QUINTA-FEIRA, 13/03/2025
Publicidade

L

Saúde

Centrogesta vai atender 21 mulheres indígenas Suruí com orientações a respeito da gravidez molar

Do grego-latino molar, massa e hydatisiaforme, aquosa gestacional é um distúrbio da gravidez em que a placenta e o feto não se desenvolvem adequadamente.

Publicado em 

Centrogesta vai atender 21 mulheres indígenas Suruí com orientações a respeito da gravidez molar - News Rondônia

O Centro de Referência de Doença Trofoblástica Gestacional de Rondônia (Centrogesta), do Governo de Rondônia, vai atender 21 novas pacientes indígenas Suruí. Elas se juntam às mais de  trezentas mulheres que passaram pelo ambulatório para se recuperar da mola hidatiforme, desde 2014. Do grego-latino molar, massa e hydatisiaforme, aquosa gestacional é um distúrbio da gravidez em que a placenta e o feto não se desenvolvem adequadamente.

Lineia Suruí, 23 anos, acompanhada do marido Natanael, 22, deixou a filha Lorrane com a sogra, Uimajor Suruí. A bebê fará dois anos este mês. A mãe vem toda semana para a Capital, desde que a Casa de Saúde Indígena em Cacoal a enviou para o Centro Obstétrico do Hospital de Base Doutor Ary Pinheiro, que fez os procedimentos e a encaminhou ao ambulatório. Lineia se diz satisfeita com a presença do companheiro, que já interage positivamente com o Centrogesta, encarregando-se de traduzir para a língua Paíter Suruí as recomendações de saúde impressas no panfleto que ele leva até a Terra Indígena 7 de Setembro, circunscrita ao Parque do Aripuanã.

Centrogesta vai atender 21 mulheres indígenas Suruí com orientações a respeito da gravidez molar - News Rondônia

O ambulatório vem obedecendo aos sucessivos decretos governamentais que regulamentam a Saúde Pública durante a pandemia da covid-19. Em períodos normais, ali comparecem 10 a 12 pacientes semanalmente, incluindo novas e ativas. “O atendimento ambulatorial evita que a doença evolua para câncer (coriocarcinoma) e cause a morte de mulheres em idade fértil”, explica a médica coordenadora do Centrogesta, ginecologista Rita de Cássia Alves Ferreira da Costa.

MAIS FREQUENTE NO BRASIL

O atendimento em Rondônia hoje se destaca no Ministério da Saúde como parte das prevenções para a saúde da mulher. Em sua forma mais comum, a mola acomete uma em cada 200 a 400 gestações no Brasil, ou seja, cinco a dez vezes mais frequente do que na América do Norte e na Europa.

Residentes em ginecologia e obstetrícia no Hospital da Base visitam semanalmente as mulheres vítimas da doença trofoblástica, desde o centro obstétrico à remoção do material e ambulatório. A rotina do atendimento do Centrogesta, iniciada às 13h de quinta-feira, revelou o êxito desse trabalho, apesar das restrições da pandemia e do reduzido espaço na Unidade de Oncologia, que funciona no antigo Hospital Barretinho.

Em média, dois a três residentes por semana recebem da médica Rita de Cássia informações que lhes possibilitam acompanhar as pacientes. “É Rondônia contribuindo para a formação dos futuros especialistas, que a cada três anos entram no mercado”, diz a coordenadora.

Casada, 21, mãe de um menino de seis anos, Raquel dos Anjos Soares, veio de Nova Brasilândia D’Oeste, onde teve gravidez molar. O filho nascido em outubro do ano passado, morreu no final daquele mês. “Foi difícil, fizeram curetagem, aí eu fui pra São Francisco do Guaporé, fizeram mais um ultrassom”, ela descreve o roteiro antes de chegar a Porto Velho, onde segue em consultas semanais.

Jane de Araújo, 23, casada, de Buritis, tem uma filha de quatro anos, e relata: “Eu senti dor, fiz ultrassom, depois fui para o hospital do Governo e o doutor me encaminhou para o posto de saúde, e dali eu fui encaminhada ao HB”. Para ela, a atenção recebida no Centrogesta é especial: “A gente chega, participa das rodas de conversa, tira dúvidas e fala dos sentimentos, isso é bom demais”.

Juliana Medeiros Pires, advogada, 39, desabafa: “Devo minha vida ao Centrogesta, hoje posso desfrutá-la e cuidar de minha filha Valentina, de cinco anos, que estaria apenas com três anos se eu tivesse ido a óbito; seria orfã de mãe”. Ela demonstrou enorme carinho pelo Centro, ao qual atribui “zelo e competência” ao diagnosticá-la com mola completa, doença ainda pouco conhecida.

Juliana foi acompanhada por um ano e meio. “Louvo o trabalho dessas duas profissionais exemplares, surpreendentes, competentes e humanas; a precisão dos exames me fez ver que, se não tivesse passado por aqui, não estaria viva, e a elas devo minha linda vida”.

Kelly Daiane de Souza, 25, de Ariquemes, chegou acompanhada pela cunhada Jocássia Jordão. Elogiou o atendimento: “Esse trabalho da doutora Rita é essencial, porque no interior a mulher vive uma situação de fragilidade e tem problema psicológico; a maioria dos profissionais desconhece a doença, e aqui, ela faz um acolhimento maravilhoso”. Quando sentiu a mola, Kelly passou por uma conhecida associação de saúde em Porto Velho e fez ultrassonografia no HB, quando notou que havia muito líquido em sua barriga. “Ela estava grande, e eu fui à maternidade no dia dois de março; no dia nove o menino nasceu às 14h, mas só viveu até a tarde”, conta.

Na sequência, ela fez duas curetagens, teve alta em três dias e se dirigiu ao Centrogesta para ser acompanhada após vivenciar delicada situação de perda. “Eu queria muito ser mãe e hoje me informo corretamente dos métodos de prevenção e dos cuidados a tomar”, diz Kelly.

QUIMIOTERAPIA

Kheyla Daniela Steiner Kunz, 23, moradora no Distrito de União Bandeirantes, município de Porto Velho, ficou muito satisfeita, sobretudo, com o apoio psicológico. Está fazendo quimioterapia, porque a sua mola agravou-se. “Essa doença não é tão conhecida, infelizmente, e a gente sabe que está com ela, graças ao ultrassom ou ao sangramento, que foi o meu caso; tive hemorragia durante três meses e sem o acompanhamento do Centrogesta eu nem estaria aqui contando essa história pra você”, relata.

Naura Cristinne Siqueira, 33, de Cacoal, vem se tratando desde 2016 e em 2017 precisou das sessões de quimioterapia “É difícil sair de nossa cidade, por isso, a gente sofre um pouco porque precisa desse apoio pra combater esse tipo de câncer que se enraíza na gente”, conta. Naura também faz quimioterapia e considera essencial o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a garantir o espaço do Centrogesta, tanto ambulatorial quanto o do acolhimento e de reuniões das pacientes. “Se não for desse jeito, como vamos fazer?”, questionou Naura.

JOVENS

A luta do Centrogesta é contra a mortalidade materna em Rondônia. Atualmente, 75% das mulheres com gravidez molar em tratamento têm idades entre 18 e 30 anos. Em 2019, o tratamento ambulatorial somou 323 atendimentos, com 26 novas pacientes. Destas, 12 engravidaram dando à luz bebês saudáveis.

ENDEREÇO

O Centrogesta funciona na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), antigo Barretinho, rua Aparício Carvalho, nº 1067, bairro Industrial.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O Governo de Rondônia disponibiliza meios auxiliares de locomoção para o Lar dos Idosos em Vilhena

O Governo de Rondônia disponibiliza meios auxiliares de locomoção para o Lar dos Idosos em Vilhena

A gerente da III Regional de Saúde, Clenilda Aparecida dos Santos, enfatizou a importância da iniciativa.
L

Rondônia se destaca e ocupa a 11ª posição no ranking de menor desnutrição infantil

O levantamento mede a proporção de crianças entre 0 e 5 anos incompletos classificadas com “magreza acentuada”, um indicador essencial para avaliar as condições nutricionais da população infantil.
L

Rondônia registrou 1.540 afastamentos por saúde mental em 2024

A ansiedade (417 casos) e a depressão (342 registros) somaram-se a essa triste realidade, que coloca Rondônia na terceira posição do ranking da Região Norte.
L

Atendimentos no Hospital João Paulo II durante o Carnaval 2025 reduziram 8,28%

Redução de atendimentos no hospital durante o Carnaval 2025 destaca o impacto das ações de segurança e conscientização em Rondônia
L

Unidade de Saúde da Família Caladinho passa a atender em um novo local em Porto Velho

Pacientes devem buscar os serviços na rua Angico, 5030, bairro Cohab
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi – PIX do Lula II: Governo quer bloquear chaves PIX de devedores

A discussão ainda está em andamento, e a mobilização popular pode novamente influenciar a decisão final.
L
Saiba como vai funcionar o crédito consignado CLT

Saiba como vai funcionar o crédito consignado CLT

Programa lançado pelo governo começa em 21 de março
L

Patrícia Pimenta: Transformando o mercado editorial de Rondônia com empreendedorismo e visão

A CEO da Editora Pimenta compartilha sua trajetória de superação e sucesso, destacando a importância do empreendedorismo feminino e da leitura como ferramentas de transformação social no programa Agenda News.
L
Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Febraban prevê adesão de 19 milhões de celetistas ao sistema em 4 anos
L

#InFocoPodCast | Entrevista Anderson de Paula – massoterapeuta e quiropraxista

In Foco Podcast recebe Anderson de Paula nesta quarta-feira (12), às 15h!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

Quem não se inscrever no prazo será automaticamente eliminado
L
Resultados finais do CNPU são homologados

Resultados finais do CNPU são homologados

36,5% dos classificados são de cidades do interior do país
L
Publicidade

POLÍTICA

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A inovação tecnológica é uma das marcas da nova fase desta operação, que ganhou reforço significativo com o uso de tecnologias avançadas.
L
Deputada Cristiane Lopes destina 450 mil para construção de pontos de táxi e mototáxi em Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes destina 450 mil para construção de pontos de táxi e mototáxi em Nova Mamoré

Além desse investimento, a parlamentar já destinou mais de R$ 1 milhão para melhorias em Nova Mamoré, incluindo a aquisição de um veículo para atender as demandas da assistência social e a compra de equipamentos hospitalares.
L

Nova Dimensão recebe 2ª etapa do Regional Norte de Motocross com emenda de R$ 100 mil da deputada Dra. Taíssa

A competição que acontece nos dias 15 e 16 de março, conta com investimento da parlamentar e parcerias estratégicas.
L

Deputada Cláudia de Jesus reforça articulação por moradias em Rondônia

Parlamentar discutiu avanços no Ministério das Cidades e falou sobre a retomada de projetos habitacionais no estado.
L
Prefeitos de Rondônia: Conheça Marcilene Rodrigues, de Pimenta Bueno

Prefeitos de Rondônia: Conheça Marcilene Rodrigues, de Pimenta Bueno

Marcilene Rodrigues da Silva Souza, a Professora Marcilene, nasceu no dia 22 de maio de 1971, em Guairaçá (PA). Educadora, traz consigo uma trajetória de mais de 35 anos de serviço público.
L
Publicidade

POLÍCIA

Dupla é flagrada com objetos roubados em casa de idosa na zona leste

Durante patrulhamento, a guarnição avistou a dupla em atitude suspeita e realizou a abordagem.
10
Agente funerário sofre grave acidente de moto no centro

Agente funerário sofre grave acidente de moto no centro

O agente funerário seguia de moto na João Goulart sentido a Nações Unidas, quando a condutora do carro teria invadido a preferencial e causado a batida.
16
Polícia apreende mais de 8 kg de drogas e prende suspeito

Polícia apreende mais de 8 kg de drogas e prende suspeito

Além disso, foram apreendidos balanças de precisão, sacolas plásticas, uma máquina de cartão e joias.
14
Criminoso com mandado de prisão tentar fugir, mas é capturado pelo PATAMO

Criminoso com mandado de prisão tentar fugir, mas é capturado pelo PATAMO

O suspeito, identificado pelo vulgo “Indiano”, tentou fugir ao perceber a presença da guarnição no bairro Primavera, mas foi capturado após uma intensa perseguição.
12
Polícia recupera motocicleta furtada durante patrulhamento

Polícia recupera motocicleta furtada durante patrulhamento

Ao perceber a irregularidade, os policiais realizaram a consulta da numeração do chassi no sistema do DETRAN, confirmando que o veículo possuía restrição por furto ou roubo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cartórios de Rondônia: 22% dos casais maiores de 70 anos já optam pela liberdade na escolha do regime de bens

Desde o ano passado, pessoas maiores de 70 anos podem realizar escritura de pacto antenupcial e se casar ou viver em união estável sem a obrigatoriedade do regime da separação obrigatória de bens
L

Divulgada a homologação das inscrições do processo seletivo do Programa Unidos pela Educação Inclusiva

Mais de 5 mil pessoas se inscreveram para as vagas de auxiliar de alimentação, auxiliar de limpeza, e auxiliar administrativo
L

AABB Porto Velho conquista o título da Copa AVB em Nova Brasilândia D’Oeste de Vôlei Feminino

Um dos destaques da equipe foi a atleta Talyssa Figarela, levantadora da equipe, que foi eleita a melhor da posição na Copa AVB.
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: ROZO & SANTANA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 470 SOL/DLA
L

VENDE-SE: FORD KA

Ano e Modelo: 2015
L

De jornalista a líder do agro: Carol Brazil e sua revolução no agronegócio da Amazônia

Sua trajetória é um exemplo de como paixão e propósito podem mudar vidas – e o cenário do agro.
L
A etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente debate a Emergência Climática

A etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente debate a Emergência Climática

O objetivo é consolidar diretrizes que promovam ações efetivas na adaptação e enfrentamento das emergências climáticas no Brasil.
L

VENDE-SE: HONDA/FIT LX FLEX

Ano e Modelo: 2010
L

Direito Médico: protegendo pacientes e profissionais da saúde

Com experiência em administração e direito, ele destacou a importância de uma abordagem preventiva para evitar conflitos e garantir direitos, tanto de pacientes quanto de profissionais da saúde.
L

VENDE-SE: FORD/FOCUS HC FLEX

Ano e Modelo: 2010
L