TERÇA-FEIRA, 22/07/2025

L

Saúde

Campanha busca reforçar ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais

Em Porto Velho, Semusa realiza o I Workshop de Hepatites Virais nos próximos dias 6 e 7

Por Luciane Gonçalves/ SMC / PMPV - 30

Publicado em 

Campanha busca reforçar ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais
SMC/ Wesley Pontes

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública. A doença causa alterações no fígado, que podem ser leves, moderadas ou graves. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da infecção, foi criada a campanha Julho Amarelo.

Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), vai realizar o I Workshop de Hepatites Virais de Porto Velho em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

O evento acontece nos dias 6 e 7 próximos, no Hotel Rondon, das 8h às 18h, para profissionais e acadêmicos da área da saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até quarta-feira (5) através deste link.

Campanha busca reforçar ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais
SMC/ Wesley Pontes

TIPOS DE HEPATITES

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D, mais comum na região Norte. E ainda o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.

HEPATITE A

Na maioria dos casos, é uma doença de caráter benigno, contudo o curso sintomático e a letalidade aumentam com a idade. A transmissão é através do contato de fezes com a boca e tem grande relação com alimentos ou água inseguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal.

Quando presentes, os sintomas são inespecíficos, podendo se manifestar inicialmente como: fadiga, mal-estar, febre, dores musculares. Esses sintomas iniciais podem ser seguidos de sintomas gastrointestinais como: enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia.

HEPATITE B

Hepatite B é o segundo tipo que mais atinge a população brasileira e pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação ou durante o parto, pelo sangue e outros líquidos/ secreções corporais contaminadas, compartilhamento de alicates de unha, contato sexual com uma pessoa infectada, injeções ou feridas provocadas por material contaminado.

Na maioria dos casos não apresenta sintomas. Por causa disso, muitas vezes a doença é diagnosticada muito tempo após a infecção, com sinais relacionados a outras doenças do fígado, como cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados. Esses sintomas costumam aparecer em fases mais avançadas da doença

Em adultos com a forma crônica da hepatite B, o risco de desenvolver cirrose ou câncer de fígado é de 20% a 30%.

HEPATITE C

É o tipo mais comum no Brasil e tem 98% de chances de cura quando tratada, transmitida através da prática sexual desprotegida com uma pessoa infectada. O contágio também pode ocorrer por meio do contato com sangue em instrumentos como agulhas, alicates, material de tatuagem e secreções.

É uma doença silenciosa, razão pela qual a maioria das pessoas não sabe que está infectada e acaba descobrindo apenas quando há alguma complicação de saúde. Os sintomas mais comuns da hepatite C são dor ou inchaço abdominal, fadiga, náusea e vômitos, perda de apetite, febre, urina escura, coceira, amarelamento da pele e olhos, sangramento no esôfago ou no estômago.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 65% a 80% dos casos de hepatite C evoluem para a forma crônica; 20% para cirrose e 1% a 5% para câncer de fígado. A médica infectologista Lourdes Maria Borzacov ressalta que pessoas com hepatites B ou C podem ter uma excelente qualidade de vida, mas para isso o diagnóstico da doença precisa ser precoce e o paciente siga o tratamento e as orientações corretamente.

“As hepatites B e C podem se transformar em problema sério de saúde quando descobertas tardiamente. Por isso, a gente orienta que a população procure as unidades de saúde para realizar o teste rápido, mesmo sem apresentar sintomas”.

HEPATITE D

A hepatite D crônica é considerada a forma mais grave de hepatite viral crônica, com progressão mais rápida para cirrose e um risco aumentado para descompensação, CHC e morte. A hepatite D está associada com a presença do vírus B da hepatite para causar a infecção e inflamação das células do fígado. As formas de transmissão são idênticas às da hepatite B.

HEPATITE E

Na maioria dos casos é uma doença de caráter benigno. Pode ser grave na gestante e raramente causa infecções crônicas em pessoas que tenham algum tipo de imunodeficiência.

O vírus da hepatite E é transmitido principalmente pelo consumo de água contaminada e em locais com infraestrutura sanitária frágil. Outras formas de transmissão incluem: ingestão de carne mal cozida ou produtos derivados de animais infectados (por exemplo, fígado de porco); transfusão de produtos sanguíneos infectados; e transmissão vertical de uma mulher grávida para seu bebê.

ONDE BUSCAR AJUDA

Todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural estão devidamente equipadas, e possuem profissionais de saúde capacitados, para a realização do teste rápido, uma das formas para detecção da hepatite B e C. O diagnóstico também pode ser feito por meio de exame laboratorial.

Para a médica infectologista Lourdes Maria Borzacov, todo cidadão deve realizar a testagem, seja na rede pública ou privada. “Quem usa plano de saúde ou faz consulta particular deve solicitar o exame sorológico para o médico”.

PREVENÇÃO

Na rede pública de saúde há vacinas que previnem contra as hepatites A e B, esta previne também o aparecimento da hepatite D. Não existe imunizante contra a hepatite C, por isso a prevenção é a melhor solução: preservativo nas relações sexuais, evitar compartilhamento de materiais de uso único como agulha, seringa, alicate, lâmina de barbear, escova de dente, as gestantes devem realizar o pré-natal regularmente.

A melhor forma de evitar a hepatite E é melhorando as condições de saneamento básico e de higiene, como, por exemplo: lavar as mãos regularmente antes das refeições e após utilizar o banheiro, higienizar os alimentos e cozinhar bem antes do consumo, lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras, entre outros.

“É muito importante fazer a testagem rápida pelo menos uma vez na vida. Pessoas de risco devem procurar o teste com maior periodicidade”, finaliza a infectologista.

TRATAMENTO

Em casos de diagnóstico positivo para as hepatites, o paciente é encaminhado ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O tratamento é realizado gratuitamente e busca reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte.

CASOS

Nos últimos cinco anos, as hepatites B e C registraram juntas 882 novos casos na Capital, sendo 179 em 2022, 168 em 2021, 97 em 2020, 205 em 2019 e 231 em 2018. A baixa das notificações nos últimos anos, principalmente em 2020 e 2021 deve-se à pandemia da Covid-19, razão pela subnotificação em diversas outras patologias

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa proíbe venda de medicamentos e complementos alimentares

Anvisa proíbe venda de medicamentos e complementos alimentares

Falta de registro, autorização e falsificação motivam apreensão de produtos como Xarope da Vovó e Dysport.
L
Maternidade na Adolescência: 1 em cada 23 jovens torna-se mãe por ano

Maternidade na Adolescência: 1 em cada 23 jovens torna-se mãe por ano

Estudo revela que taxas em um a cada cinco municípios brasileiros são comparáveis às de países mais pobres, evidenciando falha sistêmica.
L
Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no Brasil

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no Brasil

Doença frequentemente assintomática em estágios iniciais, ressaltando a importância do rastreamento precoce e da conscientização.
L
Hospital de Retaguarda realiza quase 2 mil cirurgias em 2025

Hospital de Retaguarda realiza quase 2 mil cirurgias em 2025

Unidade de saúde reforça o apoio à rede pública de Rondônia, reduz filas do João Paulo II e mantém foco em cirurgias ortopédicas.
L
Tecnologia laboratorial avançada do Lacen garante maior precisão no acompanhamento clínico de doenças

Tecnologia laboratorial avançada do Lacen garante maior precisão no acompanhamento clínico de doenças

Lacen utiliza tecnologia de ponta para monitorar pacientes com HIV e reforça combate à transmissão em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Conexão RH | Entrevista Erichsen Mendes, gerente da Angelus

Nesta terça-feira, dia 22 de julho, às 9h, o programa Conexão RH recebe o gerente da Angelus, Erichsen Mendes, para um bate-papo especial sobre as estratégias que fazem da empresa muito mais que um plano.
L
Horóscopo 2025: veja a previsão de hoje (22/7) para todos os signos

Horóscopo 2025: veja a previsão de hoje (22/7) para todos os signos

O horóscopo 2025 desta terça-feira (22/7) marca um dia de decisões importantes, mudanças positivas e poder pessoal em alta. Confira o que os astros reservam para você.
L
Filme "A cidade que não existe mais" resgata origem do primeiro município de Rondônia

Filme A cidade que não existe mais resgata origem do primeiro município de Rondônia

Longa baseado em livro de Júlio Olivar revive a história de Santo Antônio do Rio Madeira, extinto em 1945, com estreia prevista para dezembro de 2025.
L
INSS: Reembolso de descontos ilegais começa nesta quinta-feira

INSS: Reembolso de descontos ilegais começa nesta quinta-feira

Devolução será feita a partir de 24 de julho para quem aderiu ao acordo, com pagamento em parcela única e corrigida pelo IPCA.
L
CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

Prazo para a Prova Nacional Docente se encerra em 25 de julho; taxa de R$ 85 deve ser paga até dia 31.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

Candidatos não isentos devem quitar o valor de R$ 70 até esta segunda-feira, 21 de julho, para garantir a participação.
L

NOVA364 contrata Operador de Guincho Pesado em Rondônia

Salário de R$ 3.040 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 abre vagas para Operador de Munck em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 contrata Operador de Caminhão Pipa em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

Oportunidade de Emprego: NOVA364 contrata Inspetor de Tráfego em Rondônia

Vagas disponíveis em 14 cidades; salário de R$ 2.580,00 + benefícios
L

POLÍTICA

PT pede suspensão do mandato de Eduardo Bolsonaro na Câmara

PT pede suspensão do mandato de Eduardo Bolsonaro na Câmara

Licença do deputado do PL terminou e partido alega “ações hostis” nos EUA.
L

Bolsonaro exibe tornozeleira eletrônica e declara: “O que vale para mim é a lei de Deus”

Ex-presidente afirma que dispositivo é símbolo de “máxima humilhação” e reforça sua posição de inocência diante de medidas cautelares do STF
L
Coronel Chrisóstomo participa de mobilização do PL em apoio a Bolsonaro e suspende recesso em Brasília

Coronel Chrisóstomo participa de mobilização do PL em apoio a Bolsonaro e suspende recesso em Brasília

Deputado Coronel Chrisóstomo PL esteve com colegas no retorno às atividades na Câmara em defesa de Jair Bolsonaro e da liberdade de expressão.
L
Após solicitação da deputada Lebrinha, Linha 78 Sul é recuperada em São Miguel do Guaporé

Após solicitação da deputada Lebrinha, Linha 78 Sul é recuperada em São Miguel do Guaporé

Obra atendeu pedido da vereadora Celma, encaminhado por Lebrinha ao Governo do Estado, e melhora tráfego, transporte escolar e escoamento agrícola.
L
Dra. Taíssa Sousa destaca avanços na saúde e cobra reforço na segurança em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa destaca avanços na saúde e cobra reforço na segurança em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora entrega de leitos de UTI e nefrologia no hospital regional e defende mais policiamento para Guajará-Mirim.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro colide com barranco na zona rural de Vale do Anari

Carro colide com barranco na zona rural de Vale do Anari

Condutora perde controle na Linha C-70 ao desviar de veículo parado, resultando em ferimentos leves.
14
Colisão lateral entre veículos é registrada na RO-463

Colisão lateral entre veículos é registrada na RO-463

Acidente entre dois veículos na RO-463 causa danos materiais, mas sem feridos.
12
Incêndio destrói garagem e veículos em Cacoal

Incêndio destrói garagem e veículos em Cacoal

Compressor ao lado da caminhonete é a provável causa de incêndio que causou prejuízos no centro de Cacoal.
10
Homem é preso suspeito de abusar de criança em Ji-Paraná

Homem é preso suspeito de abusar de criança em Ji-Paraná

Polícia prende indivíduo após denúncia de que ele atraiu criança de 9 anos com promessa de presente no bairro São Pedro.
16
Homem sofre ataque a tiros no Morar Melhor

Homem sofre ataque a tiros no Morar Melhor

Segundo a PM, dois indivíduos que estavam de moto entraram no condomínio e fizeram pelo menos três disparos contra um homem não identificado e depois fugiram.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IFRO Colorado do Oeste abre seleção para professores substitutos em quatro áreas

IFRO Colorado do Oeste abre seleção para professores substitutos em quatro áreas

Processo seletivo oferece vagas para Agronomia, Educação Física, Língua Portuguesa e Matemática com inscrições gratuitas entre 21 e 30 de julho
L
Motociclista morre em colisão na RO-481 em Santana do Guaporé

Motociclista morre em colisão na RO-481 em Santana do Guaporé

Rodrigo Percilios Pagung, de 21 anos, foi vítima fatal em grave acidente entre moto e caminhonete nesta segunda-feira.
18
Nissan celebra 700 mil veículos produzidos em 11 anos de operação em Resende

Nissan celebra 700 mil veículos produzidos em 11 anos de operação em Resende

Complexo Industrial recebe investimentos e amplia operação com equipe reforçada.
L
Motorista morre após acidente fatal na BR-435

Motorista morre após acidente fatal na BR-435

Manoel Rodrigues da Silva, 49 anos, morreu ao ser ejetado de caminhão que transportava fertilizantes.
18
Homem é encontrado morto em Castanheiras

Homem é encontrado morto em Castanheiras

Raul de Melo Geraldo, morador de Santa Luzia do Oeste, foi encontrado sem vida com sinais de violência em uma propriedade rural.
18
Acusado de furtar fios é surrado a pauladas na zona leste

Acusado de furtar fios é surrado a pauladas na zona leste

O rapaz contou que é usuário de drogas e foi agredido por vários indivíduos que o acusavam de ter furtado fios elétricos.
14
A segurança da sua família começa na revisão do veículo

A segurança da sua família começa na revisão do veículo

Verificações simples no automóvel ajudam a evitar imprevistos e gastos elevados com manutenção.
L
Motociclista fica ferido em colisão traseira no Centro de Rolim de Moura

Motociclista fica ferido em colisão traseira no Centro de Rolim de Moura

Acidente na Avenida 25 de Agosto deixa motociclista com dores no joelho após bater em carro que parou para pedestre.
12
Colisão entre carro e moto é registrado no centro de Rolim de Moura

Colisão entre carro e moto é registrado no centro de Rolim de Moura

Acidente transversal na Avenida 25 de Agosto, em Rolim de Moura, não deixou feridos graves.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.