O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a prisão de Jair Bolsonaro e de militares condenados pela tentativa de golpe de Estado, classificando o fato como uma “lição de democracia ao mundo”. A declaração foi feita em Brasília, no Palácio do Planalto, durante a sanção da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Lula expressou satisfação, não pela prisão em si, mas pelo que ela representa: “Eu estou feliz porque esse país demonstrou que está maduro para exercer a democracia na sua mais alta plenitude”, disse.
Força da Justiça Brasileira
O comentário do presidente se refere ao fim do processo da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o início da execução das penas para sete réus. O ex-presidente Bolsonaro já começou a cumprir a pena de 27 anos e três meses de prisão.
Lula elogiou a atuação do sistema judiciário. “Sem nenhum alarde, a Justiça brasileira mostrou a sua força, não se amedrontou com as ameaças de fora e fez um julgamento primoroso”, afirmou. Ele destacou que, pela primeira vez em 500 anos, um ex-presidente e generais de quatro estrelas estão presos por tentativa de golpe.
“Democracia não é privilégio de ninguém, é um direito de 215 milhões de brasileiros,” acrescentou o presidente.
Condenações e Penas Definidas
A condenação dos réus pela Primeira Turma do STF ocorreu em 11 de setembro, por quatro votos a um. Os condenados foram responsabilizados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.











































