SEXTA-FEIRA, 21/11/2025

Em destaque

L

Saúde

Fhemeron incentiva doadores de sangue a fazerem cadastro para doações de medula óssea

Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia tem desenvolvido ações para chamar doadores

Por Richard Neves/Secon/GOV-RO/010

Publicado em 

Ésio Mendes, Ederblandes Ortis e Daiane Mendonça

A doação de medula óssea é um ato de solidariedade, podendo ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura. Na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron, é realizado o cadastro para este procedimento que pode salvar vidas dentro e fora do país.

O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pacientes com doenças de sangue, como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia. É a substituição de células doentes de medula óssea, por células saudáveis. No Brasil, a chance de encontrar medula compatível é de uma em cem mil, por isso, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances dos pacientes.

Para a gerente de captação de doadores da Fhemeron, Maria Luíza, a doação de medula óssea é de extrema importância para a sociedade. “A única forma de o paciente continuar com vida é achar um doador compatível, algo que é de um para 100 mil, pois é algo muito difícil. Todos os dias, a Fhemeron está à disposição para realizar o cadastro de doadores de medula óssea. Recebemos diariamente ligações do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea – Redome, para que façamos o chamamento de doadores compatíveis. Toda semana temos entre dois e três pacientes compatíveis, que são convidados para coletar uma nova amostra. Caso esse doador seja selecionado, é muito importante que ele diga sim”, destaca Maria Luíza.

CAMPANHA

No próximo sábado, 5, haverá uma ação promovida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, no Parque da Cidade, e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron, estará com servidores para realizar cadastro de novos doadores de medula óssea.

“É muito importante que as pessoas realizem este cadastro e não leva muito tempo. Quanto mais pessoas se cadastrarem, mais chances estaremos dando a esses pacientes”, salienta Maria Luíza.

MEDULA ÓSSEA

É um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, conhecido por tutano. A medula produz os hemocomponentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Essas células são responsáveis por transportar o oxigênio no caso das hemácias, defender o organismo no caso dos leucócitos e as plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue. Tudo tem origem a partir da medula.

Para Paulo Celestino da Silva, de 31 anos, que é doador de sangue desde 2011, foi selecionado para fazer a doação de medula, após realizar o cadastro em agosto de 2022. “Fiz o cadastro na Fhemeron e logo depois, recebi o contato do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea – Redome, para eu agendar e realizar um teste no hemocentro. Após o teste, recebi todas as orientações para realizar o procedimento de doação de medula e fui até o Rio de Janeiro”, relata.

O doador disse sim para a doação de células-tronco hematopoéticas e sua doação foi para um paciente que reside fora do Brasil. “Assim como a doação é importante, a doação de medula também salva vidas. Fico muito feliz em realizar este ato solidário e por ser compatível com o paciente que vai receber estas células-tronco. Que outras pessoas não sintam receio e possam fazer o cadastramento para ser doador de medula”, ressaltou.

QUEM PODE DOAR?

Pessoas que tem entre 18 a 35 anos, que estejam com boas condições de saúde. São retirados 5ml de sangue, como um exame de laboratório, e o doador é cadastrado no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea – Redome, do Instituto Nacional do Câncer – INCA.

Os dados genéticos são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se der compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada. Porém, para ter compatibilidade, a chance no Brasil é de uma em cem mil e com alguém de outro país de uma em um milhão.

SOBRE O TRANSPLANTE

Se for compatível, o doador é avisado e então passa por exames para constatar que está em boas condições de saúde. O procedimento dura aproximadamente 90 minutos e é aplicada uma anestesia para que o processo seja sem dor. As células de medula são tiradas do osso da bacia e não da espinha, portanto, não tem risco para a coluna.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

O novo boletim do Ministério da Saúde confirma o aumento para 16 do número de vítimas fatais por intoxicação por metanol e registra 62 casos confirmados no país.
L
Unidades de Saúde realizam Dia D de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (20)

Unidades de Saúde realizam Dia D de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (20)

Ação de vacinação contra a gripe reforça a importância da imunização
L
Quase 840 milhões de mulheres sofreram violência doméstica ou sexual, diz OMS

Quase 840 milhões de mulheres sofreram violência doméstica ou sexual, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o número de mulheres que foram alvo de violência física ou sexual ao longo da vida se mantém estável em 840 milhões, ou uma em cada três. A violência contra mulheres praticada pelo parceiro afetou 316 milhões apenas no último ano.
L
Atividades marcam mês de conscientização sobre prematuridade em Rondônia

Atividades marcam mês de conscientização sobre prematuridade em Rondônia

Caminhada e palestra reforçam cuidados e desafios enfrentados por bebês prematuros.
L
Ultraprocessados já representam 23% da dieta no Brasil e consumo cresceu em 91 de 93 países

Ultraprocessados já representam 23% da dieta no Brasil e consumo cresceu em 91 de 93 países

Estudo global liderado por pesquisadores da USP mostra que o consumo dobrou entre brasileiros desde os anos 80, impulsionado por grandes corporações e estratégias agressivas de marketing.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de 1º de maio de 2026, conforme cronograma de modernização e combate a fraudes divulgado pelo Ministério da Gestão.
L
Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Abertura oficial do Porto Velho Luz acontece às 19h, com presença do prefeito Léo Moraes, e reúne música, atrações infantis e atividades culturais organizadas pela Funcultural.
L

IFRO projeta R$ 82 milhões em investimentos para o próximo ano e abre 3.704 vagas: Confira entrevista exclusiva com o Reitor no Giro News

Em entrevista ao Giro News, o reitor Moisés José Rosa Sousa apresenta obras concluídas, novos campi, 3.704 vagas para 2026 e projetos que aproximam o IFRO da população de todo o estado.
L

COP30, 19/11: Brasil pressiona por acordo antecipado; coalizão de 80+ países cobra roteiro para fim dos fósseis

Lula e Guterres intensificam negociações em Belém; Brasil apresenta protagonismo em temas-chave e busca convergência global.
L

Coluna Social Marisa Linhares: reconhecimentos nacionais e eventos de destaque movimentam Rondônia

Premiações em São Paulo, Brasília e Cacoal valorizam a GWM Mega Motors, o Sicoob Fronteiras e o setor de arquitetura, arte e decoração, reforçando a força econômica e cultural do estado.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

A medida abrange 31 comunidades em 14 estados, beneficiando 5,2 mil famílias, e foi anunciada no Palácio da Alvorada para marcar o Dia da Consciência Negra.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Veículo adquirido por emenda parlamentar reforça a rede municipal de saúde e garante mais acessibilidade, conforto e segurança aos pacientes.
L
Deputado Renato Freitas alega racismo como motivo de briga em Curitiba

Deputado Renato Freitas alega racismo como motivo de briga em Curitiba

O parlamentar do PT foi filmado trocando agressões com um homem na rua e, em vídeo, disse que reagiu após ser xingado e ter o carro jogado contra ele e uma amiga.
L
PSOL pede prisão de Alexandre Ramagem após flagrante em Miami

PSOL pede prisão de Alexandre Ramagem após flagrante em Miami

Deputados federais do PSOL-RJ protocolaram o pedido no STF alegando que o parlamentar, condenado por trama golpista, fugiu do país e desrespeitou a proibição de deixar o território nacional.
L
Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por trama golpista, foi filmado em Miami e não comunicou sua saída do país à Presidência da Casa.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF intercepta venda clandestina de diamantes e prende quatro pessoas em flagrante em Rondônia

PF intercepta venda clandestina de diamantes e prende quatro pessoas em flagrante em Rondônia

Grupo foi surpreendido durante negociação ilegal de pedras preciosas na zona rural de Espigão D’Oeste/RO
10
Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Ronônia

Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Rondônia

Adolescente desapareceu após entrar na água com amigos que fugiram sem pedir ajuda.
18
Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Ataque a bala aconteceu próximo à Colônia dos Mineiros, em Comodoro.
14
Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

A equipe da Força Tática flagrou Alexsander com invólucros de maconha escondidos na caixa de entrega durante patrulhamento na cidade.
16
Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

A ação da Força Tática do 7° BPM prendeu Joice Souza Santos e André Luiz em uma boca de fumo no Setor 11, onde foram apreendidas porções de maconha.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
COP 30: Conab e MDS doam 18 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias do Pará

COP 30: Conab e MDS doam 18 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias do Pará

Ação de doação de alimentos na COP 30 beneficia cozinhas e cooperativas do Pará, que também receberam equipamentos utilizados em atividades gastronômicas durante a conferência.
L

Mariana Belandi destaca empreendedorismo e apresenta o podcast Bora Alí no Giro News

No Giro News, a empresária Mariana Belandi compartilhou sua trajetória, falou sobre sua atuação no empreendedorismo e detalhou o propósito do novo podcast Bora Alí, voltado a valorizar Rondônia e quem constrói o estado.
L

Conexão RH recebeu Elton Vieira, esporte e saúde em foco

No Conexão RH, Elton Vieira compartilhou experiências, aprendizados e alertas sobre saúde, prevenção e esporte em uma conversa leve e inspiradora.
L
Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Iniciativa vai beneficiar 50 alunos com atividades culturais no bairro Cristo Rei.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.