SEXTA-FEIRA, 27/06/2025
Publicidade

L

Saúde

JANEIRO ROXO: Prevenção da hanseníase e reabilitação de pacientes são temas de capacitação para profissionais de saúde

As atividades teóricas e práticas buscam atualizar o conhecimento de profissionais da rede municipal de saúde

Publicado em 

JANEIRO ROXO: Prevenção da hanseníase e reabilitação de pacientes são temas de capacitação para profissionais de saúde - News Rondônia

Autora – Luciane Gonçalves

A Prefeitura de Porto Velho iniciou, nesta segunda-feira (16), a capacitação teórico-prático em Prevenção de Incapacidades e Reabilitação em Hanseníase para profissionais de saúde. A realização é da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com o apoio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Organização sem fins lucrativos NHR Brasil.

JANEIRO ROXO: Prevenção da hanseníase e reabilitação de pacientes são temas de capacitação para profissionais de saúde - News Rondônia

Felipe Ribeiro

A programação faz parte do Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre os cuidados e contra o preconceito referente à doença. Serão dois dias de conteúdos teóricos e mais dois dias de atividades práticas, onde os profissionais de saúde terão contato com pacientes que fazem o acompanhamento na Policlínica Oswaldo Cruz.

Cláudia Junqueira é Terapeuta Ocupacional e palestrante da capacitação. Ela aponta que a intenção é atualizar o conhecimento de profissionais da rede municipal que trabalham com portadores da doença.

“Precisamos atuar na prevenção das incapacidades, realizando, inclusive, avaliações neurológicas simplificadas, que é a parte mais importante do tratamento. É através da avaliação neurológica que vai ser definida a conduta de reabilitação ou de prevenção das incapacidades dos pacientes”, declara Cláudia.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem são alguns dos profissionais que estiveram presentes no primeiro dia de evento. Eles atuam nas unidades da rede de atenção primária à saúde, mas profissionais das especialidades também serão capacitados no segundo dia.

A médica Paula Grabner, que atende na Unidade de Saúde da Família José Adelino, na Zona Leste de Porto Velho, participou do treinamento neste primeiro dia. Para ela, quanto maior o conhecimento adquirido, melhor será o atendimento prestado à população.

“A gente sempre estuda, busca informação, mas nada substitui a prática, o contato com o paciente de hanseníase, que deve ter o primeiro atendimento realizado dentro da unidade básica de saúde. Por isso esse treinamento é tão importante”, aponta a médica.

Mesmo aqueles profissionais que já trabalham com pacientes de hanseníases precisam atualizar os conhecimentos, os protocolos de atuação junto ao usuário, explica a palestrante Cláudia Junqueira.

“O tratamento medicamentoso é eficiente, mas sempre há aprimoramentos nos protocolos. As avaliações vão sendo cada vez mais específicas e direcionadas para atender melhor o paciente, com menos sequelas que incapacita as pessoas e cria estigmas e preconceitos”.

Programação Janeiro Roxo 2023:

16 de janeiro (10h às 11h) – Palestra de sensibilização na UPA Zona Sul

16 de janeiro (16h às 17h) – Palestra de sensibilização na Unidade de Saúde Socialista

17 de janeiro (10h às 11h) – Palestra de sensibilização na Maternidade Mãe Esperança

17 de janeiro (16h às 17h) – Palestra de sensibilização na Unidade de Saúde Mariana

16 a 19 de janeiro – Capacitação teórico-prática em Prevenção de Incapacidades e Reabilitação em Hanseníase. (16 e 17, parte teórica no Teatro Banzeiros / 18 e 19, parte prática – POC. Oswaldo Cruz).

20 de janeiro – Abertura oficial da Campanha "Janeiro Roxo"

20 de janeiro – Pit stop de conscientização sobre a Hanseníase – av. Sete de Setembro, com Campos Sales.

27 de janeiro – Pit stop de conscientização sobre a Hanseníase – av. José Amador dos Reis em frente a USF Hamilton Gondim.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

SUS amplia vacinação contra meningite: Bebês de 12 meses receberão dose de reforço da vacina ACWY a partir de julho

SUS amplia vacinação contra meningite: Bebês de 12 meses receberão dose de reforço da vacina ACWY a partir de julho

Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
L
Ministério da Saúde anuncia ampliação de R$ 30 milhões e parceria com Correios para Teste do Pezinho

Ministério da Saúde anuncia ampliação de R$ 30 milhões e parceria com Correios para Teste do Pezinho

Parceria com Correios vai agilizar entrega dos resultados
L

Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior

Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos.
L

Atendimento domiciliar multidisciplinar eleva qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população

Atualmente 256 pacientes são atendidos pelo Samd.
L
Vacina da dengue do Butantan está sob análise da Anvisa com previsão de disponibilidade em 2026

Vacina da dengue do Butantan está sob análise da Anvisa com previsão de disponibilidade em 2026

Medicamento está sendo avaliado pela Anvisa
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Deputado Cássio Gois divulga programação completa do estande da ALE-RO na 4ª edição da CAFECAU, em Cacoal

Deputado Cássio Gois divulga programação completa do estande da ALE-RO na 4ª edição da CAFECAU, em Cacoal

Capacitar quem produz, homenagear quem transforma: o compromisso da ALE-RO e do deputado Cássio Gois com o agro rondoniense.
L
Terceira e última temporada de 'Round 6' chega à Netflix

Terceira e última temporada de ‘Round 6’ chega à Netflix

Os seis episódios finais da aclamada produção foram lançados nesta sexta-feira (27), marcando o desfecho da trama que conquistou fãs ao redor do mundo.
L

Em Cima da Hora | Entrevista DJ Revanche e DJ Danilo Lima

Nesta sexta-feira (27), às 10h, o programa Em Cima da Hora recebe DJ Revanche e DJ Danilo Lima para uma entrevista cheia de ritmo, memórias e expectativa! Eles falam sobre a segunda edição do Encontro de Gerações
L

Estão abertas as inscrições para o cursinho gratuito Superação Pré-Enem em Porto Velho

Iniciativa oferece preparação intensiva para o Exame Nacional do Ensino Médio; inscrições vão de 30 de junho a 3 de julho.
L
Porto Velho abre inscrições para casamento comunitário

Porto Velho abre inscrições para casamento comunitário

Casais acima de 18 anos podem participar da seleção.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Convocação para peritos médicos federais: aprovados já podem escolher local de trabalho

Convocação para peritos médicos federais: aprovados já podem escolher local de trabalho

Prazo para ordenar cidades onde querem trabalhar se encerra domingo
L
Concurso Nacional Unificado 2: Ministério da Gestão divulga divisão de cargos por blocos temáticos

Concurso Nacional Unificado 2: Ministério da Gestão divulga divisão de cargos por blocos temáticos

Edital do concurso será publicado na próxima semana
L
Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo critica possível ação do governo no STF contra decisão do Congresso sobre IOF

Coronel Chrisóstomo critica tentativa do governo de recorrer ao STF para reverter decisão do Congresso que barrou aumento do IOF e defende a soberania do Parlamento.
L
O Parlamento com menos políticos é mais eficiente

O Parlamento com menos políticos é mais eficiente

Proposta de ampliar número de deputados fere a Constituição, aumenta gastos públicos e revela vícios da nova geração política.
L

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada reafirma compromisso com o uso responsável dos recursos públicos e rejeita ampliação de gastos em momento de crise.
L

Em um encontro em Londres, o rei Carlos III elogiou Marina Silva pelos avanços do governo brasileiro no combate ao desmatamento na Amazônia

O Governo convidou Charles III como convidado de honra para a COP30, em Belém.
L
Jaime Bagattoli vota contra o aumento de deputados federais e pela derrubada do IOF

Jaime Bagattoli vota contra o aumento de deputados federais e pela derrubada do IOF

Senador critica desejo do Governo de levar pauta do IOF ao Supremo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista é arrastado por cinco metros após colisão com carro

Ciclista é arrastado por cinco metros após colisão com carro

Apesar do impacto e dos ferimentos, as partes envolvidas chegaram a um acordo e não acionaram a Polícia Militar.
10
Dois jovens ficam feridos após moto colidir com caçamba de entulho

Dois jovens ficam feridos após moto colidir com caçamba de entulho

Com o impacto, os ocupantes da moto foram arremessados ao chão, sofrendo escoriações e fortes dores nas pernas. Uma das vítimas apresentava suspeita de fratura.
16
Homem procurado por homicídio é preso em padaria

Homem procurado por homicídio é preso em padaria

A guarnição foi ao local após receber uma denúncia sobre a presença do suspeito. Ao ser abordado, A.R. confirmou sua identidade e a existência de pendências judiciais. A checagem no sistema confirmou o mandado expedido pela 1ª Vara Criminal de Ji-Paraná.
14
Motociclista fica ferida em colisão com Fiat Strada em frente ao IFRO

Motociclista fica ferida em colisão com Fiat Strada em frente ao IFRO

O acidente ocorreu quando o motorista do Fiat Strada, que trafegava pela Avenida Otaviano Neto, acessou a Rua Tapajós e atingiu a motocicleta que seguia pela Avenida Otaviano Neto.
12
Jovem desaparecido é encontrado morto em represa na zona rural

Jovem desaparecido é encontrado morto em represa na zona rural

Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros já haviam realizado buscas na região de mata, mas as operações foram temporariamente suspensas após relatos de que ele teria sido visto na cidade.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colisão entre carros sem feridos é registrada em Rondônia

Colisão entre carros sem feridos é registrada em Rondônia

Apesar do impacto, nenhum dos condutores se feriu. Como houve acordo entre as partes no local, não foi necessário o registro de boletim de ocorrência pela Polícia Militar.
10
Adolescente sofre fratura na perna em colisão de moto e carro

Adolescente sofre fratura na perna em colisão de moto e carro

Segundo informações, o carro seguia pela Rua Tocantins e colidiu transversalmente com a motocicleta, que trafegava pela Avenida Salvador.
16
Prefeitura de Porto Velho disponibiliza vagas gratuitas em atividades físicas para todas as faixas etárias

Prefeitura de Porto Velho disponibiliza vagas gratuitas em atividades físicas para todas as faixas etárias

Iniciativas do Programa Qualidade de Vida promovem saúde, bem-estar e inclusão com aulas regulares em diversos bairros da capital.
L
Acidente fatal na RO-383 deixa um morto no interior de Rondônia

Acidente fatal na RO-383 deixa um morto no interior de Rondônia

A dinâmica do acidente ainda é desconhecida, sem informações sobre se houve colisão, queda ou atropelamento. Uma testemunha relatou ter encontrado as vítimas já caídas.
18
Mulher é assassinada a tiros em plena luz do dia em Rondônia

Mulher é assassinada a tiros em plena luz do dia em Rondônia

Dirlene foi atingida por três disparos de arma de fogo e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local.
18
Acidente grave entre carreta e Hilux na BR-364 três mortos

Acidente grave entre carreta e Hilux na BR-364 três mortos

O motorista da carreta não sofreu ferimentos. As causas do acidente estão sendo investigadas.
16
Caso inicialmente tratado como acidente é confirmado como homicídio

Caso inicialmente tratado como acidente é confirmado como homicídio

Os pertences da vítima, incluindo motocicleta, capacete, corrente e documentos, foram entregues a um familiar. O celular de Deusimar foi recolhido pela Delegacia de Polícia Civil para auxiliar nas investigações.
18
Parar sobre a faixa de pedestres é infração grave e representa risco à segurança.

Parar sobre a faixa de pedestres é infração grave e representa risco à segurança

Prefeitura de Porto Velho reforça ações de conscientização e fiscalização para garantir mais segurança no trânsito.
L
Homem é agredido por ex-mulher após vê-lo com outra e ter carro danificado

Homem é agredido por ex-mulher após vê-lo com outra e ter carro danificado

Após a agressão e o dano ao patrimônio, L.S.L. fugiu do local e não foi encontrada pela guarnição policial.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.