCIA

Seis suspeitos de tráfico são detidos pelo BPTAR na zona Leste de Porto Velho

Seis suspeitos de tráfico são detidos pelo BPTAR na zona Leste de Porto Velho

Grupo foi flagrado em residência no bairro Mariana com dezenas de porções de drogas; entre os detidos estão três adolescentes.
10

PF apreende mais de R$ 1 milhão em Porto Velho e abre investigação sobre possível lavagem de dinheiro

Homem foi flagrado com mochila cheia de dinheiro após sacar valores elevados em banco; PF investiga possível lavagem de dinheiro.
10
Policial é baleado ao reagir tentativa de assalto em Porto Velho

Policial é baleado ao reagir tentativa de assalto em Porto Velho

O criminoso fugiu do local.
12

Ocupantes de motocicleta ficam feridos após colisão com carro na zona sul de Porto Velho

Acidente aconteceu na Avenida Jatuarana; vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas a uma unidade de saúde.
12
Operação Alquimia fiscaliza 24 empresas para rastrear uso de metanol em bebidas

Operação Alquimia fiscaliza 24 empresas para rastrear uso de metanol em bebidas

Força-tarefa reúne Polícia Federal, Receita Federal, Ministério da Agricultura e ANP para prevenir riscos à saúde pública.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fotógrafo Joaquim Insley Pacheco ganha livro após redescoberta histórica

Fotógrafo Joaquim Insley Pacheco ganha livro após redescoberta histórica

O historiador Daniel Rebouças lança “O Espelho de Papel” sobre o artista português que fundou o olhar fotográfico do Brasil Imperial e foi fotógrafo oficial de D. Pedro II.
L
Atividade econômica do Brasil cresce 0,4% em agosto

Atividade econômica do Brasil cresce 0,4% em agosto

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou alta mensal, acumulando um crescimento de 3,2% no período de 12 meses.
L

COLUNA DO CARLOS CALDEIRA: “O tabuleiro começa a se mexer”

Os bastidores da política em Rondônia começam a se mover rumo a 2026 com nomes conhecidos, herdeiros, prefeitos interioranos, senadores estratégicos e novas apostas disputando espaço no xadrez eleitoral estadual.
L

ESOTERISMO: A vassoura da bruxa

Símbolo de poder feminino e instrumento de rituais ancestrais, a vassoura transcende o uso doméstico e revela significados espirituais que atravessam culturas e séculos.
L
Prefeitura de Jaru renova sinalização da pista de caminhada da Avenida Dom Pedro

Prefeitura de Jaru renova sinalização da pista de caminhada da Avenida Dom Pedro

Nova pintura garante mais visibilidade e segurança aos praticantes de atividades físicas e pedestres que utilizam a via diariamente.
L

Rondônia é destaque nacional em empreendedorismo inovador, atrás apenas de São Paulo

Rondônia alcançou o 2º lugar nacional em apoio à inovação, destacando-se no Ranking de Competitividade dos Estados 2025 com políticas e iniciativas eficazes.
L

Falaê Podcast: Entrevista com Pastor Teixeira Neto

Com 14 anos caminhando com Cristo, Teixeira liderou os Jovens Guerreiros de Elohim.
L

Trump ameaça: ‘Se o Hamas continuar a matar pessoas em Gaza, não teremos escolha a não ser entrar’

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou o grupo terrorista Hamas após a divulgação de vídeos de execuções em Gaza, que ocorreram mesmo após o cessar-fogo.
L

Nota de pesar: Neuto Carlos Amaral

A comunidade de Porto Velho se despede de Neuto Carlos Amaral, o querido “Seu Carlos”, taxista conhecido por sua simpatia, paixão por novelas e dedicação à família e aos amigos.
L

Agenda News: Entrevista Especial com Day Mendonça sobre a Fast Escova

A próxima edição do Agenda News, nesta quinta-feira, dia 16, às 17h, vai receber Day Mendonça.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.