O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou a protagonizar polêmica nas redes sociais nesta quinta-feira (30) após responder com ofensas a uma internauta que mencionou a prisão de seu primo, Glaycon Raniere de Oliveira Fernandes, detido por tráfico de drogas.
A usuária afirmou que “o primo traficante do Nikolas não foi executado e está tendo direito à ampla defesa”. Em resposta, o parlamentar declarou: “Meu primo não recebeu a polícia com tiros, barricada e drone com bomba. Mas se tivesse, que sofresse as consequências dos atos dele. Tenta na próxima, piranha.”
A declaração rapidamente viralizou, dividindo opiniões e reacendendo críticas ao comportamento do deputado, que já foi alvo de controvérsias anteriores por falas agressivas e embates virtuais.
O episódio também fez com que internautas recordassem a defesa feita por Nikolas ao ex-deputado Roberto Jefferson (PTB). Em 2022, Jefferson trocou tiros com a Polícia Federal em Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro, ferindo dois agentes durante cumprimento de mandado de prisão determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na ocasião, Nikolas criticou a decisão judicial e afirmou que as ofensas de Jefferson à ministra Cármen Lúcia poderiam ser tratadas por meio de processo por difamação, mas que “pedir a prisão dele seria demais”. O deputado chegou a compartilhar publicações defendendo o direito do ex-parlamentar de “emitir opiniões”.
Para analistas políticos, a nova reação de Nikolas reforça a postura combativa do parlamentar nas redes sociais, que costuma usar linguagem provocativa para mobilizar seguidores e confrontar críticos. O episódio, no entanto, reacende o debate sobre o limite entre liberdade de expressão e responsabilidade pública de figuras eleitas.
Nas plataformas digitais, o assunto segue entre os mais comentados, com milhares de menções ao nome do deputado e de seu primo, enquanto apoiadores e opositores travam intenso debate sobre moralidade, coerência e o uso político de casos familiares.
Fonte: Revista Fórum, Julinho Bittencourt.









































