SÁBADO, 24/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Mucormicose: entenda em 9 pontos a infecção causada por fungos e sua relação com a Covid-19

Fungos da ordem 'Mucorales' causam surto na Índia. Casos no Brasil são raros, mas infecções causadas por outros tipos de fungos podem ocorrer nas UTIs durante período.

Publicado em 

Um surto de mucormicose entre pacientes de Covid-19 na Índia registrado nas últimas semanas tem chamado a atenção do mundo. Causada por fungos da ordem Mucorales, a doença pode acometer os pulmões e mutilar os seios da face. A taxa de letalidade também assusta: costuma matar em 50% a 60% dos casos.

Abaixo, em uma sequência de nove perguntas e respostas sobre a mucormicose, entenda o que ela é, como se prolifera e qual a sua relação com o coronavírus:

O que é mucormicose?

Como ocorre a infecção?

A infecção por fungos ocorre no Brasil?

Quem é mais vulnerável a mucormicose?

Por que a mucormicose causa mutilações no rosto?

Por que é popularmente chamada de "fungo preto"?

Como é o tratamento?

Qual a relação entre mucormicose e a Covid?

Por que a Índia passa por um surto de mucormicose entre os pacientes de coronavírus?

1. O que é mucormicose?

A mucormicose é uma infecção causada pelos fungos Mucorales e é conhecida há mais de um século, tendo sido descrita pela primeira vez em 1885.

Falta de higiene pessoal e esterilização inadequada de ambientes e aparelhos hospitalares estão entre fatores que ajudam na proliferação dos fungos causadores da mucormicose e de outras doenças.

Segundo o infectologista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Flávio Queiroz Telles, os fungos da ordem Mucorales têm dezenas de espécies patogênicas e existem por toda a parte.

"Os fungos Mucorales, agentes de mucormicose, são ubíquos [onipresentes], podendo estar no ar, na água, e etc. Medidas de higiene, esterilização de material médico-cirúrgico e a filtragem de ar podem diminuir o risco de mucormicose [em ambientes hospitalares]", explica Telles.

O infectologista Marcelo Otsuka, coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia, explica que os fungos Mucorales podem acometer qualquer pessoa com o sistema imunológico deprimido.

"Todo fungo é oportunista: ele se aproveita da queda de imunidade em alguns pacientes para se instalar no organismo", afirma Otsuka. Apesar de ser visível na face do infectado, ele explica que a mucormicose pode atingir até mesmo o sistema nervoso.

2. Como ocorre a infecção?

Os fungos causadores da mucormicose são transportados pelo ar, segundo o consultor da SBI, Leonardo Weissmann.

"Os fungos Mucorales crescem rapidamente e liberam um grande número de esporos que podem ser transportados pelo ar. A infecção ocorre pela inalação desses esporos ou, menos frequentemente, através de uma laceração na pele", explica Weissmann.

3. A infecção por fungos ocorre no Brasil?

A mucormicose é considerada rara no Brasil. Apesar disso, o infectologista Marcelo Otsuka explica que infecções fúngicas não são incomuns em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) de Covid.

"Temos visto faz tempo infecções fúngicas em pacientes da Covid, desde o ano passado. Por aqui, temos visto mais casos de outro fungo, o aspergilose, enquanto que na Índia ocorre o surto de mucormicose. Mas essas infecções em UTI Covid não são de agora", relata Otsuka.

A aspergilose causa feridas no corpo e no esôfago, que levam dificuldade na deglutição de alimentos.

4. Quem é mais vulnerável a mucormicose?

Otsuka explica que pessoas com o sistema imunológico debilitado, chamados de imunossuprimidos, diabéticos e pacientes internados em UTI são mais vulneráveis à mucormicose.

"É por isso, por exemplo, que costumamos ver casos de mucormicose em pacientes oncológicos que passam por quimioterapia, principalmente os de câncer dermatológico, assim como em pessoas que utilizam medicamentos que deprimem o organismo, como os corticoides", exemplifica Otsuka.

Telles acrescenta que pacientes com neoplasias hematológicas (leucemia, por exemplo) e transplantados de medula óssea e de órgãos sólidos também estão mais vulneráveis à doença fúngica.

5. Por que a mucormicose causa mutilações no rosto?

O fungo da mucormicose atinge, principalmente, os vasos sanguíneos da via área e dos seios da face, comprometendo a circulação do sangue até necrosar os tecidos nestes locais.

"A mucormicose é uma doença muito grave porque o fungo causador cresce no interior de vasos sanguíneos, causando áreas de necrose (ângio invasiva)", explica Telles.

Quando a infecção já está no estágio de necrose, as áreas afetadas precisam ser removidas com cirurgia, mutilando os seios da face.

6. Por que é popularmente chamado de "fungo preto"?

O nome popular de "fungo preto" tem duas explicações. Uma delas diz respeito ao aspecto escurecido da pele necrosada nos pacientes da mucormicose. A outra se refere ao fungo agente da infecção.

"O termo fungo preto ou negro refere-se à coloração da cultura de fungos, cinza escura, com aspecto de teia de aranha, mas este nome para a mucormicose é incorreto", aponta Telles.

7. Como é o tratamento?

Além da remoção cirúrgica dos tecidos necróticos descrita acima, a doença também é tratada com medicamentos controlados.

"Utilizamos drogas antifúngicas, como formulações lipídicas de Anfotericina B e/ou Isavuconazol. Todos medicamentos de uso intra-hospitalar", explica Telles.

Otsuka ressalta que além de um tratamento complexo e caro – cada frasco desses remédios custa cerca de R$ 2 mil -, o diagnóstico da mucormicose é difícil.

"Fungos crescem de maneia silenciosa no organismo. É semelhante ao que ocorre em um pão: quando vemos o bolor na casca, não adianta raspar a parte afetada, provavelmente o pão inteiro já está embolorado por dentro", diz Otsuka.

Cada dia de atraso no diagnóstico e início do tratamento da mucormicose aumenta de 10% a 20% o risco de morte, alerta o infectologista da SBI.

8. Qual a relação entre mucormicose Covid-19?

Os infectologistas acreditam que não seja a Covid nem o coronavírus os causadores do surto de mucormicose na Índia, mas o próprio estado debilitado dos pacientes hospitalizados e o tratamento da Covid-19 grave.

"A relação entre essas duas infecções ainda não é clara. Muito provavelmente, infecção pelo fungo é secundária ao uso de corticosteroides pela doença pulmonar", explica Weissmann.

Além disso, a mucormicose tem predileção pelas vias aéreas e pelos pulmões, regiões que já estão comprometidas no paciente de coronavírus. "Isso piora se o paciente estiver com ventilação mecânica, que retira da pessoas todos os reflexos dos pulmões de se autolimparem, como tossir", afirma Otsuka.

"Os casos graves da Covid causam uma inflamação muito intensa, deixando o organismo muito deprimido. Além disso, o único tratamento científico para a Covid é com grandes quantidades de corticoide, que leva a queda da imunidade, favorecendo a infeção pelos fungos", diz Otsuka.

9. Por que a Índia passa por um surto de mucormicose?

Telles afirma que o surto de mucormicose em pacientes com Covid na Índia deve-se à elevada incidência de diabetes na população indiana, além do recrudescimento da pandemia no país desde o começo do ano.

"O número crescente de pacientes internados em UTIs (por causa da piora da pandemia de coronavírus), que estão usando altas doses de corticoide para controlar a inflamação da Covid, e a elevada incidência de diabetes favorecem o surto de mucormicose neste momento na Índia", explica Telles.

As condições de higiene e do ar nos hospitais e UTIs da Índia neste momento também ajudam a explicar os casos do fungo entre os pacientes graves da Covid, segundo Ostuka.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura fortalece vigilância genômica para enfrentar doenças emergentes

Prefeitura fortalece vigilância genômica para enfrentar doenças emergentes

Parceria com a Fiocruz Rondônia moderniza o Laboratório Municipal de Saúde e amplia resposta a surtos até 2030
L
Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental

Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental

Governo Federal cria grupo de trabalho para propor mudanças no financiamento e na organização dos serviços de atenção psicossocial oferecidos pelo SUS em todo o país.
L
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Agência reguladora barrou comercialização de produtos por origem desconhecida, falta de iodo e irregularidades em conservantes após fiscalização nacional.
L
Cooperação internacional fortalece infraestrutura hospitalar e a saúde pública em Rondônia

Cooperação internacional fortalece infraestrutura hospitalar e a saúde pública em Rondônia

Parceria entre Governo de RO, Unops e ABC resultou em obras estratégicas no Cemetron e no Hospital Regional de Guajará-Mirim
L
Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Agevisa alerta sobre doença transmitida pela urina de animais infectados, principalmente em períodos de chuvas e alagamentos; sintomas podem surgir de 1 a 30 dias após exposição
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Obras antecipadas pela concessionária Nova 364 visam diminuir o impacto logístico negativo que atualmente gera um gasto extra médio de 38% para os transportadores de grãos.
L

Bora Ali: Entrevista com Tatiana Sadeck, Sebrae Rondônia

Sexta-feira, dia 23, às 16h, o Bora Ali recebe Tatiana Sadeck para falar sobre o papel do Sebrae em Rondônia, apoio aos pequenos negócios, inovação, capacitação e oportunidades para empreendedores locais.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Gestores escolares têm até o fim desta sexta-feira para solicitar a revisão da pontuação preliminar no programa que reconhece políticas de ensino fundamental.
L
O CPTEC e o Inpe preveem um fim de semana chuvoso para a maior parte do estado.

O CPTEC e o Inpe preveem um fim de semana chuvoso para a maior parte do estado

As precipitações serão classificadas entre os níveis 1 e 2, com a possibilidade de chuvas do grupo 3 em áreas pontuais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Investimento de 200 mil reais será aplicado na revitalização da Associação Rancho da Amizade para garantir melhorias estruturais e fortalecer atividades comunitárias na região.
L
Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Parlamentar anuncia ação junto à agência reguladora para suspender pedágio até que melhorias previstas sejam entregues; alerta sobre impacto nos preços de alimentos
L
Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Análise política aponta padrão de rupturas sucessivas e isolamento de antigos aliados como marca do governo estadual; ex-vice e principais nomes da base foram descartados ao longo do caminho
L
Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Presidente afirmou que falta vergonha a quem apoia o banqueiro Daniel Vorcaro após desvio bilionário e destacou entregas de moradias populares em Alagoas.
L
Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Presidente viaja na próxima semana como convidado de honra para debater infraestrutura, segurança e comércio regional com líderes da América Latina e Caribe.
L
Publicidade

POLÍCIA

Preso por roubo a empresa de engenharia monitorou local horas antes do crime

Preso por roubo a empresa de engenharia monitorou local horas antes do crime

Buscas continuam para prender comparsas que fugiram
10
Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Presidente da autarquia e ex-diretores de investimento tiveram bens apreendidos pela Polícia Federal em investigação sobre aplicações suspeitas de quase 1 bilhão de reais.
L
Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Polícia Civil de Cacoal localizou investigado por furtos de motocicletas em Camboriú com o apoio de equipes catarinenses após descumprimento de medidas judiciais.
12
Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Equipes da Delegacia de Guajará-Mirim desarticularam um grupo criminoso que mantinha cativeiros intermunicipais e planejava o assassinato de duas pessoas na região.
12
PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

Polícia Rodoviária Federal encontrou drogas na cabine de um caminhoneiro que dirigiu quase 60 horas sem o descanso obrigatório durante fiscalização na BR 364 em Rondônia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Passeios de barco pelo rio Madeira retornam ao ponto original no complexo da EFMM

Passeios de barco pelo rio Madeira retornam ao ponto original no complexo da EFMM

Retomada será anunciada durante as comemorações dos 111 anos de Porto Velho e marca novo impulso ao turismo histórico
L

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Inspeção Municipal garante carne segura e fortalece a economia em Porto Velho

Inspeção Municipal garante carne segura e fortalece a economia em Porto Velho

Serviço de Inspeção da Semagric fiscaliza frigoríficos e abatedouro, assegurando qualidade sanitária e geração de empregos
L

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
MGI convoca 44 candidatos da lista de espera para cursos de formação

MGI convoca 44 candidatos da lista de espera para cursos de formação

Aprovados em quatro carreiras da primeira edição do Concurso Nacional Unificado devem realizar a matrícula até o dia 28 de janeiro pelo portal da Enap.
L
Terror em Silent Hill é o pior filme de games já feito, segundo notas

Terror em Silent Hill é o pior filme de games já feito, segundo notas

Críticas negativas acumuladas indicam que o novo longa da franquia é um dos maiores fracassos de adaptações de videogame; entenda os motivos
L
Radialista Jota Junior retorna com programa Jogo Aberto na Rádio SGC FM

Radialista Jota Junior retorna com programa Jogo Aberto na Rádio SGC FM

O profissional com 36 anos de carreira estreia na Rede SGC FM com transmissão para 35 municípios em Rondônia e Comodoro, no Mato Grosso.
L
Estudantes da rede estadual de Ariquemes se destacam na redação do Enem 2025

Estudantes da rede estadual de Ariquemes se destacam na redação do Enem 2025

Alunos de escolas estaduais alcançaram notas de até 940 na redação; resultados refletem ações pedagógicas e projeto Trilhando Rumo ao Enem
L
Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Aposentado e guardião de histórias, Bodo deixa legado de sabedoria e bom humor entre amigos e familiares da capital rondoniense
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.