SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

L

Saúde

IBGE: quase 94% da população brasileira se vacinou contra covid-19

PNAD Contínua Covid-19 mostra que mulheres se vacinaram mais

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

IBGE: quase 94% da população brasileira se vacinou contra covid-19
Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

No primeiro trimestre de 2023, 188,3 milhões de pessoas de 5 anos ou mais de idade tinham tomado pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19, o que representa 93,9% da população dessa faixa etária no Brasil. Entre os homens, 90,8 milhões declararam ter tomado pelo menos uma dose (93%), e, entre as mulheres, esse número alcançou 97,5 milhões (94,8%). A vacinação começou em janeiro de 2021 pelos idosos, para quem tinha comorbidades e imunossuprimidos.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: covid-19 (2023) divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com relação à situação do domicílio, 94,2% (164,2 milhões) de pessoas de 5 anos ou mais de idade residentes em áreas urbanas tomaram pelo menos uma dose de algum imunizante contra a covid-19, enquanto nas áreas rurais esse percentual foi 92,3% (24,1 milhões). A Região Sudeste, que é a mais populosa do Brasil, registrou a maior proporção maiores de 5 anos com pelo menos uma dose de vacina (95,9%), seguida das regiões Nordeste (94%); Sul (93,1%); Centro-Oeste (91,0%); e Norte (88,2%).

Entre as pessoas de 5 a 17 anos de idade vacinadas contra a covid-19, 84,3% tinham tomado pelo menos duas doses do imunizante até o primeiro trimestre de 2023, sendo o esquema vacinal primário completo o mais comum: 50,5% com duas doses. Os que tomaram a dose complementar com pelo menos um reforço 33,8% das pessoas dessa faixa etária. Das crianças e adolescentes, 13,6% haviam tomado apenas uma dose de imunizante contra a covid-19.

“Entre os adultos, nota-se que o esquema vacinal com alguma dose de reforço se mostrou majoritário, sendo adotado por 76,9% deles com pelo menos três doses de imunizante contra a covid-19”, diz o IBGE. “Cabe lembrar que a imunização dos adultos se iniciou pelo grupo de idosos e de prioritários. Por conta disto, muitas pessoas que seguiram as recomendações vacinais no tempo adequado já estavam com quatro ou mais doses no primeiro trimestre de 2023, alcançando 42,4% dos adultos”, aponta o estudo.

“O Ministério da Saúde considera que uma dose dava alguma proteção para a pessoa em relação à covid, mas o esquema que eles consideravam mínimo para ser eficaz era de pelo menos duas doses da vacina. Eles tinham uma meta de cobertura com essas duas doses de 90% da população. Em geral, 88,2% das pessoas tinham tomado duas doses”, disse a analista do IBGE Rosa Dória.

Para quem não tinha tomado todas as doses recomendadas da vacina contra a covid-19, foi perguntado qual o principal motivo para tal. Dentre as alegações, “esquecimento ou falta de tempo” foi a mais citada (29,2%), seguida por “não acha necessário, tomou as doses que gostaria e/ ou não confia na vacina” (25,5%). Motivações como “está aguardando ou não completou o intervalo para tomar a próxima dose” e “medo de reação adversa ou teve reação forte em dose anterior” também foram frequentes, apontadas, por, respectivamente, 17,5% e 16,5% das pessoas.

Não vacinados

A maioria da população brasileira com mais de 5 anos de idade tomou pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19; no entanto, 11,2 milhões de pessoas nessa faixa etária declararam não tê-lo feito até o primeiro trimestre de 2023, o que correspondia a 5,6% do grupo considerado. Desse total, 6,3 milhões eram homens; 4,9 milhões eram mulheres; 5,7 milhões tinham 5 a 17 anos; e 5,5 milhões, 18 anos ou mais de idade.

Foi perguntado sobre o principal motivo dessa escolha. “Nota-se que, entre as crianças e adolescentes, o “medo de reação adversa ou de injeção” correspondeu ao maior percentual (39,4%), vindo, em seguida, as alegações: “não acha necessário, acredita na imunidade e/ou já teve covid” (21,7%) e “não confia ou não acredita na vacina” (16,9%). Vale ressaltar que, no caso das crianças e adolescentes, é possível que tal decisão tenha sido dos pais ou responsáveis”, diz o estudo.

Entre os adultos, o motivo mais citado foi “não confia ou não acredita na vacina” (36%), porém se mostraram também importantes as seguintes alegações: “medo de reação adversa ou de injeção” (27,8%) e “não acha necessário, acredita na imunidade e/ou já teve covid” (26,7%).

Casos de covid-19

Estima-se que 55 milhões de pessoas tiveram, pelo menos uma vez, covid-19 confirmada por teste ou diagnóstico médico até o primeiro trimestre de 2023. Isso significa um percentual de 27,4% da população de 5 anos ou mais de idade no Brasil, dos quais 25,1 milhões eram homens e 29,9 milhões, mulheres (25,7% e 29,1% dos totais de homens e mulheres, respectivamente, dessa faixa etária).

Observa-se, ainda, que 49,9 milhões de adultos, isto é, pessoas de 18 anos ou mais de idade, declararam ter testado positivo ou ter tido diagnóstico médico de infecção por covid-19, enquanto entre as crianças e adolescentes, isto é, pessoas de 5 a 17 anos, esse número foi 5,1 milhões. “Vale ressaltar que esses dados se diferenciam daqueles publicados no painel covid-19 no Brasil, do Ministério da Saúde, pois alguns casos podem não ter sido notificados nos sistemas oficiais, ou pode ter sido realizado o autoteste, sem que a pessoa tenha procurado um serviço de saúde para realizar a notificação do caso confirmado”, observa o IBGE.

Sintomas e internação

“Para quem teve ou considera que teve covid-19, também foi perguntado sobre a ocorrência de sintomas na primeira (ou única) vez em que teve a doença: 89,7% tiveram sintomas, enquanto 10% foram assintomáticos. Entre os sintomáticos, 4,2% precisaram ser internadas”, aponta o estudo.

Verificou-se que, entre os não vacinados, o percentual de internados foi maior do que entre os vacinados, e, entre esses, quanto mais doses de vacina, menor o percentual de internados. Entre quem não tomou nenhuma dose, 5,1% foram internados, quem tomou uma dose, 3,9% foram internados, e para quem tomou duas ou mais doses, 2,5% foram internados.

Covid longa

Os resultados do estudo mostram que 23% das pessoas de 5 anos ou mais de idade que tiveram covid-19 ou consideram tê-la desenvolvido afirmaram ter tido permanência ou surgimento de sintomas após 30 dias: 7,3% entre as de 5 a 17 anos e 24,7% entre aquelas de 18 anos ou mais.

“Entre as pessoas que declararam ter apresentado sintomas recorrentes ou persistentes após a infecção do SARS-CoV-2, buscou-se identificá-los, sendo cansaço/fadiga o mais frequentemente citado (39,1%). Outros sintomas muito comuns foram: perda/ alteração de olfato e paladar (28,8%); dor no corpo, muscular (mialgia) ou nas articulações (28,3%); e problema de memória/atenção ou dificuldade na fala com (27,1%)”, diz o IBGE.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Refrigerantes zero e diet aumentam risco de doença hepática em 60%, diz estudo

Refrigerantes zero e diet aumentam risco de doença hepática em 60%, diz estudo

Um novo estudo revelou que refrigerantes zero oferecem risco maior ao fígado que os tradicionais, com o consumo de bebidas com baixo ou sem açúcar elevando em 60% o risco de desenvolver a doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD).
L
Anvisa proíbe venda de perfume e maquiagem capilar por falta de registro

Anvisa proíbe venda de perfume e maquiagem capilar por falta de registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização de perfume e maquiagem capilar no Brasil, após verificar que os produtos não possuíam o registro sanitário obrigatório.
L
Lula entrega centros de radioterapia em cinco cidades com foco no SUS

Lula entrega centros de radioterapia em cinco cidades com foco no SUS

A inauguração faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que recebeu R$ 67,5 milhões em investimentos federais para a compra de aceleradores lineares, beneficiando o tratamento de câncer em cinco municípios brasileiros.
L
Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

A (SBEM), a Febrasgo e a (SBC) emitiram uma nota conjunta restringindo o uso de testosterona para mulher apenas à indicação formalmente reconhecida e alertando para os riscos potenciais do uso sem indicação terapêutica.
L
Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro a uma nova tecnologia que permite o diagnóstico rápido de hantavirose em apenas 20 minutos, o que pode reduzir a alta letalidade da doença, que atualmente atinge 40% das pessoas infectadas.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo edita regras para remover servidores em casos de violência doméstica

Governo edita regras para remover servidores em casos de violência doméstica

Os Ministérios da Gestão e das Mulheres publicaram portaria conjunta que confere o direito de remover servidores em casos de violência doméstica, sendo que o risco pode ser comprovado pelo deferimento de medida protetiva.
L

Arregou, negociou…, mas voltou atrás: o vaivém presidencial do 01

Após anunciar pré-candidatura e sinalizar desistência em menos de 72 horas, Flávio Bolsonaro recua novamente e reacende críticas de uso político para pressão e impunidade.
L
Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) atualizou o Celular Seguro, permitindo que o usuário registre o furto ou roubo de seu aparelho a partir de outro dispositivo, sem a necessidade de informar o IMEI ou ter o Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado.
L

EM CIMA DA HORA: entrevista com o prefeito Flori Cordeiro

A entrevista procura ampliar o olhar sobre a administração, oferecendo espaço para contextualizações, justificativas, indicadores e informações que muitas vezes não chegam ao grande público.
L
Brasil prevê 14 leilões rodoviários e 8 ferroviários em 2026

Brasil prevê 14 leilões rodoviários e 8 ferroviários em 2026

O ministro Renan Filho (Transportes) afirmou que o governo planeja 14 leilões rodoviários no país em 2026, superando o recorde do ano anterior, além de projetar oito novos leilões para o setor ferroviário.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

Novo edital de Acordo Direto em precatórios disponibiliza R$ 124 milhões para pagamentos em Rondônia

Novo edital de Acordo Direto em precatórios disponibiliza R$ 124 milhões para pagamentos em Rondônia

Programa reforça compromisso fiscal e garante celeridade no recebimento dos valores.
L
Moraes vota por perda imediata do mandato de Zambelli e pede anulação da votação da Câmara

Moraes vota por perda imediata do mandato de Zambelli e pede anulação da votação da Câmara

O ministro Alexandre de Moraes do STF votou nesta sexta-feira (12) por manter a anulação da votação na Câmara dos Deputados e determinar a perda imediata do mandato de Zambelli, alegando que a decisão judicial de condenação à prisão é automática.
L
Ieda Chaves participa da cerimônia do 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ neste sábado (13), em Porto Velho

Ieda Chaves participa da cerimônia do 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ neste sábado (13), em Porto Velho

Evento gratuito reúne imprensa, autoridades e empreendedoras para fortalecer a liderança e a inovação feminina.
L
Ieda Chaves destina mais de R$ 360 mil ao 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ em Porto Velho

Ieda Chaves destina mais de R$ 360 mil ao 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ em Porto Velho

Evento gratuito reforça inovação, economia criativa e empoderamento feminino na capital.
L
Ieda Chaves encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Ieda Chaves encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Deputada reforça desafios das mulheres amazônicas no enfrentamento da violência e na busca por condições dignas de trabalho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Rogério Soares da Silva Junior foi alvejado após reagir a policiais do BPTAR, sendo o criminoso que morre em confronto com BPTAR durante a Operação “Quimera” contra líderes do Comando Vermelho (CV) em Vilhena.
18
Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Ação integrada entre Força Tática, Canil e Polícia Federal identifica encomenda destinada a São Paulo com entorpecente.
12
PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação APATE em Rondônia para combater o uso indevido de símbolos da instituição e a falsa personificação de autoridade policial em plataformas digitais.
10
Mulher é espancada e jogada em canal pelo companheiro em RO

Mulher é espancada e jogada em canal pelo companheiro em RO

Vítima, que não mora na cidade, foi resgatada por populares na manhã seguinte com múltiplas lesões e relata ter sido jogada dentro de canal pelo companheiro, após uma discussão durante a noite.
16
Homem agredido com fio por dupla em moto é socorrido em campo de futebol

Homem agredido com fio por dupla em moto é socorrido em campo de futebol

Vítima estava nas proximidades da pista de kart em Ji-Paraná quando foi abordada por dois suspeitos em uma motocicleta Honda CG Fan 160. O homem é agredido com fio por dupla em motocicleta e agressores o acusam de se envolver com mulher casada.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPRO apresenta balanço da Operação Aruanã e reforça ações de proteção ambiental

MPRO apresenta balanço da Operação Aruanã e reforça ações de proteção ambiental

Coletiva detalha etapas, resultados e continuidade das ações para retomar a Estação Ecológica de Samuel.
L
Sebrae em Rondônia eleva padrão de gestão e infraestrutura com modernização e obras estratégicas

Sebrae em Rondônia eleva padrão de gestão e infraestrutura com modernização e obras estratégicas

Instituição avança em projetos, amplia presença no estado e reforça atendimento aos empreendedores.
L
'Clair Obscur: Expedition 33' vence Game Awards 2025 e se torna maior ganhador da história

‘Clair Obscur: Expedition 33’ vence Game Awards 2025 e se torna maior ganhador da história

O RPG “Clair Obscur: Expedition 33” foi o grande vencedor do Game Awards 2025, levando o prêmio de Jogo do Ano e um total de nove estatuetas, tornando-se o maior ganhador em uma única edição na história da premiação.
L
Sem recepção e 100% digital: hotéis autônomos chegam ao Brasil com diárias de R$ 119

Sem recepção e 100% digital: hotéis autônomos chegam ao Brasil com diárias de R$ 119

Com um modelo de negócio 100% digital e sem recepção, a rede de hotéis autônomos que chegam ao Brasil oferece hospedagem segura e rápida em rodovias, com quartos montados em até 45 dias para quem viaja pelo país.
L
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Ação reforça consumo consciente, preservação ambiental e valorização da cultura amazônica.
L
Resultados da Prova Nacional Docente 2025 são divulgados hoje

Resultados da Prova Nacional Docente 2025 são divulgados hoje

O Inep divulga nesta sexta-feira (12) os Resultados da Prova Nacional Docente 2025, que ficam disponíveis no Sistema PND, auxiliando estados e municípios na seleção de futuros professores.
L
Reforma do 9º Batalhão da Polícia Militar moderniza estrutura e fortalece atuação da unidade em Porto Velho

Reforma do 9º Batalhão da Polícia Militar moderniza estrutura e fortalece atuação da unidade em Porto Velho

Obra amplia eficiência operacional e garante melhores condições de trabalho para policiais.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.