QUINTA-FEIRA, 26/03/2026

Em destaque

L

Saúde

Primeira pré-conferência municipal de saúde é realizada em Jaci-Paraná

Agenda acontece nas zonas rural e urbana de Porto Velho até o dia 2 de março

Publicado em 

Por Taís Botelho

Iniciou na quinta-feira (23), em Jaci-Paraná, a primeira pré-conferência municipal de saúde, com a participação de integrantes do Conselho Municipal de Saúde, profissionais de saúde e moradores do distrito. O encontro é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para avaliar a qualidade do serviço prestado na extensão do município de Porto Velho e propor diretrizes para a construção de políticas públicas na área.

Imagem SEMUSA

Denise Limeira integrou a reunião representando a Associação Madre Teresa de Calcutá da Amazônia Ocidental (Amatec), e ressaltou que as pré-conferências contribuem para que os profissionais conheçam as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos distritos e fomentam a inclusão da comunidade na construção de políticas públicas de saúde.

“Nossa equipe se reúne para iniciar essa discussão e ter um diálogo direto com a sociedade, para defender propostas e levar ao conhecimento de toda a população a realidade e as dificuldades enfrentadas em cada um dos distritos de Porto Velho. Fazer esse encontro prévio é garantir a ampla participação e, principalmente, levar para grandes discussões de problemas dessas pequenas comunidades”.

No encontro, foram elencadas dificuldades na área da saúde, enfrentadas pelo distrito de Jaci-Paraná, com a construção de propostas que visam resolver os problemas apontados. Entre as sugestões definidas, está a garantia de educação continuada e permanente para profissionais e lideranças comunitárias sobre políticas de saúde e a realização de ações de saúde itinerantes de forma permanente no distrito.

Durante a pré-conferência foram eleitos quatro delegados titulares e quatro suplentes, profissionais de saúde e representantes da comunidade responsáveis por apresentar e defender as propostas que contribuem para a melhoria do atendimento oferecido em suas localidades. Maria Luziene, eleita delegada, participou da pré-conferência como moradora de Jaci-Paraná e reforçou a importância da inclusão da população na reunião.

“Nós podemos compartilhar com os profissionais a necessidade que a comunidade tem, falar sobre os desafios na área da saúde e os principais problemas que os moradores enfrentam nos atendimentos”.

AGENDA NOS DISTRITOS

24 de fevereiro:

Nova Mutum – USF Mutum Paraná

Horário: 8h

União Bandeirantes – EMEF 03 de Dezembro

Horário: 14h

27 de fevereiro:

Nova Califórnia – EMEF. Profª Maria Jacira

Horário – 14h

28 de fevereiro:

Extrema – EMEF 13 de Maio

Horário: 14h

1 de março:

Vista Alegre do Abunã – USF Vista Alegre

Horário: 14h

2 de março:

Fortaleza do Abunã – EMEF Barão do Rio Branco

Horário: 9h

Abunã e Vila da Penha – EMEF Santa Júlia

Horário: 15h

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, o evento reúne diversos representantes de vários segmentos sociais, para debater a construção de políticas públicas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, além de estabelecer diálogos diretos com a população acerca do serviço de saúde.

A 10ª Conferência Municipal de Saúde acontece nos dias 30 e 31 de março, no auditório do Centro Universitário São Lucas, campus II, localizado na Rua João Goulart, número 666, bairro Mato Grosso.

Conforme a Resolução N° 680 do Conselho Nacional de Saúde, os eixos temáticos que devem ser trabalhados na 10° CMS são: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Butantan produzirá medicamento contra o câncer para pacientes do SUS

Butantan produzirá medicamento contra o câncer para pacientes do SUS

Parceria com a farmacêutica MSD prevê a transferência de tecnologia do pembrolizumabe, terapia que estimula o sistema imunológico; acordo visa nacionalizar a produção de insumos de saúde e ampliar o atendimento para até 13 mil pessoas por ano no Brasil.
L
Lula diz que Estado deve garantir acesso a medicamentos

Lula diz que Estado deve garantir acesso a medicamentos

Durante visita a complexo farmacêutico em Goiás, presidente ressaltou que investimentos em saúde não devem ser vistos como gastos; programa oferece atualmente 41 medicamentos de uso contínuo, incluindo itens de alto custo que podem chegar a R$ 1 milhão no mercado privado.
L
Prefeitura de Jaru abre vagas para triagem de catarata nos dias 1º e 2 de abril

Prefeitura de Jaru abre vagas para triagem de catarata nos dias 1º e 2 de abril

Atendimentos serão realizados por ordem de chegada na Unidade de Saúde Carlos Chagas, com possibilidade de encaminhamento para cirurgia gratuita.
L
SUS passa a oferecer teste rápido para diagnóstico da dengue

SUS passa a oferecer teste rápido para diagnóstico da dengue

Novo exame detecta a proteína do vírus logo no início da infecção e está disponível em postos de saúde e hospitais da rede pública; medida publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial visa acelerar o tratamento e monitorar a circulação viral no país.
L

Dr. Marcelo Almeida explica rinoplastia ultrassônica

Dr. Marcelo Almeida detalha como o uso do Piezo na rinoplastia reduz trauma cirúrgico, preserva tecidos e melhora a definição do nariz.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de Governador do Acre

Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de Governador do Acre

No Acre, Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de governador
L

Comunidade News: Ernildo Pascoal fala sobre a realidade dos chacareiros da Zona Sul

A conversa promete trazer um olhar real sobre a vida no campo, mostrando a importância do trabalho dos chacareiros para o abastecimento local e para a economia da capital.
L
Entenda o que é vicaricídio; projeto de lei endurece pena para o crime

Entenda o que é vicaricídio; projeto de lei endurece pena para o crime

Nova legislação estabelece penas rigorosas de 20 a 40 anos de prisão para quem assassina filhos ou parentes com o objetivo de atingir a mulher; texto segue para sanção presidencial após comoção gerada por caso de violência extrema ocorrido em Goiás.
L
Lula classifica aumento dos combustíveis como injustificável e aciona fiscalização

Lula classifica aumento dos combustíveis como injustificável e aciona fiscalização

Durante evento em Goiás, presidente afirmou que alta nos postos não possui relação direta com conflitos no Oriente Médio; Governo Federal reforça uso de subsídios e convoca Polícia Federal e Procons para coibir práticas abusivas contra consumidores e caminhoneiros.
L
Prazo para lista de espera do Prouni termina na noite desta quinta-feira

Prazo para lista de espera do Prouni termina na noite desta quinta-feira

Estudantes têm até as 23h59 para manifestar interesse no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior; com oferta recorde de quase 600 mil bolsas em todo o país, resultado dos pré-selecionados será divulgado na próxima terça-feira (31).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Luiz Fux vota pela prorrogação da CPMI do INSS e placar chega a 4 a 2

Luiz Fux vota pela prorrogação da CPMI do INSS e placar chega a 4 a 2

Ministro do STF acompanhou o relator André Mendonça ao defender que o direito das minorias parlamentares deve alcançar também a extensão dos trabalhos; apesar do novo voto favorável, a maioria da Corte ainda se posiciona contra a continuidade das investigações sobre fraudes previdenciárias.
L
Ministra Sônia Guajajara recebe alta médica após cinco dias de internação

Ministra Sônia Guajajara recebe alta médica após cinco dias de internação

Chefe da pasta dos Povos Indígenas deixou o InCor, em São Paulo, nesta quinta-feira (26) em boas condições clínicas; boletim médico confirma que ministra seguirá com acompanhamento ambulatorial e medicação controlada após apresentar quadro de febre e dores abdominais no último sábado.
L
Moraes vota contra prorrogação da CPMI do INSS; placar está 3 a 1

Moraes vota contra prorrogação da CPMI do INSS; placar está 3 a 1

Ministro Alexandre de Moraes divergiu do relator e abriu placar de 3 a 1 pela interrupção das investigações; magistrado argumentou que a extensão dos trabalhos é um direito da maioria parlamentar, além de criticar o vazamento de dados sigilosos por parte da comissão.
L
Em reflexão, Confúcio Moura diz que trajetória pesa mais que resultado eleitoral

Em reflexão, Confúcio Moura diz que trajetória pesa mais que resultado eleitoral

Senador reflete sobre campanhas e diz que disputa política mede relações, história pessoal e reconhecimento social.
L
Ministros do STF classificam vazamento de dados de banqueiro como criminoso

Ministros do STF classificam vazamento de dados de banqueiro como criminoso

Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes criticaram a divulgação de conversas íntimas de Daniel Vorcaro durante julgamento sobre a CPMI do INSS; magistrados condenaram a quebra de sigilo de materiais apreendidos pela Polícia Federal que deveriam estar sob custódia legislativa.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTRAN da PM de Rondônia amplia apreensões e aponta alta de crimes com veículos em 2026

BPTRAN da PM de Rondônia amplia apreensões e aponta alta de crimes com veículos em 2026

Comparativo do primeiro trimestre mostra aumento nas ocorrências e reforça alerta sobre golpes na compra de automóveis no estado.
12
Operação Mulher Segura: Governo de RO intensifica combate à violência

Operação Mulher Segura: Governo de RO intensifica combate à violência

Foram realizadas palestras e abordagens de conscientização que alcançaram 176 pessoas, buscando fortalecer a rede de proteção estadual.
L
Homem é preso após furtar picanha em supermercado de Ji-Paraná

Homem é preso após furtar picanha em supermercado de Ji-Paraná

Suspeito já era monitorado por câmeras de segurança devido a furtos anteriores no mesmo estabelecimento da T-4; Polícia Militar realizou a abordagem após flagrante de nova subtração de peça de carne nesta quinta-feira.
12
BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

Comparativo do 1º trimestre mostra alta nos casos envolvendo veículos adulterados e reforça alerta à população.
L
Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Família denuncia negligência após morte de bebê em hospital de Ji-Paraná

Caso ocorreu na madrugada desta quarta-feira (25) na maternidade municipal; pai da criança relata espera de nove horas por atendimento e afirma que houve demora excessiva, enquanto a Secretaria de Saúde investiga se fatalidade foi causada por nó no cordão umbilical.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Alteração de Titularidade: VALERIUS PALACE HOTEL LTDA,

ALTERAÇÃO DE TITULARIDADE da Licença de Operação e da Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: VALERIUS PALACE HOTEL LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
Jaru abre credenciamento para empreendedores no Barco Cross e Festa do Trabalhador

Jaru abre credenciamento para empreendedores no Barco Cross e Festa do Trabalhador

Inscrições seguem até 9 de abril; interessados podem se cadastrar presencialmente ou on-line.
L

Requerimento da Licença Ambiental: ADILSON VALERIO DA SILVA

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP, Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L
Fundo Baobá lança programa de bolsas para estudantes negros no exterior

Fundo Baobá lança programa de bolsas para estudantes negros no exterior

Iniciativa Black STEM oferece auxílio de R$ 42 mil para brasileiros matriculados em cursos de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática em universidades estrangeiras; além do suporte financeiro, selecionados terão acesso a mentorias, workshops e acompanhamento psicológico.
L
Dívida Pública Federal sobe 2,31% em fevereiro e atinge R$ 8,8 trilhões

Dívida Pública Federal sobe 2,31% em fevereiro e atinge R$ 8,8 trilhões

Alta foi impulsionada pela forte emissão de títulos prefixados e pela apropriação de juros com a Selic em 14,75%; Tesouro Nacional projeta que estoque do endividamento brasileiro pode encerrar o ano de 2026 próximo à marca de R$ 10,3 trilhões.
L
André Mendonça vota no STF para prorrogar CPMI do INSS por 60 dias

André Mendonça vota no STF para prorrogar CPMI do INSS por 60 dias

Relator defende manutenção de liminar que obriga continuidade das investigações sobre fraudes contra aposentados; ministro afirma que requerimento preenche requisitos legais e que o Judiciário deve garantir o direito de fiscalização da minoria parlamentar.
L
Banco Central avalia impactos da guerra no Oriente Médio sobre a economia

Banco Central avalia impactos da guerra no Oriente Médio sobre a economia

Presidente do BC, Gabriel Galípolo, afirma que postura conservadora da autoridade monetária garante margem para analisar efeitos do conflito na inflação; bloqueio do Estreito de Ormuz gera choque de oferta global e amplia incertezas sobre o crescimento do PIB brasileiro em 2026.
L
Agro brasileiro usará Turquia como rota alternativa para exportações

Agro brasileiro usará Turquia como rota alternativa para exportações

Acordo anunciado pelo Ministério da Agricultura visa contornar o bloqueio do Estreito de Ormuz devido à guerra no Oriente Médio; medida utiliza portos turcos como ponto estratégico para garantir o fluxo de mercadorias rumo à Ásia Central e evitar o desabastecimento de fertilizantes.
L
Publicidade