SÁBADO, 29/03/2025
Publicidade

L

Saúde

Campanha alerta sociedade sobre alergia alimentar

Leite de vaca pode ser trocado por leites de soja ou de aveia

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Campanha alerta sociedade sobre alergia alimentar
Arquivo/Agência Brasil
Com o tema Superando os Obstáculos em Alergia Alimentar, a Organização Mundial de Alergias (WAO – World Allergy Organization) promove a Semana Mundial da Alergia até o próximo dia 29, chamando a atenção para a conscientização da sociedade sobre alergias.

O presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMEN), nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni, disse à Agência Brasil que, no passado, a alergia alimentar e suas consequências, principalmente no trato gastrointestinal, passavam despercebidas pelo pouco conhecimento que se tinha.

“Hoje em dia, estamos nos habituando a tratar e identificar”, garantiu. A alergia alimentar compromete todas as faixas etárias, principalmente crianças e idosos. “São pessoas mais propensas a alergias e, por outro lado, mais propensas às complicações da alergia, dando, às vezes, problemas de saúde muito graves”, detalhou.

Segundo Magnoni, é conversando com o paciente que o especialista pode saber se ele tem ou não alergia alimentar. “E identificando outros tipos de sintomas semelhantes na própria família e, com o paciente, identificando alterações no trato gastrointestinal, como diarreia, distensão abdominal, cólicas, reações adversas na pele, levando a quadros que mostram que a pessoa está com algum tipo de alergia. Também identificando o nexo causal: se está relacionado diretamente com o comer algum tipo de alimento, seja em algumas horas e, até alguns dias antes”, afirmou.

As alergias alimentares podem ser fatais. Magnoni explicou que o consumo continuado de alimentos que dão alergia pode provocar casos de desnutrição ou má nutrição, causando deficiência de alguns tipos de minerais e proteínas.

Ele citou que a alergia ao leite de vaca, por exemplo, é um problema muito sério. Mas, hoje em dia, esse produto pode ser trocado por leites vegetais de soja ou de aveia, por exemplo. E, assim, suprir as pessoas das deficiências de proteínas e minerais. Ele sugeriu que se façam trocas com educação nutricional, identificando as possibilidades das trocas e, com isso, não ter os sintomas, nem desnutrição.

Alergia alimentar não é a mesma coisa que intolerância alimentar. Essa é uma deficiência enzimática do trato gastrointestinal que a pessoa ou tem como doença genética ou adquire secundariamente a outros tipos de doença, como desnutrição, câncer e diarreias crônicas. Os sintomas, muitas vezes, são bem parecidos e uma consulta ao profissional vai identificar o diagnóstico e tratar da forma mais correta.

Magnoni explicou que, na medicina, as profissões que podem fazer o diagnóstico de alergia alimentar são os gastroenterologistas, nutrólogos, alergistas e imunologistas. E, para crianças, os pediatras.

Aumento

A coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Lucila Camargo, confirmou que está havendo um aumento das alergias alimentares verdadeiras no Brasil. “As alergias estão aumentando mesmo, mas o Brasil sofre com erro de diagnóstico. Muita gente se acredita alérgico alimentar, mas não tem alergia alimentar”, observou.

Para fazer a diferenciação entre alergia alimentar ou outra doença, uma avaliação por um especialista é importante. Ele faz uma anamnese ou investigação minuciosa, para correlacionar a ingestão de alimentos com a manifestação dos sintomas. Depois, necessitando, o profissional pode lançar mão de testes auxiliares diagnósticos para confirmar ou afastar essa possibilidade.

“Havendo dúvidas, a gente pode proceder com teste de provocação oral (TPS). Esse procedimento traz um certo risco para o paciente porque dá o alimento de maneira controlada, em doses crescentes, em ambiente que permite controlar uma eventual manifestação alérgica grave. Só que esse procedimento é pouco disponibilizado tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) como no sistema de saúde privado. Esse também é um dos gargalos que a gente tem para o diagnóstico, porque se é um procedimento considerado padrão ouro para checar o estado dos alérgicos, quer seja para o diagnóstico, quer seja para avaliar se aquele indivíduo tem intolerância ao alimento naturalmente, esse procedimento ainda é pouco reconhecido para ser realizado no SUS e no sistema particular”, acentuou.

Lucila informou, também, que o TPO foi liberado para ser executado para crianças alérgicas a leite de vaca até 24 meses de idade e incluído no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com essas mesmas finalidades e faixa etária.

“Mas a gente tem outras alergias alimentares nas diversas idades. O resto não fica contemplado”, destacou a coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Asbai. Frisou que poucos hospitais realizam o procedimento pelo SUS, mas não recebem do sistema público. Da mesma forma, os pacientes privados não conseguem ter o gasto ressarcido pelos planos de saúde.

Testes em farmácia

Outro problema em relação ao diagnóstico é que os testes alérgicos disponíveis podem dar positivo e o indivíduo não ser alérgico. Por isso, ela apontou que na visão de especialistas, a disponibilização de testes em farmácia “é péssimo. O paciente pode achar que é alérgico e, na verdade, ele não é”. Para os pacientes que têm alergia alimentar, a condução é tirar o alimento. Daí que há pessoas que estão em dieta de restrição com risco nutricional e prejuízo na qualidade de vida por positividade em testes alérgicos que não se confirmam na realidade.

“Por isso, a gente briga que não dá para ter testes alérgicos nas farmácias. Tem que ser indicado pelo especialista e contextualizado dentro de uma história clínica condizente, porque, senão, a pessoa fica achando que tem alergia alimentar e não tem. Esse é outro problema que faz a gente ter um erro diagnóstico para mais”, revelou.

No caso de o indivíduo ser realmente alérgico, por exemplo, ao leite de vaca e ao ovo, o alimento deve ser retirado da dieta. “Ele não vai poder comer”,  lembrou.

Para crianças menores de um ano alérgicas a leite de vaca, a recomendação é o aleitamento materno. Quando esse não é suficiente, entra-se com fórmula especial infantil para alérgicos. Isso já é disponibilizado no SUS na maioria dos estados.

Para crianças maiores, a informação da alergia alimentar deve ser levada para as escolas e dita em restaurantes para que não tenham contato sem querer com o alimento. “Às vezes, uma pequena quantidade pode ser suficiente para deflagrar reações alérgicas graves”, advertiu a médica.

Lucila alertou, ainda, que, às vezes, em um restaurante, o contato cruzado de uma mesma colher usada para mexer um prato com camarão, que a pessoa tem alergia, e um prato com outro tipo de crustáceo que ela pode comer, isso pode deflagrar reações alérgicas.

Para os pacientes com restrição de alimentos é feito um tratamento multidisciplinar com nutricionista para manter uma dieta balanceada mesmo sem aqueles alimentos que dão alergia, e se estabelece para as famílias um plano de ação por escrito.

Alguns pacientes recebem indicação de carregar uma medicação que é a adrenalina autoinjetável para casos de reações alérgicas graves e potencialmente fatais, que é a anafilaxia. Essa medicação é efetuada e, em seguida, deve-se levar o paciente a um pronto-socorro, visando reverter os sinais de maneira rápida.

O problema é que, no Brasil, só existe a adrenalina autoinjetável dentro dos hospitais. De modo geral, não há o dispositivo que o próprio paciente ou o cuidador possa aplicar para dar tempo de chegar no hospital. Essa medicação é importada e cara, o que dificulta muito o acesso, em especial de pacientes do SUS. Em geral, a orientação dos especialistas é que a pessoa tenha duas canetas de adrenalina autoinjetável, que têm de ser renovadas à medida que finda a validade. “Acaba sendo muito caro”, opina.

Saúde pública

Na avaliação de Lucila Camargo, a alergia alimentar é um problema de saúde pública no mundo inteiro. No Brasil, ela disse que ainda há poucos levantamentos que mostrem a prevalência real do problema. “Mas ele está crescendo e se agravando. Os verdadeiros alérgicos também estão aumentando”. Na Austrália, por exemplo, a alergia alimentar atinge 10% das crianças. Nos Estados Unidos, os adultos são mais atingidos. Já na África, há poucos relatos.

As crianças são as mais acometidas. Os principais alimentos que provocam alergia são leite, ovo, soja, trigo, peixes, frutos do mar, amendoim, castanhas e, em alguns países, o gergelim. Há variações de país para país. No Brasil, atualmente, outro alimento que entrou no rol dos alérgicos é a banana [dada a crianças]. Lucila insistiu que esse é um fenômeno que está aumentando.

“Se antigamente a maioria dos alérgicos a leite e ovo ficava intolerante ainda na fase escolar, hoje em dia a gente tem visto crianças que arrastam isso para a fase adolescente e adulta. Os quadros estão ficando mais frequentes para mais alimentos, e ficando mais graves e persistentes”, finalizou a médica.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

IFF/Fiocruz irá ajudar 75 maternidades a reduzirem mortalidade materna

IFF/Fiocruz irá ajudar 75 maternidades a reduzirem mortalidade materna

Ministério da Saúde deve investir R$ 24 milhões ao longo de 2025
L
Jaru sedia 2ª Conferência Regional sobre Saúde do Trabalhador

Jaru sedia 2ª Conferência Regional sobre Saúde do Trabalhador

O evento reuniu autoridades e profissionais da área para debater o tema “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano”.
L
ANS altera requisitos de mamografia para planos de saúde, garantindo exames a mulheres de 40 a 74 anos

ANS altera requisitos de mamografia para planos de saúde, garantindo exames a mulheres de 40 a 74 anos

Agência modificou requisitos de mamografia para planos de saúde
L
Fhemeron inaugura nova unidade móvel para intensificar a captação de sangue em Rondônia

Fhemeron inaugura nova unidade móvel para intensificar a captação de sangue em Rondônia

O presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli Machado, destacou que, a unidade móvel representa um avanço significativo na captação de doadores e na conscientização da população.
L

Barco Saúde é disponibilizado pela Prefeitura de Porto Velho para atender Nazaré e demais comunidades afetadas pela cheia do Madeira

Unidade Básica de Saúde do distrito corre risco de alagamento e se encontra sem condições de realizar atendimentos
L
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

No Acre, o governador Gladson Cameli deu um exemplo de combate à intolerância religiosa

Cameli sancionou nesta sexta-feira uma lei que, além de combater ações criminosas, assegura a liberdade e o respeito a todas as crenças.
L

News Rondônia e Cine Laser: Hora de conhecer os ganhadores do sorteio do cinema!

Hoje é o grande dia que os amantes da sétima arte estavam esperando! O Jornal Eletrônico News Rondônia e o Cine Laser têm a honra de anunciar os ganhadores da super promoção que vai proporcionar momentos inesquecíveis na telona.
L

Projeto “Conexão Igreja Comunidade” Fortalece Laços Sociais no Bairro Marcos Freire

Através dessas iniciativas, a Igreja Metodista Wesleyana reafirma seu papel de agente transformador.
L
Conta de luz em abril segue sem cobrança extra com manutenção da bandeira verde, decide Aneel

Conta de luz em abril segue sem cobrança extra com manutenção da bandeira verde, decide Aneel

Melhora no volume de chuvas motivou revisão de tarifa extra
L

#PovoadoNerd | Entrevista Gianne Priscilla, vocalista da Banda Projeto Retrô

Nesta sexta-feira, dia 28, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Gianne Priscilla, vocalista da Banda Projeto Retrô. Com um repertório que resgata clássicos inesquecíveis da música nacional e internacional, Gianne vai falar sobre sua trajetória, curiosidades da banda e os bastidores das apresentações que conquistam o público por onde passam. Não perca esse bate-papo cheio de nostalgia, talento e boas histórias!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

O resultado preliminar será divulgado no site da banca, com possibilidade de recurso em até dois dias úteis.
L
Rondônia gera 3,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2025

Rondônia gera 3,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2025

Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, são 432 mil vagas com carteira assinada no mês, o melhor fevereiro da série histórica, e o estoque chegou a 47,7 milhões
L
Conab publica edital de concurso público nacional com 403 vagas

Conab publica edital de concurso público nacional

Empresa oferece oportunidades em cargos de nível médio e superior
L
Ibama divulga locais de prova e orientações para concurso com 460 vagas para analistas ambientais e administrativos

Ibama divulga locais de prova e orientações para concurso com 460 vagas para analistas ambientais e administrativos

Exame está marcado para dia 6 de abril em todas as capitais
L
Concurso TJRO: Resultado preliminar das provas discursivas é divulgado

Concurso TJRO: Resultado preliminar das provas discursivas é divulgado

A relação já está disponível no site oficial da organizadora.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha entrega do Projeto REVER em Ariquemes

Deputado Coronel Chrisóstomo participa de entrega do Projeto REVER em Ariquemes
L

Vereador Pedro Geovar consegue aprovação para manutenção de via e recapeamento na zona sul da capital

A obra beneficia diretamente os moradores da zona sul da capital, tornando o trânsito mais seguro e melhorando a mobilidade no local.
L
Deputado Cássio Gois fortalece participação popular na primeira CCJR Cidadã em Cacoal

Deputado Cássio Gois fortalece participação popular na primeira CCJR Cidadã em Cacoal

O evento contou com a presença de parlamentares, prefeitos e representantes da Unir, da OAB e do Poder Judiciário.
L
Coronel Chrisóstomo trata de investimentos em esporte e cultura em Itapuã do Oeste

Coronel Chrisóstomo trata de investimentos em esporte e cultura em Itapuã do Oeste

Em reunião na Prefeitura, o parlamentar ouviu as principais demandas do setor apresentadas pelo prefeito Nei Martins e sua equipe.
L

Projeto Cidadania nos Bairros: Serviços Gratuitos para a Comunidade

Primeira edição acontece neste sábado em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminoso com 22 anos de cadeia é preso na zona leste

O suspeito, que estava em frente a uma casa sem muros, ainda tentou fugir ao ver a viatura, mas foi detido.
10
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado pela Polícia Militar

Homem com mandado de prisão em aberto é capturado pela Polícia Militar

Diante da situação, o suspeito foi conduzido à unidade hospitalar para a realização do exame de corpo de delito e, posteriormente, encaminhado à Cadeia Pública de Presidente Médici, onde permanecerá à disposição da Justiça.
14
Carro capota após forte impacto em cruzamento; motorista fica ferido

Carro capota após forte impacto em cruzamento; motorista fica ferido

Segundo testemunhas, o Chevrolet Classic seguia pela Rua São Paulo quando foi atingido violentamente pela S-10, que teria invadido a preferencial no sentido K-5.
12
Falta de habilitação e imprudência marcam acidente em avenida

Falta de habilitação e imprudência marcam acidente em avenida

O caso chamou a atenção pelo fato de que nenhum dos envolvidos possuía habilitação para conduzir veículos.
10
Patamo prende suspeito com drogas e dinheiro em residência

Patamo prende suspeito com drogas e dinheiro em residência

Com ele, foram apreendidas porções de crack, cocaína e maconha, além de R$ 62 em dinheiro trocado.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Do Rio Hudson aos Investimentos: A Jornada de André Silva que transforma vidas e finanças da comunidade brasileira

Aos 46 anos, André Silva é agora CEO e fundador da Investify Portfolios, uma empresa que reflete sua transição de xerife a especialista em investimentos imobiliários.
L
“Semear em Rede” inicia atividades no Fórum de Porto Velho

“Semear em Rede” inicia atividades no Fórum de Porto Velho

As próximas edições estão marcadas para os dias 23 de junho, 22 de setembro e 1º de dezembro, garantindo que todos os participantes tenham acesso à atividade.
L
Petrobras terá que pagar R$ 36 milhões por danos ambientais

Petrobras terá que pagar R$ 36 milhões por danos ambientais

Incidentes incluem derramamento de óleo e descarte de efluentes no mar
L
STF concede prisão domiciliar à acusada de atos golpistas de 8 de janeiro e de pichar estátua da Justiça

STF concede prisão domiciliar à acusada de atos golpistas de 8 de janeiro e de pichar estátua da Justiça

Acusada deve usar tornozeleira eletrônica e não pode usar rede social
L
Coronel Chrisóstomo destina R$ 500 mil para a saúde de Itapuã do Oeste

Coronel Chrisóstomo destina R$ 500 mil para a saúde de Itapuã do Oeste

O anúncio ocorreu durante reunião na Câmara de Vereadores, com a participação da vereadora Kenia (PL) e moradoras da comunidade.
L

Fé, arte e missão: Apóstolo Igor Manso compartilha trajetória de vida e anuncia Conferência Global em Porto Velho

No #FalaêPodCast, o líder religioso falou sobre sua jornada espiritual, o impacto da Missão Edificando com Artes e os desafios de conectar a juventude à fé cristã
L
Professores de Jaru participam de formação para aprimorar alfabetização infantil

Professores de Jaru participam de formação para aprimorar alfabetização infantil

O objetivo é fortalecer as práticas de alfabetização e elevar os índices educacionais.
L

Preparar é salvar: Tenente Luciane alerta sobre o papel da Defesa Civil em tempos de mudanças climáticas

No Comunidade News, a bombeira militar destacou os desafios de Rondônia diante das cheias do Rio Madeira e dos incêndios florestais
L

Prótese Glútea Híbrida: a revolução para um bumbum volumoso e natural

Dr. Marcelo Almeida explica como a técnica une projeção e harmonia para um resultado impecável
L
ONU avaliará se há ações do Brasil contra crimes da ditadura militar

ONU avaliará se há ações do Brasil contra crimes da ditadura militar

Representante das Nações Unidas fica no país do dia 30 a 7 de abril
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.