O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, nesta quinta-feira (20), o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para assumir o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
Graduado em Direito pela UFPE, Messias é mestre e doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela UnB, onde também atuou como professor visitante. Ele exerce o comando da AGU desde 1º de janeiro de 2023.
Antes disso, ocupou funções estratégicas no governo federal, como subchefe da Casa Civil, secretário no Ministério da Saúde, consultor jurídico do Ministério da Educação e do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também integrou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e a Procuradoria do Banco Central.
Com a indicação formalizada, o nome de Jorge Messias seguirá para sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, para votação no Plenário, etapas necessárias para sua aprovação ao STF.





































