O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, tiveram uma conversa por telefone para reafirmar a cooperação ambiental entre os países. Segundo o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de meia hora.
Lula destacou a importância da COP30, que será realizada em Belém, como uma oportunidade para firmar compromissos climáticos ambiciosos. Em resposta, o chanceler alemão confirmou que a Alemanha enviará uma delegação de alto nível para o evento, reforçando o engajamento do país nas questões ambientais.
Os líderes também conversaram sobre o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que avançou para a etapa de apreciação pelo Conselho Europeu. O acordo, que está em negociação há 25 anos, cria um mercado com mais de 700 milhões de pessoas e representa 26% do PIB global. A expectativa é que o acordo possa ser assinado ainda este ano. No entanto, a aprovação enfrenta resistências, principalmente da França, que teme a concorrência com o agronegócio brasileiro.
Lula e Merz também concordaram em realizar uma terceira reunião de alto nível entre os dois países no próximo ano. O presidente brasileiro confirmou a participação do país como homenageado na Feira Industrial de Hannover de 2026, com cinco pavilhões e a presença de 160 empresas brasileiras.