DOMINGO, 06/04/2025

L

Saúde

BANCO DE LEITE MANTÉM SERVIÇOS DE COLETA EXTERNA DURANTE A PANDEMIA SEGUINDO CUIDADOS DE PREVENÇÃO À CONTAMINAÇÃO

Até o final do mês de março foram doados 33 litros de leite, já este mês de abril as doações somaram 30 litros até o último dia 28.

Publicado em 

BANCO DE LEITE MANTÉM SERVIÇOS DE COLETA EXTERNA DURANTE A PANDEMIA SEGUINDO CUIDADOS DE PREVENÇÃO À CONTAMINAÇÃO - News Rondônia

Mesmo com a pandemia da Covid-19 em todo o Estado, os serviços do Banco de Leite Humano Santa Ágata (BLH), anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, estão acontecendo com a mesma funcionalidade de atendimento pediátrico aos bebês neonatais e nutrizes.

Segundo a coordenadora do BLH, Edilene Macedo Cordeiro, o atendimento em relação às orientações de aleitamento materno continua, de segunda a sexta-feira, manhã e tarde, sem necessidade de agendamento, sendo por demanda espontânea.

BANCO DE LEITE MANTÉM SERVIÇOS DE COLETA EXTERNA DURANTE A PANDEMIA SEGUINDO CUIDADOS DE PREVENÇÃO À CONTAMINAÇÃO - News Rondônia

“Continuamos com a coleta de leite nos domicílios das doadoras, e não há necessidade delas irem até o Banco de Leite. A coleta é feita pelas próprias nutrizes em suas residências, e a equipe do BLH passa para pegar”, informou.

A mudança na coleta domiciliar é que a coletadora do BLH precisa ir aos domicílios com máscara, touca e luva para evitar contaminação. As luvas são trocadas a cada domicílio e as máscaras também, dentro do tempo correto de uso.

“As doadoras já utilizavam, mesmo antes do coronavírus, máscara e touca para fazer a coleta de leite, e assim evita-se qualquer contaminação do leite humano”, explicou a coordenadora.

Até o final do mês de março foram doados 33 litros de leite, já este mês de abril as doações somaram 30 litros até o último dia 28. “Se considerarmos mais dois dias de doações externas, provavelmente o número chegará à mesma quantidade do mês anterior”.

Já a coleta das mães das crianças que estão internadas na UTI Neonatal do Hospital de Base, caiu em cerca de 60%. Elas são chamadas de doadoras exclusivas, pois coletam leite para o próprio filho, e o alimento não precisa passar pelo processo de pasteurização.

Com os cuidados de prevenção e combate à disseminação do coronavírus, as mães não estão podendo passar o dia com os filhos internados na UTI Neonatal, o que justifica a queda na coleta interna. A permissão para as mães dos neonatais é que apenas façam a visita diária. “Fora isso, nada mudou. Desde outubro do ano passado, a distribuição é de meio litro a um litro por dia”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa proíbe suplementos com ora-pro-nóbis e determina recolhimento dos produtos

Anvisa proíbe suplementos com ora-pro-nóbis e determina recolhimento dos produtos

Agência determina ainda recolhimento dos produtos
L
Ministro da Saúde defende mobilização nacional contra o negacionismo e reforça campanha de vacinação contra gripe e sarampo

Ministro da Saúde defende mobilização nacional contra o negacionismo e reforça campanha de vacinação contra gripe e sarampo

Saúde promete atuar em diversas frentes para aumentar a vacinação
L
Campanha de doação de sangue será realizada em Itapuã do Oeste e Ouro Preto do Oeste neste fim de semana

Campanha de doação de sangue será realizada em Itapuã do Oeste e Ouro Preto do Oeste neste fim de semana

A participação na ação de doação de sangue está aberta tanto para doadores já cadastrados quanto para aqueles que desejam se voluntariar pela primeira vez.
L

Início da 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Porto Velho reúne mais de 230 participantes

Representantes de diversas instituições reforçaram a necessidade de atualização das políticas públicas de saúde do trabalhador
L
Caminhada integra ações do projeto "Caps fora do Caps" em celebração ao Dia Mundial da Saúde

Caminhada integra ações do projeto Caps fora do Caps em celebração ao Dia Mundial da Saúde

Ação tem a finalidade de conscientizar população sobre os benefícios das atividades físicas para a saúde mental do indivíduo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

ALIANÇA PELA VIDA: Casal Rocha fortalece compromisso com a cidadania na edição especial do Rondônia Cidadã no residencial Morar Melhor

A ação faz parte do Plano Aliança Pela Vida, lançado em dezembro de 2024, e representa uma importante mobilização do governo estadual em prol da garantia dos direitos sociais e da dignidade das comunidades mais vulneráveis.
L

Na geladeira: BPTAR esfria os planos de traficante e encontra 1kg de maconha no congelador

Droga foi encontrada escondida entre os “frios” de um apartamento na zona sul; suspeito confessou e acabou com os planos congelados pela polícia.
10

CARDE amplia acervo com modelos exclusivos da Ferrari, Pegaso e Tucker

Museu em Campos do Jordão conta com mais de 100 veículos
L

Terapia com animais auxilia na recuperação de pacientes

Interação com pets contribui para o bem-estar e alívio de sintomas
L

Motoniveladora comemorativa da New Holland Construction tem tiragem limitada

Edição Titanium da RG170.B EVO marca os 75 anos da marca no Brasil com numeração exclusiva e pintura especial
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Provas do concurso do Ibama serão aplicadas neste domingo em todo o país

Provas do concurso do Ibama serão aplicadas neste domingo em todo o país

Abertura dos portões está marcada para meio dia no horário de Brasília
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Todos os procedimentos devem ser concluídos no prazo máximo 30 dias.
L
Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Os profissionais têm o prazo de cinco dias úteis para se apresentarem.
L
Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo, ter entre 15 anos e menos de 18 anos no dia 30 de junho de 2026, entre outros requisitos presentes no edital.
L
ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

Objetivo é melhorar equipamento para pessoas com deficiência visual
L
Publicidade

POLÍTICA

Senadores Jaime Bagattoli e Marco Rogério participam de manifestação pela anistia dos envolvidos no 8 de Janeiro

O ato contou com discursos de parlamentares e representantes da direita, como o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e da primeira-dama Michelle Bolsonaro, mas o momento mais aguardado ficou por conta da fala de Bolsonaro.
L

Deputado Cássio Gois apoia independência do Saae de Rondônia e propõe revisão das microrregiões de saneamento

O parlamentar, que não votou a matéria quando da sua aprovação em 2023, agora lidera debates para garantir autonomia das autarquias
L
Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Sílvia Cristina destinou recurso para projeto do Ifro de Ji-Paraná, que oferece qualificação gratuita.
L
Nota de Esclarecimento - Hildon Chaves

Nota de Esclarecimento – Hildon Chaves

Circula nas redes uma fake news sobre eleições de 2026.
L

Produtores sofrem com preço da arroba do boi e recebem apoio de Cláudia de Jesus durante Comissão

Parlamentar defende mais atenção ao setor produtivo e políticas públicas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre táxi e carro de passeio deixa ferido em cruzamento da Pinheiro Machado

Colisão ocorreu durante a noite no bairro Igarapé e deixou o condutor do táxi com ferimentos no rosto; demais envolvidos saíram ilesos.
10

Operação desmantela esquema de grilagem em terra indígena de Rondônia

PF investiga grupo que loteava e vendia ilegalmente áreas da Terra Indígena Igarapé Lage; construções clandestinas foram destruídas
10

Ficou sozinha: criminoso foge e deixa companheira para ser presa com drogas perto da rodoviária

Uma jovem de 19 anos foi presa por tráfico de drogas neste sábado (05), após ser flagrada com entorpecentes na Avenida Dom Pedro II, nas proximidades da rodoviária de Porto Velho.
10

Casal é preso após tentativa de homicídio mútua durante briga em vila de apartamentos

Durante a confusão, ambos acabaram se esfaqueando.
12

Homem leva duas facadas durante bebedeira na zona leste

A vítima não revelou quem foi o autor do crime, nem a motivação.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Librelato amplia rede e inaugura mais um Box Libreparts no Brasil

Nova unidade expande operação e reforça a proximidade com os clientes, oferecendo soluções práticas e ágeis
L

Recebimento da Licença Ambiental: A B SERVICOS MEDICOS LTDA

Licença Ambiental/LAS Nº 176 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: MAIS LOCACOES LTDA.

LAS – Licença Ambiental Simplificada 
L

Abril das Invasões: rondonienses protestam, mas MST avisa que voltará aos ataques com toda a força

Parlamentar denuncia falta de transparência na destinação de R$ 850 milhões ao MST, supostamente para a Reforma Agrária, sem detalhamento dos critérios de aplicação dos recursos.
L

Gestão municipal articula com instituições estratégias para lidar com a cheia do Rio Madeira

Tom foi de solidariedade, prontidão e respeito ao sofrimento das famílias ribeirinhas
L
Governo de RO marca um feito inédito com o lançamento do primeiro PAA Indígena Estadual

Governo de RO marca um feito inédito com o lançamento do primeiro PAA Indígena Estadual

O Programa, que integra políticas públicas federais, estaduais e municipais, possibilita que os próprios indígenas produzam e comercializem seus alimentos com garantia de preço justo e qualidade.
L

AMG GT 63 S E PERFORMANCE estreia no Brasil com motor V8 híbrido

Modelo combina tecnologias da Fórmula 1 com tração integral e bateria de refrigeração direta
L

Motociclista fica em estado grave após colisão com carro na zona leste

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros.
14

Mulher perde o controle de carro e capota ao lado de viaduto na zona sul

A motorista ferida foi socorrida em um carro particular para a UPA Sul.
10
Atletas rondonienses recebem incentivo do Governo de RO para competir no Challenge Junior

Atletas rondonienses recebem incentivo do Governo de RO para competir no Challenge Junior

O atleta Marcus Rodrigues ressaltou a importância do apoio do governo do estado.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.