O governo federal lançará o programa “Aqui é Brasil”, uma iniciativa para acolher brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade. O programa, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), será lançado na quarta-feira, 6 de agosto de 2025, em uma cerimônia em Brasília. A ministra Macaé Evaristo afirmou que o objetivo é levar “dignidade e cidadania” aos brasileiros repatriados, oferecendo oportunidades de emprego, moradia, saúde e outras garantias sociais.
O programa contará com a colaboração dos ministérios das Relações Exteriores, do Desenvolvimento e Assistência Social, da Justiça e Segurança Pública e da Saúde. O “Aqui é Brasil” oferecerá atendimento psicossocial e assistência à saúde.
Voos de repatriação
Desde fevereiro, o governo brasileiro já repatriou mais de 1,2 mil cidadãos que estavam em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos. Um voo que traria mais brasileiros dos EUA foi cancelado nesta segunda-feira, 4 de agosto. Segundo o MDHC, uma nova data está sendo negociada, mas não há previsão de voos para esta semana.