TERÇA-FEIRA, 29/07/2025

L

Saúde

Ministério da Saúde define ordem de imunização de trabalhadores da Educação e libera vacinação de não prioritários

Profissionais de creches e pré-escolas deverão ser os primeiros da fila; serão incluídos todos os que trabalham na Educação, não somente professores. Cidades que não tiverem demanda suficiente de certos grupos prioritários poderão reservar parte das doses para público de 18 a 59 anos sem comorbidades.

Publicado em 

Ministério da Saúde define ordem de imunização de trabalhadores da Educação e libera vacinação de não prioritários - News Rondônia

O Ministério da Saúde definiu, em nota técnica emitida nesta sexta-feira (28), a ordem de prioridade para vacinação de trabalhadores da Educação. A pasta também autorizou a vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários, com idades entre 18 e 59 anos, após esta etapa.

Ministério da Saúde define ordem de imunização de trabalhadores da Educação e libera vacinação de não prioritários - News Rondônia

Conforme o documento, professores de creches e pré-escolas deverão ser os primeiros da fila, e os da educação superior, os últimos (veja ordem mais abaixo). Segundo a assessoria do ministério confirmou ao G1, serão incluídos todos os profissionais que trabalham na Educação, não somente professores – como os da faxina, portaria e manutenção.

Para as pessoas fora dos grupos prioritários com idade entre 18 e 59 anos, a vacinação deverá ocorrer em ordem decrescente de idade, ou seja: primeiro as mais velhas, depois as mais novas.

A imunização dos grupos não prioritários deverá acontecer ao mesmo tempo em que ocorre a vacinação dos grupos prioritários que vêm depois dos professores. Os profissionais da Educação são o 18º e o 19º grupos prioritários da imunização, conforme a edição mais recente do Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação contra a Covid-19.

Vacinação da Educação: veja ordem de prioridade conforme nível de ensino

Creches

Pré-escolas

Ensino fundamental

Ensino médio

Ensino profissionalizante

Educação de jovens e adultos (EJA)

Ensino superior (grupo prioritário nº 19)

Na nota desta sexta (28), o ministério considera que, como estados e municípios vêm relatando pouca demanda em alguns grupos do plano, ficou decidido, em uma reunião de quinta-feira (27), que a vacinação dos trabalhadores de Educação poderia ser antecipada.

"A jusficativa para a antecipação da vacinação deste grupo diz respeito aos importantes impactos sociais ocasionados pela covid-19 na educação infantil com a necessidade de volta às aulas presenciais. Estes impactos seguramente estão sendo mais importantes justamente nos grupos sociais menos favorecidos", diz o texto.

A nota afirma ainda que "as creches e escolas contribuem não apenas para a educação, mas também para a segurança alimentar das crianças, cumprindo ainda outras atribuições sociais importantes", acrescenta a nota.

O documento considera, também, que o ambiente escolar traz "elevado risco de exposição a vírus respiratórios aos trabalhadores da educação". O texto é assinado pela coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fantinato, e Laurício Cruz, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis.

Há relatos pelo país de pessoas que estão usando atestados de comorbidades falsos para furar a fila de vacinação. O G1 flagrou criminosos vendendo os docimentos falsos no Centro de São Paulo, como pode ser visto no vídeo abaixo.

Veja como fica a ordem geral de vacinação

O documento diz que as doses serão enviadas da seguinte forma:

Parte das doses será destinada aos grupos 14 a 17 do PNO, cuja vacinação já está ocorrendo:

grupo 14: pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas com comorbidades;

grupo 15: pessoas com deficiência permanente (18 a 59 anos) sem cadastro no BPC;

grupo 16: pessoas em situação de rua (18 a 59 anos);

grupo 17: funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Conforme a determinação da nota, parte das doses será, agora, destinada aos trabalhadores de Educação, que serão imunizados na ordem da lista mais acima (grupos 18 e 19 do PNO).

Depois que os professores forem vacinados, as pessoas de 18 a 59 anos que não se encaixam em nenhum grupo prioritário poderão receber a vacina.

A vacinação desse grupo será feita ao mesmo tempo em que a dos grupos prioritários que vêm depois dos professores, que são:

grupo 20: forças de segurança e salvamento e Forças Armadas (na 11ª etapa da Campanha iniciou-se a vacinação escalonada desses trabalhadores, restrita aos profissionais envolvidos nas ações de combate à Covid-19);

grupo 21: trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros

grupo 22: trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário

grupo 23: trabalhadores de transporte aéreo

grupo 24: trabalhadores de transporte aquaviário

grupo 25: caminhoneiros

grupo 26: trabalhadores portuários

grupo 27: trabalhadores industriais

grupo 28: trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

Autonomia de estados e municípios

A nota ressalta, ainda, que "a estratégia organizacional das ações de vacinação é de responsabilidade das três esferas de gestão do SUS".

A vacinação em paralelo de grupos prioritários e não prioritários, por idade decrescente, já está ocorrendo em algumas cidades e estados do país:

Em Salvador, catadores de materiais recicláveis e médicos veterinários começaram a ser habilitados para vacinação nesta sexta (28). Na quinta (27), começaram a ser vacinadas as pessoas com 56 anos nascidas entre 28 de maio e 28 de julho de 1964.

Em Aracaju, a prefeitura anunciou na quinta (27) que começaria a vacinação de pessoas com 59 anos e sem comorbidades.

Também na quinta-feira (27), Pernambuco ampliou a vacinação para pessoas a partir de 59 anos e para quem trabalha em ônibus, metrô, escolas, presídios e outras profissões. Em Recife, a imunização começou para pessoas com 59 anos, trabalhadores da educação e do transporte público. O mesmo ocorreu em Jaboatão (PE). A vacinação também será ampliada a partir deste sábado (29) em Petrolina (PE).

Em Maceió, pessoas de 58 anos sem comorbidades poderão se vacinar a partir deste sábado (29).

O Piauí anunciou que vai vacinar profissionais da Educação de 55 a 59 anos em junho. O governo de Minas Gerais também afirmou que espera vacinar no mês que vem pessoas sem comorbidades.

A prefeitura de Natal afirmou que vai começar a imunização de pessoas com 59 anos sem comorbidades a partir da próxima remessa de vacinas.

Já São Paulo anunciou o início da vacinação de pessoas de 55 a 59 anos sem comorbidades e de professores para julho. Em agosto será a vez das pessoas de 45 a 54 anos sem comorbidades.

Também há casos de inclusão de grupos não previstos entre os prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI) – como as grávidas e puérperas sem comorbidade – no Rio Grande do Norte e em Guarapuava (PR).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pesquisa aponta aumento da febre oropouche com o desmatamento nos estados de Rondônia e Amazonas

Os casos que se proliferam no Brasil foram causados por uma nova linhagem do vírus, que surgiu no Amazonas, circulou pela Região Norte e depois se espalhou.
L
CEM Rafael Vaz e Silva garante atendimento digno e moderno à população de Porto Velho após reforma

CEM Rafael Vaz e Silva garante atendimento digno e moderno à população de Porto Velho após reforma

Centro de Especialidades Médicas Rafael Vaz e Silva reforça qualidade, rapidez e conforto no atendimento em Porto Velho, com agendamento organizado pela Semusa.
L
Ministério da Saúde abre inscrições para o programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde abre inscrições para o programa Agora Tem Especialistas

Médicos selecionados para atuar na rede pública iniciarão atividades em setembro, buscando reduzir filas de atendimento.
L
Vacinação contra o sarampo mobiliza mais de 2 mil doses em Porto Velho para conter avanço do vírus na fronteira

Vacinação contra o sarampo mobiliza mais de 2 mil doses em Porto Velho para conter avanço do vírus na fronteira

Dia D de vacinação contra o sarampo reforçou proteção em Porto Velho, após aumento de casos na Bolívia; mais de 2 mil doses foram disponibilizadas.
L
Conselho Federal de Medicina proíbe uso de anestesia geral e sedação para tatuagens no Brasil

Conselho Federal de Medicina proíbe uso de anestesia geral e sedação para tatuagens no Brasil

Decisão publicada no Diário Oficial da União nesta segunda (28) veta a prática em procedimentos estéticos, exceto em casos de reconstrução médica.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Miners Sports Vôlei é campeão invicto no voleibol masculino Sub-19 na Copa ACV U-19 em Porto Velho

A equipe do Miners conquistou o título da Copa ACV U-19, fortalecendo hegemonia no voleibol rondoniense com títulos nas categorias Base, Adulto e Master.
L

Congresso Euroamérica de Displasias Esqueléticas reúne especialistas no Rio de Janeiro

Evento promovido pela Annabra destaca tratamentos, pesquisas e inclusão para pessoas com nanismo
L
CNH de pessoas falecidas deve ser bloqueada por familiares para evitar fraudes, alerta Detran-RO

CNH de pessoas falecidas deve ser bloqueada por familiares para evitar fraudes, alerta Detran-RO

Órgão orienta população de Rondônia sobre como cancelar a Carteira Nacional de Habilitação de quem veio a óbito.
L

Inmet alerta para chuvas intensas em parte de Rondônia

Essas precipitações, classificadas como de nível 1, são mais prováveis na parte norte de Porto Velho, estendendo-se até um trecho do sudoeste.
L

Nota de pesar – Falecimento de José Ramalho de Lima em Porto Velho aos 88 anos

Natural do Ceará, José Ramalho de Lima construiu sua história em Porto Velho como corretor de imóveis e deixa legado de integridade e amor.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois entrega mais de 50 kits apícolas para produtores de Rolim de Moura no Dia do Agricultor

Deputado Cássio Gois entrega mais de 50 kits apícolas para produtores de Rolim de Moura no Dia do Agricultor

Kits apícolas entregues no Dia do Agricultor impulsionam produção de mel em Rolim de Moura
L
JAIME BAGATTOLI: Senador já investiu mais de R$ 4 milhões na saúde, infraestrutura e agricultura de Pimenta Bueno

JAIME BAGATTOLI: Senador já investiu mais de R$ 4 milhões na saúde, infraestrutura e agricultura de Pimenta Bueno

Bagattoli levou asfalto ao Setor Marta Regina e custeio às unidades de saúde
L
Presidente Lula sanciona Programa Acredita Exportação para Micro e Pequenas Empresas

Presidente Lula sanciona programa Acredita Exportação para Micro e Pequenas Empresas

Nova lei desonera e amplia exportações, com restituição de tributos de até 3% e incentivos fiscais.
L
Pedro Fernandes reforça apoio à agricultura familiar e acompanha entrega de R$ 200 mil em Monte Negro

Pedro Fernandes reforça apoio à agricultura familiar e acompanha entrega de R$ 200 mil em Monte Negro

O recurso é resultado de uma ação conjunta entre o deputado e as lideranças locais, especialmente o vereador Joaquim Sereno e o ex-vereador Hélio Verdureiro, que somaram esforços em favor dos pequenos produtores rurais do município.
L
Nova maternidade em RO: Cláudia de Jesus articula apoio no Ministério da Saúde para Ji-Paraná

Nova maternidade em RO: Cláudia de Jesus articula apoio no Ministério da Saúde para Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus busca apoio no Ministério da Saúde para nova maternidade em Ji-Paraná, visando humanização e menos deslocamentos na BR-364.
L
Publicidade

POLÍCIA

Policial do BPTAR é baleado na cabeça durante troca de tiros na zona leste

Após o tiroteio, várias equipes da Polícia Militar estão mobilizadas para localizar e prender os criminosos.
16
Homem com problemas mentais é morto com tiro no pescoço perto de Balneário

Homem com problemas mentais é morto com tiro no pescoço perto de Balneário

O crime aconteceu na Rua Tancredo Neves, bairro Satélite, próximo a um balneário.
18

“Tigrão” é morto a tiros na zona sul de Porto Velho; borracheiro Fabiano Santos tinha 37 anos

Fabiano Santos, conhecido como “Tigrão”, foi atacado por dupla em motocicleta na Rua Lisboa, bairro Novo Horizonte, e morreu antes da chegada do Samu.
18

Traficante é preso com mais de 170 kg de drogas no bairro Socialista

Ação do BPFRON apreendeu 173 kg de drogas na zona Leste; suspeito foi levado ao Departamento de Flagrantes.
12
Criminosos são presos com caminhonete roubada em sítio na BR-319

Criminosos são presos com caminhonete roubada em sítio na BR-319

Segundo a PM, quatro bandidos armados e com fardas da Polícia Civil invadiram um sítio e renderam as vítimas, em seguida, fugiram levando uma caminhonete modelo Ranger e outros objetos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO realiza encontro com beneficiárias do Mamãe Cheguei e entrega kits enxoval em Porto Velho

Programa Mamãe Cheguei promove troca de informações e entrega de 18 kits natalidade para gestantes atendidas pela Seas em Porto Velho.
L

Talonário eletrônico é implementado na fiscalização de trânsito no Cone Sul de Rondônia, destaca Detran-RO

Com a chegada do talonário eletrônico em Vilhena, todas as regionais do Detran-RO passam a usar a ferramenta digital, agilizando autuações e aumentando a segurança no trânsito.
L

Governo de RO avança em obras de pavimentação na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá, destaca Marcos Rocha

As obras na rodovia RO-473, com palavra-chave em foco, avançam em 2 km e totalizam 5 km de asfalto, melhorando mobilidade e escoamento da produção local.
L

Governo de RO reforça manutenção de 27 km na Rodovia-370 em Colorado do Oeste, destaca Marcos Rocha

A manutenção na Rodovia-370, palavra-chave do foco, inclui encascalhamento, limpeza lateral e desobstrução de bueiros para impulsionar rotas produtivas no Cone Sul.
L

Semana Nacional de Prevenção de Sinistros com Motociclistas mobiliza Porto Velho até dia 31

Ação do Detran-RO inclui blitz educativa, troca de capacetes e dinâmicas para conscientizar motociclistas em Rondônia.
L
Prazo para Censo Previdenciário do Iperon termina nesta quinta-feira; recadastramento pode ser online

Prazo para Censo Previdenciário do Iperon termina nesta quinta-feira; recadastramento pode ser online

Servidores ativos, aposentados e pensionistas de Rondônia têm até o dia 31 para atualizar dados e evitar suspensão de benefícios.
L

Recebimento da Licença Ambiental: ADEMIR PEREIRA RAMOS

Licença de Operação L.O. 141334/COLMAM/SEDAM
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental e Outorga: ATEM’S DISTRIBUIDORA DE PETRÓLEO S.A

Licença de Operação L.O – OUTORGA de uso recursos hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: CENTRO DE ANALISES CLÍNICAS DE PORTO VELHO LTDA

Licença de Operação L.O – OUTORGA de uso recursos hídricos
L
Conab publica novo aviso de frete para remoção de milho destinado a pequenos criadores

Conab publica novo aviso de frete para remoção de milho destinado a pequenos criadores

Leilão eletrônico será realizado em 8 de agosto e prevê transporte de 7,5 mil toneladas de milho para unidades no Piauí, Espírito Santo e Ceará.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.