TERÇA-FEIRA, 21/10/2025

Em destaque

L

Saúde

ESPECIALISTA ALERTA PARA SINTOMAS DO CÂNCER DE OVÁRIO

Oito entre dez casos são descobertos em fase avançada

Publicado em 

O câncer de ovário é o segundo tipo de câncer ginecológico mais comum entre as mulheres, atrás apenas do de colo do útero e a sétima maior causa de morte por câncer em mulheres. Além disso, oito entre dez casos de câncer de ovário são descobertos em fase avançada.

Sintomas como dificuldade para se alimentar, dor pélvica e/ou abdominal, sangramento vaginal anormal, mudança no hábito intestinal, fadiga extrema e perda de peso, embora associados também a outras doenças, são alertas importantes para um diagnóstico mais precoce.

Por não haver um método eficaz de rastreamento, o câncer de ovário é diagnosticado, na maioria dos casos, quando as mulheres apresentam sintomas que refletem a doença em estágio mais avançado. Em 80% dos casos, esse tipo de câncer é diagnosticado quando não está mais restrito ao ovário, tendo se disseminado para linfonodos, outros órgãos da região pélvica e abdominal ou até mesmo para órgãos como pulmão, osso e sistema nervoso central, mais raramente.

A alta taxa de diagnóstico tardio causa impacto no resultado do tratamento. Menos da metade das pacientes (48,6%) vive por mais de cinco anos após o diagnóstico. Comparativamente, quando a doença é identificada ainda restrita ao ovário, a chance de viver por mais de cinco anos sobe para 92,6%.

“Quando a doença é descoberta mais precocemente, pode-se oferecer um tratamento curativo, com melhores resultados, que será guiado com base na classificação realizada pelo médico patologista quanto ao tipo e à agressividade do tumor. É a avaliação anatomopatológica, entre outros fatores, que aponta a extensão da doença, assim como indica se a resposta à quimioterapia foi completa, alterando o destino das pacientes no que diz respeito a tratamento”, explica o médico patologista da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Leonardo Lordello.

Com o objetivo de identificar e difundir para o público as melhores estratégias para que a doença seja descoberta rapidamente, a SBP se une à World Ovarian Cancer Coalition – movimento global de conscientização sobre a doença – nesta sexta-feira (8), Dia Mundial do Câncer de Ovário. Criada em 2013, a organização reúne atualmente mais de 140 integrantes.

Alertas do corpo

Diferentemente do que ocorre com os exames de Papanicolau, mamografia e colonoscopia, que funcionam como métodos de rastreamento, respectivamente, do câncer de colo do útero, mama e colorretal, com o câncer de ovário não há uma metodologia eficaz. “Houve tentativas com o marcador CA125 ou exames de imagem, mas os estudos mostraram que oferecer essas avaliações para população assintomática não resultou em redução de mortalidade”, explica Lordello.

Outro complicador é o fato de que os sintomas que podem alertar para o surgimento de tumores de ovário também são comumente associados a outras doenças. Embora esses sinais de alerta sejam inespecíficos, a atenção a eles pode ser um caminho para o diagnóstico mais precoce. Os principais são aumento do abdômen, dificuldade para se alimentar, dor na região pélvica e/ou abdominal, sangramento vaginal anormal (principalmente pós-menopausa), mudança no hábito intestinal, fadiga extrema e perda de peso.

Classificação correta

Em um cenário no qual predomina uma doença com alta taxa de mortalidade, a correta definição do tipo de lesão, apontando se ela é benigna ou maligna (câncer), torna-se ainda mais importante, assim como a indicação de seu tamanho, grau de agressividade, perfil biológico, capacidade de se espalhar e potencial resposta aos tratamentos disponíveis no caso de malignidade.

Assim como a maior parte dos diagnósticos de câncer, apesar da anamnese e de exames de imagem poderem identificar a presença de um tumor ovariano, a natureza desse tumor quanto à malignidade só será definida a partir da avaliação feita por um médico patologista. No contexto do câncer de ovário, essa avaliação pode ocorrer antes da cirurgia, geralmente em casos avançados, para determinação de quimioterapia neoadjuvante; durante a cirurgia, por meio do exame intraoperatório por biópsia de congelação; ou após a cirurgia, para avaliação da extensão da doença e/ou resposta ao tratamento.

Em cerca de 90% dos casos, os tumores malignos do ovário são derivados de células epiteliais que revestem o ovário e/ou a trompa. O restante provém de células germinativas (que formam os óvulos) e células estromais (que produzem a maior parte dos hormônios femininos), sendo esses casos mais frequentes em adolescentes e mulheres mais jovens.

Entre os tumores malignos epiteliais de ovário, cerca de 70% são carcinomas serosos, que podem ser de baixo ou alto grau. “Embora agressivos, tumores serosos de alto grau, com disseminação mais rápida e comprometimento maior do ovário e órgãos adjacentes, são, geralmente, mais responsivos à quimioterapia”, comenta o patologista.

De maneira geral, o câncer tem início em um dos ovários. Embora em parte dos casos possa haver a doença em ambos os ovários (envolvimento bilateral), acredita-se que isso ocorra de maneira metastática de um ovário para o outro. Além dessa disseminação, as células malignas frequentemente podem acometer a cavidade pélvica e/ou abdominal, podendo formar tumores que causam compressão do reto ou da bexiga, além de comprometer útero e/ou vagina. Em casos mais avançados, a doença pode ainda disseminar para outros órgãos como o fígado, pulmão e osso, mais tardiamente.

Fatores de risco

Similarmente ao que ocorre com a maioria dos casos de câncer de mama, os tumores malignos de ovário surgem, em cerca de 80% dos casos, por influência direta dos hormônios. Infertilidade e questões associadas com maior frequência aos ciclos menstruais mensais, como menarca precoce, menopausa tardia, nuliparidade (nunca ter tido filhos), entre outras, assim como obesidade e tabagismo, são os principais fatores de risco.

Entre os efeitos protetores estão o controle do peso, alimentação equilibrada e prática de atividade física, assim como o uso de contraceptivos orais por pelo menos cinco anos. Gestação, assim como a amamentação, colaboram na diminuição do risco de desenvolver câncer de ovário.

Hereditariedade

Estima-se que cerca de 20% dos casos de câncer de ovário estão relacionados a mutações de origem hereditária, estando ligados principalmente à síndrome de câncer de mama e ovário, cuja principal mutação é no gene BRCA1. Em caso de história pessoal ou familiar de primeiro grau de câncer de mama e/ou ovário é válido procurar um oncologista, que poderá indicar uma avaliação com um médico geneticista, indica a SBP.

Faixa etária

O câncer de ovário é mais prevalente a partir dos 60 anos, quando a mulher não se encontra mais em fase reprodutiva. No entanto, a doença pode ser diagnosticada também em mulheres mais jovens, principalmente nos casos de hereditariedade. As mulheres mais jovens, em fase reprodutiva, que têm predisposição hereditária para desenvolver câncer de mama, podem optar por acompanhamento clínico mais precoce e frequente.

A paciente é orientada ainda sobre a possibilidade de fazer a cirurgia profilática (retirada preventiva dos ovários e trompas, para reduzir o risco de desenvolver a doença). É importante a paciente ser orientada por seu oncologista e ter acesso a um serviço de aconselhamento genético, coordenado por um geneticista, sugere a SBP.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Saúde de Rondônia sob pressão: Dr. Camargo cobra transparência e soluções do Governo

Deputado exige informações sobre fila de cirurgias no Hospital Regina Pacis e volta a denunciar o colapso no Hospital João Paulo II, destacando o abandono do sistema público de saúde.
L
Carreta do Hospital de Amor realiza atendimentos em Jaru.

Carreta do Hospital de Amor realiza atendimentos em Jaru

Ação faz parte da Campanha Outubro Rosa e busca fortalecer o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
L
Capacitação em Saúde Bucal fortalece atendimento odontológico e aprimora serviços em Porto Velho

Capacitação em Saúde Bucal fortalece atendimento odontológico e aprimora serviços em Porto Velho

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação reuniu cerca de 200 profissionais para alinhar práticas e aprimorar o atendimento odontológico em Porto Velho.
L
Gestantes da Ponta do Abunã recebem kits natalidade com berço portátil pelo programa Mamãe Cheguei

Gestantes da Ponta do Abunã recebem kits natalidade com berço portátil pelo programa Mamãe Cheguei

Ação do governo de Rondônia alia acolhimento, orientação e suporte às futuras mães.
L
Inscrições abertas para a caminhada Outubro Rosa “Passos que Florescem”

Inscrições abertas para a caminhada Outubro Rosa “Passos que Florescem”

Evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho será realizado no Espaço Alternativo e inclui atividades de saúde, bem-estar e conscientização.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Tire suas dúvidas sobre o Reforma Casa Brasil

Tire suas dúvidas sobre o Reforma Casa Brasil

Novo programa do Governo do Brasil facilita acesso a crédito para reformas e ampliações de residências com juros baixos, prazo flexível e sem burocracia.
L

Agenda News: Ester Muniz e o reality Mansão Muniz

Um projeto ousado que vai reunir 15 participantes em três dias de confinamento com provas, festas e muita estratégia.
L

Gol MPI 2022/2023 com baixo km e preço imperdível na Zé Veículos

Econômico, confortável e ideal para quem busca um carro confiável para o dia a dia com excelente custo-benefício.
L
Ministro Luiz Fux solicita mudança para a Segunda Turma do STF

Ministro Luiz Fux solicita mudança para a Segunda Turma do STF

Fux pede autorização para deixar a Primeira Turma, colegiado que está responsável pelo julgamento das ações penais da trama golpista.
L

Saveiro Cross Vermelha 2014/2015 por R$ 67.990 na Zé Veículos

Robustez, economia e estilo se encontram nessa Saveiro Cross 2014/2015, uma picape perfeita para quem busca versatilidade no dia a dia e conforto para qualquer viagem.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade.
L
Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Município alcança 147 oportunidades abertas e reforça papel de destaque no mercado estadual de trabalho.
L

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

POLÍTICA

Senado adia votação de lei que tira resposta a tarifaço dos EUA do teto fiscal

Senado adia votação de lei que tira resposta a tarifaço dos EUA do teto fiscal

Presidente Davi Alcolumbre retirou Projeto de Lei Complementar da pauta por baixo quórum, impedindo a conclusão da votação de medida que visa mitigar impacto das tarifas americanas.
L
Bueiro no bairro Embratel é limpo e tampado após solicitação da vereadora Sofia Andrade

Bueiro no bairro Embratel é limpo e tampado após solicitação da vereadora Sofia Andrade

Ação da Prefeitura de Porto Velho garante mais segurança e evita alagamentos na região.
L
Fux vota pela absolvição de todos os sete réus do Núcleo 4 da trama golpista

Fux vota pela absolvição de todos os sete réus do Núcleo 4 da trama golpista

Placar no STF fica em 2 a 1 pela condenação após voto do ministro Luiz Fux, que mudou de posição e alegou que as condutas dos acusados não tinham “potencial de conquista de poder”.
L
Dra. Taíssa acompanha finalização das obras no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha finalização das obras no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Deputada estadual garante melhorias na infraestrutura dos barracões e reforça apoio ao festival folclórico da cidade
L
Jaime Bagattoli detalha empenho contra a privatização da hidrovia do Madeira durante entrevista

Jaime Bagattoli detalha empenho contra a privatização da hidrovia do Madeira durante entrevista

Senador reforça mobilização da Bancada Federal de Rondônia e convida população para diligência externa do Senado que investigará impactos da medida.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Motociclista quebra perna em grave acidente no centro

Motociclista quebra perna em grave acidente no centro

Devido o atropelamento, a piloto sofreu uma fratura exposta na perna e uma lesão séria na cabeça.
16
PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor

Investigação iniciada após prisão de servidor da Anvisa apura desvio de fármacos apreendidos e venda em clínicas médicas no Rio e em São Gonçalo.
10
Polícia Civil faz buscas na Saúde e Hospital de Costa Marques em Rondônia

Polícia Civil faz buscas na Saúde e Hospital de Costa Marques em Rondônia

Operação “Ilusion – Fase Falso Plantão” investiga suposto esquema de médicos que simulavam plantões e viagens, resultando em desvio de mais de R$ 1 milhão.
10
Polícia Federal prende homem em flagrante na Operação Instans em Rondônia

Polícia Federal prende homem em flagrante na Operação Instans em Rondônia

Ação visa combater a aquisição e armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil no estado, prendendo um suspeito em Espigão D’Oeste, Rondônia.
16
PF prende gerente de fazenda por incêndio criminoso em Campo Novo de Rondônia

PF prende gerente de fazenda por incêndio criminoso em Campo Novo de Rondônia

Ação da Operação Sentinelas da Amazônia flagrou crime ambiental de incêndio em vegetação e mata ciliar na zona rural de Campo Novo de Rondônia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): VILA PESCA ENTREPOSTO LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga: VILA PESCA ENTREPOSTO LTDA

Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento de Renovação da Outorga: FEMAR IND E COM DE BEBIDAS EIRELI

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Sicredi destaca impacto positivo do cooperativismo em nova campanha

Sicredi destaca impacto positivo do cooperativismo em nova campanha

Instituição financeira lança filme com o mote “Acreditar no cooperativismo para transformar vidas”, revelando como cada transação contribui para o desenvolvimento local e sustentável.
L
Faturamento do setor mineral cresce 34% e atinge R$ 76,2 bilhões no 3º trimestre

Faturamento do setor mineral cresce 34% e atinge R$ 76,2 bilhões no 3º trimestre

Ibram divulga resultados com destaque para o minério de ferro, que representa mais da metade do faturamento, e para o aumento dos investimentos em terras raras.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.