QUINTA-FEIRA, 10/07/2025
Publicidade

L

Saúde

Febre entre famosos como Cauã Reymond e Jason Momoa, banho de gelo para aliviar dores vale a pena?

Especialistas apontam vantagens das baixas temperaturas tanto após prática de esportes como no tratamento de algumas doenças

Publicado em 

Febre entre famosos como Cauã Reymond e Jason Momoa, banho de gelo para aliviar dores vale a pena? - News Rondônia

Autor: R7

O uso de gelo para recuperação muscular após longas jornadas de atividade física é uma prática bem conhecida entre os atletas. De um tempo para cá, a técnica virou queridinha de famosos marombeiros.

Febre entre famosos como Cauã Reymond e Jason Momoa, banho de gelo para aliviar dores vale a pena? - News Rondônia

Foto: Montagem R7/Reprodução Instagram

E, é lógico, todos aproveitam para colocar aquela foto especial nas redes sociais. Já houve registros de Cauã Reymond, Felipe Tito, Jason Momoa — o ator de Aquaman — e até da cantora Lady Gaga.

Para algumas pessoas, olhar para essas imagens dá um pouco de aflição. Será que vale o sofrimento de aguentar temperaturas tão baixas para melhorar a recuperação?

O reumatologista André Ramos, do hospital BP (Beneficência Portuguesa), de São Paulo, explica que os efeitos da crioterapia — tratamento baseado em aplicações de frio intenso — são bons mesmo para a dor e não têm relação com o aumento das dores no inverno.

Algumas pessoas pensam, por exemplo, que quando a temperatura ambiental está mais fria, normalmente, elas sentem mais dor, e fica a dúvida ‘se colocar uma bolsa de gelo, vai ajudar, vai piorar?’ Na maioria das vezes, vai ajudar. O gelo reduz a condução nervosa das fibras associadas à dor e, consequentemente, diminui a sensação dolorosa”, afirma Ramos.

A médica do esporte Ana Paula Simões ressalta a importância da técnica também para a diminuição da inflamação na área do corpo trabalhada com o exercício físico.

Depois de um treino, fica com aquela dorzinha no corpo, muscular. Para evitar ficar com esse acúmulo de substâncias que causam dor, o gelo faz uma contração do corpo e impede a chegada dessas células inflamatórias.”

É importante saber que para ter efeito não é necessário entrar em uma banheira fria, conforme as postagens dos famosos. As conhecidas bolsas de gelo já trazem os efeitos desejados. O ponto positivo é que praticamente todo mundo pode usufruir dos benefícios.

Existe contraindicação para os pacientes com redução de sensibilidade local. Por exemplo, pacientes com diabetes, com sequelas de hanseníase (lepra), de poliomielite, de problemas basicamente neurológicos ou de AVC. Para essas pessoas, a utilização depende de uma boa indicação e acompanhamento. Porque existe um momento que realmente vai começar a fazer mal”, afirma o reumatologista.

Ana Paula acrescenta que a indicação médica é fundamental em qualquer circunstância.

Toda vez que a pessoa tem um problema de saúde, não deve fazer as coisas sem perguntar a um médico, porque de repente a pessoa tem um piripaque e não perguntou para o médico, falou assim 'ah! Mas eu li que podia fazer'. Não!”

A diminuição de temperatura também é indicada no tratamento de problemas reumáticos.

“No caso de artrite reumatoide, quando o paciente está muito inflamado, principalmente nas grandes articulações, como, por exemplo, cotovelo, punho, joelho ou tornozelo, a gente indica a utilização da bolsinha de gelo para fazer uma vasoconstrição, [que] reduz a quantidade de substâncias inflamatórias no local, e o paciente consegue se movimentar mais”, complementa Ramos.

A cantora Lady Gaga, que sofre de fibromialgia, utiliza os banhos de gelo como parte do tratamento.

Entretanto, o médico destaca que o uso do frio sozinho não resulta na cura das doenças reumatológicas.

É uma terapia adjuvante, ou seja, só a utilização do frio não vai fazer com que a doença se modifique ao longo do tempo. É uma técnica para que o paciente diminua a inflamação, possa fazer um exercício e melhore a força muscular”, finaliza o reumatologista.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia intensifica transporte aeromédico e salva vidas com atendimento emergencial

Mais de 30 transportes aéreos e 5 missões para transplantes foram realizados em 2025, fortalecendo a rede de saúde e salvando pacientes em estado grave.
L

Julho Amarelo: Governo de Rondônia reforça importância da prevenção e diagnóstico das hepatites virais

Campanha destaca testagem, vacinação e hábitos de higiene como medidas essenciais para evitar a transmissão e complicações graves.
L
Brasil reduz mortalidade por Hepatites com avanço da Vacinação

Brasil reduz mortalidade por Hepatites com avanço da Vacinação

O Brasil registrou queda significativa na mortalidade por hepatites nos últimos dez anos, com destaque para o papel da vacinação e o trabalho dos profissionais de saúde, conforme novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.
L
Hospital Regional de Vilhena amplia UTI e recebe visita institucional do governo de Rondônia

Hospital Regional de Vilhena amplia UTI e recebe visita institucional do governo de Rondônia

Com obras em andamento, unidade passará de 17 para 27 leitos de terapia intensiva; Estado já repassou mais de R$ 23 milhões ao município em 2025
L
Anvisa suspende venda e determina recolhimento de Azeite, Molho e Polpa de Fruta

Anvisa suspende venda e determina recolhimento de Azeite, Molho e Polpa de Fruta

Medidas sanitárias foram adotadas pela agência após laudos laboratoriais apontarem irregularidades em produtos de diversas marcas.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Porto Velho na rota de megaprojeto ferroviário Brasil-China

Estudos indicam a possibilidade de aproveitar os percursos ferroviários existentes, o que poderia levar à reativação da linha da Madeira-Mamoré.
L

Rondônia perde espaço e fica em 16º no ranking de crescimento do PIB

O dado acende um alerta para gestores e empresários que historicamente sustenta boa parte da economia rondoniense.
L
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados APOIE Siga-nos no ... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/deputado-do-pl-defende-usar-o-artigo-142-e-dar-poder-de-policia-aos-militares-no-rs/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos

Deputado de Rondônia culpa “perseguição a Bolsonaro” por tarifa de Trump contra o Brasil

Deputado federal de Rondônia afirma que decisão de Trump de taxar importações brasileiras é resposta ao julgamento de Bolsonaro
L

Rondônia lidera uso de tecnologia entre pescadores da Amazônia Legal

Estado é destaque nacional com 61,8% dos pescadores conectados à informação tecnológica, superando Amazonas, Pará e Acre
L
com-a-queda-das-precipitacoes-e-a-baixa-umidade-do-ar-saturada-rondonia-entra-em-periodo-de-seca

Com a queda das precipitações e a baixa umidade do ar saturada, Rondônia entra em período de seca

Diante disso, a redação do News Rondônia apresenta o cenário climático previsto para os próximos dez dias, sem previsão de alterações significativas neste período.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa protocola projeto que garante transferência de servidoras vítimas de violência doméstica em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto que garante transferência de servidoras vítimas de violência doméstica em Rondônia

Projeto de Lei 873/2025 assegura a mudança de local de trabalho para servidoras vítimas de violência, preservando sigilo e agilidade no processo.
L

Dra. Taíssa recebe prefeito de Theobroma e debate ampliação do hospital e melhorias na saúde

Deputada Dra. Taíssa reforça compromisso com Theobroma em reunião com prefeito Gilliard Gomes para tratar de saúde e infraestrutura.
L
Cláudia de Jesus apresenta indicação para pavimentar 27 km da RO-464 entre Theobroma e Palmares

Cláudia de Jesus apresenta indicação para pavimentar 27 km da RO-464 entre Theobroma e Palmares

Deputada Cláudia de Jesus pede pavimentação da RO-464 para garantir dignidade, segurança e desenvolvimento à população de Theobroma e Palmares.
L
Senado aprova PEC que define educação como vetor de progresso do país

Senado aprova PEC que define educação como vetor de progresso do país

Com 55 votos favoráveis, o Senado Federal aprovou a PEC 137/2019, que insere no texto constitucional a educação como “vetor de progresso do país”, e agora a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.
L
Deputada Cristiane Lopes recebe IFRO e reafirma compromisso com a educação pública de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe IFRO e reafirma compromisso com a educação pública de Rondônia

Cristiane Lopes reforça apoio ao Instituto Federal de Rondônia durante encontro com reitor, gestores e estudantes, e garante continuidade na destinação de recursos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhonete invade cruzamento e causa grave acidente na Pinheiro Machado em Porto Velho

Motorista de um Toyota Etios ficou ferido após colisão na Avenida Pinheiro Machado; caminhonete Ford Ranger teria invadido a preferencial.
12

Homem é preso depois de brigar e ameaçar funcionário de distribuidora na zona leste

Prisão ocorreu na Avenida Raimundo Cantuária; homem embriagado ameaçou entregador com faca e perturbou moradores.
10
Carro colide com caçamba em mais um acidente na Guanabara com Calama

Carro colide com caçamba em mais um acidente na Guanabara com Calama

O cruzamento da Rua Guanabara com a Avenida Calama, em Porto Velho, registra o segundo acidente em menos de 24 horas, após um veículo modelo Cor branca invadir a preferencial.
12
Polícia Civil e Receita Federal apreendem Haxixe na operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em Jaru

Polícia Civil e Receita Federal apreendem Haxixe na operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em Jaru

A droga seria entregue via Correios a uma suspeita.
10
PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

A ação foi acompanhada por representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, conforme determina a legislação vigente
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empreendedoras da Pro Hunter destacam crescimento do tiro esportivo em Porto Velho

Mariana Belandi e Priscila Teobaldi falam sobre o clube e loja Pro Hunter, o avanço do tiro esportivo em Rondônia e o protagonismo feminino no setor
L

Concurso Leiteiro em Rondônia promete R$ 150 mil em prêmios

AGROARI 2025 reúne pecuaristas de Rondônia no maior concurso leiteiro do país, com entrada gratuita e mais de R$ 150 mil em premiações em Ariquemes
L
MIDR anuncia R$ 500 milhões em microcrédito rural para a Região Norte

MIDR anuncia R$ 500 milhões em microcrédito rural para a Região Norte

Recurso é oriundo do FNO e integra o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado voltado à agricultura familiar
L
Conab celebra 22 anos do Programa de Aquisição de Alimentos com homenagem em Brasília

Conab celebra 22 anos do Programa de Aquisição de Alimentos com homenagem em Brasília

Evento na sede da Companhia Nacional de Abastecimento destacou o impacto do PAA no combate à fome e no fortalecimento da agricultura familiar.
L
Escritores de Rondônia recebem Prêmio A.C.I.MA. Itália em Festival Internacional

Escritores de Rondônia recebem Prêmio A.C.I.MA. Itália em Festival Internacional

A parceria entre a A.C.I.MA. Itália e a AJEB-RO celebrou a premiação de diversos escritores rondonienses no 11º Festival Internacional F.A.L.A.I., em São Paulo, reconhecendo talentos e impulsionando a literatura local no cenário internacional.
L
Evento marca Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase em Jaru

Evento marca Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase em Jaru

Prefeitura de Jaru realiza ação conjunta com cidades vizinhas para fortalecer o combate à hanseníase no Dia Estadual de Mobilização.
L
Jaru realiza Festival Gastronômico nos dias 25 e 26 de julho no Estádio Leal Chapelão

Jaru realiza Festival Gastronômico nos dias 25 e 26 de julho no Estádio Leal Chapelão

Festival Gastronômico de Jaru destaca sabores regionais e premia pratos doces e salgados com insumos amazônicos.
L
Vanderson Arnoud leva forró, sertanejo e emoção ao Agenda News

Vanderson Arnoud leva forró, sertanejo e emoção ao Agenda News

No programa de Renata Camurça, o cantor compartilha sua trajetória, fala sobre a vida artística em Porto Velho e encerra com homenagem à Calcinha Preta
L
Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros em carta a Lula

Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros em carta a Lula

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, alegando uma “relação comercial injusta” e criticando supostos ataques à democracia americana e o julgamento de Jair Bolsonaro.
L
Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família a partir de julho de 2025

Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família a partir de julho de 2025

Famílias com pessoas em situação de rua, em risco de violação de direitos ou insegurança alimentar passam a ter prioridade no Bolsa Família.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.