Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do que se falava, comentava, planejava. Nunca se pode imaginar que o que está pronto hoje, estará no amanhã, porque na vida das urnas, quase nada é definitivo. A história se repetiu agora com o ex-prefeito Hildon Chaves. Candidatíssimo à sucessão de Marcos Rocha durante meses, pelo menos logo que voltou das férias ao deixar dois mandatos na Prefeitura de Porto Velho, Hildon estava pelo menos entre os quatro ou cinco políticos capazes de atingir este objetivo. Mas, no decorrer da etapa de preparação para o lançamento da campanha, tudo mudou.
A um amigo próximo, já na semana passada, Hildon Chaves avisou que havia mudado de plano. O cavalo que poderia esperar não passou encilhado, como dizem os gaúchos e ele achou que o melhor caminho seria concorrer a uma das oito cadeiras à Câmara Federal. E é o que fará. Depois de uma administração muito positiva, quando saiu da Prefeitura com uma alta aprovação, Hildon acha que o caminho mais lógico e menos penoso a percorrer é o do Congresso Nacional. E teve também outro motivo forte para isso. Sua família apelou para que, caso ele se mantivesse na política, não mais fosse no Executivo, pelo desgaste e pela dedicação praticamente dia e noite nesta missão.
O novo projeto já está em andamento. Hildon vai buscar a formação de uma chapa muito forte do PSDB, visando a Câmara Federal em que ele teria potencial para sair, só da Capital, com cerca de 70 mil votos. A meta seria, em 2026, ser o novo Fernando Máximo, o atual deputado que foi campeão votos na Capital na eleição passada e que, no ano que vem, anuncia que disputará o Governo do Estado. Dentro do novo projeto, Hildon Chaves também comandará as conversações dos tucanos e de seu grupo político sobre quem terá o apoio na disputa pelo Governo, da qual agora ele se afastou.
Outra decisão já tomada na família é que a deputada estadual Ieda Chaves, que tem cumprido um mandato muito produtivo, disputará a reeleição para a Assembleia Legislativa por seu partido, o União Brasil. Com a saída de Hildon, restam pelo menos cinco nomes, todos com chances: Máximo, Adailton Fúria, Marcos Rogério, Confúcio Moura e Sérgio Gonçalves.
CÉSAR CASSOL, GRANDE PRODUTOR TAMBÉM NA BOLÍVIA, VÊ COM OTIMISMO O NOVO GOVERNO DE DIREITA DO PAÍS
Se há um rondoniense que conhece a Bolívia, que é um parceiro dos nossos vizinhos e tem feito grande sucesso por lá, no agronegócio, é o empresário César Cassol. Há muitos anos ele tem produzido na região de fronteira e inclusive já foi homenageado pelo governo boliviano, por sua atuação de apoio ao desenvolvimento do país. E agora, com a troca de um governo de esquerda, depois de 20 anos no poder, por um de direita, qual a visão de César Cassol sobre a mudança? A visão do produtor rondoniense que, no Estado, aliás, é também um grande empresário na área da produção de energia elétrica e de calcário, é das mais otimistas.
Para César, a eleição do presidente Rodrigo Paz, de direita, pode significar um novo momento de crescimento do país. “O novo Presidente já deixou claro que quer incentivar a produção, que quer desenvolvimento, que vai abrir a Bolívia para o comércio com países vizinhos, enfim, tenho convicção de que será um novo e importante caminho para que os bolivianos encontrem soluções para seus problemas. Para César Cassol, “só se supera as crises com muito trabalho”.”
César Cassol é um dos responsáveis pela produção de energia em pequenas hidrelétricas, abastecendo várias comunidades do Estado. É também um dos maiores produtores de calcário da região norte. Na Bolívia, o empresário de Rolim de Moura também tem criação de gado, entre outros negócios.
EXPEDITO, EM NOME DE ADAILTON FÚRIA, TEM ENCONTRO COM MARCOS ROCHA PARA TRATAR DE 2026
Se havia alguma dúvida, não há mais. Um encontro entre o Governador e o ex-senador Expedito Júnior, presidente regional do PSD, pode ter fechado definitivamente um acordo entre Marcos Rocha e o candidato ao Governo, Adailton Fúria. Expedito é o responsável pelos caminhos que Fúria percorrerá, em termos de parceria, para tentar ocupar a cadeira do próprio Rocha, a partir de 1º de janeiro de 2027.
“Estive com o nosso Governador Marcos Rocha. Tivemos uma boa conversa sobre tudo o que Rondônia já conquistou em sua gestão e os desafios que ainda têm pela frente”, escreveu Expedito.
Por enquanto, a situação do vice-governador Sérgio Gonçalves, que é o nome do União Brasil à sucessão de Rocha, ainda está indefinida, mas o grupo palaciano comandado por Rocha já prepara sua opção.
O VILA RICA DE 40 ANOS DE HISTÓRIA SE TORNARÁ UM GRANDE HOSPITAL, COM 400 LEITOS, NO CENTRO DA CAPITAL
O antigo Hotel Vila Rica será transformado num grande hospital, com mais de 400 leitos. O milagre da transformação será patrocinado pela Faculdade Católica de Rondônia, numa parceria com a IRB Care, com previsão de atendimento dentro de cerca de um ano e meio depois de iniciadas as reformas.
O prédio, pronto, vai sediar o que será chamado oficialmente de Hospital Escola e de Pesquisa de Rondônia, Unidade Dom Moacyr Grechi. O novo hospital vai atender particulares e pacientes do SUS, terá UTI e heliponto.
CONSÓRCIO NOVA BR PRETENDE ASFALTAR OS 20 QUILÔMETROS DO ANEL VIÁRIO DA CAPITAL ATÉ FINAL DE 2027
As obras do Anel Viário de Porto Velho, apelidado Expresso Porto, terão início em abril de 2026 e previsão de conclusão em novembro de 2027. O trecho tem cerca de 20 quilômetros, começando na BR 364, ao lado das Irmãs Marcelinas, até a Estrada da Penal.
QUEM ENTENDE? AEROPORTO TEM MENOS VOOS, MAS RECEBEU 491 MIL PASSAGEIROS E TEVE 3.553 POUSOS E DECOLAGENS
O aeroporto internacional Jorge Teixeira movimentou 491 mil passageiros entre janeiro e setembro de 2025, com 3.553 pousos e decolagens, representando aumento de 42% nas operações em relação a 2024.
WILBER COIMBRA NO COMANDO DO TRIBUNAL DE CONTAS ATÉ O FINAL DE 2027. ELE FOI REELEITO POR UNANIMIDADE
Wilber Coimbra foi reeleito presidente do TCE até o final de 2027, com unanimidade. Foram eleitos também: Edilson Silva, Paulo Curi, Jailson Viana, Valdivino Crispin, Francisco Carvalho e Euler Mello.
PROGRAMA MAMÃE CHEGUEI TEM AGORA ATÉ BERÇO PORTÁTIL E JÁ AJUDOU MAIS DE 22 MIL FAMÍLIAS
O programa já alcançou mais de 22 mil famílias e inclui 20 itens no kit natalidade, agora com berço portátil, distribuído pelo Governo de Rondônia.
CRISPIN QUER REGULAMENTAR LEI DO SELO DA ACESSIBILIDADE, PARA FACILITAR A VIDA DE QUEM TEM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA
O deputado Ismael Crispin solicitou regulamentação da Lei nº 4.945/2021, que cria o Selo de Acessibilidade Municipal, para promover cidades seguras e inclusivas.
PACELE PERCORRE A CAPITAL E OS DISTRITOS, BUSCANDO SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DA COMUNIDADE
Márcio Pacele, vereador mais votado em Porto Velho, acompanha obras de drenagem e substituição de manilhas, atendendo demandas das comunidades e reforçando seu compromisso com a população.
PERGUNTINHA
Decisão do ministro Luiz Fux pela absolvição de novo grupo acusado de “golpe contra a democracia”, afirmando que “os réus não podem ser acusados de golpe de Estado porque suas condutas não tinham potencial de conquista de poder e de substituição do governo”.










































