SÁBADO, 25/10/2025

Em destaque

L

Saúde

SOLICITAÇÃO: Anvisa recebe pedido de uso emergencial da CoronaVac pelo Instituto Butantan

Solicitação foi feita durante reunião na manhã desta sexta (8). Agência pretende fazer a análise do uso emergencial em até 10 dias. O governo de São Paulo informou que vacina teve eficácia de 78% para casos leves em testes feitos no Brasil.

Publicado em 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido de uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, na manhã desta sexta-feira (8). A agência pretende fazer a análise do uso emergencial em até 10 dias.

O pedido foi feito durante uma reunião virtual, por causa da pandemia, às 9h34, segundo o Instituto Butantan. A Anvisa diz que já iniciou a triagem da documentação entregue.

"As primeiras 24h serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e checar se todos os documentos necessários estão disponíveis. Se houver informação importante faltando, a Anvisa pode pausar o prazo e solicitar as informações adicionais ao laboratório", afirmou a Anvisa, em nota.

A agência diz que a análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar, e envolve especialista das áreas de registro, monitoramento e inspeção.

O resultado final do estudo sobre a eficácia é a última etapa necessária para que a Anvisa analise o pedido de autorização de uso da vacina na população brasileira.

Caso a agência de vigilância identifique a pendência de alguma informação na documentação enviada, o prazo de análise pode ser superior aos 10 dias. "A meta da Anvisa é fazer a análise do uso emergencial em até 10 dias, descontando eventual tempo que o processo possa ficar pendente de informações , a serem apresentadas pelo laboratório", diz em nota.

A Anvisa afirmou ainda que " atua, conforme os procedimentos científicos e regulatórios, os quais devem ser seguidos por aqueles que buscam o a autorização de vacinas para serem utilizadas na população brasileira."

De acordo com o governo de São Paulo, a CoronaVac teve eficácia de 78% para casos leves na terceira fase de testes com cerca de 13 mil voluntários no Brasil. Para redução de casos graves e moderados, o governo anunciou índice de eficácia de 100%, ou seja, não houve casos graves (incluindo mortes) e moderados entre os vacinados. No entanto, não foi divulgada a taxa de eficácia global, ou seja, não foi informado quantos voluntários que tomaram a vacina foram contaminados pela Covid-19 e nem quantos ficaram doentes após tomarem o placebo.

O governador João Doria (PSDB) chegou a afirmar que o pedido de registro emergencial já havia sido feito na quinta (7) durante coletiva de imprensa, mas depois a informação foi corrigida.

Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, o pedido de registro definitivo da vacina será feito posteriormente pelo laboratório chinês Sinovac, mas não informou a data exata.

"O pedido de registro da vacina será feito pela Sinovac. A Sinovac recolhe os dados dos estudos da vacina e é ela que submete o pedido oficialmente lá, na NMPA, que é a Anvisa chinesa, e imediatamente o mesmo pedido se estende ao Brasil e a outros países", afirmou nesta quinta (7).

Segundo a Anvisa, o prazo para a análise do registro definitivo é feita em até 60 dias.

Em meados de dezembro, a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou as regras para a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a Covid-19.

Os principais pontos do uso emergencial das vacinas são seguintes:

Cada pedido deve ser feito pela empresa desenvolvedora e será analisado de forma independente;

Decisão será tomada pela Diretoria Colegiada da Anvisa;

Serão considerados estudos não-clínicos e clínicos (em humanos);

Serão itens avaliados: qualidade, boas práticas de fabricação, estratégias de monitoramento e controle, e resultados provisórios de ensaios clínicos;

Empresa interessada deverá comprovar que a fabricação e a estabilidade do produto garantem a qualidade da vacina;

Estudo clínico na fase 3 – última etapa de testes – deve estar em andamento e conduzido também no Brasil;

Vacina com uso emergencial liberado não pode ser comercializada, ela só pode ser distribuída no sistema público de saúde;

Liberação de uso emergencial pode ser revogada pela Anvisa a qualquer momento.

A concessão estabelecida pela Anvisa segue o modelo de autorizações emergenciais adotadas em outros países, como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, e vale apenas para o período de pandemia e até a vacina receber o registro definitivo.

25 de janeiro

O governo de São Paulo espera que o uso emergencial seja autorizado pela agência até o dia 25 de janeiro, data estipulada no plano estadual de imunização para início da vacinação de 9 milhões de pessoas dos grupos prioritários.

Caso a vacina seja aprovada, profissionais da saúde, indígenas e quilombolas devem receber as primeiras doses, seguidos por idosos com mais de 60 anos.

Até esta quarta-feira (6), a Anvisa não havia recebido nenhum pedido para uso emergencial ou registro definitivo das outras vacinas que estão sendo testadas no Brasil. Dados complementares da fase 3 do imunizante desenvolvido pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford foram recebidos, mas ainda sem o pedido de autorização.

Plano Nacional de Imunização

Após apresentar parte dos dados de eficácia da vacina, o Butantan confirmou que assinou um contrato com o Ministério da Saúde para a aquisição de doses da CoronaVac, na noite de quinta-feira (7).

O documento prevê o fornecimento de 46 milhões de doses, em quatro entregas até o dia 30 de abril. Há ainda a possibilidade de o órgão federal adquirir do instituto outras 54 milhões de doses, totalizando 100 milhões.

Cada dose da vacina custará R$ 58,20 e o valor total do contrato é de R$ 2,6 bilhões.

O pagamento somente será realizado após a obtenção do registro ou autorização para uso emergencial junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O contrato também prevê que o Ministério da Saúde "terá o direito de exclusividade na aquisição de doses da vacina", podendo autorizar "em caráter excepcional a comercialização" para terceiros. Para isso, deverá ser "notificada formalmente sobre a intenção de venda com antecedência mínima de 20 dias."

'Lei Covid'

Como já foi dito, a utilização de uma vacina contra a Covid-19 no Brasil depende da aprovação pela Anvisa. A permissão pode ser conseguida, basicamente, por dois caminhos. O primeiro está diretamente ligado aos dois tipos de registro (tradicional ou emergencial), explicado acima, e a segunda possibilidade é baseada na chamada "Lei Covid" aprovada na Câmara dos Deputados, que libera o uso se o imunizante tiver aval expedido por uma agência do exterior, independentemente de registro pela Anvisa.

Anvisa – registro definitivo: os desenvolvedores submetem o pedido de registro à Anvisa apenas após concluírem as 3 fases de testes da vacina. Para acelerar o trâmite, a agência criou o procedimento de submissão contínua de dados.

Anvisa – uso emergencial: permite aos desenvolvedores enviarem os dados que comprovem eficácia e segurança antes de terminarem a fase 3 da vacina;

Lei Covid – Prevê que a Anvisa terá o prazo de 72 horas para conceder a autorização caso o imunizante tenha conseguido registro no Japão, nos EUA, na Europa ou na China. Caso o prazo não seja cumprido e a Anvisa não se manifeste, a autorização é concedida automaticamente.

Produção da vacina

O acordo do Governo de São Paulo com a Sinovac prevê a compra de 46 milhões de doses, sendo 6 milhões já prontas e 40 milhões que serão processadas no Brasil a partir de matéria-prima chinesa.

No total, o governo de São Paulo recebeu até agora da China o equivalente a 10,8 milhões de doses da CoronaVac, considerando os lotes de vacina já pronta para aplicação e os de insumos que serão envasados pelo Instituto Butantan. Segundo o governo, mais 35 milhões de doses devem ser recebidas até fevereiro.

No dia 9 de dezembro, o Instituto Butantan começou o processo de envase da vacina a partir da matéria-prima importada da China. A processo é feito na fábrica do Butantan, que tem 1.880 metros quadrados, e contará com o reforço de 120 novos profissionais, além dos 245 que normalmente atuam no instituto.

Uma nova fábrica está sendo construída pelo Butantan para produção da vacina em território nacional. A previsão é que, quando pronta, ela seja capaz de produzir até 100 milhões de doses da CoronaVac por ano.

No fim de dezembro, a Anvisa publicou a certificação de Boas Práticas de Fabricação para a fábrica da CoronaVac na China. A conclusão foi feita pela equipe da Anvisa que viajou ao país para inspecionar a produção da farmacêutica Sinovac. O certificado tem validade de dois anos e é um do pré-requisitos tanto para o processo de registro da vacina no Brasil, quanto para o pedido de autorização para uso emergencial.

Eficácia da vacina

O estudo conclusivo mede a taxa de eficácia do imunizante comparando quantos casos confirmados ocorreram nos voluntários que receberam placebo e quantos naqueles que tomaram a vacina. A taxa mínima de eficácia recomendada pela Anvisa é de 50%.

No final do ano passado, a Turquia informou publicamente ter chegado ao percentual de 91,25% de eficácia da CoronaVac em testes preliminares feitos com 1,3 mil voluntários.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hipertensão em animais exige diagnóstico preciso e monitoramento contínuo

Hipertensão em animais exige diagnóstico preciso e monitoramento contínuo

Condição pode estar associada a doenças renais, cardíacas ou hormonais e requer acompanhamento veterinário.
L
Hospital do Amor em Jaru realiza mais de 300 procedimentos de prevenção ao câncer

Hospital do Amor em Jaru realiza mais de 300 procedimentos de prevenção ao câncer

Ação conjunta entre Hospital do Amor e Prefeitura de Jaru resultou na realização gratuita de 332 exames, incluindo mamografias e preventivos, em três dias de atendimento móvel na cidade de Rondônia.
L
Semusa realiza nova ação de multivacinação neste sábado (25) em Porto Velho

Semusa realiza nova ação de multivacinação neste sábado (25) em Porto Velho

A Campanha de Multivacinação da Semusa segue até 31 de outubro em Porto Velho e busca atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
L
Porto Velho realiza 1ª Caminhada Outubro Rosa “Passos que Florescem”

Porto Velho realiza 1ª Caminhada Outubro Rosa “Passos que Florescem”

Evento acontece neste sábado (25) no Espaço Alternativo com atividades de prevenção ao câncer de mama e ações de bem-estar para mulheres.
L
Governo de RO distribui Carteira Azul para motoristas com TEA

Governo de RO distribui Carteira Azul para motoristas com TEA

Porta-documento facilita identificação e promove atendimento humanizado a condutores com Transtorno do Espectro Autista.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: Juliana Hernandez – Autismo, Direitos e Inclusão no Trabalho

Com sólida formação acadêmica e vivência real dentro do espectro autista.
L
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026

MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026

Medida inédita para o Sisu 2026 permitirá que candidatos usem a melhor pontuação obtida nas edições de 2023, 2024 e 2025 do Enem.
L

Povoado Nerd: Letícia Rodrigues e Nei Lima – Covers e cantores

O bate-papo promete curiosidades sobre a preparação do espetáculo, inspirações, desafios de representar artistas tão renomados e o que o público pode esperar da apresentação.
L
Aluga-se motos: Yamaha Factor 150, Honda 125 e Honda 160 disponíveis para você

Aluga-se motos: Yamaha Factor 150, Honda 125 e Honda 160 disponíveis para você

Com opções econômicas e potentes, o aluguel de motos como Yamaha Factor 150, Honda 125 e Honda 160 oferece liberdade, praticidade e ótimo custo-benefício para o dia a dia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa conduz sessão solene em homenagem aos 15 anos da Secretaria Especial de Saúde Indígena

Deputada Dra. Taíssa conduz sessão solene em homenagem aos 15 anos da Secretaria Especial de Saúde Indígena

Sessão solene proposta pela deputada Dra. Taíssa Sousa celebra os 15 anos da Sesai e reconhece o trabalho de profissionais que atuam pela saúde indígena em Rondônia e em todo o Brasil.
L
STF proíbe aborto legal por enfermeiros e técnicos em enfermagem

STF proíbe aborto legal por enfermeiros e técnicos em enfermagem

Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou liminar que permitia a atuação de profissionais de enfermagem em casos de aborto legal previstos em lei.
L
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó

Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó

Decisão do ministro Alexandre de Moraes permite que ex-ajudante de ordens de Bolsonaro se desloque para comemoração familiar em 1º de novembro.
L
Camex prorroga medidas antidumping contra produtos de China, EUA e Alemanha

Camex prorroga medidas antidumping contra produtos de China, EUA e Alemanha

Cobrança de alíquotas extras é estendida por cinco anos para proteger produtores brasileiros da prática de dumping em itens como escovas, cadeados e etanolaminas.
L
AROM e TJRO unem forças pela regularização fundiária em RO

AROM e TJRO unem forças pela regularização fundiária em RO

Parceria entre AROM e Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) fortalece o Projeto IntegrAção Fundiária, agilizando a entrega de títulos de propriedade aos cidadãos.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Mãe e criança sofrem fraturas em acidente entre moto e bicicleta na zona sul de Porto Velho

Mãe e criança sofrem fraturas em acidente entre moto e bicicleta na zona sul de Porto Velho

Colisão aconteceu na Estrada dos Japoneses, em frente ao Kart Bar.
16
Polícia Civil deflagra “Nullo Effugio” e prende quatro por homicídio em Vilhena

Polícia Civil deflagra “Nullo Effugio” e prende quatro por homicídio em Vilhena

Operação da DERCCV prende membros de facção envolvidos em homicídio de 2024, motivado por disputa de tráfico de drogas em Vilhena.
12
Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam farmácia em Porto Velho

Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam farmácia em Porto Velho

Ação conjunta em Porto Velho apura possível adulteração de Alvará Sanitário e visa proteger a saúde pública e o consumidor.
10
Polícia Civil recaptura foragido de facção em operação entre Rondônia e Mato Grosso

Polícia Civil recaptura foragido de facção em operação entre Rondônia e Mato Grosso

Ação conjunta entre Polícias Civis de Rondônia e Mato Grosso prende indivíduo que estava foragido na Vila Guatá, distrito de Colniza (MT).
14
Polícia Civil de Rondônia prende 20 pessoas em grande operação contra facção

Polícia Civil de Rondônia prende 20 pessoas em grande operação contra facção

Ação integrada da Polícia Civil e Polícia Militar cumpre mandados em cinco cidades e atinge grupo que movimentava mais de R$ 1 milhão por ano com tráfico de drogas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho abre credenciamento para expositores da Agrotec 2025

Prefeitura de Porto Velho abre credenciamento para expositores da Agrotec 2025

Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar será realizada no Complexo Madeira Mamoré; credenciamento é gratuito e voltado a produtores rurais, agroindústrias e artesãos.
L
Furto de cabos elétricos interrompe obra de iluminação na Praça do Contorno

Furto de cabos elétricos interrompe obra de iluminação na Praça do Contorno

Ação criminosa em Porto Velho causa prejuízo à Prefeitura e atrasa a revitalização da Praça do Contorno, onde a Emdur instala nova iluminação em LED.
L
EUA sancionam presidente colombiano Gustavo Petro por fluxo de cocaína

EUA sancionam presidente colombiano Gustavo Petro por fluxo de cocaína

Secretário do Tesouro Scott Bessent acusa Gustavo Petro de permitir a explosão da produção de cocaína, gerando resposta do líder colombiano.
L
Instituto Marielle Franco cobra julgamento dos mandantes do crime no STF

Instituto Marielle Franco cobra julgamento dos mandantes do crime no STF

Família e ativistas exigem a responsabilização completa pela morte de Marielle Franco, enquanto ação penal contra os irmãos Brazão e Rivaldo Barbosa segue sem data de conclusão.
L
Brasil propõe no G20 a criação de coalizão global pela alfabetização

Brasil propõe no G20 a criação de coalizão global pela alfabetização

Ministro Camilo Santana defendeu na África do Sul uma coalizão global para garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa.
L
Parque Buritis é inaugurado em Seringueiras por Lebrinha e Marcos Rocha

Parque Buritis é inaugurado em Seringueiras por Lebrinha e Marcos Rocha

A deputada Gislaine Lebrinha e o governador Marcos Rocha entregam o Parque Buritis em Seringueiras, o primeiro parque turístico do Vale do Guaporé, fortalecendo o lazer e o desenvolvimento regional.
L
Prefeitura de Jaru substitui ponte de madeira por tubo metálico na Linha 608

Prefeitura de Jaru substitui ponte de madeira por tubo metálico na Linha 608

Ação na Linha 608 de Jaru visa dar vazão às águas e melhorar o tráfego rural, garantindo durabilidade com a substituição de mais uma ponte por tubo armco.
L
Frete de grãos cai em rotas importantes após pico de escoamento da safra

Frete de grãos cai em rotas importantes após pico de escoamento da safra

Frete de grãos tem redução de preços em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, segundo dados da Conab; boletim de outubro de 2025 detalha o panorama logístico.
L
Resultado de venda de alimentos para Cúpula dos Povos é adiado

Resultado de venda de alimentos para Cúpula dos Povos é adiado

Conab adia para 29 de outubro a publicação da lista de classificação para compra de pães, geleias e laticínios destinados à Cúpula dos Povos em Belém (PA).
L
Desmatamento na Amazônia ameaça igarapés e segurança hídrica da região

Desmatamento na Amazônia ameaça igarapés e segurança hídrica da região

Estudo aponta que perda de vegetação nas margens provoca acúmulo de areia e compromete a integridade do ecossistema de igarapés e a disponibilidade de água.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.