SEGUNDA-FEIRA, 27/10/2025

Em destaque

L

Saúde

Mucormicose: entenda em 9 pontos a infecção causada por fungos e sua relação com a Covid-19

Fungos da ordem 'Mucorales' causam surto na Índia. Casos no Brasil são raros, mas infecções causadas por outros tipos de fungos podem ocorrer nas UTIs durante período.

Publicado em 

Um surto de mucormicose entre pacientes de Covid-19 na Índia registrado nas últimas semanas tem chamado a atenção do mundo. Causada por fungos da ordem Mucorales, a doença pode acometer os pulmões e mutilar os seios da face. A taxa de letalidade também assusta: costuma matar em 50% a 60% dos casos.

Abaixo, em uma sequência de nove perguntas e respostas sobre a mucormicose, entenda o que ela é, como se prolifera e qual a sua relação com o coronavírus:

O que é mucormicose?

Como ocorre a infecção?

A infecção por fungos ocorre no Brasil?

Quem é mais vulnerável a mucormicose?

Por que a mucormicose causa mutilações no rosto?

Por que é popularmente chamada de "fungo preto"?

Como é o tratamento?

Qual a relação entre mucormicose e a Covid?

Por que a Índia passa por um surto de mucormicose entre os pacientes de coronavírus?

1. O que é mucormicose?

A mucormicose é uma infecção causada pelos fungos Mucorales e é conhecida há mais de um século, tendo sido descrita pela primeira vez em 1885.

Falta de higiene pessoal e esterilização inadequada de ambientes e aparelhos hospitalares estão entre fatores que ajudam na proliferação dos fungos causadores da mucormicose e de outras doenças.

Segundo o infectologista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Flávio Queiroz Telles, os fungos da ordem Mucorales têm dezenas de espécies patogênicas e existem por toda a parte.

"Os fungos Mucorales, agentes de mucormicose, são ubíquos [onipresentes], podendo estar no ar, na água, e etc. Medidas de higiene, esterilização de material médico-cirúrgico e a filtragem de ar podem diminuir o risco de mucormicose [em ambientes hospitalares]", explica Telles.

O infectologista Marcelo Otsuka, coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia, explica que os fungos Mucorales podem acometer qualquer pessoa com o sistema imunológico deprimido.

"Todo fungo é oportunista: ele se aproveita da queda de imunidade em alguns pacientes para se instalar no organismo", afirma Otsuka. Apesar de ser visível na face do infectado, ele explica que a mucormicose pode atingir até mesmo o sistema nervoso.

2. Como ocorre a infecção?

Os fungos causadores da mucormicose são transportados pelo ar, segundo o consultor da SBI, Leonardo Weissmann.

"Os fungos Mucorales crescem rapidamente e liberam um grande número de esporos que podem ser transportados pelo ar. A infecção ocorre pela inalação desses esporos ou, menos frequentemente, através de uma laceração na pele", explica Weissmann.

3. A infecção por fungos ocorre no Brasil?

A mucormicose é considerada rara no Brasil. Apesar disso, o infectologista Marcelo Otsuka explica que infecções fúngicas não são incomuns em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) de Covid.

"Temos visto faz tempo infecções fúngicas em pacientes da Covid, desde o ano passado. Por aqui, temos visto mais casos de outro fungo, o aspergilose, enquanto que na Índia ocorre o surto de mucormicose. Mas essas infecções em UTI Covid não são de agora", relata Otsuka.

A aspergilose causa feridas no corpo e no esôfago, que levam dificuldade na deglutição de alimentos.

4. Quem é mais vulnerável a mucormicose?

Otsuka explica que pessoas com o sistema imunológico debilitado, chamados de imunossuprimidos, diabéticos e pacientes internados em UTI são mais vulneráveis à mucormicose.

"É por isso, por exemplo, que costumamos ver casos de mucormicose em pacientes oncológicos que passam por quimioterapia, principalmente os de câncer dermatológico, assim como em pessoas que utilizam medicamentos que deprimem o organismo, como os corticoides", exemplifica Otsuka.

Telles acrescenta que pacientes com neoplasias hematológicas (leucemia, por exemplo) e transplantados de medula óssea e de órgãos sólidos também estão mais vulneráveis à doença fúngica.

5. Por que a mucormicose causa mutilações no rosto?

O fungo da mucormicose atinge, principalmente, os vasos sanguíneos da via área e dos seios da face, comprometendo a circulação do sangue até necrosar os tecidos nestes locais.

"A mucormicose é uma doença muito grave porque o fungo causador cresce no interior de vasos sanguíneos, causando áreas de necrose (ângio invasiva)", explica Telles.

Quando a infecção já está no estágio de necrose, as áreas afetadas precisam ser removidas com cirurgia, mutilando os seios da face.

6. Por que é popularmente chamado de "fungo preto"?

O nome popular de "fungo preto" tem duas explicações. Uma delas diz respeito ao aspecto escurecido da pele necrosada nos pacientes da mucormicose. A outra se refere ao fungo agente da infecção.

"O termo fungo preto ou negro refere-se à coloração da cultura de fungos, cinza escura, com aspecto de teia de aranha, mas este nome para a mucormicose é incorreto", aponta Telles.

7. Como é o tratamento?

Além da remoção cirúrgica dos tecidos necróticos descrita acima, a doença também é tratada com medicamentos controlados.

"Utilizamos drogas antifúngicas, como formulações lipídicas de Anfotericina B e/ou Isavuconazol. Todos medicamentos de uso intra-hospitalar", explica Telles.

Otsuka ressalta que além de um tratamento complexo e caro – cada frasco desses remédios custa cerca de R$ 2 mil -, o diagnóstico da mucormicose é difícil.

"Fungos crescem de maneia silenciosa no organismo. É semelhante ao que ocorre em um pão: quando vemos o bolor na casca, não adianta raspar a parte afetada, provavelmente o pão inteiro já está embolorado por dentro", diz Otsuka.

Cada dia de atraso no diagnóstico e início do tratamento da mucormicose aumenta de 10% a 20% o risco de morte, alerta o infectologista da SBI.

8. Qual a relação entre mucormicose Covid-19?

Os infectologistas acreditam que não seja a Covid nem o coronavírus os causadores do surto de mucormicose na Índia, mas o próprio estado debilitado dos pacientes hospitalizados e o tratamento da Covid-19 grave.

"A relação entre essas duas infecções ainda não é clara. Muito provavelmente, infecção pelo fungo é secundária ao uso de corticosteroides pela doença pulmonar", explica Weissmann.

Além disso, a mucormicose tem predileção pelas vias aéreas e pelos pulmões, regiões que já estão comprometidas no paciente de coronavírus. "Isso piora se o paciente estiver com ventilação mecânica, que retira da pessoas todos os reflexos dos pulmões de se autolimparem, como tossir", afirma Otsuka.

"Os casos graves da Covid causam uma inflamação muito intensa, deixando o organismo muito deprimido. Além disso, o único tratamento científico para a Covid é com grandes quantidades de corticoide, que leva a queda da imunidade, favorecendo a infeção pelos fungos", diz Otsuka.

9. Por que a Índia passa por um surto de mucormicose?

Telles afirma que o surto de mucormicose em pacientes com Covid na Índia deve-se à elevada incidência de diabetes na população indiana, além do recrudescimento da pandemia no país desde o começo do ano.

"O número crescente de pacientes internados em UTIs (por causa da piora da pandemia de coronavírus), que estão usando altas doses de corticoide para controlar a inflamação da Covid, e a elevada incidência de diabetes favorecem o surto de mucormicose neste momento na Índia", explica Telles.

As condições de higiene e do ar nos hospitais e UTIs da Índia neste momento também ajudam a explicar os casos do fungo entre os pacientes graves da Covid, segundo Ostuka.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cientistas criam fungo com aroma floral capaz de eliminar mosquitos transmissores de doenças

Cientistas criam fungo com aroma floral capaz de eliminar mosquitos transmissores de doenças

Microrganismo geneticamente modificado atrai mosquitos da dengue, malária e zika antes de eliminá-los, com eficácia de até 100% em testes.
L
Mais de 149 mil crianças e adolescentes ficaram órfãos pela covid-19

Mais de 149 mil crianças e adolescentes ficaram órfãos pela covid-19

Estudo revela que o número de vítimas indiretas sobe para 284 mil se considerados avós e outros familiares que exerciam papel de cuidado.
L
Cura do câncer de próstata pode chegar a 98% dos casos

Cura do câncer de próstata pode chegar a 98% dos casos

Especialista da SBU destaca que alto índice de cura depende do diagnóstico precoce e reforça a importância da Campanha Novembro Azul.
L
Caminhada “Passos que Florescem” colore o Espaço Alternativo e reforça conscientização no Outubro Rosa

Caminhada “Passos que Florescem” colore o Espaço Alternativo e reforça conscientização no Outubro Rosa

Promovido pela Prefeitura de Porto Velho, evento reuniu dezenas de mulheres em uma manhã de lazer, autocuidado e prevenção ao câncer de mama.
L
Outubro Rosa: INSS oferece auxílio-doença e BPC para mulheres em tratamento de câncer

Outubro Rosa: INSS oferece auxílio-doença e BPC para mulheres em tratamento de câncer

Com 73.610 novos casos de câncer de mama estimados para o ano, a lei garante amparo previdenciário e acesso a benefícios como Auxílio por Incapacidade Temporária.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Um caso chocante no Acre: um recém-nascido foi dado como morto por médicos, mas voltou a apresentar sinais de vida durante o velório

A grande polêmica gerada pelo caso no estado levou o governador Gladson Cameli (Progressistas) a tomar medidas drásticas: exigiu o afastamento imediato da equipe médica do parto e a instauração de um processo para apurar as responsabilidades.
L
Defesas de Bolsonaro e outros seis réus devem recorrer de condenação no STF

Defesas de Bolsonaro e outros seis réus devem recorrer de condenação no STF

O prazo para apresentação de recursos sobre o caso da trama golpista termina nesta segunda-feira (27), com foco na redução de penas. Advogados de Mauro Cid não devem recorrer.
L
Sisu 2026 aceitará notas do Enem 2023, 2024 e 2025

Sisu 2026 aceitará notas do Enem 2023, 2024 e 2025

Medida inédita do MEC permite que candidatos usem o melhor desempenho das três últimas edições para concorrer a vagas em universidades públicas.
L
Pesquisadores descobrem pegadas de dinossauros na Amazônia

Pesquisadores descobrem pegadas de dinossauros na Amazônia

Estudo da Universidade Federal de Roraima confirma a presença de dinossauros há 110 milhões de anos na região e aponta potencial para parque geológico.
L
SENAI-RO abre mais de 2 mil vagas gratuitas para cursos profissionalizantes

SENAI-RO abre mais de 2 mil vagas gratuitas para cursos profissionalizantes

Inscrições estão abertas para jovens de 14 a 23 anos que desejam formação em diversas áreas industriais em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Lula destaca sucesso da viagem à Ásia e novas parcerias com Indonésia e Malásia

Lula destaca sucesso da viagem à Ásia e novas parcerias com Indonésia e Malásia

Presidente afirma que a missão reforça o papel do Brasil no cenário internacional e abre portas para investimentos e cooperação com o leste asiático.
L
Edevaldo Neves aparece entre os mais lembrados em pesquisa para deputado estadual em Rondônia

Edevaldo Neves aparece entre os mais lembrados em pesquisa para deputado estadual em Rondônia

Deputado figura entre os nomes mais citados em levantamento do Instituto Brasil Dados, consolidando sua força política para 2026.
L
Alckmin se diz otimista com diálogo entre Brasil e EUA

Alckmin se diz otimista com diálogo entre Brasil e EUA

Vice-presidente comentou o encontro entre Lula e Donald Trump, na Malásia, e citou “bons motivos para acreditar” em uma solução.
L
Deputada Cristiane Lopes entrega trator agrícola a produtores rurais em Campo Novo de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes entrega trator agrícola a produtores rurais em Campo Novo de Rondônia

Equipamento de R$ 400 mil foi destinado à Associação Santa Rita de Cássia e beneficiará dezenas de famílias do campo.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com motocicleta furtada após tentar fugir da polícia no Orgulho do Madeira

Bandidos de facção amarram e agridem porteiro de condomínio na zona leste

Vítima foi rendida, amarrada e agredida a coronhadas e socos no Bairro Socialista; criminosos estavam em busca do aparelho DVR para destruir provas.
12
Policial penal reage a ataque de criminosos do CV em Porto Velho

Policial penal reage a ataque de criminosos do CV em Porto Velho

Três homens, um deles monitorado por tornozeleira eletrônica, foram presos após invadirem a residência do agente, ameaçá-lo de morte e tentarem tomar sua arma.
14
Empresário agredido por segurança morre após 5 dias

Empresário agredido por segurança morre após 5 dias

Paulo Vinícius dos Santos levou um soco na frente de adega, permaneceu inconsciente na calçada por quase duas horas sem socorro e faleceu na sexta-feira (24).
18
Polícia encontra carro e arma usados em duplo homicídio no Anel Viário de Ji-Paraná

Polícia encontra carro e arma usados em duplo homicídio no Anel Viário de Ji-Paraná

Veículo Toyota Corolla e revólver calibre .38, possivelmente utilizados na execução do casal Gisellia e Diego, foram abandonados e recolhidos para perícia.
16
Polícia Civil prende 20 pessoas em operação contra lavagem de dinheiro em Rondônia

Polícia Civil prende 20 pessoas em operação contra lavagem de dinheiro em Rondônia

Ação em Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Ouro Preto e Fortaleza mirou facção criminosa e desarticulou parte da estrutura de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTA DE PESAR: Falecimento de Dr. Hélio Fonseca Filho

Chefe de Gabinete do ex-prefeito Chiquilito Erse, em dois mandatos, e também do Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Silvernani Santo
L
Brasileiro que filma ladrões de celular em Londres é chamado de "mais eficaz que a polícia"

Brasileiro que filma ladrões de celular em Londres é chamado de “mais eficaz que a polícia”

Diego Galdino, entregador na capital britânica, acumula milhões de visualizações expondo tentativas de furto, em meio ao aumento de roubos de celulares na cidade.
L
SNCT encerra edição 2025 com mais de 100 mil visitantes e celebra cultura oceânica

SNCT encerra edição 2025 com mais de 100 mil visitantes e celebra cultura oceânica

Evento transformou a Esplanada dos Ministérios em um grande espaço de aprendizado, promovendo ciência, sustentabilidade e cidadania.
L
Trump diz que reunião com Lula foi 'muito boa' e elogia presidente brasileiro

Trump diz que reunião com Lula foi ‘muito boa’ e elogia presidente brasileiro

Lula, por sua vez, manifesta otimismo e espera acordo comercial entre Brasil e EUA nas próximas semanas.
L
Furacão Melissa atinge categoria 5 e ameaça Jamaica com ventos de 260 km/h

Furacão Melissa atinge categoria 5 e ameaça Jamaica com ventos de 260 km/h

Fenômeno, considerado o mais forte a atingir a Jamaica na história recente, levou o país a evacuar moradores de Kingston e outras áreas.
L

Requerimento da Licença Ambiental: Marcelo de Souza Dias

Licença Ambiental Simplificada
L
Sicredi neutraliza 27 mil toneladas de carbono calculadas em seu Inventário de Emissões

Sicredi neutraliza 27 mil toneladas de carbono calculadas em seu Inventário de Emissões

Instituição compensou emissões de 2024 e antecipou neutralização das estimadas para 2025, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.
L
Homem é achado morto com tiro ao lado de motocicleta em RO

Homem é achado morto com tiro ao lado de motocicleta em RO

Vítima foi identificada como Eleir Alvernaz; corpo foi encontrado por moradores nesta manhã, e Polícia Civil investiga o homicídio.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.