SÁBADO, 24/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Brasileiro revela detalhes de sua rigorosa quarentena de duas semanas na Coreia do Sul

Rodrigo Policarpo, gerente-geral de uma multinacional coreana, viajou a trabalho ao país em fevereiro, com uma autorização especial. Acompanhado da mulher, que nasceu na Coreia do Sul, ele cumpriu determinações que incluíram vários testes, isolamento total e dois relatos diários sobre temperatura e saúde, entre outros itens.

Publicado em 

Em fevereiro deste ano, Rodrigo Policarpo, gerente-geral de uma multinacional coreana, viajou a trabalho para a Coreia do Sul, que naquele momento não emitia vistos de turismo a brasileiros, mas sim algumas autorizações especiais para que alguns pudessem entrar no país. As condições, porém, incluíam uma rigorosa quarentena de duas semanas, com detalhes que relatou ao G1.

Sem voos diretos entre os dois países, Policarpo, acompanhado da esposa, que é coreana, foi obrigado a fazer uma conexão em Doha, no Catar, antes de chegar ao aeroporto de Incheon, próximo a Seul.

Veja abaixo, em detalhes, cada ponto das exigências:

Teste PCR no país de origem até 72 horas antes do embarque (em inglês)

Preenchimento de formulários de saúde antes do desembarque

Medição de temperatura e instalação de app de autochecagem no aeroporto

Novo teste de PCR e noite de isolamento em hotel até o resultado negativo

Trajeto do aeroporto até ponto da quarentena em transporte especial, sem paradas

Dois relatos diários de temperatura e estado de saúde (através de 5 perguntas no app)

GPS do celular ligado 24 horas, aparelho não pode ficar muito tempo parado

Teste de PCR na véspera do fim da quarentena

Tudo começa antes mesmo do embarque. O casal precisou apresentar testes PCR negativos, em inglês, realizados até 72 horas antes do voo. Chegando à Coreia, antes de deixar o avião, tiveram que preencher formulários relativos ao estado de saúde.

No aeroporto, após as checagens dos documentos, formulários e temperaturas, os viajantes recebiam placas, presas ao redor do pescoço, para identificar sua procedência. “As placas de cor preta estavam sendo entregues para pessoas provenientes dos países onde haviam surgido as variantes mais preocupantes naquele momento: Brasil, Reino Unido e África do Sul”, explica Policarpo.

Já ali eles foram obrigados a instalar o aplicativo de autochecagem que iria servir para acompanhar a quarentena a que seriam submetidos. Em seguida, identificaram uma pessoa no país que seria o responsável por eles durante esse período. Apenas após essas etapas a entrada na Coreia do Sul foi, de fato, liberada.

O fato de a mulher de Rodrigo ser coreana e ter parentes ali foi um grande benefício, já que eles puderam ter um familiar que foi buscá-los – no caso o sogro do brasileiro – para levá-los diretamente, sem paradas, até o local onde passariam a quarentena.

Além disso, puderam alugar uma casa para ficar nesses 14 dias, e conseguiram o imóvel de uma conhecida da família por um valor mais acessível.

Se ambos fossem estrangeiros, teriam que pagar pelo transporte e pela hospedagem em um dos hotéis adaptados e designados pelo governo, que chegam a cobrar KRW 2,1 milhões, ou pouco mais de R$ 10 mil, incluindo a alimentação.

Mas, antes, ainda tiveram que passar por um novo teste de PCR, em um centro próximo ao aeroporto. Dali foram encaminhados a um hotel para passarem a noite, já que o resultado só chegaria na manhã seguinte. O casal recebeu uma caixa com alimentos e foi proibido de deixar o quarto. Na manhã seguinte, após receberem uma nova caixa, com o café da manhã, foram liberados, com o resultado negativo, e levados de volta ao aeroporto, onde o sogro de Policarpo pode encontrá-los.

“A quarentena na Coreia é bem rígida e pode implicar em multas pesadas para coreanos e deportação para os estrangeiros que a desrespeitarem”, ressalta o brasileiro, que passou as duas semanas isolado com sua mulher em Dongtan, na cidade de Hwaseong.

“Chegamos ao nosso local de quarentena um pouco antes das 14 horas do dia 3 de fevereiro e teríamos que ficar dentro de casa até o meio-dia do dia 16, desde que o resultado de nosso exame PCR realizado no dia 15 fosse negativo. Durante esse período todo, é expressamente proibido sair de casa", explica.

"Existem funcionários públicos que são responsáveis pelas pessoas em quarentena e eles nos ligaram no caminho para passar algumas instruções e avisar que iríamos receber uma caixa com alguns suprimentos para o período em isolamento. Além disso, deveríamos reportar o nosso estado de saúde duas vezes por dia (um pouco antes das 10 horas e um pouco antes das 16 horas) através de um aplicativo próprio que é utilizado para fazer o autodiagnóstico”, acrescenta.

“São cinco campos obrigatórios que devem ser preenchidos e um campo opcional, para escrever algo específico de até 200 caracteres. Quatro desses campos são perguntas de sim ou não (se você sente febre ou sensação de febre; se tem tosse; dor de garganta; e dificuldades para respirar) e em um quinto campo deve-se colocar a temperatura corporal", diz ainda.

"Além disso, o telefone deve ficar com o GPS ligado o tempo todo e é possível rastrear se a pessoa saiu do local de quarentena. Ainda, se ficar por muito tempo com o telefone imóvel, uma mensagem é enviada dizendo que o aparelho está parado por muito tempo e que uma mensagem poderá ser enviada ao nosso responsável (acredito que o intuito seja para que as pessoas não deixem os telefones em casa – para não serem rastreadas – e saiam da quarentena)”, detalha.

Rodrigo explica que as caixas de suprimentos são enviadas gratuitamente, por cada cidade, e por isso seus conteúdos podem variar, mas em geral são parecidos.

No seu caso, havia três garrafas de água, 16 pacotes de alga seca, cinco macarrões instantâneos, 12 potes de arroz, cinco pacotes de sopa, três latas de atum apimentado, um termômetro, um álcool em spray para limpeza, um álcool em gel, sacolas de lixo (cada tipo de lixo deve ser colocado em um modelo específico de sacola para identificação), um par de luvas (para ser utilizada no dia que for fazer o PCR ao final da quarentena), máscaras, papel e alguns informativos sobre a pandemia.

A saúde mental dos confinados também é checada, e por volta do décimo dia o casal recebeu um telefonema questionando se eles estavam bem e se precisavam de algum apoio nesse sentido.

Dois dias antes do final do prazo, eles receberam uma mensagem com informações sobre o local e horário do teste PCR, que deveria ser feito na véspera do último dia de quarentena – já que o resultado é revelado apenas no dia seguinte. As pessoas confinadas têm autorização apenas para ir e voltar imediatamente, novamente sem paradas no caminho.

No caso de Policarpo e sua esposa, os resultados foram comunicados às 10 horas do dia 16, mas ainda assim, pelas regras, eles foram obrigados a aguardar duas horas antes de deixar o local da quarentena.

“Para quem já tinha esperado duas semanas, duas horas passaram rápido”, conclui o brasileiro.

A Coreia do Sul é considerada um país com combate exemplar ao coronavírus. Com mais de 51 milhões de habitantes, registrava 134.678 casos de Covid-19 e 1.922 mortes pela doença até o dia 21 de maio, segundo a Universidade Johns Hopkins.

 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental

Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental

Governo Federal cria grupo de trabalho para propor mudanças no financiamento e na organização dos serviços de atenção psicossocial oferecidos pelo SUS em todo o país.
L
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Agência reguladora barrou comercialização de produtos por origem desconhecida, falta de iodo e irregularidades em conservantes após fiscalização nacional.
L
Cooperação internacional fortalece infraestrutura hospitalar e a saúde pública em Rondônia

Cooperação internacional fortalece infraestrutura hospitalar e a saúde pública em Rondônia

Parceria entre Governo de RO, Unops e ABC resultou em obras estratégicas no Cemetron e no Hospital Regional de Guajará-Mirim
L
Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Agevisa alerta sobre doença transmitida pela urina de animais infectados, principalmente em períodos de chuvas e alagamentos; sintomas podem surgir de 1 a 30 dias após exposição
L
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka

Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka

A agência suspendeu a comercialização do lote após erro na rotulagem que omitia a presença de glúten, representando risco para consumidores com restrições alimentares.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Obras antecipadas pela concessionária Nova 364 visam diminuir o impacto logístico negativo que atualmente gera um gasto extra médio de 38% para os transportadores de grãos.
L

Bora Ali: Entrevista com Tatiana Sadeck, Sebrae Rondônia

Sexta-feira, dia 23, às 16h, o Bora Ali recebe Tatiana Sadeck para falar sobre o papel do Sebrae em Rondônia, apoio aos pequenos negócios, inovação, capacitação e oportunidades para empreendedores locais.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Gestores escolares têm até o fim desta sexta-feira para solicitar a revisão da pontuação preliminar no programa que reconhece políticas de ensino fundamental.
L
O CPTEC e o Inpe preveem um fim de semana chuvoso para a maior parte do estado.

O CPTEC e o Inpe preveem um fim de semana chuvoso para a maior parte do estado

As precipitações serão classificadas entre os níveis 1 e 2, com a possibilidade de chuvas do grupo 3 em áreas pontuais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Investimento de 200 mil reais será aplicado na revitalização da Associação Rancho da Amizade para garantir melhorias estruturais e fortalecer atividades comunitárias na região.
L
Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Parlamentar anuncia ação junto à agência reguladora para suspender pedágio até que melhorias previstas sejam entregues; alerta sobre impacto nos preços de alimentos
L
Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Análise política aponta padrão de rupturas sucessivas e isolamento de antigos aliados como marca do governo estadual; ex-vice e principais nomes da base foram descartados ao longo do caminho
L
Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Presidente afirmou que falta vergonha a quem apoia o banqueiro Daniel Vorcaro após desvio bilionário e destacou entregas de moradias populares em Alagoas.
L
Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Presidente viaja na próxima semana como convidado de honra para debater infraestrutura, segurança e comércio regional com líderes da América Latina e Caribe.
L
Publicidade

POLÍCIA

Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Presidente da autarquia e ex-diretores de investimento tiveram bens apreendidos pela Polícia Federal em investigação sobre aplicações suspeitas de quase 1 bilhão de reais.
L
Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Polícia Civil de Cacoal localizou investigado por furtos de motocicletas em Camboriú com o apoio de equipes catarinenses após descumprimento de medidas judiciais.
12
Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Equipes da Delegacia de Guajará-Mirim desarticularam um grupo criminoso que mantinha cativeiros intermunicipais e planejava o assassinato de duas pessoas na região.
12
PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

Polícia Rodoviária Federal encontrou drogas na cabine de um caminhoneiro que dirigiu quase 60 horas sem o descanso obrigatório durante fiscalização na BR 364 em Rondônia.
10
Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Suspeita foi flagrada por raio-x com entorpecentes escondidos nas partes íntimas ao tentar visitar apenado no presídio 603
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Terror em Silent Hill é o pior filme de games já feito, segundo notas

Terror em Silent Hill é o pior filme de games já feito, segundo notas

Críticas negativas acumuladas indicam que o novo longa da franquia é um dos maiores fracassos de adaptações de videogame; entenda os motivos
L
Radialista Jota Junior retorna com programa Jogo Aberto na Rádio SGC FM

Radialista Jota Junior retorna com programa Jogo Aberto na Rádio SGC FM

O profissional com 36 anos de carreira estreia na Rede SGC FM com transmissão para 35 municípios em Rondônia e Comodoro, no Mato Grosso.
L
Estudantes da rede estadual de Ariquemes se destacam na redação do Enem 2025

Estudantes da rede estadual de Ariquemes se destacam na redação do Enem 2025

Alunos de escolas estaduais alcançaram notas de até 940 na redação; resultados refletem ações pedagógicas e projeto Trilhando Rumo ao Enem
L
Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Aposentado e guardião de histórias, Bodo deixa legado de sabedoria e bom humor entre amigos e familiares da capital rondoniense
L
Jaru conquista Selo Ouro do MEC pela alfabetização na idade certa

Jaru conquista Selo Ouro do MEC pela alfabetização na idade certa

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Rondônia recebe a certificação máxima do Ministério da Educação por atingir metas de aprendizagem no ensino fundamental.
L
Hospital de Jaru realiza mais de 100 atendimentos infantis em três dias

Hospital de Jaru realiza mais de 100 atendimentos infantis em três dias

Nova unidade especializada atende crianças de até 12 anos em regime de plantão 24 horas com estrutura lúdica e equipes de pediatria desde a última terça-feira.
L
Sistema de consórcios deve crescer cerca de 11% em 2026

Sistema de consórcios deve crescer cerca de 11% em 2026

Setor encerrou o último ano com desempenho histórico e projeta avanço sustentado pela mudança no comportamento do consumidor brasileiro e busca por planejamento.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.