QUARTA-FEIRA, 29/10/2025

Em destaque

L

Saúde

Brasil tem 575.930 médicos ativos: 2,81 por mil habitantes

Demografia Médica 2024 foi divulgada nesta segunda pelo CFM

Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil tem 575.930 médicos ativos: 2,81 por mil habitantes
Wilson Dias/Agência Brasil
O Brasil registra, atualmente, 575.930 médicos ativos – uma proporção de 2,81 profissionais por mil habitantes, a maior já registrada no país. Os dados fazem parte da Demografia Médica CFM – Dados oficiais sobre o perfil dos médicos brasileiros 2024, divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Desde o início da década de 1990, o número de médicos no país mais que quadruplicou, passando de 131.278 para a quantidade atual, registrada em janeiro de 2024. No mesmo período, a população brasileira aumentou 42%, passando de 144 milhões para 205 milhões, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número de médicos, portanto, aumentou oito vezes mais do que o da população em geral. Entre 1990 e 2023, a população médica registrou crescimento médio de 5% ao ano, contra aumento médio de 1% ao ano identificado na população em geral.

A maior progressão no volume de médicos ocorreu de 2022 a 2023, quando o contingente saltou de 538.095 para 572.960 – um aumento de 6,5%. Com índice de 2,8 médicos por mil habitantes, o Brasil tem hoje taxa semelhante à registrada no Canadá e supera países como os Estados Unidos, o Japão, a Coreia do Sul e o México.

Para o CFM, o crescimento foi impulsionado por fatores como a expansão do ensino médico, sobretudo nas últimas duas décadas, e pela crescente demanda por serviços de saúde.

Escolas médicas

Dados da Demografia Médica mostram que, atualmente, há 389 escolas médicas espalhadas pelo país – o segundo maior número no mundo, atrás apenas da Índia. A quantidade de faculdades de medicina no Brasil quase quintuplicou desde 1990, quando o total chegava a 78. Nos últimos dez anos, a quantidade de escolas médicas criadas (190) superou o total de todo o século passado.

“O CFM vê com muita preocupação a velocidade de abertura de novas escolas médicas e do aumento das vagas em escolas já existentes. A abertura de vagas em escolas médicas é algo de interesse público e deve acontecer por necessidade social”, destacou o supervisor do estudo e conselheiro Donizetti Giamberardino.

Brasília (DF) 08/04/2024 - O conselheiro do CFM Donizetti Giamberardino .
Foto: CFM/Divulgação
Brasília – O conselheiro do CFM Donizetti Giamberardino – CFM/Divulgação

“A preocupação do conselho hoje é que se forme médicos de boa qualidade e com princípios éticos, a fim de atender à população”, completou.

Desigualdade

Apesar do significativo aumento no contingente de médicos brasileiros, o CFM considera que ainda há um cenário de desigualdade na distribuição, na fixação e no acesso aos profissionais.

“O Brasil hoje tem número razoável de médicos registrados nos conselhos regionais de medicina, quando comparado às principais nações do mundo. Mas um dos principais problemas ainda é a distribuição desses médicos no país continental que é o Brasil”, avaliou Giamberardino.

Os números mostram que a maioria dos profissionais opta por se instalar nos estados do Sul e do Sudeste e nas capitais, devido às condições de trabalho. Os que vivem no Norte, no Nordeste e em municípios mais pobres relatam falta de investimentos em saúde, vínculos precários de emprego e ausência de perspectivas.

“Esse fato, por si só, trás muita dificuldade de acesso. Acesso é um princípio fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS), adotado pelo Brasil em sua Constituição como direito do paciente”, destacou o conselheiro. “Se nós permitirmos que a medicina obedeça a uma lógica de mercado, atendendo às riquezas regionais, vamos promover desigualdade.”

Perfil

A idade média dos médicos em atividade no Brasil é 44,6 anos. Entre os homens, a idade média é 47,4 ano. Já para as mulheres, 42 anos. Observa-se também uma diferença no tempo de formação entre os gêneros: em média, os médicos têm 21 anos de formados, enquanto as médicas têm 16 anos.

Em 2023, os homens ainda representavam, ligeiramente, a maioria entre os médicos com até 80 anos, respondendo por 50,08% do total, enquanto as mulheres representavam 49,92%. Em 2024, a estimativa é que o número de médicas ultrapasse o de médicos. Atualmente, entre os médicos com 39 anos ou menos, as mulheres já constituem maioria, representando 58% em comparação a 42% dos homens.

“Se observarmos os profissionais hoje abaixo de 40 anos, a maioria é formada por mulheres”, destacou Giamberardino. “É uma característica das profissões. A mulher está impondo o seu justo papel de liderança e reconhecimento. Medicina se mede por conhecimento e só tem liderança na medicina quem tem conhecimento.”

Distribuição

O estudo mostra ainda que o aumento no número de médicos ao longo das últimas décadas não resultou em distribuição igualitária pelo país. O Sudeste tem proporção de profissionais superior à média nacional, de 2,81 por mil habitantes. A região tem a maior densidade e proporção de médicos; 3,76 por mil habitantes e 51% do total de médicos, enquanto abriga 41% da população brasileira.

Em contraste, o Norte exibe a menor proporção de médicos (1,73 por mil habitantes), ficando significativamente abaixo da média nacional. O Nordeste, com 19,3% dos médicos e 26,8% da população, apresenta uma razão de 2,22 médicos por mil habitantes, também abaixo da média nacional.

O Sul, por sua vez, com 15,8% dos médicos e 14,8% da população, registra 3,27 médicos por mil habitantes, enquanto o Centro-Oeste, com 9% dos médicos e 8,1% da população, tem 3,39 médicos por mil habitantes, ambos acima da média nacional.

Nas capitais, a média de médicos por mil habitantes alcança o patamar de 7,03, contra 1,89 observada no conjunto das cidades do interior. Ao analisar os extremos dessa distribuição, Vitória registra a maior densidade: 18,68 médicos por mil habitantes. Em contrapartida, no interior do Amazonas, a densidade é de 0,20 médico por mil habitantes.

“O número de médicos é razoável, mas ainda é mal distribuído. Se nós crescermos sem uma política de fixação, isso vai aumentar a desigualdade”, ressaltou Giamberardino.

“Aumentar o número de médicos é algo muito simplista. Precisamos de uma rede de assistência que deve começar pela atenção primária. Esse número de médicos não merece comemoração. Precisamos estar preocupados com a formação desses médicos, que eles continuem num processo de aprendizado. O curso de medicina não é terminativo. O médico necessita de uma obrigação de atualização”, concluiu.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

SUS é referência global em adaptação da saúde aos efeitos das mudanças climáticas, afirma Ministério da Saúde

SUS é referência global em adaptação da saúde aos efeitos das mudanças climáticas, afirma Ministério da Saúde

Diretora Agnes Soares destaca protagonismo do Brasil e anuncia que o país apresentará o Plano de Ação em Saúde de Belém durante a COP 30.
L
Edital para programa de residência em Medicina de Emergência é divulgado pelo Governo de Rondônia

Edital para programa de residência em Medicina de Emergência é divulgado pelo Governo de Rondônia

Com inscrições abertas até 16 de novembro, o programa de residência em Medicina de Emergência busca qualificar médicos para atuação no SUS, com início das atividades em 2026.
L
Servidores participam de palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Servidores participam de palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Médica destacou a importância do autoexame, da mamografia regular e de hábitos de vida saudáveis.
L
Semusa lança edital para locação de imóvel destinado ao Ponto de Apoio Logístico da Malária em Calama

Semusa lança edital para locação de imóvel destinado ao Ponto de Apoio Logístico da Malária em Calama

Espaço será fundamental para fortalecer ações de vigilância e combate à doença no baixo Madeira.
L
MPRO aciona plano de saúde Ameron para restabelecer cobertura assistencial

MPRO aciona plano de saúde Ameron para restabelecer cobertura assistencial

Ação civil pública busca garantir direitos dos beneficiários durante período de transição determinado pela ANS.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News entrevista Camila Lima: turismo, inovação e pesca esportiva feminina em Rondônia

O atendimento personalizado a clientes de todo o Brasil e o avanço da pesca esportiva feminina, segmento que vem fortalecendo o turismo sustentável e promovendo inclusão no setor.
L
Senado instala CPI do Crime Organizado para apurar milícias

Senado instala CPI do Crime Organizado para apurar milícias

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, determinou a instalação da CPI do Crime Organizado na próxima terça-feira, que terá 120 dias para investigar a atuação e a expansão de facções e milícias.
L

In Foco Podcast entrevista Zequinha Araújo: trajetória de superação e serviço público

Nesta quarta, às 15h, no In Foco Podcast, conheça a história de Zequinha Araújo, do Seringal Anari ao destaque político em Rondônia. Uma conversa inspiradora sobre fé, educação e superação!
L
Prefeitura de Porto Velho busca recursos do PAC para solucionar problema histórico das alagações urbanas

Prefeitura de Porto Velho busca recursos do PAC para solucionar problema histórico das alagações urbanas

Em Brasília, o prefeito Léo Moraes articulou a liberação de R$ 200 milhões do novo PAC para investir em obras de macrodrenagem e infraestrutura na capital rondoniense.
L

Atraso no pagamento de salários leva à paralisação dos funcionários do Restaurante Universitário da UNIR

Sem atendimento nesta quarta-feira, o restaurante não tem previsão para voltar a funcionar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Oportunidades contemplam funções essenciais para operação e manutenção do sistema elétrico.
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

CNJ realiza a 2ª Pesquisa sobre percepção e avaliação do Poder Judiciário Brasileiro

CNJ realiza a 2ª Pesquisa sobre percepção e avaliação do Poder Judiciário Brasileiro

Levantamento busca ouvir cidadãos e operadores do Direito para aprimorar a gestão e os serviços da Justiça no país.
L
Renan Filho: “A autoescola não vai acabar. O que acaba é a obrigatoriedade”

Renan Filho: “A autoescola não vai acabar. O que acaba é a obrigatoriedade”

Ministro explica proposta que permite atuação de instrutores autônomos e promete reduzir custos para quem quer tirar a CNH.
L
Ieda Chaves pede maior visibilidade para a Procuradoria da Mulher na Alero

Ieda Chaves pede maior visibilidade para a Procuradoria da Mulher na Alero

Deputada propõe exibição do vídeo institucional da PEM em eventos oficiais da Casa para ampliar o alcance das políticas de equidade de gênero.
L
Dino: STF não legitima "vale-tudo com corpos estendidos" no Rio

Dino: STF não legitima “vale-tudo com corpos estendidos” no Rio

Ministro Flávio Dino classificou a Operação Contenção como “circunstância terrível e trágica” e defendeu que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve garantir que operações policiais no Rio não se tornem ilegalidades.
L
Coronel Chrisóstomo denuncia expulsão de famílias com título de terra em Alvorada D’Oeste

Coronel Chrisóstomo denuncia expulsão de famílias com título de terra em Alvorada D’Oeste

Deputado afirma que operação do Governo Federal está atingindo produtores assentados legalmente há mais de 40 anos.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Receita Federal e Polícia Federal apreendem quase meia tonelada de cocaína no Porto de Santos

Receita Federal e Polícia Federal apreendem quase meia tonelada de cocaína no Porto de Santos

Droga estava escondida em carregamento de polipropileno com destino à Bélgica; operação faz parte da ação nacional Fronteira RFB.
16
Acidente grave entre motocicletas deixa três feridos em Porto Velho

Acidente grave entre motocicletas deixa três feridos em Porto Velho

Colisão ocorreu no cruzamento da Rua Mário Andreazza com a Avenida José Amador dos Reis, no Bairro JK; ambos os condutores foram levados ao João Paulo II em estado grave.
16
MPRO participa do lançamento do Plano Estadual Pena Justa em Rondônia

MPRO participa do lançamento do Plano Estadual Pena Justa em Rondônia

Promotor Pablo Hernandez Viscardi destaca importância de uma justiça mais humana durante evento do TJRO.
L
Polícia Civil do Rio defende Operação Contenção após 119 mortes

Polícia Civil do Rio defende Operação Contenção após 119 mortes

Secretário Felipe Curi atualiza número de mortos na operação mais letal da história do Rio de Janeiro e classifica a ação como legítima do Estado, refutando o termo “chacina”.
L
Líder de facção procurado é preso em Porto Velho pela PM

Líder de facção procurado é preso em Porto Velho pela PM

A equipe do sargento Machado, do 5º Batalhão, prendeu José Francisco A. S., o “Amaral do PCC”, que possuía um mandado de prisão com condenação de mais de 13 anos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: BEEPRAG – IMUNIZADORA E CONTROLE DE AMBIENTE LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Chair Dance Experience no Agenda News: dança, poder e alegria

Chair Dance Experience no Agenda News: dança, poder e alegria

Lorena Rayane apresenta a arte do Chair Dance e convida mulheres para vivência natalina com autoestima e expressão corporal
L
TRT-14 amplia alcance de ações sociais ao doar bens a instituições de Rondônia

TRT-14 amplia alcance de ações sociais ao doar bens a instituições de Rondônia

Doação de veículos pelo Tribunal fortalece projetos que cuidam de pessoas e preservam a história da região.
L
Governo Federal acompanha missão do CNJ em Rondônia para buscar soluções sobre a TI Uru-Eu-Wau-Wau e o PAD Burareiro

Governo Federal acompanha missão do CNJ em Rondônia para buscar soluções sobre a TI Uru-Eu-Wau-Wau e o PAD Burareiro

A visita reuniu mais de 20 instituições e teve como objetivo mediar conflitos fundiários e promover o diálogo entre comunidades indígenas e agricultores, em busca de uma solução definitiva para a sobreposição de áreas.
L
Nissan comemora 25 anos de operação oficial no Brasil

Nissan comemora 25 anos de operação oficial no Brasil

Marca japonesa reforça presença no país com ações comemorativas e novos modelos em produção.
L
Exportação brasileira de maquinário cresce apesar de tarifaço dos EUA

Exportação brasileira de maquinário cresce apesar de tarifaço dos EUA

A receita líquida da indústria de máquinas e equipamentos subiu 11,2% em setembro; as exportações de maquinário resistiram ao aumento das tarifas norte-americanas, compensando a queda nas vendas para os EUA com alta para a América do Sul.
L
Dívida Pública cai 0,28% em setembro, mas segue acima de R$ 8 trilhões

Dívida Pública cai 0,28% em setembro, mas segue acima de R$ 8 trilhões

O vencimento de títulos vinculados à Selic puxou a queda da Dívida Pública Federal (DPF) em setembro, para R$ 8,122 trilhões, após o indicador superar a barreira dos R$ 8 trilhões.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.