SEXTA-FEIRA, 28/06/2024

L

Saúde

Campanha alerta sociedade sobre alergia alimentar

Leite de vaca pode ser trocado por leites de soja ou de aveia

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Campanha alerta sociedade sobre alergia alimentar
Arquivo/Agência Brasil
Com o tema Superando os Obstáculos em Alergia Alimentar, a Organização Mundial de Alergias (WAO – World Allergy Organization) promove a Semana Mundial da Alergia até o próximo dia 29, chamando a atenção para a conscientização da sociedade sobre alergias.

O presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMEN), nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni, disse à Agência Brasil que, no passado, a alergia alimentar e suas consequências, principalmente no trato gastrointestinal, passavam despercebidas pelo pouco conhecimento que se tinha.

“Hoje em dia, estamos nos habituando a tratar e identificar”, garantiu. A alergia alimentar compromete todas as faixas etárias, principalmente crianças e idosos. “São pessoas mais propensas a alergias e, por outro lado, mais propensas às complicações da alergia, dando, às vezes, problemas de saúde muito graves”, detalhou.

Segundo Magnoni, é conversando com o paciente que o especialista pode saber se ele tem ou não alergia alimentar. “E identificando outros tipos de sintomas semelhantes na própria família e, com o paciente, identificando alterações no trato gastrointestinal, como diarreia, distensão abdominal, cólicas, reações adversas na pele, levando a quadros que mostram que a pessoa está com algum tipo de alergia. Também identificando o nexo causal: se está relacionado diretamente com o comer algum tipo de alimento, seja em algumas horas e, até alguns dias antes”, afirmou.

As alergias alimentares podem ser fatais. Magnoni explicou que o consumo continuado de alimentos que dão alergia pode provocar casos de desnutrição ou má nutrição, causando deficiência de alguns tipos de minerais e proteínas.

Ele citou que a alergia ao leite de vaca, por exemplo, é um problema muito sério. Mas, hoje em dia, esse produto pode ser trocado por leites vegetais de soja ou de aveia, por exemplo. E, assim, suprir as pessoas das deficiências de proteínas e minerais. Ele sugeriu que se façam trocas com educação nutricional, identificando as possibilidades das trocas e, com isso, não ter os sintomas, nem desnutrição.

Alergia alimentar não é a mesma coisa que intolerância alimentar. Essa é uma deficiência enzimática do trato gastrointestinal que a pessoa ou tem como doença genética ou adquire secundariamente a outros tipos de doença, como desnutrição, câncer e diarreias crônicas. Os sintomas, muitas vezes, são bem parecidos e uma consulta ao profissional vai identificar o diagnóstico e tratar da forma mais correta.

Magnoni explicou que, na medicina, as profissões que podem fazer o diagnóstico de alergia alimentar são os gastroenterologistas, nutrólogos, alergistas e imunologistas. E, para crianças, os pediatras.

Aumento

A coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Lucila Camargo, confirmou que está havendo um aumento das alergias alimentares verdadeiras no Brasil. “As alergias estão aumentando mesmo, mas o Brasil sofre com erro de diagnóstico. Muita gente se acredita alérgico alimentar, mas não tem alergia alimentar”, observou.

Para fazer a diferenciação entre alergia alimentar ou outra doença, uma avaliação por um especialista é importante. Ele faz uma anamnese ou investigação minuciosa, para correlacionar a ingestão de alimentos com a manifestação dos sintomas. Depois, necessitando, o profissional pode lançar mão de testes auxiliares diagnósticos para confirmar ou afastar essa possibilidade.

“Havendo dúvidas, a gente pode proceder com teste de provocação oral (TPS). Esse procedimento traz um certo risco para o paciente porque dá o alimento de maneira controlada, em doses crescentes, em ambiente que permite controlar uma eventual manifestação alérgica grave. Só que esse procedimento é pouco disponibilizado tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) como no sistema de saúde privado. Esse também é um dos gargalos que a gente tem para o diagnóstico, porque se é um procedimento considerado padrão ouro para checar o estado dos alérgicos, quer seja para o diagnóstico, quer seja para avaliar se aquele indivíduo tem intolerância ao alimento naturalmente, esse procedimento ainda é pouco reconhecido para ser realizado no SUS e no sistema particular”, acentuou.

Lucila informou, também, que o TPO foi liberado para ser executado para crianças alérgicas a leite de vaca até 24 meses de idade e incluído no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com essas mesmas finalidades e faixa etária.

“Mas a gente tem outras alergias alimentares nas diversas idades. O resto não fica contemplado”, destacou a coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Asbai. Frisou que poucos hospitais realizam o procedimento pelo SUS, mas não recebem do sistema público. Da mesma forma, os pacientes privados não conseguem ter o gasto ressarcido pelos planos de saúde.

Testes em farmácia

Outro problema em relação ao diagnóstico é que os testes alérgicos disponíveis podem dar positivo e o indivíduo não ser alérgico. Por isso, ela apontou que na visão de especialistas, a disponibilização de testes em farmácia “é péssimo. O paciente pode achar que é alérgico e, na verdade, ele não é”. Para os pacientes que têm alergia alimentar, a condução é tirar o alimento. Daí que há pessoas que estão em dieta de restrição com risco nutricional e prejuízo na qualidade de vida por positividade em testes alérgicos que não se confirmam na realidade.

“Por isso, a gente briga que não dá para ter testes alérgicos nas farmácias. Tem que ser indicado pelo especialista e contextualizado dentro de uma história clínica condizente, porque, senão, a pessoa fica achando que tem alergia alimentar e não tem. Esse é outro problema que faz a gente ter um erro diagnóstico para mais”, revelou.

No caso de o indivíduo ser realmente alérgico, por exemplo, ao leite de vaca e ao ovo, o alimento deve ser retirado da dieta. “Ele não vai poder comer”,  lembrou.

Para crianças menores de um ano alérgicas a leite de vaca, a recomendação é o aleitamento materno. Quando esse não é suficiente, entra-se com fórmula especial infantil para alérgicos. Isso já é disponibilizado no SUS na maioria dos estados.

Para crianças maiores, a informação da alergia alimentar deve ser levada para as escolas e dita em restaurantes para que não tenham contato sem querer com o alimento. “Às vezes, uma pequena quantidade pode ser suficiente para deflagrar reações alérgicas graves”, advertiu a médica.

Lucila alertou, ainda, que, às vezes, em um restaurante, o contato cruzado de uma mesma colher usada para mexer um prato com camarão, que a pessoa tem alergia, e um prato com outro tipo de crustáceo que ela pode comer, isso pode deflagrar reações alérgicas.

Para os pacientes com restrição de alimentos é feito um tratamento multidisciplinar com nutricionista para manter uma dieta balanceada mesmo sem aqueles alimentos que dão alergia, e se estabelece para as famílias um plano de ação por escrito.

Alguns pacientes recebem indicação de carregar uma medicação que é a adrenalina autoinjetável para casos de reações alérgicas graves e potencialmente fatais, que é a anafilaxia. Essa medicação é efetuada e, em seguida, deve-se levar o paciente a um pronto-socorro, visando reverter os sinais de maneira rápida.

O problema é que, no Brasil, só existe a adrenalina autoinjetável dentro dos hospitais. De modo geral, não há o dispositivo que o próprio paciente ou o cuidador possa aplicar para dar tempo de chegar no hospital. Essa medicação é importada e cara, o que dificulta muito o acesso, em especial de pacientes do SUS. Em geral, a orientação dos especialistas é que a pessoa tenha duas canetas de adrenalina autoinjetável, que têm de ser renovadas à medida que finda a validade. “Acaba sendo muito caro”, opina.

Saúde pública

Na avaliação de Lucila Camargo, a alergia alimentar é um problema de saúde pública no mundo inteiro. No Brasil, ela disse que ainda há poucos levantamentos que mostrem a prevalência real do problema. “Mas ele está crescendo e se agravando. Os verdadeiros alérgicos também estão aumentando”. Na Austrália, por exemplo, a alergia alimentar atinge 10% das crianças. Nos Estados Unidos, os adultos são mais atingidos. Já na África, há poucos relatos.

As crianças são as mais acometidas. Os principais alimentos que provocam alergia são leite, ovo, soja, trigo, peixes, frutos do mar, amendoim, castanhas e, em alguns países, o gergelim. Há variações de país para país. No Brasil, atualmente, outro alimento que entrou no rol dos alérgicos é a banana [dada a crianças]. Lucila insistiu que esse é um fenômeno que está aumentando.

“Se antigamente a maioria dos alérgicos a leite e ovo ficava intolerante ainda na fase escolar, hoje em dia a gente tem visto crianças que arrastam isso para a fase adolescente e adulta. Os quadros estão ficando mais frequentes para mais alimentos, e ficando mais graves e persistentes”, finalizou a médica.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em dez estados

Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em dez estados

Boletim da Fiocruz indica retomada do crescimento na região centro-sul
L
CFM pede que Anvisa libere uso de fenol por médicos

CFM pede que Anvisa libere uso de fenol por médicos

Conselho Federal de Farmácia apoia restrição imposta por agência
L
Inscrições no Mais Saúde com Agente são prorrogadas até segunda-feira

Inscrições no Mais Saúde com Agente são prorrogadas até segunda-feira

Programa oferece 180 mil vagas em todo o país
L

Mais Médicos: Último edital do programa abre apenas 10 vagas para Rondônia

O programa Mais Médicos é uma iniciativa do governo brasileiro criada em 2013 durante o governo da então presidente Dilma Rousseff.
L
rede municipal de educação

Semusa realiza “Dia D Mais Saúde Bucal” para alunos da rede municipal de educação

Ação proposta pelo Ministério da Saúde foi realizada através do Programa de Saúde na Escola.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia dá a largada nas coberturas das “Eleições 2024” para a promoção da Democracia

Com cobertura especial, entrevistas com pré-candidatos e análises de informações, o seu jornal eletrônico montou um espaço especial para que você possa acompanhar a variedade de vozes e perspectivas dos nossos futuros representantes.
L

Cria do Nacional e fenômeno político, Samuel Costa vive o auge em Porto Velho

Seu conhecimento e maturidade política foram destacados por analistas em programas locais, que veem nele um potencial disruptor no cenário político de Porto Velho.
L

7ª Noite – Flor do Maracujá 2024: Celebração da cultura popular na 40ª Edição [AO VIVO]

Uma Noite de Tradições e Festividades – 27 de Junho de 2024
L

UNIR: Instituição alinha retorno das aulas após 60 dias de paralisação

Acordo prevê o final da greve apenas com o realinhamento do calendário letivo de 2024.1.
L

#ComunidadeNews | Entrevista o pré-candidato a vereador de Porto Velho, Cláudio Carvalho

Nesta quinta-feira, dia 27, às 16h35, o programa Comunidade News recebe o pré-candidato a vereador de Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L
Publicidade

POLÍTICA

Kauê Ribeiro: A voz da renovação em Porto Velho

Pré-candidato apresenta soluções ousadas para saúde, segurança e juventude no Giro News
L

Carlos Adriano no Giro News: Inovações e soluções para transformar Porto Velho

Pré-candidato a vereador aborda saúde pública, juventude e desenvolvimento local no Giro News
L
Vereadora Márcia Socorristas Animais prestigia feira de adoção de animais resgatados no Baixo Madeira

Vereadora Márcia Socorristas Animais prestigia feira de adoção de animais resgatados no Baixo Madeira

Os pets foram encaminhados para clínica veterinária, onde passaram por exames e castração, sendo então colocados para adoção.
L
Deputada Sílvia Cristina entrega implementos agrícolas para associação de produtores rurais em Urupá

Deputada Sílvia Cristina entrega implementos agrícolas para associação de produtores rurais em Urupá

Parlamentar destinou R$ 350 mil para a compra de diversos implementos para apoiar a produção no campo.
L

Emenda parlamentar da Dra. Taíssa valoriza feirantes em Guajará-Mirim com aquisição de tendas e mesas

Transformação na feira do município garante conforto e modernidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

ATUALIZADA: Briga de irmãos termina em tentativa de homicídio na zona sul

A PM foi acionada e prendeu o suspeito, enquanto a vítima foi socorrida pelo Samu para a UPA.
16
Operação conjunta da FAB e PF intercepta aeronave boliviana

Operação conjunta da FAB e PF intercepta aeronave boliviana

A FAB declarou que a ação foi necessária devido à falta de cooperação da aeronave, que ignorou todas as instruções da defesa aeroespacial brasileira.
10
Mototáxi abandona passageira ferida após acidente com viatura da Polícia Penal

Mototáxi abandona passageira ferida após acidente com viatura da Polícia Penal

Com a batida o mototaxista e a passageira sofreram queda, no entanto, o piloto subiu na moto e fugiu, deixando a adolescente ferida no local.
14
PF deflagra a Operação Obscene em combate ao abuso sexual infantojuvenil em RO

PF deflagra a Operação Obscene em combate ao abuso sexual infantojuvenil em RO

Na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Porto Velho
10
ASSISTA: Câmera registra acidente durante fuga de criminosos na zona leste

ASSISTA: Câmera registra acidente durante fuga de criminosos na zona leste

Segundo a PM, a dupla fez um assalto e na hora da fuga foram perseguidos por uma testemunha, e atropelados no cruzamento da Avenida Mamoré com Rua Constelação.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Até o momento, apenas uma deputada de Rondônia aprova a “PEC do Diploma para Jornalista”

Para a FENAJ, o diploma se mostra atualmente essencial para qualificar a produção de informações e diferenciar o que realmente é Jornalismo do que é Fake News [Notícias falsas].
L
1º debate presidencial trará agenda das campanhas nos EUA

1º debate presidencial trará agenda das campanhas nos EUA

Biden e Trump devem explorar a baixa política com acusações
L
Brasil fecha Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico com 5 pódios

Brasil fecha Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico com 5 pódios

Últimas medalhas vieram nas disputas por equipes.
L
Dólar cai para R$ 5,50 após queda na criação de empregos

Dólar cai para R$ 5,50 após queda na criação de empregos

Bolsa sobe 1,29% e fecha no maior nível em quase um mês.
L
Mercosul condena tentativa de golpe na Bolívia

Mercosul condena tentativa de golpe na Bolívia

Bloco avalia que ato descumpre princípios internacionais da democracia
L
Jirau energia realiza 2ª feira de conscientização e prevenção contra queimadas

Jirau energia realiza 2ª feira de conscientização e prevenção contra queimadas

Evento foi realizado no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, e contou com a participação de cerca de 350 alunos.
L
Lula relaciona tentativa de golpe na Bolívia a interesse por lítio

Lula relaciona tentativa de golpe na Bolívia a interesse por lítio

Presidente brasileiro também confirmou ida ao país no dia 9 de julho
L
Com impacto das enchentes no RS, Brasil abre 131,8 mil vagas em maio

Com impacto das enchentes no RS, Brasil abre 131,8 mil vagas em maio

Serviços lidera a geração de empregos, com 69 mil novos postos
L
Verstappen confirma que pilotará pela Red Bull no próximo ano na F1

Verstappen confirma que pilotará pela Red Bull no próximo ano na F1

Piloto holandês revelou que já trabalha com a equipe no carro de 2025
L