SEGUNDA-FEIRA, 01/12/2025

Em destaque

L

Saúde

IBGE: quase 94% da população brasileira se vacinou contra covid-19

PNAD Contínua Covid-19 mostra que mulheres se vacinaram mais

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

IBGE: quase 94% da população brasileira se vacinou contra covid-19
Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

No primeiro trimestre de 2023, 188,3 milhões de pessoas de 5 anos ou mais de idade tinham tomado pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19, o que representa 93,9% da população dessa faixa etária no Brasil. Entre os homens, 90,8 milhões declararam ter tomado pelo menos uma dose (93%), e, entre as mulheres, esse número alcançou 97,5 milhões (94,8%). A vacinação começou em janeiro de 2021 pelos idosos, para quem tinha comorbidades e imunossuprimidos.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: covid-19 (2023) divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com relação à situação do domicílio, 94,2% (164,2 milhões) de pessoas de 5 anos ou mais de idade residentes em áreas urbanas tomaram pelo menos uma dose de algum imunizante contra a covid-19, enquanto nas áreas rurais esse percentual foi 92,3% (24,1 milhões). A Região Sudeste, que é a mais populosa do Brasil, registrou a maior proporção maiores de 5 anos com pelo menos uma dose de vacina (95,9%), seguida das regiões Nordeste (94%); Sul (93,1%); Centro-Oeste (91,0%); e Norte (88,2%).

Entre as pessoas de 5 a 17 anos de idade vacinadas contra a covid-19, 84,3% tinham tomado pelo menos duas doses do imunizante até o primeiro trimestre de 2023, sendo o esquema vacinal primário completo o mais comum: 50,5% com duas doses. Os que tomaram a dose complementar com pelo menos um reforço 33,8% das pessoas dessa faixa etária. Das crianças e adolescentes, 13,6% haviam tomado apenas uma dose de imunizante contra a covid-19.

“Entre os adultos, nota-se que o esquema vacinal com alguma dose de reforço se mostrou majoritário, sendo adotado por 76,9% deles com pelo menos três doses de imunizante contra a covid-19”, diz o IBGE. “Cabe lembrar que a imunização dos adultos se iniciou pelo grupo de idosos e de prioritários. Por conta disto, muitas pessoas que seguiram as recomendações vacinais no tempo adequado já estavam com quatro ou mais doses no primeiro trimestre de 2023, alcançando 42,4% dos adultos”, aponta o estudo.

“O Ministério da Saúde considera que uma dose dava alguma proteção para a pessoa em relação à covid, mas o esquema que eles consideravam mínimo para ser eficaz era de pelo menos duas doses da vacina. Eles tinham uma meta de cobertura com essas duas doses de 90% da população. Em geral, 88,2% das pessoas tinham tomado duas doses”, disse a analista do IBGE Rosa Dória.

Para quem não tinha tomado todas as doses recomendadas da vacina contra a covid-19, foi perguntado qual o principal motivo para tal. Dentre as alegações, “esquecimento ou falta de tempo” foi a mais citada (29,2%), seguida por “não acha necessário, tomou as doses que gostaria e/ ou não confia na vacina” (25,5%). Motivações como “está aguardando ou não completou o intervalo para tomar a próxima dose” e “medo de reação adversa ou teve reação forte em dose anterior” também foram frequentes, apontadas, por, respectivamente, 17,5% e 16,5% das pessoas.

Não vacinados

A maioria da população brasileira com mais de 5 anos de idade tomou pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19; no entanto, 11,2 milhões de pessoas nessa faixa etária declararam não tê-lo feito até o primeiro trimestre de 2023, o que correspondia a 5,6% do grupo considerado. Desse total, 6,3 milhões eram homens; 4,9 milhões eram mulheres; 5,7 milhões tinham 5 a 17 anos; e 5,5 milhões, 18 anos ou mais de idade.

Foi perguntado sobre o principal motivo dessa escolha. “Nota-se que, entre as crianças e adolescentes, o “medo de reação adversa ou de injeção” correspondeu ao maior percentual (39,4%), vindo, em seguida, as alegações: “não acha necessário, acredita na imunidade e/ou já teve covid” (21,7%) e “não confia ou não acredita na vacina” (16,9%). Vale ressaltar que, no caso das crianças e adolescentes, é possível que tal decisão tenha sido dos pais ou responsáveis”, diz o estudo.

Entre os adultos, o motivo mais citado foi “não confia ou não acredita na vacina” (36%), porém se mostraram também importantes as seguintes alegações: “medo de reação adversa ou de injeção” (27,8%) e “não acha necessário, acredita na imunidade e/ou já teve covid” (26,7%).

Casos de covid-19

Estima-se que 55 milhões de pessoas tiveram, pelo menos uma vez, covid-19 confirmada por teste ou diagnóstico médico até o primeiro trimestre de 2023. Isso significa um percentual de 27,4% da população de 5 anos ou mais de idade no Brasil, dos quais 25,1 milhões eram homens e 29,9 milhões, mulheres (25,7% e 29,1% dos totais de homens e mulheres, respectivamente, dessa faixa etária).

Observa-se, ainda, que 49,9 milhões de adultos, isto é, pessoas de 18 anos ou mais de idade, declararam ter testado positivo ou ter tido diagnóstico médico de infecção por covid-19, enquanto entre as crianças e adolescentes, isto é, pessoas de 5 a 17 anos, esse número foi 5,1 milhões. “Vale ressaltar que esses dados se diferenciam daqueles publicados no painel covid-19 no Brasil, do Ministério da Saúde, pois alguns casos podem não ter sido notificados nos sistemas oficiais, ou pode ter sido realizado o autoteste, sem que a pessoa tenha procurado um serviço de saúde para realizar a notificação do caso confirmado”, observa o IBGE.

Sintomas e internação

“Para quem teve ou considera que teve covid-19, também foi perguntado sobre a ocorrência de sintomas na primeira (ou única) vez em que teve a doença: 89,7% tiveram sintomas, enquanto 10% foram assintomáticos. Entre os sintomáticos, 4,2% precisaram ser internadas”, aponta o estudo.

Verificou-se que, entre os não vacinados, o percentual de internados foi maior do que entre os vacinados, e, entre esses, quanto mais doses de vacina, menor o percentual de internados. Entre quem não tomou nenhuma dose, 5,1% foram internados, quem tomou uma dose, 3,9% foram internados, e para quem tomou duas ou mais doses, 2,5% foram internados.

Covid longa

Os resultados do estudo mostram que 23% das pessoas de 5 anos ou mais de idade que tiveram covid-19 ou consideram tê-la desenvolvido afirmaram ter tido permanência ou surgimento de sintomas após 30 dias: 7,3% entre as de 5 a 17 anos e 24,7% entre aquelas de 18 anos ou mais.

“Entre as pessoas que declararam ter apresentado sintomas recorrentes ou persistentes após a infecção do SARS-CoV-2, buscou-se identificá-los, sendo cansaço/fadiga o mais frequentemente citado (39,1%). Outros sintomas muito comuns foram: perda/ alteração de olfato e paladar (28,8%); dor no corpo, muscular (mialgia) ou nas articulações (28,3%); e problema de memória/atenção ou dificuldade na fala com (27,1%)”, diz o IBGE.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Saúde anuncia R$ 9,8 bilhões para adaptar SUS a mudanças climáticas

Saúde anuncia R$ 9,8 bilhões para adaptar SUS a mudanças climáticas

Investimento do Ministério da Saúde visa à construção de unidades resilientes e à aquisição de equipamentos adaptados à crise climática, integrando o plano AdaptaSUS apresentado durante a COP30 em Belém.
L
Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Estudo da Nexus mostra que temas políticos e sociais sobre menstruação geram quase o dobro de interações.
L
SUS amplia capacidade de armazenamento de plasma em 30%

SUS amplia capacidade de armazenamento de plasma em 30%

Equipamentos adquiridos pelo Novo PAC Saúde vão fortalecer produção nacional de hemoderivados.
L
Casos de sarampo caem 71% em 24 anos com vacinação global

Casos de sarampo caem 71% em 24 anos com vacinação global

Casos globais de sarampo reduziram 71% entre 2000 e 2024, graças à cobertura vacinal que evitou 59 milhões de mortes; a OMS alerta, porém, para o recente ressurgimento da doença.
L

Dia D de vacinação contra a gripe mobiliza unidades de saúde em Porto Velho neste sábado (29)

O Dia D de vacinação contra a gripe reforça a estratégia da Semusa para ampliar o acesso da população e fortalecer a prevenção contra o vírus influenza.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de Pesar: Noel Rodrigues Parente

Nota de Pesar: Noel Rodrigues Parente

Além do amor incondicional pela família, sua paixão mais vibrante era o futebol. Um flamenguista apaixonado, Noel vivia cada jogo com a intensidade e o coração que dedicava à vida.
L

Pirulitos com sabores exóticos da Amazônia adoçam o paladar de quem vai à Agrotec

Doceira Bruna Buzô transforma patauá, bacaba, macaúba e castanha-do-brasil em doces artesanais que despertam curiosidade e resgatam sabores pouco conhecidos da floresta
L

De Santa Luzia para a Agrotec: Xibolete artesanal disputa atenção com cachaça de ouro

Produtor de Santa Luzia D’Oeste apresenta o aperitivo Xibolete e uma cachaça com folhas de ouro como destaque de vitrine para fortalecer a marca no mercado rondoniense
L

Agrotec destaca valor agregado do couro e da carne de jacaré da Resex Cuniã

Cooperativa da Resex Lago do Cuniã apresenta carne, couro e artesanato de jacaré com manejo sustentável autorizado por órgãos ambientais, gerando emprego e preservando a fauna amazônica
L

Aquarismo ganha espaço na Agrotec com espécies raras, amazônicas e marítimas

Expositor apresentou peixes amazônicos e marinhos, além de equipamentos completos para aquários e lagos, destacando a importância do manejo correto e da preservação das espécies
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes exige histórico médico para analisar prisão domiciliar de Heleno

Moraes exige histórico médico para analisar prisão domiciliar de Heleno

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou neste sábado (29) documentos que comprovem o diagnóstico de Alzheimer e transtornos psiquiátricos do general Augusto Heleno, condenado a 21 anos pela trama golpista, antes de decidir sobre o pedido da defesa.
L
Lula destaca isenção do Imposto de Renda e programas sociais em pronunciamento

Lula destaca isenção do Imposto de Renda e programas sociais em pronunciamento

A declaração, veiculada em cadeia de rádio e televisão na noite deste domingo (30), tem como foco principal a sanção da lei que zera o IR para quem recebe até R$ 5 mil e reforça a retomada do crescimento econômico e de programas de assistência social do governo.
L
Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus e impõe medidas restritivas.
L
Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Recurso apresentado pela defesa questiona decisão de Alexandre de Moraes.
L
PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

Ex-ministro Augusto Heleno, de 78 anos, está preso desde terça-feira e a defesa alega graves problemas de saúde, como Alzheimer. O procurador-geral é favorável à prisão domiciliar humanitária para General Heleno no STF.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é preso com drogas na zona Leste

Apenado monitorado é preso com drogas na zona Leste

Policiais prendem apenado monitorado com drogas após tentativa de fuga no bairro Lagoinha.
14
PM recupera duas motos roubadas em igreja na zona Sul

PM recupera duas motos roubadas em igreja na zona Sul

Polícia Militar recupera motos roubadas após denúncia em igreja no bairro Castanheira.
12
Homem é morto a tiros na porta de casa em Porto Velho

Homem é morto a tiros na porta de casa em Porto Velho

Homem é morto a tiros na zona Leste após ser atingido por disparos na Rua Mandi, no bairro Lagoa.
18
Homem é preso por porte ilegal de revólver com numeração raspada em Rio Crespo

Homem é preso por porte ilegal de revólver com numeração raspada em Rio Crespo

Ação de patrulhamento da Força Tática em Rio Crespo, Rondônia, resultou na prisão de Danilo Oliveira dos Santos, 30 anos, flagrado com um revólver calibre .38 e 25 munições; a arma estava com os sinais de identificação suprimidos.
12
Ciclista atropelado por moto morre após quase um mês internado

Ciclista atropelado por moto morre após quase um mês internado

Imagens de uma câmera de segurança registraram quando o ciclista estava nas proximidades da Rua Alvorada, quando foi tentar cruzar a via e acabou atingido por um motociclista que seguia em direção a BR-364.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coluna Espaço Aberto – A brutalidade que ultrapassa os limites da compreensão humana

Coluna Espaço Aberto – A brutalidade que ultrapassa os limites da compreensão humana

A morte de Manuela evidencia a urgência de fortalecer a proteção infantil no Brasil.
L
Justiça interdita frigorífico da JBS após vazamento de amônia

Justiça interdita frigorífico da JBS após vazamento de amônia

Vazamento de amônia em unidade da JBS em Pimenta Bueno deixa 27 trabalhadores intoxicados.
L

Paredão Formado no Rondônia Reality Show: Daniel Alves, Danny Andrade e JP Alves

A disputa está acirrada e o público já pode decidir quem deixa o jogo nesta semana decisiva do reality que movimenta Porto Velho e todo o estado
L

Veículos caem em cratera aberta no bairro JK, em Porto Velho

Cratera sem qualquer tipo de sinalização na Rua Nilzira Guedes provocou acidentes com dois veículos no bairro JK, em Porto Velho, durante a noite, segundo moradores.
L

Zona leste: homem é morto a tiros na porta de casa

Leonardo da Conceição Araújo, de 32 anos, foi atingido no tórax e na nuca após ser surpreendido por dois ocupantes de uma motocicleta na Rua Mandi, bairro Lagoa, em Porto Velho.
18
Segurança é assassinado a facadas após retirar assediador de festa em RO

VÍDEO: Segurança é assassinado a facadas após retirar assediador de festa em RO

Crime de homicídio ocorreu na madrugada de sábado (29) em Machadinho D’Oeste, Rondônia; Rafael dos Santos Nunes, 30 anos, foi atacado no tórax pelo agressor que havia sido expulso do local por importunar uma mulher.
18
Homem morre após invadir jaula de leoa em zoológico na Paraíba

VÍDEO: Homem morre após invadir jaula de leoa em zoológico na Paraíba

Tragédia ocorreu na tarde deste domingo (30) no Parque Arruda Câmara, em João Pessoa; o homem ultrapassou a área de segurança do recinto do animal, foi atacado e não resistiu aos graves ferimentos.
18

Sebrae-RO impulsiona agroindústrias e leva atendimento especializado à Agrotec 2025

Instituição levou 66 agroindústrias para a feira, ofereceu suporte técnico aos expositores e ampliou o acesso dos pequenos produtores a capacitações, formalização e novos mercados
L

Brazano apresenta café especial de Porto Velho e valoriza produtor local na Agrotec

Marca rondoniense apresenta café especial cultivado em Nova Califórnia, em Porto Velho, e reforça valorização do produtor local e da identidade amazônica na cafeicultura
L

De resíduo a adubo: Sesc distribui fertilizante orgânico durante a Agrotec 2025

Sesc Rondônia movimenta Agrotec com doação de biofertilizante a visitantes
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.