SEGUNDA-FEIRA, 05/05/2025

L

Saúde

Maior constrangimento por excesso de peso ocorre no ambiente familiar

Lojas, consultórios médicos e trabalho vêm em seguida.

Publicado em 

Maior constrangimento por excesso de peso ocorre no ambiente familiar - News Rondônia

Autor – Alana Gandra 

Oito em cada dez pessoas com obesidade já sentiram algum tipo de constrangimento em razão do excesso de peso, sendo que a maioria afirma ser vítima de discriminação pelo menos uma vez ao mês. Levantamento sobre obesidade e gordofobia, realizado pela internet com 3.621 pessoas, das quais 88% tinham excesso de peso, revela que, para 72% dos entrevistados, o ambiente familiar é o mais hostil em relação a episódios de constrangimento por conta do peso.

Maior constrangimento por excesso de peso ocorre no ambiente familiar - News Rondônia
Reuters/Brendan McDermid

Feita em fevereiro deste ano pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), a pesquisa identificou que, depois do ambiente familiar, os locais onde pessoas com obesidade sentem mais preconceito são lojas e comércio em geral (65,5%), seguido por situações de discriminação no médico (60,4%) e no trabalho (50,7%).

A endocrinologista Maria Edna de Melo, coordenadora do Departamento de Obesidade da SBEM, disse que o constrangimento e o preconceito não atingem somente as pessoas obesas. “Quase 70% das pessoas com sobrepeso já relatam ter constrangimento relacionado ao peso. E, à medida que vai aumentando o grau da obesidade, isso vai ficando mais frequente“.

Para a médica, o que chamou mais atenção na sondagem foi que o principal local de preconceito é a própria casa do paciente. “Embora no colégio e no trabalho ocorram situações de constrangimento, é dentro de casa que o preconceito é mais frequente. No dia a dia, quando a gente conversa com os pacientes, isso é bem nítido”.

Dados do Ministério da Saúde informam que, no Brasil, o excesso de peso acomete mais de 60% da população, sendo que cerca de 20% dos adultos já estão com obesidade.

Para minimizar o grande impacto dessa doença na saúde dos brasileiros, a endocrinologista aposta na ampliação do conhecimento sobre o tema e na oferta do cuidado adequado.

“A pessoas precisam entender a obesidade como uma doença, entender que não é escolha, que as pessoas que têm obesidade buscam, diariamente, melhorar sua alimentação, tentar melhorar sua saúde. Para a população com obesidade, em geral, essa é uma tentativa de todo dia. Se não fosse uma doença, seria fácil. Mas não é. Fica muito difícil controlar o impulso pela comida, porque tem comida em todo lugar”, afirma a médica.

Ela destacou ainda a necessidade de se entender a complexidade do problema e respeitar as pessoas com essa condição. Segundo a especialista, as pessoas têm uma visão muito fechada quando o tema é obesidade. “Todo mundo acha que é só fechar a boca e fazer uma caminhada e as pessoas já têm certeza que sabem tudo a respeito do assunto. Falta humildade para as pessoas estudarem o assunto e empatia para entender que não é um defeito da pessoa nem é falta de vontade”, indicou.

Respeito

A pesquisa mostra também que, quanto maior é o grau de obesidade, maior a frequência de pessoas que sofrem algum constrangimento diário: 27% das pessoas com grau 3 de obesidade relataram sofrer constrangimentos todos os dias. “Para algumas pessoas, isso acontece diariamente. Isso é muito ruim, porque piora a obesidade. A pessoa se estressa, se angustia e acaba comendo mais”. A isso se soma, muitas vezes, o fator genético, reiterou.

Para o Dia de Luta contra a Gordofobia, lembrado neste sábado (10), a endocrinologista ressalta a necessidade de respeito. “A gente precisa respeitar as pessoas independente do seu corpo. Tem que respeitar independente de qualquer coisa. Se é condição da pessoa, não é da nossa conta. Não é a gente que tem que se meter, mas é a própria pessoa que tem de tomar as providências quando e se achar que deve”.

“Com empatia, a gente ajuda. Não adianta ser não gordofóbico. Tem que ser antigordofóbico”, completou.

Preconceito

Para Maria Edna de Melo, o preconceito pode ser um dos fatores que contribui para piorar a obesidade. Quase 30% das pessoas com sobrepeso dizem acreditar serem culpadas por aquela condição e não buscam ajuda profissional.

“Na realidade, a obesidade é uma doença que sofre influência de diversos fatores como genética, estilo de vida, estresse, existência de outras doenças associadas, alguns tratamentos medicamentosos, além do tipo de alimentação que aquela pessoa segue. Não é uma escolha individual, mas consequência de uma confluência de fatores”, ressaltou.

A sondagem mostra ainda que 81% das pessoas com obesidade já tentaram perder peso de alguma forma, sendo que 68% o fizeram com ajuda especializada, seja de médicos, nutricionista ou demais especialistas da saúde, e 32% por conta própria.

Dos que tentaram por contra própria, mais da metade (63%) investiu no combo dieta e atividade física. Dentre as pessoas que afirmaram ter tentado perder peso por conta própria, pelo menos 18% declararam ter feito uso de medicamentos sem acompanhamento médico e de artifícios arriscados como substitutos de refeição (‘shakes’), produtos ou medicamentos vendidos na internet, fitoterápicos e chás.

Para Maria Edna, esses números mostram que as pessoas ainda têm resistência a buscar ajuda especializada. Mas, segundo ela, a obesidade, como qualquer outra doença, precisa de tratamento.

O levantamento identificou que apenas 13% das pessoas procuraram ajuda para perder peso no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que 62% delas declararam que não se sentiram confortáveis e acolhidos no atendimento, o que ocorreu com mais frequência entre aqueles com maior grau de obesidade.

“Isso ressalta outro dado preocupante, que é o preconceito que a pessoa com obesidade sente ao procurar ajuda médica. Precisamos de profissionais mais bem preparados e prontos para atender a essa demanda”, alertou a endocrinologista.

Uma pessoa apresenta diagnóstico de obesidade quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2. A faixa normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. O IMC é calculado dividindo o peso (em quilos) pela altura ao quadrado (em metros).

Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer.

O Dia de Luta Contra a Gordofobia (10/09) foi criado em substituição ao “Dia do Gordo” que, durante muito tempo, foi visto de forma pejorativa. Nos últimos anos, entretanto, a data foi abraçada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia para conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito à pessoa com obesidade.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo abre 3.174 vagas no Mais Médicos para ampliar atendimento em regiões vulneráveis

Governo abre 3.174 vagas no Mais Médicos para ampliar atendimento em regiões vulneráveis

Inscrições começam na segunda-feira (5)
L
Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Foram 33 casos confirmados no Amazonas e 19 no Pará
L
Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no Brasil, anuncia Ministério da Saúde

Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no Brasil, anuncia Ministério da Saúde

Medida pretende conter surtos da doença na população adulta
L
Anvisa retoma interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint após relatos de reações adversas

Anvisa retoma interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint após relatos de reações adversas

Empresa retirou recurso que pedia suspensão da interdição
L
Brasil recebe 1,3 milhão de doses atualizadas contra a covid-19 para grupos prioritários, diz Ministério da Saúde

Brasil recebe 1,3 milhão de doses atualizadas contra a covid-19 para grupos prioritários, diz Ministério da Saúde

Imunização vai atender primeiramente os grupos prioritários
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Idealizada pela CNC, Semana S do Comércio será realizada pelo sistema Fecomércio em Rondônia

De forma inédita, evento acontecerá em todas as unidades das Federações, Sesc e Senac do País no mês de maio
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L

Jovem News | Entrevista Márcio Coimbra

O programa Jovem News desta segunda-feira, 05 de maio, às 17h, recebe Márcio Coimbra.
L

Ponto & Contra-ponto | Entrevista Samuel Costa Menezes

Na estreia do programa Ponto e Contra Ponto, nesta segunda-feira, dia 05, às 16h, o entrevistado é Samuel Costa Menezes.
L

Ginásio lotado, luta e união: Campeonato Interno da Família Márcio Frank movimenta a cidade

Uma participação que demonstrou imparcialidade, ética e profissionalismo exemplar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes sugere criação de Grupo de Trabalho para enfrentar desafios da pecuária em Rondônia

Pedro Fernandes sugere criação de Grupo de Trabalho para enfrentar desafios da pecuária em Rondônia

Parlamentar alerta para prejuízos bilionários e cobra articulação entre governo, setor produtivo e entidades representativas
L

Deputada Dra. Taíssa solicita explicações sobre ocorrência envolvendo o Barco Hospital Walter Bártolo

Parlamentar protocolou o requerimento exigindo informações sobre causas, responsáveis e medidas adotadas após o ocorrido.
L
Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes cobra agilidade na regularização de terras e reforça apoio aos agricultores

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes cobra agilidade na regularização de terras e reforça apoio aos agricultores

Deputada federal destaca projeto de lei de sua autoria que visa transferir terras da União para o Estado de Rondônia, como forma de garantir segurança jurídica e dignidade aos moradores da região.
L

Deputada Sílvia Cristina garante entrega de cadeiras de rodas a pacientes do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Deputada federal garantiu mais esse benefício, em parceria com a Fundação Pio XII, para assegurar locomoção e autonomia
L

2º Encontro Turístico do Ferrovia Motoclube é realizado em Guajará-Mirim com apoio da deputada Dra. Taíssa

Motociclistas de todo o estado se reúnem para celebrar cultura, turismo e paixão sobre duas rodas
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado é baleado e comparsas são presos durante perseguição na zona Leste

Com apoio de outras guarnições, a PM fez o cerco ao imóvel, momento em que os criminosos tentaram fugir no carro.
12

Mulher fica ferida em acidente envolvendo três veículos no Centro

Os demais envolvidos não tiveram lesões.
12
CICLO DA MORTE: Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados de busca e apreensão em Vilhena

Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Porto Velho

O homem havia sido sentenciado a 18 anos de prisão, com a condenação já confirmada em definitivo. Após investigações, os agentes localizaram o suspeito e cumpriram o mandado de prisão.
16
Polícia Civil prende homem por ameaça e violação de medida protetiva

Polícia Civil prende homem por ameaça e violação de medida protetiva

O suspeito responde a processo por ameaça e pelo descumprimento de medida protetiva judicial.
10
PRF em Rondônia cumpre quatro mandados de prisão e realiza duas prisões em flagrante relativas a crimes violentos

PRF em Rondônia cumpre quatro mandados de prisão e realiza duas prisões em flagrante relativas a crimes violentos

Essas ocorrências se distribuíram nos municípios de Porto Velho, Vilhena e São Miguel do Guaporé, entre os dias 30 de abril e 04 de maio
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dólar sobe para R$ 5,68 com dados fortes da economia dos EUA

Dólar sobe para R$ 5,68 com dados fortes da economia dos EUA

Bolsa cai 1,22% e volta aos 133 mil pontos
L
Edital para investimentos em minerais estratégicos tem 124 propostas

Edital para investimentos em minerais estratégicos tem 124 propostas

Chamada do BNDES e da Finep vai apoiar pesquisa e inovação
L
Atleta do América-MG é solto, após prisão em flagrante por racismo

Atleta do América-MG é solto, após prisão em flagrante por racismo

Miguelito teria cometido injúria racial contra Allano, do Operário-PR
L
O média-metragem mergulha nas raízes e vozes que construíram Vilhena, a "Princesinha da Amazônia".

Associação Diversidade Amazônica produz documentário sobre a história e a cultura de Vilhena

O média-metragem mergulha nas raízes e vozes que construíram Vilhena, a “Princesinha da Amazônia”.
L

Recebimento da Licença Ambiental:. AGROPECUÁRIA MASUTTI LTDA

LICENÇA PRÉVIA 006.000096/2025-35, LICENÇA DE INSTALAÇÃO 007.000090/2025-35 e LICENÇA DE OPERAÇÃO 008.000081/2025-35
L

15º Barco Cross e 1º Festival de Pesca de Jaru batem recorde de público

Promovido pela Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo em parceria com o Departamento de Comunicação, o Barco Cross, chegou a sua 15ª edição, consolidando-se como o maior evento do segmento na Região Norte do Brasil
L

MPRO inicia 9ª edição do projeto MP Itinerante na região do Baixo Madeira

População ribeirinha é contemplada com atendimentos de serviços essenciais
L
Governo Lula anuncia medidas para reembolsar aposentados vítimas de descontos indevidos no INSS

Governo Lula anuncia medidas para reembolsar aposentados vítimas de descontos indevidos no INSS

Ele lembrou que a prática acontecia desde 2019
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: COMERCIAL R. ARAUJO LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.