O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade às famílias das vítimas do tornado que atingiu municípios do centro-sul do Paraná nesta sexta-feira (7). Em publicação nas redes sociais, Lula lamentou as mortes e enviou mensagens de apoio às pessoas afetadas pelo desastre natural.
Pelo menos seis pessoas morreram, sendo cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, além de 432 feridos e duas pessoas desaparecidas, segundo dados oficiais. A tempestade foi classificada como tornado F3, com ventos que chegaram a até 250 km/h, conforme apontou o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreu danos. O município tem cerca de 14 mil habitantes e fica a aproximadamente 400 quilômetros de Curitiba.
Lula também informou o envio de uma equipe ministerial à região, liderada pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, acompanhados por especialistas da Defesa Civil Nacional e profissionais da Força Nacional do SUS.
Em publicação no X, Gleisi Hoffmann reforçou a necessidade de união e apoio rápido. “A missão é levar socorro, ajuda humanitária e iniciar os procedimentos para a reconstrução das áreas atingidas”, afirmou.
O governador Ratinho Junior decretou estado de emergência para agilizar ações de reconstrução e atendimento à população. Segundo ele, muitas famílias estão desabrigadas. “Estamos preparando alojamentos para garantir abrigo imediato”, disse.









































