SEGUNDA-FEIRA, 28/04/2025

L

Saúde

Hospital de Retaguarda: comprado no governo Marcos Rocha para atender as pessoas no momento mais crítico da pandemia

No local, centenas de vidas foram recepcionadas e salvas, numa época em que a solidariedade foi, também, a grande aliada na luta contra o coronavírus.

Publicado em 

Hospital de Retaguarda: comprado no governo Marcos Rocha para atender as pessoas no momento mais crítico da pandemia - News Rondônia

Autor: Assessoria

Pensando num cuidado extra que a população de Rondônia necessitava no período mais crítico da pandemia, o coronel Marcos Rocha (União Brasil), candidato a governador de Rondônia, adquiriu o Hospital de Retaguarda, que também já foi chamado de Hospital de Campanha. No local, centenas de vidas foram recepcionadas e salvas, numa época em que a solidariedade foi, também, a grande aliada na luta contra o coronavírus. O Hospital de Retaguarda completou dois anos de funcionamento, em junho de 2022.

Hospital de Retaguarda: comprado no governo Marcos Rocha para atender as pessoas no momento mais crítico da pandemia - News Rondônia

Foto: Assessoria

No período de um ano e quatro meses, entre os anos de 2020 e 2021, o Hospital foi dedicado exclusivamente para atendimento aos pacientes infectados pela covid-19. Na ocasião, mais de 70 leitos clínicos e 30 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram disponibilizados para atendimento à população. Foi uma época marcada por luta, vitórias, mas também, perdas. Para se ter ideia, em 2021, a Unidade de Saúde registrou 1.853 altas e 421 óbitos.

Zeneide Brasil, 43 anos, moradora de Porto Velho lembra que precisou de um leito clínico, exatamente no período mais crítico da pandemia: ela viu o estado de saúde do filho agravar de um dia para o outro, e a família precisou de atendimento, urgente. “Chegamos ao Hospital agoniados porque não sabíamos o que iríamos encontrar. Até aquele momento tudo o que sabíamos era que muitas outras pessoas também precisavam de atendimento médico, mas fomos surpreendidos”, conta. “Quando demos entrada, meu filho foi imediatamente para o Centro de Diagnóstico, depois ficou internado por 12 dias e foi cuidado com muita dedicação e carinho. Tanto ele quanto eu recebemos um atendimento de excelência. Tenho muita gratidão porque, em primeiro lugar a Deus, segundo aos profissionais de saúde, porque pude contemplar um zelo que não vi nem em hospital particular. E hoje dou os parabéns ao governador Marcos Rocha por comprar esse Hospital. Foi um dinheiro muito bem investido, eu não tenho palavras para agradecer”, ressalta Zeneide.

Quanto à aquisição do Hospital, o coronel Marcos Rocha resume em poucas palavras. “Não pensamos duas vezes, quando percebemos que conseguiríamos comprar, aprovei imediatamente. Fazíamos tudo o que estava ao nosso alcance para salvar vidas e eu faria tudo de novo se fosse preciso”, afirma.

Áurea Scarponi, diretora geral do Hospital de Retaguarda ressalta que tão importante quanto os protocolos de segurança e prevenção a covid-19 foi a oferta de leitos, para amparo aos casos graves, numa época em que não havia vacinação. “Muitas pessoas não tiveram a oportunidade de se despedir, deixando um vazio entre seus familiares e amigos, mas graças ao atendimento ofertado no Hospital e dedicação da equipe, muitas tiveram uma segunda chance, uma nova oportunidade de viver”, destaca.

A distribuição de leitos em Unidades de Saúde também foi outro quesito acompanhado de perto pela equipe de Saúde da equipe do coronel Marcos Rocha. “Tínhamos equipes que se revezavam todos os dias para acompanhar essa situação de perto: buscando e distribuindo leitos para nossa população. Tenho certeza que fizemos uma gestão sensível, competente e dedicada e é assim que vamos nos manter, porque é isso, nada menos que isso, que nossa população merece”, garante Rocha.

A partir de outubro de 2021, com a baixa procura de leitos para pacientes com complicações do coronavírus, o Hospital de Retaguarda deixou de atender os casos de covid-19 e passou a receber pacientes oriundos do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II e Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, para internações e cirurgias eletivas de baixa e média complexidade.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Unidade Manoel Amorim de Matos amplia horário de atendimento

Atendimento do corujão é de segunda a sexta-feira, das 18h à meia-noite e, agora, com médico pediatra
L
Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Alerta é de especialista que organizou material sobre o tema
L
Atividade física é essencial para prevenir quedas e garantir qualidade de vida na terceira idade, alerta especialista

Atividade física é essencial para prevenir quedas e garantir qualidade de vida na terceira idade, alerta especialista

Prática de atividades melhora resistência, flexibilidade e equilíbrio
L
Acervo da Pandemia reúne provas para ações judiciais e preservação da memória da gestão da Covid-19 no Brasil

Acervo da Pandemia reúne provas para ações judiciais e preservação da memória da gestão da Covid-19 no Brasil

Registro traz evidências de condutas criminosas e negacionistas
L
Estudo mostra que educação brasileira ainda não recuperou níveis de aprendizagem pré-pandemia e desigualdades aumentaram

Estudo mostra que educação brasileira ainda não recuperou níveis de aprendizagem pré-pandemia e desigualdades aumentaram

Estudo analisou desempenho de alunos em matemática e português
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Entre esta segunda-feira (28) e amanhã, a probabilidade de chuvas de nível 2 pode causar tempestades severas, alterando o clima

Apesar disso, Rondônia não aparece entre os estados com as maiores precipitações na semana.
L

Rondônia lidera dívidas com a União: R$ 2,8 bilhões

Rondônia lidera dívidas com a União
L

Antes e Depois da Ponte: alunos de Porto Velho transformam natureza e identidade em poesia

Projeto literário reúne obras de estudantes da rede municipal e estadual em livro que celebra a cultura amazônica e a preservação ambiental
L

Em Rondônia, 25 prisões por furto de energia foram registradas nos meses de março e abril

Os registros ocorreram durante inspeções nos municípios de Alta Floresta, Ariquemes, Porto Velho, Rolim de Moura, Ji – Paraná, Ministro Andreazza, Cacoal e Vilhena.
L

7 motos no Sorteio do RondônCAP! Confira quem ganhou na Semana das Motos RondônCAP!

Semana das Motos sorteou 7 motos Honda e no próximo sorteio tem RondonCAP Especial do Trabalhador e o Título é só 10 reais!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L
Publicidade

POLÍTICA

Rua Lisboa passa por pavimentação após pedido do vereador Pedro Geovar

As obras incluem tapa-buracos, drenagem e pavimentação asfáltica.
L
Vereadora Sofia Andrade faz visita oficial ao Ecoparque de Porto Velho

Vereadora Sofia Andrade faz visita oficial ao Ecoparque de Porto Velho

A vereadora Sofia Andrade (PL) realizou uma visita institucional ao Ecoparque de Porto Velho, unidade responsável pela destinação final dos resíduos sólidos classe II gerados no município.
L

Deputada Sílvia Cristina acompanha repasse de R$ 100 mil para a Apae de Urupá

Parlamentar é madrinha das Apaes em Rondônia e encaminha recursos para as entidades.
L

JAIME BAGATTOLI: Senador solicita informações ao MDA sobre a doação de terras pela Vale ao MST

Parlamentar cobra esclarecimentos sobre a viabilidade de terras doadas pela Vale para assentamentos ligados ao MST.
L

Vulgo “Stalone”: Equipe do 5º Batalhão prende suspeito de violência doméstica e tráfico no Orgulho do Madeira

Suspeito, apontado como liderança do CV, foi encontrado com drogas após agredir a companheira no Orgulho do Madeira.
12
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Rondônia

Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Rondônia

O mandado de prisão foi cumprido em 26 de abril pela Polícia Civil do Acre, onde J.M. estava foragido.
16
Polícia Civil deflagra operação integrada contra crime organizado em Rondônia

Polícia Civil deflagra operação integrada contra crime organizado em Rondônia

Mais de 120 agentes da PC e da Polícia Militar (PM) foram mobilizados, com o apoio de unidades especializadas.
10
Polícia Civil de Rondônia elucida homicídio ocorrido em fevereiro em Porto Velho

Homicídio é registrado próximo ao Cemitério Municipal de Presidente Médici

A perícia constatou quatro perfurações nas costas causadas por disparos, sendo duas transfixantes. Além disso, foi verificado que a vítima usava tornozeleira eletrônica, indicando que cumpria medida judicial.
18
PATAMO desmantela “disk droga” e prende suspeito

PATAMO desmantela “disk droga” e prende suspeito

A operação ocorreu na sexta-feira (25), na Rua Feijó, após investigações que identificaram intensa movimentação de usuários e denúncias anônimas de moradores.
10
PATAMO prende suspeito com drogas e dinheiro durante patrulhamento

PATAMO prende suspeito com drogas e dinheiro durante patrulhamento

Ao realizar a revista pessoal, os policiais encontraram 90 pedras de crack e R$ 260,00 em dinheiro. C.B.R. admitiu ter rompido a tornozeleira eletrônica e estar vendendo entorpecentes na região.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Rondônia Cidadã leva cidadania e educação de trânsito ao distrito de Palmares d’Oeste

Projeto Rondônia Cidadã leva cidadania e educação de trânsito ao distrito de Palmares d’Oeste

Um dos momentos mais aguardados foi o sorteio de uma bicicleta e de um capacete, conquistados pelo jovem Pedro Jezreel Tarciano Rodrigues, de 11 anos, morador do Assentamento Vale Encantado, em Theobroma.
L
Governo de RO inicia nova turma de projeto educacional em Ariquemes para capacitação de jovens

Governo de RO inicia nova turma de projeto educacional em Ariquemes para capacitação de jovens

A meta do governo é expandir o alcance do programa e garantir que mais jovens tenham acesso à uma formação de qualidade.
L
Mutirão de Regularização Fundiária no bairro Costa e Silva é retomado e vai até 9 de maio, em Porto Velho

Mutirão de Regularização Fundiária no bairro Costa e Silva é retomado e vai até 9 de maio, em Porto Velho

A coordenadora de Regularização Fundiária Urbana da Sepat, Neiva Monteiro, explicou que, o trabalho de campo é decisivo para agilizar os processos e aproximar os serviços dos moradores.
L
Educação indígena em Rondônia é fortalecida com entrega de materiais permanentes e pedagógicos

Educação indígena em Rondônia é fortalecida com entrega de materiais permanentes e pedagógicos

A superintendente Regional de Educação, Eunice de Oliveira Pires Santos, enfatizou os avanços na educação indígena na região.
L
No Dia Nacional da Educação, Rondônia destaca investimentos e valorização dos profissionais da área

No Dia Nacional da Educação, Rondônia destaca investimentos e valorização dos profissionais da área

No mesmo período, foram destinados R$ 11.903.713,21 milhões ao pagamento de verbas rescisórias.
L
Governo de RO anuncia reajuste salarial e pagamento retroativo para professores, valorizando o magistério

Governo de RO anuncia reajuste salarial e pagamento retroativo para professores, valorizando o magistério

Contribuir com seu desenvolvimento também engloba, sobretudo, a valorização profissional.
L
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais seguem abertas até 8 de maio, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais seguem abertas até 8 de maio, em Porto Velho

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ampliação da oferta da qualificação da mão de obra beneficia toda a população rondoniense porque atrai novos investimentos ao estado.
L

Sema faz distribuição gratuita de mudas de plantas no Hospital Cemetron, em Porto Velho

A ação aconteceu durante comemoração especial alusiva ao Dia das Mães na unidade
L

Projeto Cidadania em Movimento supera 3.600 atendimentos em União Bandeirantes

Foram disponibilizados mais de 20 serviços essenciais à população do distrito
L

Serviço Família Acolhedora de Porto Velho integra novas crianças ao acolhimento familiar

Também foi realizada a transferência de uma criança acolhida para o município de Vilhena
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.