SEGUNDA-FEIRA, 22/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Serviço de Atendimento Especializado está disponível em Porto Velho

A unidade é direcionada ao bem-estar e à qualidade de vida dos pacientes que vivem com HIV, Aids e hepatites virais.

Por Taís Botelho / SMC/PMPV - 25

Publicado em 

Serviço de Atendimento Especializado está disponível em Porto Velho
SMC

Pessoas vivendo com HIV, Aids e hepatites virais possuem atendimento de referência em Porto Velho. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) é uma unidade assistencial direcionada ao bem-estar e à qualidade de vida dos pacientes, que visa reduzir o risco de progressão das doenças e suas complicações.

A equipe do SAE é composta por cerca de 40 profissionais, entre médicos infectologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, psicólogo, ginecologista, proctologista, assistente social, técnicos de laboratório e auxiliares de farmácia. Os trabalhadores são responsáveis por oferecer uma política de assistência aos usuários ao longo do tratamento das infecções.

A enfermeira Maxiana Pereira, explica que, ao receber o diagnóstico positivo em alguma unidade de saúde do município, o paciente é encaminhado para o SAE, mas a unidade também atende a população que teve o diagnóstico confirmado fora da rede pública de saúde.

“O Serviço de Atendimento Especializado tem como prioridade atender pacientes com diagnóstico fechado, ou seja, pacientes que foram até a unidade básica de saúde e foram diagnosticados com HIV ou hepatites virais B e C. O paciente chega aqui com o resultado positivo e o encaminhamento do profissional que atendeu e que realizou o diagnóstico na unidade básica, mas isso não impede que aquele paciente que foi testado em algum lugar de Porto Velho, ou até de outro município, chegue aqui com essa informação e não seja atendido. A equipe atende, faz novos exames, confirma o diagnóstico e segue todo o protocolo de atendimento para aquele diagnóstico, seja HIV ou hepatite”.

Atualmente, cerca de 4 mil pessoas são acompanhadas mensalmente pelo SAE. O local oferece uma estrutura física completa com consultórios médicos, de enfermagem, de odontologia, psicologia e serviço social. A unidade também atende os usuários com exames laboratoriais e farmácia para a dispensação de medicamentos.

“A partir do momento que o paciente chega ao SAE, ele passa por uma equipe multidisciplinar. O acolhimento é feito pelo psicólogo, assistente social, enfermeiro ou o próprio médico, e visa entender a singularidade de cada usuário que nos procura. Essa é a base do acolhimento, entender as particularidades e atender, dentro do que o serviço oferece, respeitando as individualidades de cada um. Depois de ser acolhido, o paciente realiza os exames e, em média 15 dias depois, tem a sua primeira consulta com o profissional médico”, explicou.

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

Para garantir uma linha de cuidado integral aos usuários, a assistência oferecida pela unidade envolve múltiplos profissionais, cada um com sua expertise, trabalhando em conjunto para oferecer um cuidado abrangente aos pacientes, levando em consideração os aspectos físicos, emocionais e sociais. Conheça os profissionais que prestam atendimento no SAE:

Infectologista: Responsável pelo acompanhamento clínico do paciente, por administrar os medicamentos e avaliar a eficácia do tratamento. O profissional também dá suporte nas intercorrências clínicas que o usuário possa apresentar, encaminhando de forma adequada para os especialistas responsáveis.

Enfermeiro: O enfermeiro realiza desde o acolhimento, até o monitoramento da adesão do tratamento. A equipe de enfermagem, composta por enfermeiros e técnicos, também auxilia nas medidas para prevenir ou amenizar a doença, explicando ao paciente e seus familiares sobre normas de segurança.

Ginecologista: Faz acompanhamento de rotina, por meio de consultas médicas que são feitas a cada seis meses ou anualmente, de acordo com a necessidade da paciente ginecológica. É o ginecologista quem cuida da saúde reprodutiva da paciente e fornece orientações contraceptivas.

Proctologista: É comum que pacientes convivendo com HIV tenham doenças proctológicas, e essa assistência médica é prestada pelo proctologista, profissional responsável pelo tratamento dos cólons e ânus.

Pediatra: Crianças de até dois anos que foram expostas ao vírus e crianças de até 12 anos que convivem com o HIV são acompanhadas pela pediatria do SAE com tratamento e cuidado integral. O médico pediatra auxilia na redução da transmissão vertical da doença e possíveis complicações no público infantil exposto ou vivendo com HIV.

Psicólogo: Profissional que cuida da saúde mental e fornece suporte emocional ao paciente. O psicólogo faz a abordagem inicial no impacto do diagnóstico, e também realiza o acompanhamento terapêutico à medida em que o paciente precisa da assistência psicológica, e esse suporte é por tempo indeterminado.

Odontólogo: Oferece atendimento focado no cuidado com a saúde bucal, realizando procedimentos clínicos de rotina, avaliando e tratando o paciente em caso de lesões bucais e infecções que possam ocorrer.

Serviço social: O serviço social é a área que fornece acolhimento e assistência aos pacientes. O assistente social auxilia o usuário junto com o médico que o acompanha, para que ele garanta benefícios, em caso de necessidade, como auxílio doença, aposentadoria por invalidez ou benefício de prestação continuada.

Nutricionista: O acompanhamento permite que o nutricionista avalie o estado nutricional do paciente, a imunidade, os efeitos colaterais do antirretroviral, a questão metabólica, e a prevenção ou o cuidado contra doenças como diabetes e hipertensão.

Laboratório: Realiza a coleta e análise dos exames solicitados para os pacientes que estão em tratamento, como sorologia, carga viral, CD4.

Farmácia: Responsável por toda a parte de dispensação de medicamentos, tanto medicamentos como o antirretroviral para HIV e hepatite, como os medicamentos da farmácia básica. O usuário que é atendido no SAE recebe, além dos antirretrovirais, medicação para doenças como hipertensão e diabetes, além dos métodos contraceptivos como anticoncepcionais e preservativos.

Para a enfermeira Maxiane Pereira, o medo da discriminação e do preconceito impede que muitos pacientes procurem o tratamento.

“O que os pacientes mais relatam é o medo da exclusão, do preconceito, de se sentirem excluídos, seja no ambiente de trabalho ou no ambiente familiar. Isso faz com que o usuário tenha dificuldades em vir ao SAE, onde ele faz o tratamento, com o receio de ser reconhecido, de encontrar outras pessoas, e ter a sua condição de saúde exposta. O nosso maior desafio é fazer o paciente entender a importância do diagnóstico precoce, de iniciar o tratamento e tomar a medicação corretamente, para evitar maiores complicações”, destacou.

O SAE funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e está localizado na rua Duque de Caxias, nº 1960, bairro São Cristóvão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fundação alerta para o nível crítico dos tipos O positivo e O negativo, essenciais para atendimentos de emergência e cirurgias em todo o estado.
L
Pacientes do Cosme e Damião vivem noite natalina especial

Pacientes do Cosme e Damião vivem noite natalina especial

Ação de humanização leva crianças ao Parque da Cidade.
L

Casos de micropênis não estão aumentando; estudo revela que percepção dos pais é equivocada

Pesquisa apresentada no 40º Congresso Brasileiro de Urologia mostra que 24% dos pais acreditam que o pênis dos filhos é menor que o normal, embora o desenvolvimento esteja adequado.
L
Governo de RO inicia cirurgias ortopédicas em Rolim de Moura com primeiros procedimentos realizados

Governo de RO inicia cirurgias ortopédicas em Rolim de Moura com primeiros procedimentos realizados

Cirurgias fortalecem a descentralização da saúde e ampliam o atendimento à população da Zona da Mata
L
Estilo de vida leva jovens a apresentar risco cardíaco precoce

Estilo de vida leva jovens a apresentar risco cardíaco precoce

Sedentarismo e hábitos inadequados afetam pessoas de 20 a 30 anos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Após cassação de mandato, ex-deputado volta a responder por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro e audiência de instrução é marcada para 2026.
L
Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Nova legislação transfere servidores para a área de apoio especializado, redefine cargos e estabelece regras para o porte de arma no Judiciário.
L
Câmara determina cancelamento de passaportes de Eduardo e Ramagem

Câmara determina cancelamento de passaportes de Eduardo e Ramagem

A medida ocorre após a cassação dos mandatos parlamentares e resulta na perda de benefícios como verba de gabinete e uso de imóveis funcionais.
L

Solidariedade que supera a chuva: Evento “Semeando Alegria” supera metas em Porto Velho

Mesmo sob forte chuva, a Associação Conecta Bem realizou o evento filantrópico “Semeando Alegria” e superou a meta de atendimento, levando solidariedade, diversão e espírito natalino ao Bairro Caldinho, em Porto Velho.
L

Alerta para o norte, noroeste e sudoeste de Rondônia: esperam-se chuvas de nível 3, com riscos de impactos, principalmente no dia 24, véspera de Natal

Alerta de chuvas fortes (nível 2) para a capital nesta segunda. No Sudoeste, entre Pimenteiras e Cabixi, o nível de alerta sobe para 3.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Pobreza no Brasil recua com políticas sociais e mercado aquecido.
L
Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Portarias publicadas nesta segunda-feira garantem reforço administrativo na Polícia Federal e ampliação do quadro de pesquisadores em institutos científicos.
L
PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

Parecer enviado ao STF aponta que condenado cumpriu requisitos de tempo e bom comportamento para migrar do regime fechado para o semiaberto.
L
Governo de Rondônia decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Governo de Rondônia decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Medida visa proporcionar descanso aos servidores públicos estaduais após as celebrações de Natal e Ano Novo; serviços essenciais serão mantidos no estado.
L
Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas

Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas

Iniciativa promove inclusão, capacitação e autonomia em Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia e PMRO apreendem mais de trezentos quilos de entorpecentes

PRF em Rondônia e PMRO apreendem mais de trezentos quilos de entorpecentes

Uma mulher foi presa em flagrante.
10
Polícia Civil apreende armas de investigado por violência doméstica em Cacoal

Polícia Civil apreende armas de investigado por violência doméstica em Cacoal

Ação da Deam com apoio da 1ª Delegacia e Núcleo de Inteligência garante segurança de vítima após denúncias de agressões e ameaças com armas em Cacoal.
12
Rondônia integra balanço nacional de 447 kg de ouro ilegal apreendidos em 2025

Rondônia integra balanço nacional de 447 kg de ouro ilegal apreendidos em 2025

Roraima concentra quase metade das interceptações nacionais; forças de segurança atribuem alta ao fim da presunção de boa-fé e fiscalização em rotas de fronteira.
10
Polícia Militar recupera motocicleta furtada no bairro Santiago

Polícia Militar recupera motocicleta furtada no bairro Santiago

Veículo havia sido levado enquanto o proprietário trabalhava e foi localizado escondido sob uma árvore após denúncia de moradores em Ji-Paraná.
10
Grave acidente entre motocicletas deixa dois feridos no bairro Agenor de Carvalho

Grave acidente entre motocicletas deixa dois feridos no bairro Agenor de Carvalho

Colisão ocorreu no cruzamento da avenida Sete de Setembro após entregador avançar a preferencial; uma das vítimas foi socorrida em estado grave.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para as 22h nesta segunda

Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para as 22h nesta segunda

Condições meteorológicas e risco de chuva durante o abastecimento forçaram nova mudança no horário da primeira operação comercial espacial em solo brasileiro.
L
Agenda News: Prata D’Merces elegância e brilho em cada detalhe

Agenda News: Prata D’Merces elegância e brilho em cada detalhe

Joias em prata 925 com design exclusivo, atendimento acolhedor e a oportunidade de transformar estilo em negócio.
L
Conab prorroga prazo do Sociobio Mais até janeiro

Conab prorroga prazo do Sociobio Mais até janeiro

Sociobio Mais terá envio de documentos estendido até 16 de janeiro.
L
Netflix limita catálogo para clientes do plano básico

Netflix limita catálogo para clientes do plano básico

Netflix restringe títulos no plano com anúncios por contratos antigos.
L
China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

Governo chinês afirma que ação americana contra petroleiro vindo da Venezuela desrespeita o direito internacional e defende soberania comercial entre os países.
L
Itaú alerta sobre golpe com uso de número oficial

Itaú alerta sobre golpe com uso de número oficial

Itaú confirma fraude com falsificação de chamadas para roubo de dados.
L
ChatGPT ganha ajuste de personalidade e tom nas respostas

ChatGPT ganha ajuste de personalidade e tom nas respostas

ChatGPT passa a permitir personalização nativa de estilo e tom.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.