SEGUNDA-FEIRA, 27/10/2025

Em destaque

L

Saúde

No Dia Nacional da Imunização, ação que contribui para prevenir doenças e salvar vidas é destaque

Segundo a diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt, no Brasil existe o Calendário Nacional de Vacinação com todas as vacinas que os brasileiros devem tomar.

Publicado em 

No Dia Nacional da Imunização, 9 de junho, o Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) destaca a importância deste ato de proteção imunológica para a vida de muitas pessoas, considerando o presente período da pandemia causada pelo coronavírus, na qual tem impactado a sociedade em geral.  De acordo com o órgão, a prática de oferecer cobertura vacinal a diversos tipos de doenças virais, torna-se um desafio na busca pela prevenção aplicada em todo território rondoniense.

A data é comemorada anualmente sendo criada com o objetivo de conscientizar e chamar atenção da população acerca da necessidade de manter em dia as inúmeras vacinações já aplicadas no país. Fator, que diminui a probabilidade de contrair doenças oriundas de vírus, como a caxumba, tétano, sarampo, gripe, e o atual Sars-CoV-2 (coronavírus), gerador da covid-19.

Segundo a diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt, no Brasil existe o Calendário Nacional de Vacinação com todas as vacinas que os brasileiros devem tomar. Esse documento foi instituído por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), que disponibiliza uma planilha com as respectivas doses que vão atender as pessoas. O país é considerado o primeiro no desempenho e eficácia do sistema de imunização.

“O PNI atende em todas as localidades, nas diferentes populações encontradas, seja em raça, idade ou etnia. A criança ao nascer também recebe suas próprias doses de vacinas para o período, conforme orientação desse programa nacional. A vacinação contra a covid-19, que neste momento acontece em todo o mundo inicia a partir dos 18 anos e atinge o público acima de 90 anos”, explica Ana, ao falar sobre a importância da ação imunológica.

Ana Flora também destaca que com o atual cenário pandêmico, a criação do Plano Nacional de Operacionalização (PNO), pelo MS, foi necessária para orientar sistematicamente a conduta de aplicação das vacinas contra este vírus em cada região. As informações reunidas neste plano devem ser seguidas rigorosamente pela Agevisa, situação que ocorre por meio de ações logísticas do órgão a fim de avigorar a cobertura vacinal.

“Contamos sempre com o apoio das Gerências Regionais de Saúde (GRS), que são braços fortes do Estado neste processo na distribuição das doses, sendo eles: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Rolim de Moura. Vale ressaltar que desde o começo de 2021, as vacinas contra o coronavírus contemplam às regionais conforme a faixa etária ou público alvo do PNO”, acrescenta.

Em geral, a imunização tem sido medida oficial no combate ao coronavírus. O trabalho conjunto entre o Executivo Estadual e o Executivo Municipal é outro fator importante neste momento na qual o salvamento de vidas está em primeiro lugar. Enquanto a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia fica responsável pela distribuição de insumos (doses de vacina, material hospitalar e outros) para as cidades, os órgãos municipais têm a competência na parte de organização e aplicação destas doses.

Ainda, de acordo com a diretora da Agevisa, o registro das quantidades de pessoas vacinadas fica também a cargo dos gestores locais que utilizam o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), no qual a Agência também tem acesso para fins de controle e informação de dados à sociedade, podendo ser consultado através do site: covid19.sesau.ro.gov.br.

IMUNIZAÇÃO EM RONDÔNIA

Outras doenças virais também são enfrentadas sistematicamente no território rondoniense, seguindo o cronograma estabelecido pelo programa de imunização, a exemplo da luta contra a Influenza A, H1N1, sarampo, rubéola, coqueluche, entre outras. “Um caminhão da Agevisa realiza o transporte rodoviário de insumos e doses de vacinas às GRS do Estado para atender o determinado público alvo”, explica Ana Flora. Assim como os imunizantes contra a covid-19, cabe ao órgão estadual liderar a logística de fornecimento dos lotes às respectivas cidades.

Ana Flora destaca outro ponto que apoia a imunização em Rondônia, trata-se da visita técnica feita nos últimos meses por cinco equipes da Agência aos municípios a fim de realizarem monitoramento e diagnóstico em salas de vacinas e rede de frios das localidades. “Por meio de uma força-tarefa, fazemos um levantamento instrutivo aos responsáveis destes ambientes, verificando se há alguma possível fragilidade encontrada, um trabalho que vai além da nossa missão”, enfatiza.

“O Estado de Rondônia já atingiu 100% dos profissionais de Saúde, idosos de 64 e 90 anos a mais, povos de comunidades tradicionais ribeirinhas, indígenas e quilombolas no processo de vacinação”, destaca a diretora.

Atualmente, a imunização contra a covid-19 acontece aos trabalhadores da força de segurança, armadas e trabalhadores do transporte aéreo; pessoas com comorbidades; gestantes e puérperas com comorbidades; pessoas com deficiências permanentes e profissionais da Educação (fase de creche).

À agilidade do processo de vacinação de pessoas que integram o plano nacional, deve ser intensificado pelos municípios responsáveis pela mobilização. Para tanto, fiscalizar a quantidade de pessoas que ainda não foram imunizadas é uma competência fundamental dos gestores locais, evitando o procedimento inadequado de estocar imunizante por motivo da falta de demanda. “O município pode chamar o grupo subsequente regido pelo PNO, para que evite o estoque de vacinas”, complementa.

COMBATE AO CORONAVÍRUS

O Governo tem trabalhado incansavelmente para combater o coronavírus em todo Estado, através de ações estratégicas desenvolvidas pelo plano de contenção denominado “Todos Por Rondônia”. Entre as ações, o recebimento de doses de imunizantes que são encaminhadas pelo MS, para respectivamente serem distribuídos aos polos regionais nos 52 municípios.

Até o dia 8 de junho, Rondônia já recebeu 697.048 doses de vacinas, em 29 remessas recepcionadas pela Agevisa, sendo elas da:

Coronavac (desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceira com o Instituto Butantan, em São Paulo);

AstraZaneca (desenvolvida entre a Universidade de Oxford e a companhia farmacêutica britânico-sueca AstraZeneca. Ela também é produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz) e a

Pfizer (desenvolvida pela farmacêutica multinacional Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTech)

Desde o mês de janeiro deste ano, a mesma logística é mantida, como medida de manter a organização do fluxo de distribuição às cidades. Com a chegada à Central Estadual de Rede de Frio, em Porto Velho, os insumos são enviados para o interior sobre forte esquema de segurança. Vale destacar que o processo de aplicação da vacina nos cidadãos é desempenhado por cada gestão local, cabendo a Agevisa orientar estas cidades quanto ao cumprimento dos protocolos estabelecidos no PNO das vacinas.

O plano, elaborado pelo MS, por meio do Programa Nacional de Imunizações, com a fundamentação conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é oferecido como instrumento aos responsáveis pela operacionalização e monitoramento da vacinação contra a covid-19 nas instâncias federal, estadual regional e municipal. Dentre uma de suas principais finalidades, a indicação de qual imunizante está autorizado a ser aplicado no país, as definições dos grupos prioritários para vacinação, estratégias de imunização, diretrizes e diversas outras orientações técnicas acerca do assunto.

As vacinas são aliadas ao enfrentamento do vírus, por isso, na pandemia, os indivíduos que são imunizados contra a covid-19 devem manter a consciência em relação a cuidados básicos estabelecidos pelas autoridades sanitárias, bem como os protocolos adotados pelo Poder Executivo: uso de máscara de proteção, lavar as mãos com água e sabão ou álcool 70% e o distanciamento social de 120 centímetros. A adesão de tais medidas, sendo aplicadas corretamente poderá contribuir instantaneamente para o fim do atual cenário pandêmico.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

American Heart Association atualiza técnicas de desengasgo para todas as idades

American Heart Association atualiza técnicas de desengasgo para todas as idades

Manobra de Heimlich agora deve ser precedida de pancadas nas costas em bebês, crianças e adultos.
L
Doutores da Amazônia lança programa "Amazônia Sem Cárie" na COP 30

Doutores da Amazônia lança programa “Amazônia Sem Cárie” na COP 30

Iniciativa pioneira une ciência, tecnologia e saberes tradicionais para combater a cárie dentária na Amazônia Legal.
L
Ultrassonografia reforça papel essencial na prevenção da saúde da mulher durante o Outubro Rosa

Ultrassonografia reforça papel essencial na prevenção da saúde da mulher durante o Outubro Rosa

Exame auxilia na detecção precoce de doenças e complementa a mamografia.
L
Cientistas criam fungo com aroma floral capaz de eliminar mosquitos transmissores de doenças

Cientistas criam fungo com aroma floral capaz de eliminar mosquitos transmissores de doenças

Microrganismo geneticamente modificado atrai mosquitos da dengue, malária e zika antes de eliminá-los, com eficácia de até 100% em testes.
L
Mais de 149 mil crianças e adolescentes ficaram órfãos pela covid-19

Mais de 149 mil crianças e adolescentes ficaram órfãos pela covid-19

Estudo revela que o número de vítimas indiretas sobe para 284 mil se considerados avós e outros familiares que exerciam papel de cuidado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria Lúcia Machado da Silva

Professora federal em Porto Velho, Maria Lúcia Machado da Silva, 71, deixa legado de carinho, fé e serviço, velório na Funerária Dom Bosco, cortejo ao Cemitério Inocentes
L
Nota de pesar Lorrane Gabriela Souza

Nota de pesar: Lorrane Gabriela Souza

Lorrane nasceu em Porto Velho/RO, no dia 01 de Julho de 2007. Com apenas 18 anos, ela partiu, deixando um vazio imenso nos corações de todos que a amavam.
L

Ponto & Contraponto: Arte, empreendedorismo e inclusão com André Henrico Brito

Além disso, André é apresentador dos programas Momento Empresarial, Giro News e Em Cima da Hora.
L

Permanece um mistério o desaparecimento do dono da lanchonete “Castelinho”, situada próxima à entrada de Guajará-Mirim

Equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército intensificam as buscas pelo empresário Antônio Nemézio, desaparecido desde 19 de outubro, após sinais de que roupas e botas encontradas podem ser dele.
L

Uma frente fria, impulsionada por uma massa de ar frio, trará chuvas intensas à região nas próximas 24 horas

Devido a essa previsão, os estados do Acre, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Amazonas estão em alerta amarelo para chuvas fortes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Lula completa 80 anos e se torna primeiro presidente octogenário no Brasil

Lula completa 80 anos e se torna primeiro presidente octogenário no Brasil

Em viagem à Malásia, presidente recebe homenagens de líderes mundiais e celebra data histórica.
L
Prefeito Léo Moraes anuncia estudo para criação de estacionamento ao lado do CPA

Prefeito Léo Moraes atende pedido do vereador Pedro Geovar e anuncia estudo para criação de estacionamento ao lado do CPA

Pedido do vereador Pedro Geovar visa melhorar mobilidade e fluxo de veículos na Rua Pio XII, em Porto Velho.
L
Audiência em Costa Marques reforça integração Brasil-Bolívia

Audiência em Costa Marques reforça integração Brasil-Bolívia

Deputada Gislaine Lebrinha destaca desenvolvimento sustentável do Vale do Guaporé.
L
Lula defende multilateralismo e aproximação com Sudeste Asiático na Cúpula da ASEAN

Lula defende multilateralismo e aproximação com Sudeste Asiático na Cúpula da ASEAN

Presidente destacou sinergia entre ASEAN e presidências brasileiras do G20 e BRICS, priorizando sustentabilidade, soberania e cooperação econômica.
L
Outubro Rosa reforça prevenção e atuação da Alero na saúde pública de Rondônia

Outubro Rosa reforça prevenção e atuação da Alero na saúde pública de Rondônia

Durante o Outubro Rosa, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) destaca histórias de superação e ações que fortalecem a prevenção e o cuidado com a saúde das mulheres.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Mulher que "brincou" com bomba no Aeroporto é solta após custódia

Mulher que “brincou” com bomba no Aeroporto é solta após custódia

Karyny V. obteve liberdade provisória nesta segunda-feira (27), mas responderá por atentado contra a segurança de transporte aéreo após a “piada infeliz”.
10
Funcionária de banco é presa após falsa ameaça de bomba em Aeroporto de Brasília

Funcionária de banco é presa após falsa ameaça de bomba em Aeroporto de Brasília

Karyny V., servidora do Banco do Brasil, foi detida em flagrante no guichê da Azul por “atentado contra a segurança de transporte aéreo”, sem explosivo encontrado.
10
BOPE prende suspeito de roubo em salão de beleza em Porto Velho

BOPE prende suspeito de roubo em salão de beleza em Porto Velho

Polícia recupera objetos roubados e reforça ações de investigação na capital.
16
Vídeo mostra acidente que deixou motociclista com perna dilacerada na capital

Vídeo mostra acidente que deixou motociclista com perna dilacerada na capital

As imagens mostram quando o carro saia do estacionamento do supermercado, quando o motorista avança e acaba atingindo o motociclista que sofre a queda.
16
Grave acidente com moto e carro deixa mulher ferida em viaduto na Jatuarana

Grave acidente com moto e carro deixa mulher ferida em viaduto na Jatuarana

A colisão entre os veículos ocorreu na tarde desta segunda-feira (27) no viaduto de Porto Velho, e a vítima está no local aguardando socorro do SAMU.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

90 anos de Mauricio de Sousa: Filhos celebram legado e o ‘visionário’ por trás da Turma da Mônica

O cartunista Mauricio de Sousa comemora 90 anos nesta segunda-feira (27).
L
Porto Velho revitaliza pontos de taxistas e mototaxistas

Porto Velho revitaliza pontos de taxistas e mototaxistas

Vereador Márcio Pacele acompanha melhorias que garantem mais segurança e organização na capital.
L

‘Garçom, tem Pitú?’: Conheça Laércia Dantas, a cantora de forró por trás do meme viral entre famosos

Laércia Dantas, que mora em Picos (PI), viralizou nas redes sociais com um vídeo que ultrapassou 25 milhões de visualizações e gerou a trend “Garçom, tem Pitú?”.
L

Paul Biya, o presidente mais velho do mundo, é reeleito aos 92 anos em Camarões para 8º mandato

Paul Biya, no poder desde 1982, obteve 53,66% dos votos na eleição de 12 de outubro, garantindo um novo mandato de sete anos.
L
Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025

Município lidera Ideb na Região Norte e recebe R$ 300 mil para investir em educação inovadora.
L
VÍDEO: Ariranhas defendem toca e enfrentam onça por três horas no Canal do Caxiri

VÍDEO: Ariranhas defendem toca e enfrentam onça por três horas no Canal do Caxiri

Batalha rara pela sobrevivência mostra a ferocidade das ariranhas na defesa do território, forçando a onça a recuar após intensa disputa.
L
Pesquisadores brasileiros estudam tubarão alaranjado inédito registrado na Costa Rica

Pesquisadores brasileiros estudam tubarão alaranjado inédito registrado na Costa Rica

Primeiro registro de xantismo e albinismo combinado em um tubarão-lixa surpreende a comunidade científica e é analisado por universidade brasileira.
L
Aventureiros usam colchão inflável e quase são levados por correnteza

VÍDEO: Aventureiros usam colchão inflável e quase são levados por correnteza

Alex e amigo enfrentaram a força de um rio em vídeo viral, gerando alerta nas redes sociais sobre imprudência em ambientes naturais.
L
VÍDEO: Onça-pintada exibe força e arrasta jacaré adulto

VÍDEO: Onça-pintada exibe força e arrasta jacaré adulto

O flagrante raro em Poconé (MT) mostra a impressionante capacidade predatória da onça-pintada, o terceiro maior felino do mundo, ao carregar a presa pela mata.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.