O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciou que o edital para o concurso de policial legislativo será lançado até o final de janeiro de 2026. A confirmação ocorreu por meio de um vídeo em suas redes sociais, onde o parlamentar destacou a importância de reforçar o quadro de segurança da instituição com novos servidores de carreira.
Paralelamente ao novo anúncio, seguem abertas até as 18h da próxima segunda-feira, 26 de janeiro, as inscrições para os cargos de técnico e analista legislativo. Os interessados devem realizar o cadastro exclusivamente pelo site do Cebraspe, banca organizadora responsável pela execução do certame autorizado no ano passado.
O concurso vigente oferece 140 vagas, sendo 70 para início imediato e 70 para cadastro de reserva, exigindo nível superior em qualquer área de formação. Os salários iniciais são atrativos, variando entre 21.008,19 reais e 30.853,99 reais, com uma jornada de trabalho estabelecida em 40 horas semanais para todos os aprovados.
As provas objetivas e discursivas estão agendadas para o dia 8 de março e serão aplicadas em todas as capitais brasileiras. Segundo Motta, a descentralização dos locais de exame visa democratizar o acesso ao concurso, evitando que candidatos precisem viajar longas distâncias para participar da seleção pública.
A seleção atual também reserva 30% das vagas para candidatos negros, indígenas e quilombolas, seguindo as novas diretrizes de ações afirmativas do governo federal. As taxas de inscrição variam de 100 a 130 reais e podem ser pagas via Pix por meio de Guia de Recolhimento da União até o dia 28 de janeiro.











































